31/05/2007

Os pais de Madie terão tido uma atitude de abandono em relação aos filhos?

Segundo a lei da protecção de crianças e jovens em perigo no Diário da República - I série A - na página 6117:
2 — Considera-se que a criança ou o jovem está em
perigo quando
, designadamente, se encontra numa das
seguintes situações:
a) Está abandonada ou vive entregue a si própria;
b) Sofre maus tratos físicos ou psíquicos ou é vítima
de abusos sexuais;
c) Não recebe os cuidados ou a afeição adequados
à sua idade e situação pessoal;
d) É obrigada a actividades ou trabalhos excessivos
ou inadequados à sua idade, dignidade e situação
pessoal ou prejudiciais à sua formação ou
desenvolvimento;
e) Está sujeita, de forma directa ou indirecta, a
comportamentos que afectem gravemente a sua
segurança ou o seu equilíbrio emocional;

f) Assume comportamentos ou se entrega a actividades
ou consumos que afectem gravemente
a sua saúde, segurança, formação, educação ou
desenvolvimento sem que os pais, o representante
legal ou quem tenha a guarda de facto
se lhes oponham de modo adequado a remover
essa situação.


1-Relativamente ao caso Madie, os pais terão ou não deixado a(s) criança(s) abandonada(s) no quarto do hotel e entregue(s) a si própria(s)?
2 - O comportamento dos pais terá de forma directa ou indirecta afectado gravemente a sua segurança?
3 - Até que ponto os pais de Madie podem ser acusados de negligência à luz da lei de protecção de crianças e jovens em perigo?
4 - Terá sido ou não, uma atitude negligente deixar 2 filhos de 2 anos de idade e uma filha de 4 anos de idade sozinhos num quarto de hotel enquanto tranquilamente jantavam fora da unidade hoteleira?
São questões que podem muito bem ser levantadas e debatidas à luz da lei portuguesa.

Associação Equestre "Entre Amigos"

A Associação Equestre “Entre Amigos”, é uma pessoa colectiva de direito privado, dotada de personalidade jurídica, sem fins lucrativos, fundada em 2006 por um grupo de profissionais dos vários ramos com o fim de difundir em Portugal as actividades Equestres para pessoas incapacitadas ou com problemas de integração social. A Associação tem a sua sede na Quinta do Meal, Freguesia de Carragosela, no Concelho de Seia. Para os próximos dias esta Associação tem algumas actividades agendadas:
02 e 03 de Junho de 2007 - 1ª Prova de Equitação da Associação Equestre “Entre Amigos” a realizar na Feira de Artesanato, Gastronomia e Música de Carragosela.
13 de Junho de 2007 -
Colóquio sobre Equitação no Auditório da Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia.
Visite o site em:
http://www.associacaoequestreentreamigos.com

30/05/2007

Carvalho da Silva depois do Aspegic

O secretário-geral da CGTP diz-se «muito satisfeito» com a greve que diz ter tido «impacto nacional». Na hora do balanço, Carvalho da Silva recusou avançar com números globais de adesão, porque «as pessoas não são números». Não deixa de ser de estranhar que durante o dia este mesmo sindicalista que diz que as pessoas não são números, tenha repetido insistentemente que a greve estava com uma adesão de 89%. Depois de ter caído no mundo real e nos verdadeiros números da greve parcial (12,8%), tomou o aspegic e colocou a mão na consciência, só pode. É caso para dizer: "quando é que é a greve?".

29/05/2007

Greve Geral

Só acho estranho como é que não marcaram a greve para uma 2.ª ou 6.ª feira. Talvez seja, porque as condições meteorológicas ainda não estejam de feição...

Porque é que é menos grave?

Uma violação aos 13 anos é menos grave do que aos 7. É este o entendimento do Supremo Tribunal de Justiça, que considera estar-se a valorizar excessivamente a pedofilia, aplicando-se penas demasiado altas a indivíduos condenados por abusos sexuais de menores.

O pão é que está a dar

Em Seia não há falta de pão...
O "Pão São", fruto de uma investigação feita pela equipa científica do Museu do Pão com o apoio e supervisão do Instituto Português de Cardiologia, e o Festival do Pão - Encontro de Côdeas e Miolo são duas das mais recentes acções realizadas em Seia que mostram o que de melhor tem o pão.

28/05/2007

Onde pára o Rui Pedro?

