30/06/2006

Sua Exc. o Sr. Presidente da República escreve ao jornal "A Partilha"

Sua Exc. o Sr. Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva, no seguimento da ultima edição do jornal "A Partilha" com o tema da desertificação no interior do País, escreveu-nos. Como é obvio não vou aqui colocar o conteúdo da sua carta, mas não posso deixar de aqui escrever que não é preciso lançar muitas edições para se ser um órgão de comunicação reconhecido, é preciso é manter a elevada qualidade do conteúdo e dos temas, obviamente só possível com o grande leque de colaboradores que até aqui têm ajudado ao crescimento deste projecto. Os leitores do meu blog já sabem que para se tornarem assinantes desta reconhecida publicação basta irem comodamente até http://www.absctourais.com

God save Portugal. England Go Home

ABAIXO A INGLATERRA.
Portugal defronta nos quartos de final a selecção do País mais arrogante ainda presente no campeonato do mundo de futebol 2006. Podemos julgar que apenas o exercício dos jornalistas é que faz com que assim sejam conhecidos os ingleses, mas se estivermos atentos às declarações dos próprios jogadores ingleses podemos facilmente perceber que também o são e muito. Já os adeptos nem se fala, além de hooligans são realmente muito broncos. Pela falta de respeito com que a imprensa inglesa tem tratado a nossa selecção, pelo povo estúpido que é o inglês e contra todo o tipo de formas de hooliganismo, vamos a eles para que comam eles próprios todas as provocações que têm feito. Abaixo a Inglaterra. ENGLAND GO HOME

29/06/2006

PUBLI...FORDOC, dia 1 de Julho em Seia. 22 horas na Casa Municipal da Cultura

Festival Internacional de Publicidade Publi... Fordoc

Nos 9 blocos de anúncios apresentados, surgem novidades e iniciativas arrojadas por parte de várias marcas e países, mas também se mantêm participações de marcas já bem apreciadas pelos publi…fanáticos de todo o mundo, como é o caso da IKEA e da MTV, que demarcam uma vez mais a sua estratégia de marketing e evolução, permanecendo entre os melhores, tornando-se clara a sua eficiência para com o seu público-alvo. Dos 77 anúncios apresentados, fica evidente a participação de países emergentes da América do Sul, como é o caso da Argentina, estando representado com 15 anúncios e dos países de Leste. No entanto, na short-list de 240 anúncios, uma vez mais predomina a participação dos Estados Unidos da América, seguida da Inglaterra e da Tailândia, países estes que já haviam marcado a sua posição em edições anteriores, também Portugal continua representado nesta short-list, continuando a marcar a sua presença entre os melhores do mundo. Um dos anúncios apresentados, que captou já a atenção do público, é o spot “Choir” da marca automóvel Honda, sendo um anúncio que tipicamente poderá vir a atingir uma menção honrosa no final desta tournée talvez, em parte, devido à sua grande divulgação na Internet nos últimos tempos.

28/06/2006

Rede Social de Oliveira do Hospital organiza Expo Social

Inserido no programa da Expo Social de Oliveira do Hospital, decorreu hoje o seminário "Novos desafios...novas atitudes...". Foi um seminário bastante interessante para quem trabalha na área da acção social do qual destaco o painel da "Apresentação do projecto e equipa da rede de cuidados continuados". Este projecto que será implementado em todo o País visa a prestação de cuidados sociais, médicos e de enfermagem nos domicilios dos idosos e pessoas dependentes, além de visar a prestação de cuidados de fisioterapia, reabilitação de casas degradadas de famílias ou casos carenciados e o tele alarme serviço 24 horas que permite ao idoso em sua casa seja a que hora for que necessite de cuidados ter sempre alguém a quem telefonar para o apoiar. Achei interessante este painel pelos pontos comuns que tem com o PAII (programa de apoio integrado a idosos) só com a diferença de actuar a nivel concelhio. Do restante programa do seminário ainda fizeram parte os temas "O lugar do idoso na família", a actuação do grupo musical dos avós da Cordinha, a "Institucionalização de menores em risco" e a "mediação escolar". De destacar que a Expo Social em Oliveira do Hospital iniciou-se no dia 25 de junho com a "feirinha" - Lagares da Beira. Dia 26 - intercâmbios entre instituições do concelho, dia 27 - Expo júnior (actividades com as crianças utentes das IPSS´s no Parque do Mandanelho, dia 28 - Seminário "Novos desafios...novas atitudes..." e prossegue dia 29 com Expo sénior (actividades com os idosos utentes das IPSS´s no parque do Mandanelho e termina no dia 30 com a Expo diferença (actividades com os deficientes utentes das IPSS´s. Durante toda a semana está a decorrer nos Paços do Concelho uma exposição sobre as actividades das instituições particulares de solidariedade social do concelho de Oliveira. Do concelho de Seia estiveram presentes a Casa do Povo de Vide, a Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais e o Lar de Sandomil. E assim está a ser a Expo Social em Oliveira do Hospital que apesar de estar no 1.º ano de existência já se fala na realização do próximo ano até porque dá visibilidade ao que as instituições vão fazendo em prol do apoio aos mais carenciados e aos mais dependentes nas suas várias vertentes o que é de salutar e louvar. PARABÉNS AO MUNICIPIO E ÀS IPSS´S DO CONCELHO DE OLIVEIRA DO HOSPITAL Em Seia pelos vistos parece que acabou o projecto sena e levou consigo a expo social. Em Oliveira do Hospital não há projecto sena e foi a própria rede social do concelho que se encarregou de organizar a expo em parceria evidentemente com as IPSS´s e a Câmara Municipal. Seia retrocedeu ao fim de 2 anos. Resta perguntar afinal qual o papel da rede social de Seia? O que faz?

