28/02/2007

Maravilha n.º 3


LAGOA COMPRIDA
A Lagoa Comprida é a maior das lagoas serranas. A sua enorme massa foi aproveitada desde o início do século para a produção de electricidade, tendo o paredão conhecido múltiplos alteamentos para aumento de capacidade. Na margem norte existe um caminho que segue pela sua orla, excelente acesso para um pequeno percurso que nos permite apreciar um meio aquático, a uma altitude onde os cursos de água não abundam.Este era um antigo glaciar com um quilómetro de extensão. Aproveitando o covão, iniciou-se em 1912 a construção da barragem. Em 1914 tinha uma altura de seis metros e em 1934 atingia os 15 metros. Actualmente, desde 1965, tem uma altura de 28 metros. É uma barragem do tipo gravidade, formada por três arcos de alvenaria de granito com 1200 metros de desenvolvimento. A albufeira tem a capacidade de cerca de 12 milhões de m3 de água, e inunda uma área de 800.000 m2. Aí desaguam dois túneis: o do Covão do Meio, com 2354 metros que desvia a água das encostas da Torre e o do Covão dos Conchos com 1519 metros que desvia as águas da Ribeira das Naves.

27/02/2007

Maravilha n.º 2


Gravuras rupestres de Vide
Três núcleos diferentes

Na freguesia de Vide, concelho de Seia, existem gravuras rupestres dos períodos Neolítico ou Calcolítico. Estes núcleos de gravuras, encontrados em Carvalhinhos, Ferraduras e Fontes do Cid tratam-se de estações de arte rupestre gravadas, até agora não estudadas nem referenciadas na bibliografia arqueológica. Trata-se de figuras gravadas «sobre afloramentos do manto xisto-grauváquico regional, obtidas em grande parte através do método da picotagem a abrasão, atribuídas à Pré-História recente, que se podem integrar nos períodos Neolítico ou Calcolítico». As gravuras de Vide, são de «grande interesse arqueológico» por se encontrarem numa área onde até ao momento, poucos vestígios de arte rupestre têm sido identificados, mas também por serem exemplos de «sítios rupestres de feição pré-histórica e proto-histórica». Situados nas encostas sobranceiras às ribeiras de Alvoco e Piódão, as gravuras apresentam círculos e curvas irregulares e figuras antropomórficas.

(fotografias: Luis Silva 06)

26/02/2007

Maravilha n.º 1


PONTE ROMANA EM SANDOMILFotografia: Daniel Melo

Sandomil, em tempos sede de Concelho, tinha forçosamente que possuir um edifício da Câmara Municipal, hoje casa brasonada situada no meio da povoação, tendo sofrido obras de restauro e passando a funcionar como casa de habitação.
Nas traseiras da mesma residência e ligando as margens direita e esquerda do rio Alva, existe a imponente e robusta ponte Romana que fora legada a esta terra aquando das invasão dos Romanos e servia a mesma de ligação entre Sandomil e as povoações situadas a Nascente de forma a facilitar a passagem dos exércitos, bem como o acesso das populações limítrofes para aquisição de produtos alimentares.
HISTORIAL DE SANDOMIL
A localidade de Sandomil deveria ter-se iniciado por uma simples aldeia pertencente à então Freguesia de Seia. Mas, se hoje Seia é Concelho, Sandomil já o foi igualmente.
Ora vejamos como isto aconteceu.
Decorriam os tempos conturbados em que viveu o nosso primeiro Rei, D, Afonso Henriques. Dois fidalgos da época, Pedro Pais “Carofa” e Aires Pires, revoltaram-se contra o Rei em 1131 e existem vestígios Romanos que indiciam Sandomil, como pertença de um deles. Foram por ele vencidos entretanto, e Sandomil foi doado a um rico-homem de Baião, D. João Viegas, por carta de 16.05.1131. O Senhorio de Sandomil passou, à morte deste fidalgo, para sua herdeira e filha D. Maria Anes e desta, para seu filho, o rico-homem D. Afonso Peres “Gato”, casado com D. Urraca Fernandes. Esta senhora que era bisneta de Egas Moniz, aio do nosso primeiro Rei, herdou do marido e Senhorio de Sandomil e deu carta de foral à localidade no século XII. Em 1258, Sandomil era pertença de D. Teresa Afonso “ Gata”. Quando Seia recebe foral de D. Afonso Henriques, as terras que constituíam Sandomil, foram englobadas nos direitos concedidos naquele documento. O documento que menciona Sandomil segundo o Reverendo Padre Dr, Quelhas Bigote, na sua “ Monografia de Seia “ data de 1148 e consiste numa doação feita por Salvador Arias e sua mulher ao Mosteiro de Santa Cruz, filial de Santa Cruz de Coimbra e registada no “ Livro Santo “ desse mesmo Convento. Há que fazer ainda referência a um Convento que parece ter existido nas proximidades de Cabeça de Eiras e Corgas, muito da devoção popular e do qual só resta uma memória vinda da tradição oral do povo da região. Esta foi confirmada provavelmente quando se realizaram obras na Capela de S. Cosme - Corgas em 1930. Assim, quando faziam os alicerces para paredes novas, encontraram “ corpos mais ou menos intactos “ e ainda num dos sarcófagos estava um corpo com vestes encarnadas “ In Melo António Herculano da Paixão – revista Interforma, n.º 89. Janeiro de 1991 “. Será que estes corpos pertenceriam aos habitantes do Convento, cuja existência é alimentada por uma lenda? Não se sabe ao certo. O que realmente está provado é que D. Manuel deu foral novo a Sandomil em 10.11.1514, transformando a localidade em Vila, sede de Concelho. Era tão importante que teve pelourinho na praça pública, atestando essa benesse do Rei ( demolido em 1876, segundo Pinho Leal ); além deste monumento o Concelho era dotado de um Juiz Ordinário, Juiz dos Órfãos, Alcaide, Tabelião e, até, uma companhia de Ordenanças. É através deste foral que é possível constactar que D. Urraca Fernandes foi a primeira donatária de Sandomil, já que o primeiro foral desapareceu.