À semelhança do que tem sido feito para encontrar a Madie, façam o mesmo com o
Rui Pedro! Esta mensagem é um dos métodos a que a mãe do Rui Pedro tem recorrido para que a ajudem a encontrar o filho, já que as autoridades portuguesas
têm deixado arrastar este caso há já cinco anos...O mínimo que podemos fazer é reenviar esta mensagem aos nossos contactos na esperança de que um dia ela venha dar os seus frutos. Por favor divulguem esta mensagem aos vossos contactos nacionais e internacionais.

25/05/2007

Bom fim de semana

A Associação de Beneficência do Sabugueiro, em colaboração com a Junta de Freguesia vai levar a efeito de 26 de Maio a 3 de Junho uma Mostra Gastronómica envolvendo 11 Restaurantes daquela localidade da Serra da Estrela. Os objectivos da iniciativa são: Promover a Gastronomia local, onde se destacam o Cabrito, a Chanfana, as Trutas, o Queijo da Serra, os Enchidos, o Mel e o Pão do Sabugueiro, entre outras iguarias. Pretende-se igualmente atrair turistas ao Sabugueiro numa altura tradicionalmente baixa. O destino turístico “Serra da Estrela” assenta sobretudo na época da neve e depois há um imenso tempo de quebra, por isso a ideia é criar um conjunto de iniciativas ao longo do ano, porque a Serra da Estrela é todo o ano, com as suas belezas e potencialidades.

Semana académica de Oliveira do Hospital


OLIVEIRA DO HOSPITAL - Parque dos Marmelos de 22 a 27 de MAIO de 2007 PAULO GONZO, QUIM BARREIROS, MATA RATOS, PHIL CASE, INFLOW, FUNIL & ABELHINHA, TUNAS ACADÉMICAS, D.J.'S...

Recomendações sobre desaparecimento de pessoas

Tendo em conta o “Dia Internacional das Crianças Desaparecidas” que hoje se assinala, a Polícia Judiciária emitiu um comunicado onde faz algumas recomendações sobre o desaparecimento de pessoas e um levantamento dos casos ocorridos em Portugal. «O cumprimento dos conselhos úteis que em seguida se elencam deve ser considerado fundamental para o assegurar do início rápido e eficaz de uma investigação de desaparecimento. São os seguintes:
Conselhos Úteis – Menores:
1. As pessoas mais próximas devem estar atentas a alterações de comportamento e quebra de rotinas.
2. A comunicação do desaparecimento às autoridades deve ser feito imediatamente após se terem frustrado as tentativas de localização baseadas nas rotinas pessoais, quer de locais frequentados quer de horários habituais.
3. Entregar, quando da comunicação do desaparecimento uma fotografia do desaparecido tão actualizado quanto possível, destacar na participação todo e qualquer sinal particular, e detalhar o mais possível:a) Amigos próximos.b) Prováveis causas do desaparecimento.c) Locais de repouso ou distracção favoritos.d) Passatempos preferidos.e) Interesses pessoais.f) Eventual surgimento anterior de algumas das alterações elencadas no item 1g) Roupa que provavelmente vestia e outra que tenha também desaparecido.h) Meios de transporte preferencialmente utilizados.
4. No decurso da investigação deve ser comunicado de imediato à Polícia toda e qualquer informação superveniente que chegue ao conhecimento do participante, independentemente do grau de relevância que este lhe atribua.No tocante à evolução estatística da situação de desaparecimentos em Portugal, apresentam-se os números relativos às participações efectuadas à P.J. nos anos de 2005, 2006 e 2007, até 10 de Maio.Relativamente aos anos de 2005 e 2006 e a menores de 18 anos foram participados:2005= 4102006= 820O número total de participações de desaparecimentos foi nos mesmos anos de:2005= 9762006= 1606 No que concerne à faixa etária até aos 12 anos na qual se abrange todo o universo do conceito de “criança”, verificaram-se, as seguintes participações de desaparecimentos:2005= 932006= 160Já no presente ano de 2007, desde 1 de Janeiro até 10 de Maio, constata-se a existência de : 637 participações efectuadas; das quais 63 se reportam a crianças até aos 12 anos.Na data aludida a Polícia Judiciária já tinha concluído com êxito a maioria das investigações geradas pelas referidas participações, encontrando-se neste momento em investigação activa 132 casos dos quais 54 se referem a menores de 18 anos.
Convirá, ainda, ter em conta que:
- Um “desaparecimento” não constitui um crime, pelo que sempre que exista uma fundada suspeita de que tal situação seja consequência da prática de um acto criminoso, o caso concreto é classificado de acordo com o crime presumivelmente cometido e em tal âmbito investigado.
- E não sendo o desaparecimento um crime, não se encontra obviamente sujeito aos prazos de prescrição de procedimento criminal, pelo que até que seja resolvida definitivamente, qualquer investigação de desaparecimento pode ser trabalhada, independentemente do tempo decorrido desde o evento, sendo correcta a afirmação de que “um desaparecimento nunca se arquiva”. Finalmente:Apela-se a todos os comunicantes de casos de desaparecimento que sendo o desaparecido encontrado por instituição ou pessoa diversa desta Polícia Judiciária, tal acontecimento nos seja comunicado no mais curto espaço de tempo, permitindo-se desse modo alocar, sem delongas, meios humanos e materiais até aí empenhados na resolução desse caso, a outros ainda por concluir.»