27/06/2006

O blog feito pelos seus leitores

Boa tarde a todos.
www.goismotoclube.net
Está em fase experimental o novo site do Góis Moto Clube. Desde já vos convidamos a visita-lo e enviarem as vossas sugestões, o nosso muito obrigado. A nossa próxima actividade será o 3º Moto-Rali turístico, “Na Rota das Aldeias do Xisto I”
Saudações motociclistas.
Góis Moto Clube

O blog feito pelos seus leitores

Caro amigo:
Uma vez por mês e durante alguns dias, o Parlamento Europeu transfere-se de Bruxelas para Estrasburgo por inteiro, com todos os seus colaboradores e toda a sua documentação. A única razão para este desperdício de 200 milhões de euros por ano deve-se à vontade da França. Todos os países da União pagam a conta! Nós também. Presentemente, um determinado número de membros do Parlamento Europeu, pertencentes a diferentes partidos e países, iniciaram uma acção que visa acabar com este desperdício ridículo. É necessário recolher um milhão de assinaturas para que este assunto possa ser inserido na agenda da Comissão Europeia. Já se recolheram mais de 500 000 assinaturas, mas é preciso um milhão.
Visita o site
http://tinyurl.com/rjyfg e assina para se poder acabar com este abuso ridículo.
A todos os melhores cumprimentos
J.V.

26/06/2006

PUBLI...FORDOC, dia 1 de Julho em Seia

O Festival Internacional de Publicidade “PUBLI… FORDOC” é uma selecção dos melhores anúncios, para televisão e cinema, premiados nas mais importantes mostras publicitárias internacionais.Sábado, dia 1 de Julho é a vez de Seia receber com grande entusiasmo e pelo segundo ano consecutivo este magnifico festival. A não perder a partir das 21 horas na Casa Municipal da Cultura de Seia.

Portugal, Costinha e o árbitro

Portugal dominou completamente a Holanda na primeira parte até ao momento da expulsão infantil de Costinha que desde logo prejudicou toda uma equipe que estava a jogar bastante organizada e que a partir daí...meu Deus. Este foi o lance capital do jogo que até influenciou a própria actuação do árbitro que em determinados momentos do jogo parece que estava noutro mundo e noutro local que não o estádio. 20 amarelos e 4 vermelhos é obra. Portugal ganhou muito dificilmente. No final algumas observações: A falta de fair play da Holanda evidenciada com o apoio incondicional dos alemães que assistiram ao jogo no estádio gritando "Portugal, Portugal", o lance de Costinha que em minha opinião devia ser penalizado e não devia jogar mais neste mundial, o lance do Deco que deu origem ao segundo amarelo e que o coloca fora do jogo contra a Inglaterra, o lance sobre Cristiano que lhe provocou a lesão e o mínimo que se exigia ao árbitro russo era o cartão vermelho e não o amarelo e a grande luta dos jogadores Portugueses que por amor à camisola e a uma Nação inteira se entregaram de alma e coração. Por último a actuação do árbitro russo. LAMENTÁVEL. Estragou o jogo e por pouco só não permitiu que se arrancassem cabeças e olhos. Só me interrogo ao tentar compreender qual a razão que um Russo tem para querer tramar Portugal? Não encontro explicação lógica. Foi muito mau mesmo...

Agora vem aí a Inglaterra que para mim é a favorita e tem todas as condições para ser campeã do mundo. Se Portugal ganhar seremos campeões.

NOTA: Imagem gentilmente roubada ao blog Legumes Salteados

Kyrios - Las Edades del Hombre

No dia 24 de Junho, visitei a Majestosa Catedral de Ciudad Rodrigo, onde decorre no seu interior de 9 de Junho a 8 de Dezembro o Kyrios, uma magnífica exposição de arte sacra de todo o mundo, baptizada com o nome "Las Edades Del Hombre". Vale a pena uma visita a esta magnifica exposição em terras de nuestros hermanos.