in - http://www.jf-sandomil.com

7 maravilhas do concelho de Seia


A partir desta semana vou colocar aqui uma fotografia de 7, das quais considero serem as maravilhas do concelho de Seia. A partir daqui e no final das 7 estarem expostas, o leitor terá a oportunidade, através de um sistema próprio para o efeito, de votar naquela que considera ser a mais bela "maravilha" do concelho de Seia. Brevemente estará à vossa disposição a 1.ª fotografia com o respectivo historial.

Passeios a norte (I)


A partir de hoje vou começar a publicar aqui neste "nosso" espaço, algumas crónicas e relatos recebidos via e´mail,de Adriano Silva, ilustre escritor, pensador e porque não, filósofo e historiador, do nosso País, colaborador permanente da revista "Pública", jornal "Público" e com escritas em outras honrosas publicações de âmbito nacional. Para os poucos que ainda não sabem, Adriano Silva foi o autor do blog "O BLOG DO ALEX" de grande projecção nacional. O seu primeiro relato que aqui tenho a honra de publicar, foi escrito em 31 de Janeiro e retrata "A TORRE DE GOMARIZ: passado e futuro, (Passeio a Vila Verde I)".



A TORRE DE GOMARIZ: passado e futuro
(Passeio a Vila Verde I)


Apesar do temido frio, mais de 70 pessoas do grupo “Passeios a Norte” reuniram-se, no passado Sábado, dia 27 de Janeiro de 2007, no largo próximo da antiga escola primária de Prado e da Capela de S. Sebastião (ou do Bom Sucesso)
[1]! E o Sol nunca nos deixou! O grupo reúne-se nos últimos sábados de cada mês, sendo o programa de Janeiro visitar a Torre de Gomariz (Cervães)[2], o Santuário do Bom Despacho (também em Cervães) e a vila do Prado.
O grupo foi em procissão automóvel pela estrada de Barcelos (antiga Rua de S. Sebastião, nome da capela próxima) durante uns 4 km até à cortada à direita para Cervães e depois da rotunda, à esquerda, 3 km em paralelo até à torre.
O Sol mal deixava fotografar a capela em condições. Uma senhora interrogou-se sobre a família no brasão na entrada, respondendo eu ser Cunha, uma vez que o brasão tem 9 cunhas, razão pela qual são “armas falantes”
[3]. A senhora disse mesmo assim ser difícil de ver a família, respondendo eu que “as armas podem ser falantes, mas é preciso ter ouvido para ouvir o que elas dizem”.
A senhora disse que os brasões eram complicados, o que eu neguei, dizendo que existem umas 600 famílias nobres em Portugal, nada de mais
[4]. Ela disse estar interessada em saber algo de heráldica! Foi a primeira vez que conheci alguém interessado em brasões!
[1] Ainda visitei a capela antes do início do passeio. O santo estava fora do altar porque a sua festa decorreu na semana anterior.
[2] Na realidade, estava previsto visitar a Torre de Penegate, uma das duas mais imponentes casas-torre do Minho; mas o programa foi alterado.
[3] Outras famílias com armas falantes são os Cabral (2 cabras), os Costa (6 costelas), os Machado (5 machados), os Brandão (5 brandões ou velas), os Seixas (5 seixas ou pombas), etc.
[4] Compare-se este número (600) com as mais de 3000 plantas para identificar em Portugal para se perceber como é muito mais simples.