24/05/2007

planeta tunnig...brevemente

Se a margem sul é o deserto, Seia é o Texas

A GNR de Seia deteve anteontem dois automobilistas envolvidos num tiroteio na estrada entre Gouveia e Seia do qual resultaram apenas danos materiais, disse à Agência Lusa fonte da corporação. Segundo a GNR, o homem que conduzia um ligeiro disparou contra o habitáculo de um camião, provocando estragos no vidro e na porta.Tanto o autor dos disparos como o condutor do camião foram detidos e o caso entregue à Polícia Judiciária, acrescentou a mesma fonte.

Ministro Mário Lino é "um bom humorista"

Segundo o ministro Mário Lino, saindo de Lisboa
e atravessando a Ponte 25 de Abril, é esta a paisagem
que se abre diante dos olhos de todos nós.

e...segundo Ricardo Araujo Pereira:

22/05/2007

V concurso de fotografia e ambiente do CISE

Inserido nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela organiza, pelo quinto ano consecutivo, o concurso de fotografia de ambiente, subordinado ao tema O Património Ambiental da Serra da Estrela.Os interessados em participar deverão enviar no máximo quatro fotografias a cores ou a preto-e-branco, com um formato mínimo 15x20 cm, até 31 de Julho, para o seguinte endereço postal: CISE/Concurso de Fotografia, Rua Visconde de Molelos, 6270-423 Seia.Os melhores trabalhos serão seleccionados por um júri e expostos no CISE, de 15 de Agosto a 15 de Setembro, no decorrer da V Exposição Itinerante de Fotografia de Ambiente. Para mais informações contacte: cise@cm-seia.pt ou pelo telefone 238 320 300.

Aqui está mais uma prova...

...daquilo que venho alertando aqui há já algum tempo (http://oceanodepalavras.blogspot.com/2007/05/qual-preveno.html).
in Porta da Estrela:
http://www.portadaestrela.com/noticia.asp?idEdicao=211&id=9444&idSeccao=1816&Action=noticia
Felizmente não sou o único...e pelos vistos não ando aqui a apregoar no deserto...

21/05/2007

Esperemos que este ano a Serra seja poupada aos incêndios...

É dever de todos nós proteger o ambiente e defender a floresta para evitar os prejuizos florestais, ambientais e até sociais, provocados pelos incêndios. A reportagem que vos deixo foi feita pela jornalista Patricia Nogueira em 2005 quando ainda trabalhava para a SIC e mostra-nos a violência dos incêndios em Vide que ainda hoje marcam as gentes daquele local do nosso concelho. Com a devida autorização da jornalista e porque a reportagem está extraordinariamente bem conseguida, coloco aqui o video na íntegra.
Em 2005 no concelho de Seia arderam cerca de 5800 hectares, tendo sido o concelho mais afectado em matéria de destruição ambiental provocada pelos incêndios, os campos de cultivo ficaram devastados, a floresta destruida. Aproveito ainda para informar a morada do site da Patricia www.patricia.co.nr assim como, aproveito para publicar aqui a sua mensagem: "...Esperemos que este ano a Serra seja poupada aos incêndios. Infelizmente, já vai restando pouco para arder."
Patrícia Nogueira

Video:
Jornalista - Patricia Nogueira
imagem - Paulo Gabriel
edição de imagem - Jorge Barreira.

Veja mais reportagens da jornalista Patricia Nogueira em:

S. Romão, uma "mina" de grandes atletas

Os grandes nomes do atletismo na categoria de iniciados, juvenis, juniores e séniores encontram-se em S. Romão, concelho de Seia. Realizou-se no passado sábado, 19 de Maio, no Parque Desportivo de Oliveira do Bairro, a terceira edição da Milha Urbana Cidade de Oliveira do Bairro. Tratou-se de uma organização conjunta da ADERCUS e da Câmara Municipal Local. Nesta prova os atletas da Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro, de São Romão, tiveram boas prestações ficando em 1º Lugar na categoria de Iniciadas Femininas e em terceiro lugar na categoria de Juniores Femininos. Já na 9ª Milha da Cidade de Vila Nova de Famalicão, integrada no Circuito Nacional de Milhas Urbanas, realizada ontem, 20 de Maio, uma Atleta de São Romão, na categoria de iniciados femininos, conquistou o 3º Lugar do Pódio.