Correcção feita e com direito a cartoon

A revista Pública na sua edição n.º 525 de 25 de Junho de 2006, publicou o meu artigo e até lhe dedicou um cartoon. Desta forma considero que o erro da edição anterior foi corrigido e o País foi elucidado. Clique nas imagens para ver ampliado.

23/06/2006

Ainda a reportagem das bandeiras ao contrário

A revista de domingo do jornal "O Público", no seguimento do post que aqui coloquei, vai publicar no dia 25 de Junho uma reflexão sobre a sua gaffe, dando assim a devida importância a esta situação que bem merece ser corrigida.

22/06/2006

A RTP, o Mundial e o meu Blog

Saiba porquê em: http://mundialblogosferico.blogspot.com

"Para terminar, um último desabafo – não tanto sobre jornalismo, mas sobre o tratamento que as televisões nacionais têm dado ao Mundial. Tal como outros blogueiros, também o autor do blog Oceano de Palavras diz que já está “fartinho” da forma como alguns canais exploram o folclore em volta da selecção e como enchem noticiários com “lixo”. Luís Silva diz que até gosta de futebol mas “não retratado desta forma exagerada, populista e brejeira”. Um desabafo para ler em oceanodepalavras.blogspot.com"

21/06/2006

EXPO SOCIAL em Seia


Até agora ainda nenhuma IPSS recebeu qualquer oficio nesse sentido. Estranho !!!

EXPO SOCIAL em Oliveira do Hospital

Promovida pela Rede Social do Concelho de Oliveira do Hospital, este ano e pela primeira vez naquela cidade vai realizar-se entre os dias 25 de Junho e 1 de Julho a 1.ª Expo Social daquele concelho. A iniciativa tem como objectivo a promoção de actividades sócio-culturais, recreativas, lúdicas, formativas e informativas, destinadas a crianças, idosos e cidadãos portadores de deficiência, utentes das IPSS´s do concelho, através de actividades que promovam também as relações intergeracionais e familiares. Seia foi pioneira na Expo Social e Oliveira e Gouveia seguem-lhe o caminho, passados 2 anos, pela importância cada vez maior que as IPSS´s representam para os concelhos e seu desenvolvimento.

EXPO SOCIAL em Gouveia

Este ano e pela primeira vez na cidade de Gouveia vai realizar-se durante o mês de Agosto a 1.ª Expo Social daquele concelho. A iniciativa inédita em Gouveia, visa proporcionar às Instituições Particulares de Solidariedade Social mostrarem o que fazem em prol dos seus utentes e da sua comunidade, dando assim visibilidade a um trabalho que não é fácil, por vezes nem sequer é visível mas acima de tudo é muito gratificante para quem o faz em prol do bem-estar dos outros. Em Seia a Expo Social já se realizou dois anos em Julho durante a Fiagris, a feira anual das potencialidades agrícolas e industriais de Seia e com resultados muito satisfatórios sob o ponto de vista social, pois vem dar visibilidade ao trabalho que cada Instituição desenvolve, acabando mesmo por incentivar a que no ano seguinte cada um possa mostrar e fazer um trabalho ainda melhor. É caso para dizer que Gouveia reconheceu o interesse e a importância desta iniciativa em Seia e veio agora copiá-la aos vizinhos do município de Seia.

20/06/2006

Ainda a nova estrada da Portela do Aarão

A propósito da nova estrada que ligará Portela do Aarão à lagoa comprida, recebi ontem este comentário:
"Olá, Desculpe, mas não me agrada a felicidade que se sente neste seu post.Acho que as melhores paisagens da Serra não deviam ser rasgadas com estradas como estas. Acho que a melhor maneira de as apreciar não é de dentro de um automóvel. Aliás, acho que quando nos são assim "oferecidas" (para usar a sua expressão) perdem quase toda a graça, é como vê-las na TV. Acho que a melhor maneira de desenvolver o turismo na Serra não passa por estradas que apenas atraem os turistas das "voltinhas dos tristes" (e lhes permitem voltar para casa rapidamente, sem sequer pernoitarem na região) e que afastam os que verdadeiramente apreciam a natureza e a paisagem para longe (para o Gerês, por exemplo).Quanto a mim, esta estrada é um erro que estraga a paisagem, que abre um novo vector para a urbanização e artificialização da Serra e que, se tiver algum efeito sobre o trânsito, será o de aumentar ainda mais a confusão rodoviaria que se vive na Serra *naqueles* fins de semana com neve. Mais de resto, agradou-me o seu blog. Bom dia!"
ljmamoreira@gmail.com