Eduardo Oliveira tomou a palavra, manifestando a nosso desgosto pelo estado de degradação da casa, da torre e da capela!
A casa-torre foi um conceito como muito sucesso desde o séc. XIII. Note-se que é uma construção sólida, em pedra, quando a Braga do séc. XVI, por comparação, era uma cidade de barro! Além disso, os brasões e as ameias davam a imagem da pessoa pertencer à nobreza.
A torre era uma imagem de prestígio e poder, servindo muitas vezes também como defesa, além de habitação. Precisamente por isso, pela função de defesa, não tinham escadas de pedra (as escadas de madeira em caso de guerra eram facilmente tiradas).

____________________________

[1] Ainda visitei a capela antes do início do passeio. O santo estava fora do altar porque a sua festa decorreu na semana anterior.
[1] Na realidade, estava previsto visitar a Torre de Penegate, uma das duas mais imponentes casas-torre do Minho; mas o programa foi alterado.
[1] Outras famílias com armas falantes são os Cabral (2 cabras), os Costa (6 costelas), os Machado (5 machados), os Brandão (5 brandões ou velas), os Seixas (5 seixas ou pombas), etc.[1] Compare-se este número (600) com as mais de 3000 plantas para identificar em Portugal para se perceber como é muito mais simples.

(continua...)

25/02/2007

Quando as imagens valem mais que mil palavras


Na foto, Jacinta em todo o seu esplendor, durante a sua actuação, na inauguração oficial do 3.º Festival Internacional de Jazz & Blues de Seia 2007.

24/02/2007

Festival de Jazz & Blues de Seia, afirma-se no panorama musical nacional como um dos melhores espectáculos nesta área


Eloquente, fantasista, artístico e brilhante. É desta forma que caracterizo o Festival de Jazz & Blues de Seia muito bem orientado pelo seu director técnico, o músico António Ferro. Ao longo das já três edições que leva, este festival está a tornar-se a par com o CineEco uma referencia cultural do nosso concelho, projectando-o no panorama nacional musical. Para quem tem dúvidas, basta constatar este facto, através do destaque que a imprensa nacional tem dado ao festival deste ano, senão vejamos:
Jornal Público:
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1286499&idCanal=53
Ministério da Cultura:
http://www.culturacentro.pt/evento.asp?id=307
Blog All that Jazz:
http://coiso.wordpress.com/2007/01/09/3%C2%BA-edicao-do-festival-seia-jazz-blues
Diário digital:
http://diariodigital.sapo.pt/disco_digital/news.asp?id_news=22524
Jazz Portugal.ua.pt
http://www.jazzportugal.ua.pt/web/ver_festivais.asp?lg=pt&id=202
Diário As Beiras:
http://www.asbeiras.pt/index2.php?area=guarda&numero=38837&ed=22022007
JACC.pt:
http://www.jacc.pt/noticias.php?id=265
SuperBock.pt:
http://www.superbock.pt/cidade_nova/Musica_Festivais.aspx?id=2677
Agenda Jazz 2007:
http://www.jazzlogical.net/agenda/calendario%202007%201Sem.htm
Kaminhos:
http://www.kaminhos.com/evento.asp?date=02-28-2005&id=928
RTP:
http://www.rtp.pt/index.php?article=265989&visual=16
entre outros…

José Afonso. Uma das vozes mais marcantes da liberdade

Na impossibilidade de colocar aqui o video que preparei como homenagem ao Zeca Afonso, uma vez que o serviço do Youtube desde ontem que ainda não me disponibilizou os códigos para o efeito, enquanto aguardamos, sugiro que vejamos esta reportagem da RTP sobre José Afonso, uma das vozes mais marcantes da liberdade.