20/05/2007

Liga Portuguesa e Celta de Vigo em Espanha

Relativamente à liga de futebol portuguesa apenas um breve comentário. O Benfica perdeu a liga por culpa própria dos seus dirigentes que decidiram inventar e experimentar Fernando Santos como treinador do clube. Resultado...3.º lugar. Continuem com ele que o FCPorto e o Sporting agradecem. Mas, como isto já era esperado desde o inicio da época, não posso deixar aqui de mostrar a minha felicidade para um facto que um amigo me chamou a atenção. Lembram-se daquele clubeco espanhol que deu 7 ao Benfica para a taça uefa? Sim, esse mesmo, o Celta de Vigo! Pois é, acabou de descer de divisão. Estou mais contente com esta noticia que propriamente com a liga portuguesa. Parabéns ao Celta de Vigo.
Consulte aqui a tabela da liga espanhola:
Deixe uma mensagem de solidariedade ao Celta:

19/05/2007

Mosteiro da Batalha

um video com o carimbo Oceano das Palavras
nomeado para as 7 maravilhas de Portugal

Guarda mantem maternidade

Pela primeira vez o titular da pasta da Saúde, António Correia de Campos, anunciou a continuidade da maternidade do Hospital Sousa Martins (HSM), na Guarda, uma valência que iria estar na dependência do conselho de administração do futuro Centro Hospitalar da Beira Interior que vai congregar os hospitais da Guarda, Covilhã e Castelo Branco. "O Hospital manterá a sua maternidade, por ser a de maior actividade de toda a Beira Interior", disse o governante que esteve na cidade nas comemorações dos 100 anos da inauguração do antigo sanatório Sousa Martins.

18/05/2007

Todos à Mostra gastronómica no Sabugueiro

na foto: esquerda para a direita
Presidente da Junta do Sabugueiro, Presidente do Municipio de Seia, Presidente da Associação de Beneficência do Sabugueiro, membro da ABS
De 26 de Maio a 3 de Junho
Decorreu hoje nas instalações da Associação de Beneficência do Sabugueiro, uma conferencia de imprensa com o objectivo de apresentar mais detalhadamente aquilo que vai ser a Mostra Gastronómica da aldeia mais alta de Portugal. Sabe-se que a Associação de Beneficência do Sabugueiro em colaboração com a Junta de Freguesia vai levar a efeito o referido evento, de 26 de Maio a 3 de Junho. Esta Mostra Gastronómica envolve 11 restaurantes daquela localidade da Serra da Estrela. Os objectivos da iniciativa são promover a Gastronomia local, onde se destacam o Cabrito, a Chanfana, as trutas, o queijo da serra, os enchidos, o Mel e o Pão do Sabugueiro e muitas outras iguarias. Pretende-se igualmente atrair turistas ao Sabugueiro numa altura tradicionalmente baixa. “O destino turístico ‘Serra da Estrela’ assenta sobretudo na época da neve e depois há um imenso tempo de quebra, por isso a ideia é criar um conjunto de iniciativas ao longo do ano, porque a Serra da Estrela é todo o ano, com as suas belezas e potencialidades”, segundo Mário Jorge Branquinho, Presidente da Associação de Beneficência do Sabugueiro. Eduardo Brito, Presidente da autarquia senense, um dos presentes nesta conferencia de imprensa, destacou a importância deste tipo de iniciativas, não só para o Sabugueiro como também para o próprio concelho, pois a neve não pode por si só ser o único factor de atracção a esta região. Segundo Eduardo Brito, "estão a ser feitos todos os esforços para que num curto espaço de tempo a estrada que liga Seia ao Sabugueiro seja alvo de requalificação, não se adiantando muito em pormenores, falou ainda na necessidade dos próprios particulares promoverem ideias para a região da Serra da Estrela, pois nem tudo pode derivar da autarquia e do Estado". Geograficamente o Sabugueiro tem a mais valia de ser considerada a aldeia mais alta de Portugal e isso por si só deve ser rentabilizado e esta mostra gastronómica é um exemplo de muitos que se podem aqui realizar e deve ser promovida. O turista de hoje começa a ter interesses diferentes, já não assistimos ao turista do autocarro, apesar de serem importantes para o comércio local, a projecção de iniciativas futuras deve assentar numa atracção de turistas com outros interesses e outro poder de compra, até porque o turista do autocarro passa e anda, enquanto o turista de topo permanece e contribui para a economia da região.
Os restaurantes que participam nesta mostra gastronómica, durante a realização da mesma, proporcionam os seus melhores pratos aos clientes, com descontos especiais e são os seguintes:
O Mirante da Estrela
Encosta da Serra "Ramos"
Abrigo da Montanha
Churrasqueira "O chocalho"
Monte Estrela
Grelhados da Serra
Casa Martins
O nevão
Mir´Alva
Encosta da Serra
Casa da Ponte
Ribeira D´Alva