19/06/2006

FUNTASTIC "PUBLIC...FORDOC" dia 1 de Julho em Seia


PUBLI...FORDOC, Seia 1 de Julho de 2006


A Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) após ter iniciado a tournée de 2006 irá apresentar, em cooperação com a Câmara Municipal de Seia, o Festival Internacional de Publicidade “PUBLI… FORDOC 2006”, no próximo dia 01 de Julho, pelas 22h00m, no Auditório da Casa Municipal. Iniciada esta jornada, que passou já pelas cidades do Porto e Coimbra, é a vez da cidade de Seia acolher, uma vez mais, a equipa da FORDOC que, uma vez mais, irá apresentar a melhor hora publicitária do ano. O pontapé de saída está dado e o Festival Internacional de Publicidade “PUBLI… FORDOC 2006” já tem vindo a surpreender, uma vez mais, as expectativas dos seus publi…fãs o que, obviamente, agrada bastante a toda a equipa da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) e outros elementos que colaboraram na realização do evento, uma vez que é este tipo de reacção que faz com que tudo valha a pena. A evidenciar a excelente relação de parceria que se estabeleceu entre as instituições organizadoras, Paulo Antunes revela já que “se encontra em fase de estudo a possibilidade de vir a realizar novo projecto com a Câmara Municipal de Seia, possivelmente um “PUBLI…CIDADE SEIA” onde, em três dias de evento, são apresentados os 240 anúncios que compõem a short-list deste ano, enquadrado na iniciativa “Cine’Eco 2006 – 12º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela” que irá decorrer mais para o final do ano. Nos 9 blocos de anúncios apresentados, surgem novidades e iniciativas arrojadas por parte de várias marcas e países, mas também se mantêm participações de marcas já bem apreciadas pelos publi…fanáticos de todo o mundo, como é o caso da IKEA e da MTV, que demarcam uma vez mais a sua estratégia de marketing e evolução, permanecendo entre os melhores, tornando-se clara a sua eficiência para com o seu público-alvo. Dos 77 anúncios apresentados, fica evidente a participação de países emergentes da América do Sul, como é o caso da Argentina, estando representado com 15 anúncios e dos países de Leste. No entanto, na short-list de 240 anúncios, uma vez mais predomina a participação dos Estados Unidos da América, seguida da Inglaterra e da Tailândia, países estes que já haviam marcado a sua posição em edições anteriores, também Portugal continua representado nesta short-list, continuando a marcar a sua presença entre os melhores do mundo. Um dos anúncios apresentados, que captou já a atenção do público, é o spot “Choir” da marca automóvel Honda, sendo um anúncio que tipicamente poderá vir a atingir uma menção honrosa no final desta tournée talvez, em parte, devido à sua grande divulgação na Internet nos últimos tempos.
Mais informações, brevemente, em http://www.fordoc.com

A moda da bandeira ao contrário

Recuando ao ano de 2004 em que Marcelo Rebelo de Sousa comentava ainda na TVI, este, recebeu uma carta de uma jovem chamada Bernarda Teotónio Pereira que lhe sugeria que apelasse ao povo português que exibisse nas varandas e nas ruas a bandeira de Portugal durante o Euro 2004 apelo esse que Marcelo se aprontou a divulgar. Nessa altura estava longe de imaginar que antes de mais era necessário ensinar a colocar a nossa bandeira de forma correcta para evitar o que a foto nos mostra. Passados 2 anos o povo português volta à carga e mais uma vez aos erros. Ao ler a revista "Pública" na sua edição n.º 524/18 de Junho de 2006, e, quando reparei que a bandeira junto a estas jovens estava colocada de forma incorrecta, antes de ler pensei para mim mesmo que ainda bem que a "Pública" se lembrara de chamar a atenção dos portugueses para este pormenor, mas qual foi o meu espanto que nem uma letra nesse sentido. Estranhamente verifico que as jovens, uma com 23 anos e a outra com 22, estudam no ensino superior nas licenciaturas de economia e gestão o que agrava ainda mais esta situação, mas, mais grave ainda é a "Pública" uma revista lida por milhões de pessoas, incentivar através desta reportagem à má colocação da bandeira, talvez (e como refere no final do texto com fundo verde), a revista tenha seguido o lema: "Vamos uns atrás dos outros". Uma revista desta dimensão que à imagem dos outros órgãos de comunicação social tem o dever de informar e formar os leitores, acaba por prestar um mau serviço ao publicar esta bandeira ao contrário como se estivesse tudo bem.
Eu por cá e porque até já tentei explicar a muito boa gente que o verde tem de ficar à esquerda de quem olha de frente para a bandeira e o vermelho à direita, deixo aqui uma vez mais a forma correcta de colocar a nossa bandeira, até porque eu normalmente "não vou atrás dos outros".

17/06/2006

Porquê tanta euforia?

Portugal conseguiu hoje o passaporte para a próxima fase do campeonato do mundo de futebol após ter vencido por duas bolas a zero essa grande potência mundial, não do futebol, mas sim das bombas, o Irão. Esta passagem à próxima fase acaba por ser natural até porque não era Angola muito menos o Irão que tinham equipe para nos fazer frente. O terceiro jogo será com o México e aqui quero ver o comportamento da selecção, é que em minha opinião o México é a segunda melhor equipe do grupo. O primeiro lugar é o lugar mais que certo neste grupo não deixando eu de estranhar se o México não conseguir ser o segundo. Na próxima fase já ao "deita fora" vai calhar-nos Holanda ou a Argentina que estão neste mundial em muito melhor forma que a nossa selecção e aqui sim, começa o verdadeiro Mundial 2006. Até lá vamos caminhando naturalmente como era de esperar.