Zeca Afonso no Jazz e Blues


No concerto de abertura do Festival Internacional de Jazz e Blues de Seia, Jacinta interpretou um tema de Zeca Afonso.

22/02/2007

Sugestões para o fim de semana


MUSEU DO PÃO
- dia 24 (sábado) pelas 22 horas, tertúlia com Vasco Graça Moura.
CASA DA CULTURA - dia 23 de Fevereiro (Sexta Feira) pelas 21h30, inicio do Festival de Jazz e Blues. Concerto com Jacinta. Dia 24 de Fevereiro (sábado) pelas 21h30 concerto com Ivan Paduart trio com Rick Margitza.

20/02/2007

19/02/2007

Rir para não chorar

Nova terra no Alentejo

BTT Rota da Estrela, dia 18 de Março


O INATEL, Delegação da Guarda e ADS Videmonte organizam, no próximo dia 18 de Março, o passeio BTT Rota da Estrela, com início em Videmonte. A concentração será junto ao campo de futebol por volta das 8:30h, e segue por trilhos e estradões da freguesia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. O percurso é de, aproximadamente, 40 km, com um grau de dificuldade médio. O preço do passeio é de 10€, e inclui apoio logístico, abastecimento a meio do percurso, banhos quentes, almoço e seguro.
As inscrições podem ser efectuadas através dos telefones: 963080727 e 966338399.

3.º Festival de Jazz e Blues começa 6.ª feira, dia 23


A Casa Municipal da Cultura de Seia vai acolher a 3ª edição do “Seia Jazz & Blues” – 3º Festival Internacional de Jazz e Blues nos próximos dias 23 e 24 de Fevereiro e 2 e 3 de Março. O programa contempla 4 concertos, um no dia 23 de Fevereiro (Sexta Feira ) com Jacinta; outro no dia 24 (Sábado), com Ivan Paduart trio com Rick Margitza; outro no dia 2 de Março (Sexta Feira), com Daniela Galbin Blues Band; e a encerrar, dia 3 de Março (Sábado), com Victor Aneiros Band. O programa inclui a realização de 2 Workshop’s no Centro Musical de Seia, um de Saxofone com Rick Margitza, no dia 24 de Fevereiro e outro de Guitarra com Victor Aneiros no dia 3 de Março. O Grupo Tangetz Trio fará um Workshop no dia 24 de Fevereiro no Conservatório de Música de Seia e animará uma “Jam session” naquele complexo da cidade, a partir da meia noite. Durante o Festival haverá uma pequena Feira de livros, CD’s e DVD’s no Foyer do Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura. Os bilhetes para os concertos já estão à venda no Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura, (Tel. 238 310 249), de Segunda a Sexta das 14 H às 17:30 Horas e Sextas e Sábados das 20:30 H às 23 Horas e Domingos das 14:30 H às 17:30 Horas e das 20:30 H às 23 Horas. Para os dois primeiros concertos o bilhete normal é de 7 euros e com descontos (Cartão Municipal da Juventude e / ou Idoso) – 3,5 Euros. Para os concertos de Blues o bilhete normal é de 3 euros e com desconto 1,5 euros. A organização colocou à venda um pack que dá acesso aos 4 concertos, no valor de 15 euros.

18/02/2007

snow alert


Depois da feira do queijo nada melhor que 3 dias de neve intensa na Serra da Estrela. A queda de neve vai começar hoje à noite.

17/02/2007

Entre 17.000 a 19.000 pessoas, visitaram a feira do queijo de Seia


Vieram de todo o Concelho e de todo o País.
Eram aos milhares as pessoas que hoje se deslocaram à Feira do Queijo de Seia.

O bom tempo que se fez sentir da parte da manhã, a ExpoSocial que decorre até ao dia 20, assim como a presença do Sr. Ministro e do Sr. Secretário de Estado do Trabalho e da Segurança Social, contribuiram de forma decisiva para o enorme êxito da edição deste ano. A organização está de parabéns, Seia está de parabéns.