16/06/2006

Oliveirenses indignados

Ao que parece, aquilo que eu escrevia há cerca de 2 anos atrás, veio agora a confirmar-se. Refiro-me às obras que decorreram nas ruas em Oliveira do Hospital, obras de beneficiação das vias, dos passeios e lugares de estacionamento. Quando essas mesmas obras começaram eu sempre disse que um dia quem iria pagá-las seriam os parquímetros. Os Oliveirenses nunca acreditaram nesta tese, mas...agora começam a ver que isto vai mesmo concretizar-se. A indignação impera em Oliveira do Hospital mas não há nada a fazer senão pagar e calar. Nós por cá já pagamos estacionamento há muitos anos. Cabe a vez a todos porque o País não está para festas e as Câmaras estão cada vez mais individadas...
Por falar em pagar não esquecer que o selo do carro deve ser pago a partir de hoje até ao dia 14 de Julho.

Xutos e Pontapés 4 Ever

Este é o nome de um blog sobre os Xutos e Pontapés com a recomendação Oceano das Palavras. Visite: http://xutosepontapes4ever.blogspot.com
* NOTA - Há duas fotos que foram tiradas no concerto dos Xutos em Seia no ano 2005.

15/06/2006

Santuários do concelho

Foi oficialmente inaugurada no dia 14 de Junho nas galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia, a exposição intitulada “santuários do concelho”. A presidir a cerimónia, diga-se, com muita pompa e circunstância, esteve o Bispo da Guarda D. Manuel Felício. Segundo a organização “Os santuários, locais onde se verificavam manifestações divinas, foram recolhendo, ao longo dos anos, inúmeras obras, sendo umas de cariz popular e outras, obras-primas da arte sacra”, algumas das quais podem ser vistas nesta exposição. Ao mesmo tempo e em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, está patente no Posto de Turismo de Seia uma outra exposição onde se pretende sensibilizar o público para o espólio de Arte Sacra daquela instituição. “Recolheram-se lendas, ouviram-se pessoas que rebuscaram no fundo da sua memória histórias que ajudaram a compreender o quanto os Santuários são importantes na vida das populações”. As referidas exposições podem ser vistas até ao dia 25 de Junho.

Uma nota: pelo valor incalculável das obras expostas todo o cuidado em matéria de segurança é pouco, pois há peças com mais de 5 séculos e essas não há dinheiro que as pague se forem roubadas ou danificadas.

14/06/2006

O mundial, a SIC e os tremoços

O País está em festa. Todos os dias bola, bola e mais bola. As televisões massacram a toda a hora e a todo o instante com programas do mundial. Os telejornais, principalmente o da SIC abrem com notícias da bola e massacram às "meias-horas" seguidas. Nos intervalos bola e mais bola. No domingo quando a selecção nacional fez o seu primeiro jogo contra a modestíssima Angola cheguei a um ponto que desliguei a televisão. 6 horas antes do inicio do jogo já estava "enjoado" daquele programa ridículo que a SIC fez questão de passar durante todo o dia. Aproveitam tudo para fazer reportagens, algumas são mero lixo, mas desde que deixem falar os parolos todos sobre a selecção portuguesa, está tudo bem, pois de outra forma sem ser a comer sardinhas e febras e a beber grandes "copanázias" de vinho tinto, nunca apareciam numa televisão. O Mundial vai no inicio e já estou fartinho dele e eu que até gosto de futebol mas, não retratado desta forma exagerada, populista e brejeira. Ligo o rádio do carro e adivinhem de que falam…pois claro, bola e mais bola. Agora já decidi. Para não me fartar só vejo os jogos da selecção e só ligo para o canal que os transmite um minuto antes do início do jogo. Até lá vou vendo canais internacionais muito mais interessantes e que não nos dão lixo. Entretanto os "portugas" andam iludidos e já sonham com a vitória no mundial, colocam nas suas varandas e janelas as bandeiras ao contrário, não sabem a letra do hino nacional, não sabem o nome do primeiro Presidente da República, esquecem-se dos impostos, do aumento exagerado do custo de vida, dos salários baixos, do aumento das taxas de juro, entre tantos outros problemas que grassam no nosso País, tudo em troca e em prol da selecção e da bela cervejola a acompanhar com o belo tremoço de preferência bastante salgadinho. Somos um País cada vez mais pequenino em tudo e infelizmente com as televisões, nomeadamente a SIC a ajudar a isso.

13/06/2006

O blog feito pelos seus leitores

O turismo tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante nas economias dos países. Em Portugal, e de acordo com o Plano Estratégico Nacional do Turismo, estabeleceram-se diversas metas para 2015, entre as quais, que o turismo em Portugal venha a contribuir mais para o Produto Interno Bruto Nacional.Para tal, um dos eixos estratégicos passará pelo desenvolvimento de novos pólos de atracção turística, nomeadamente, o Alqueva, o Litoral Alentejano, o Oeste, o Douro, a Serra da Estrela, Porto Santo e os Açores. Contudo, para que estes pólos de atracção sejam desenvolvidos, importa que estes se transformem em verdadeiros destinos turísticos, pelo que será necessário trabalhar a equação, notoriedade e imagem versus produto adaptado ao mercado. Isto é, importa trabalhar a notoriedade e a imagem do destino, mas sobretudo trabalhar a adaptação do destino turístico ao mercado. Neste sentido, para que exista produto-destino turístico é necessário desenvolver as diversas componentes de um destino turístico, de entre as quais se destacam os recursos, o meio adjacente, a população local, a animação e o ambiente, as instalações de divertimento, as estruturas receptoras e de alojamento, os serviços de transporte interno no destino e a imagem. Cada um destes elementos contribui para que o destino turístico se transforme num produto apetecível e procurado quer pelos operadores turísticos, quer pelos turistas.
PARQUES DE DIVERSÕES SÃO IMPORTANTES
Para que exista destino turístico terá que existir algo que impulsione o turista a procurar esse destino. Eles poderão ser elementos tradicionais, como por exemplo o mar ou a montanha, mas também poderão ser elementos criados, tais como por exemplo um parque de diversões.No entanto, mesmo que existam recursos no destino, os administradores do destino nunca se poderão esquecer que para o seu sucesso do destino contribuem também as localidades adjacentes. De facto, muito poucos são os destinos turísticos que se podem gabar de conter dentro dos seus limites geográficos todos os elementos de atracção turística necessários.Por outro lado, são de fundamental importância os cidadãos e habitantes do destino, pois se não existir hospitalidade para com os turistas, um destino turístico estará condenado a morrer instantaneamente. Um destino turístico continuaria a estar incompleto se não se preocupasse com a animação e o ambiente que proporciona. Um destino turístico de sucesso é um destino vivo e que transmite a ideia de alegria de viver, embora sempre de acordo com as características próprias de cada território.
DAR OCUPAÇÃO AOS “AMANTES DO SOSSEGO”
Por outro lado ainda, também a existência de instalações de divertimento contribuem para que, mesmo os amantes do sossego e da tranquilidade, não se aborreçam numa mera actividade contemplativa.Para que um destino turístico tenha sucesso, necessita ainda de ter capacidade de alojamento para receber os turistas, bem como, serviços de transporte que possibilitem a acessibilidade ao destino e a deslocação dentro do mesmo.Por último, mas não menos importante, um destino turístico deverá possuir imagem junto dos potenciais turistas. O turista pretende não só obter valor pelo tempo que irá passar no destino, mas também valor acrescentado relativamente ao dinheiro que despendeu. Um destino com uma boa imagem partirá sempre de uma posição vantajosa relativamente a outros. Contudo este factor vem sempre em último lugar, pois uma imagem desprovida de conteúdo de nada servirá.
* Helena Alves - Profª. Doutora do Departamento de Gestão e Economia
Universidade da Beira Interior

Drulovic no Tourizense

O Tourizense actualmente a disputar a 2.ª divisão B, contratou recentemente para treinador o conhecido internacional Ljubinko Drulovic. O mesmo já referiu que os objectivos para o futuro do clube foram determinantes para aceitar dirigir esta equipe da região da beira serra.

12/06/2006

Fiagris ou FASCS?

De 23 a 30 de Julho.
Uma vez mais Seia vai levar a efeito a Fiagris (Feira Industrial e Agrícola de Seia). Apesar de pouco mostrar a nível industrial, então a nível agrícola nem se fala, mas os seus promotores teimam em continuar a chamá-la assim. No entanto e porque isso da designação pouco importa, resta saber agora quais são as atracções musicais que nos reservaram para esta edição. A seu tempo saberemos concerteza. Já agora deixava aqui uma sugestão para a nova designação da feira. Feira Artesanal, Social e comercial de Seia (FASCS), talvez se aplique mais à realidade actual do concelho.

O blog encontra-se em obras

Informo todos os meus leitores que o blog se encontra temporariamente em obras, o mesmo não quer dizer que esteja "parado". O que se passa é que falta colocar os links para outros blogs, falta colocar o contador e outros "apetrechos" indispensáveis ao bom funcionamento do mesmo. Peço desculpa pelo incómodo causado. Prometo ser breve.

Por acaso foi contra Angola...