15/02/2007

Gouveia sem serviço básico de urgência


O relatório final sobre a reorganização das urgências mantém as propostas para o distrito da Guarda. Não foram atendidas as reivindicações de Gouveia e de Trancoso, que pretendiam um Serviço de Urgência Básica (SUB) em cada concelho. AS SUB’s apenas serão criadas no Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa e no Hospital de Seia. Mantém-se também a intenção de encerrar os centros de saúde durante a noite e a manutenção da Urgência Médico Cirúrgica na Guarda.

Fraco volume de vendas na origem das demissões. Pelo menos é o que se consta...

Na onda dos referendos


Sendo dois assuntos que a todos os portugueses dizem respeito, porque é que o Governo, tal como fez com a IVG, não mete a referendo a questão da OTA e do TGV?

12/02/2007

Socializando

Este é o titulo da minha coluna na Magazine Vox Blogs.
Este é o titulo do meu primeiro artigo neste projecto:
Para ler o artigo na integra vá até:

Sabugueiro na TV NET


Grupo de cidadãos do Sabugueiro revoltados
Um grupo de cidadãos do Sabugueiro quer fazer-se ouvir. Em causa está a colocação de uma placa na A25, para assinalar a Serra da Estrela e trazer mais turistas para a região. Se as autoridades não atenderem aos seus pedidos, prometem manifestar-se por volta do carnaval.
VEJA O VIDEO EM:

11/02/2007

Que as listas de espera para o aborto, não superem as 10 semanas

porque,caso contrário, de nada vale a lei...

Como todos sabemos, com as listas de espera que o nosso sistema de saúde tem em áreas tão sensiveis como a oncologia, reumatologia, cardiologia e outras de suma importância,que, normalmente superam os 8 meses e por vezes mais, para obtenção de uma mera consulta, com a aprovação desta nova lei, quem é que pode garantir que até às 10 semanas o sistema de saúde terá condições para realizar um aborto? Como é sabido, A SAÚDE FUNCIONA MAL EM PORTUGAL, mas, neste caso irá estar assim tão folgada?

NÃO, vence no concelho de Seia


Resultados concelhios:
Não, vence com 54%
Sim, alcançou 43,04% tendo vencido apenas em cinco freguesias: Alvoco da Serra, Seia, São Romão, São Martinho e Sabugueiro.
Abstenção foi de 59,73%.

Destacam-se nesta votação as Freguesias de Tourais e Paranhos da Beira, a 3.ª e 4.ª maiores freguesias do concelho de Seia (compostas aprox. por 7000 hab.), em que o número de votos no NÃO, atingiu uma percentagem superior em 80% sobre os votos no SIM.

06/02/2007

Cavaco diferente de Sócrates


Sócrates,
Primeiro Ministro de todos os Portugueses, assume-se claramente a favor do sim à liberalização da IVG, contrariando os portugueses defensores do Não.
Cavaco, Presidente da República, preocupa-se em apelar ao voto dos portugueses no referendo, não manifestando qualquer tendencia de voto.
Qual dos dois está a ter a atitude mais correcta?

05/02/2007

ROSA BRAVA


O que dizem os leitores:
"Tive oportunidade de ver. É entristecedor ver uma menina simples, de sorriso fácil, ser privada do que tanto quer...o convívio com pessoas da sua geração e a oportunidade de abrir outros horizontes."
Abraço MF
foto:http://aindahapastores.blogspot.com

Juventude cinzenta


Revista "Pública", edição n.º 559/4 de Fevereiro 2007, pág.2

01/02/2007

ciclo de cinema tecnológico


Era para ser em Janeiro.
A organização estava a cargo do curso de informática para o turismo e prometia 1 filme por semana no cinema em Seia. Centenas de flyers foram distribuidos, mas, o que é certo é que janeiro já lá vai e cinethecno nem vê-lo.

Domingo, 4 de Fevereiro, a seguir ao Jornal da Noite da SIC.


“Ainda há Pastores?” tornou pública a história de Rosa, uma menina de 14 anos que os pais tiraram da escola e transformaram em pastora. Jorge Pelicano e Pedro Coelho, repórter de imagem e jornalista da SIC Televisão, respectivamente, foram recentemente aos Casais de Folgosinho reencontrar a Rosa. "Rosa Brava" é uma grande reportagem de Pedro Coelho e Jorge Pelicano com edição de imagem de Ricardo Tenreiro e grafismo de Agostinho Ribeiro e Carlos Carneiro. A reportagem vai para o ar domingo, 4 de Fevereiro, a seguir ao Jornal da Noite da SIC.