Portugal iniciou ontem a sua participação na fase final do campeonato do mundo, num jogo contra os estreantes Palancas Negras. Logo aos 15 segundos de jogo, Pauleta poderia ter aberto o marcador mas não conseguiu, tendo-o feito aos 4 minutos. Perante tal inicio, iludi-me e pensei que chegaríamos à meia dúzia, no entanto rápido se esfumou a minha ilusão. Zé Kalanga e companhia estavam ali para complicar a vida a Portugal e conseguiram. Figo considerado por muitos um jogador a mais na selecção foi considerado o melhor jogador da partida. Cristiano saíu amuado estando ainda por saber porque é que Scolari o tirou tão cedo do jogo. Simão foi grande e lá ia remando contra a maré, muitas vezes sózinho na frente. O meio campo está visto que tem de ser Petit e Maniche. Portugal esteve mal mas conseguiu o objectivo desta fase que são os pontos. Com a entrada de Mantorras, Angola tornou-se mais ofensiva e poderia ter empatado o jogo. Não foi um jogo bonito e Portugal teve a sorte de jogar com a Angola, pois se fosse com o México, Portugal tinha perdido. Não se iludam com esta selecção que comparada com os 3 eternos candidatos ao título (Inglaterra, Argentina e Brasil) nada vale. Passamos a fase de grupos e pouco mais...Oxalá eu me engane.

10/06/2006

Nasce Estrela D´Alva

MOTE
Nasce estrela d'alva,
a manhã se vem.
Despertai, minha alma;
não durmais, meu bem.

VOLTAS
Meu filho e meu Deus,
Rei e peregrino,
tão grande nos céus,
na terra menino:
pois sois pequenino,

não temais a alguém;
despertai, minha alma;
não durmais, meu bem.
Pestanas divinase debaixo estrelas,

não cubrais meninas
tão lindas, tão belas.
Abri as janelas por que tal luz dêem;
despertai, minha alma;

não durmais, meu bem.
Vós tendes, Senhor,
o mundo na palma;
vós sois movedordo frio e da calma.

Mas pois vos encalma
o sol que já vem,despertai,
minha alma;não durmais, meu bem.
Ovelha que errou,

buscais bom pastor;
mas quem vos deixouis buscar,Senhor.
Pois de tal amortal caminho vem,
despertai, minha alma;
não durmais, meu bem.

Nas calmas estranhas de areia torrada,
das minhas entranhas
vos farei ramada.
Pois por esta estrada

seguir nos convém,despertai, minha alma;
não durmais, meu bem.
Ribeiras sombrias
não há nesta terra;

não há fontes frias que baixem da serra:
pois quem vos desterra
espera também.

Luis Vaz de Camões

09/06/2006

O blog feito pelos seus leitores

João Carreira, envia hoje o link para um site muito bem concebido e com muita informação, sobre o campeonato do mundo de futebol.

Incêndio na fábrica Borgstena

FOTOGRAFIAS INÉDITAS
João Cruz (Seia) entregou-me em mão estas fotografias do incêndio na fábrica Borgstena em Nelas. João Cruz encontrava-se no local e com o seu telemovel fotografou várias fases do incêndio.

06/06/2006

Sobre a construção do Hospital de Seia

Câmara de Seia indignada com requerimento do deputado viseense José Cesário ao Governo. O referido deputado disse que a construção do novo Hospital em Seia só foi possivel porque a Câmara de Seia é da mesma cor que o Governo. Ao Sr. deputado eu digo: Vá comer pasteis de nata...Independentemente das razões o que interessa é o bem estar da nossa população. É preciso dar o mérito a quem teve a coragem de lutar pelos nossos interesses. O Presidente da Câmara Municipal de Seia, Eduardo Brito, manifestou-se indignado com o requerimento apresentado pelo deputado José Cesário (PSD), eleito pelo circulo de Viseu, a propósito da construção do novo Hospital de Seia, recentemente adjudicada pelo Governo. De acordo com uma notícia do Público (26 de Maio), José Cesário dirigiu um requerimento ao Ministério da Saúde, questionando-o sobre os critérios que estiveram na decisão de mandar construir um novo edifício hospitalar em Seia, dando a entender que o Hospital só se fez por a Câmara ser da cor partidária do Governo, o que motivou vários protestos dos vereadores da maioria socialista do município senense. O tema foi amplamente discutido na última reunião do executivo autárquico. O Presidente do município foi o porta-voz do descontentamento, classificando como "inédita" a atitude do deputado social-democrata. "É inadmissível que um deputado da nação se preste a este trabalho, de perguntar ao Governo porque é que manda fazer uma obra", adiantou o autarca. Eduardo Brito disse que vai expressar a sua indignação junto da bancada parlamentar do PSD na Assembleia da Republica, recomendando que o Senhor Deputado se preocupe com outras questões, comuns às duas regiões, nomeadamente as acessibilidades entre Seia e Viseu (IC 37).

02/06/2006

Jornal “A Partilha” já passou a Europa e chega agora à América do Sul

Sai 4.ª feira para as bancas.
Está quase a fazer 1 ano que este projecto nasceu. Inicialmente o jornal começou por ser distribuído gratuitamente (2000 exemplares), no entanto e porque tem os seus custos, na 2.ª edição a direcção decidiu enviar apenas para assinantes. Começou por ser distribuído na freguesia de Tourais e após a saída de alguns números, nomeadamente pela excelente qualidade dos colaboradores, noticias e objectivos claros, o jornal está a caminhar muito bem e já passa fronteiras. Hoje mais que a Freguesia onde está a sua sede, o jornal é enviado para: Seia, S. Romão, Oliveira do Hospital, Tourais, Lapa de Tourais, Figueiredo, Vila Verde, Torroselo, Pereiro, Paranhos da Beira, Folhadosa, Folgosa do Salvador, Loriga, Travancinha, Sandomil, Vide, Sazes da Beira, Sabugueiro, Vila Chã, Vila Verde, Alvoco da Serra, Carragosela, Cruz Quebrada, Guarda, Almada, Coimbra, Celorico, Viseu, São João de Ver, Lisboa, Nelas, Vila Nova de Gaia, Suíça, França, Inglaterra, Luxemburgo e Brasil. Não é por acaso. Tudo isto só é possível graças à direcção do jornal que acreditou, ao excelente leque de colaboradores que temos, e, às centenas de assinantes que dia após dia crescem e levam "A Partilha" a alcançar outros países em todo o Mundo. Para se fazer assinante e assim fazer parte de um grande leque de pessoas em todo o mundo que se preocupam com questões humanas, sociais e culturais do nosso concelho e do nosso País, já sabe que basta ir até
http://www.absctourais.com e entrar no link jornal.

É no domingo

JSD de Gouveia quer pintar a maior bandeira portuguesa
Fernando Brito, presidente da JSD, informa que a ideia já não é nova, mas só agora será realizada , enquadrando-se no âmbito do Campeonato Europa de Sub-21 e do Campeonato do Mundo de Futebol”. O evento realiza-se domingo, 4 de Junho, na Praceta José de Almeida Mota, em Gouveia, um espaço que será quase todo ocupado com o tecido que vai ser pintado com as cores da bandeira portuguesa. Os jovens sociais-democratas, pretendem envolver toda a população na realização deste evento, e não colocam de lado a hipótese de posteriormente, desencadear o processo que possa conduzir à inscrição da proeza no Guiness Book .Baseado numa pesquisa efectuada na Internet, Fernando Brito diz que a maior bandeira portuguesa do mundo que actualmente existe está hasteada no Parque Eduardo VII, em Lisboa, e tem 20 metros de comprimento, por 12 de largura. O Presidente da JSD/Gouveia pretende que no próximo domingo, seja então pintada uma bandeira com dimensões superiores, que depois poderá ser hasteada na chamada zona da Ribeira.

O blog feito pelos leitores

Em cada 100 euros que o patrão paga pela minha força de trabalho, o Estado,e muito bem, tira-me 20 euros para o IRS e 11 euros para a Segurança Social.O meu patrão, por cada 100 euros que paga pela minha força de trabalho, é obrigado a dar ao Estado, e muito bem, mais 23,75 euros para a Segurança Social. E por cada 100 euros de riqueza que eu produzo, o Estado, e muito bem, retira ao meu patrão outros 33 euros. Cada vez que eu, no supermercado,gasto os 100 euros que o meu patrão pagou, o Estado, e muito bem, fica com 21 euros para si.Em resumo:Quando ganho 100 euros, o Estado fica quase com 55.Quando gasto 100 euros, o Estado, no mínimo, cobra 21.Quando lucro 100 euros, o Estado enriquece 33.Quando compro um carro, uma casa, herdo um quadro, registo os meus negócios ou peço uma certidão, o Estado, e muito bem, fica com quase metade das verbas envolvidas no caso.Eu pago e acho muito bem, portanto exijo: um sistema de ensino que garanta cultura, civismo e futuro emprego para os meus filhos. Serviços de saúde exemplares. Um hospital bem equipado a menos de 20 km da minha casa.Estradas largas, sem buracos e bem sinalizadas em todo o país. Auto-estradas sem portagens. Pontes que não caiam. Tribunais com capacidade para decidir processos em menos de um ano. Uma máquina fiscal que cobre igualitariamente os impostos.Eu pago, e por isso quero ter, quando lá chegar, a reforma garantida e jardins públicos e espaços verdes bem tratados e seguros. Polícia eficiente e equipada.Os monumentos do meu País bem conservados e abertos ao público, uma orquestra sinfónica. Filmes criados em Portugal. E, no mínimo, que não haja um único caso de fome e miséria nesta terra.Na pior das hipóteses, cada 300 euros em circulação em Portugal garantem ao Estado 100 euros de receita.Portanto, Sr. Primeiro-ministro, governe-se com o dinheirinho que lhe dou porque eu quero e tenho direito a tudo isto.
Assina - um português contribuinte como eu e tu