17/05/2007

Itália, Brasil e Grécia recebem "Ainda há pastores?"

No próximo mês de Junho, "Ainda há pastores?", é o único documentário português a integrar a selecção oficial de três festivais internacionais. Em Itália, já a partir de 31 de Maio a 5 de Junho, vai participar no EcoVision Festival – Festival Internacional de Ambiente e Cinema, em Palermo (Cecília). Depois, de 12 a 17 de Junho, ruma ao Brasil, para o FICA – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Goiás (Brasil) , na categoria de longa-metragem. Num total de 522 filmes, de 61 países, que chegaram à organização, são 31 os filmes que vão estar em cartaz ao longo do Festival, incluindo o "Ainda há pastores?". O filme foi, também, seleccionado para o Ecofilms - Rodhes International Films + Visual Arts Festival-, na ilha de Rhodes (Grécia) que irá decorrer de 19 a 25 de Junho, deste ano.
mais informações em: http://aindahapastores.blogspot.com

À procura de Madeleine

em hora de aperto, ministro bate retirada

O candidato do partido socialista à Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, ministro da administração interna, ao aperceber-se que é chegado o momento mais critico do ano relativamente aos incêndios, decidiu bater retirada. Eis um exemplo do que não se deve fazer...é por estas e outras que os politicos vão perdendo o respeito da população.

a origem do "diz que é uma espécie de magazine"

está a chegar a fase critica

proteger a floresta é um dever de todos nós

16/05/2007

II.º encontro intergeracional

A Escola Secundária de Seia levou a efeito no passado dia 15 de Maio o II.º Encontro Intergeracional. Durante o dia, crianças, adolescentes e idosos puderam trocar experiências entre si e realizar diversas actividades como atestam as fotografias. A organização esteve a cargo da turma de desporto da ESS que convidou para o efeito a EB1 de Vodra, o Lar Quinta do Monterroso, o Lar D. Guiomar Almeida Santos e a Casa do Povo de Vide - Centro de Dia. Durante a manhã foram realizados alguns jogos ludicos ao som de musica tradicional portuguesa, seguindo-se uma visita às instalações da Escola e antes do almoço mais alguns jogos se realizaram. Foi um dia bem passado apesar de na parte da tarde os idosos terem sido um pouco descurados das actividades.

Haja quem entenda este país

Não demorou muito para se mudar a lei.
O acesso aos cargos de topo da função pública vai dispensar a obrigatoriedade de o candidato ter licenciatura, uma medida que surge no âmbito do novo regime de vínculos, carreiras e remunerações que será discutido na Assembleia da República (AR) até ao final do próximo mês. O novo regime está agora em fase final de negociação e deverá entrar em vigor em Janeiro de 2008, uma medida que pretende substituir o actual concurso de acesso aos cargos mais altos da função pública. Pedem ao país cada vez mais qualificação e formação e depois avançam com medidas contraditórias. Haja quem entenda este país.

14/05/2007

Caso Maddie

Forensic detectives sealed off Casa Liliana in Praia da Luz, where a British man lives with his mother. He was taken to a local police station for questioning.It is understood that they are yet to find anything, although police sources said several items had been taken away for examination.
A PJ tem sob custódia três suspeitos do rapto da pequena Madeleine. O principal suspeito, Robert Murat, é proprietário da casa que tem sido revistada pela polícia ao longo do dia. As buscas de hoje resultaram de uma denúncia de uma jornalista britânica, Gaynor de Jesus, do Sunday Mirror, que estranhou o comportamento demasiado prestável do homem durante os primeiros dias de investigação. De acordo com a repórter, o dono da casa quando se referia às buscas dizia sempre que «já era tarde de mais ou que Madeleine já estaria em Espanha». O jornalista estranhou também o seu envolvimento exagerado no caso: «ele disse-me que tinha mulher e uma filha de quatro de anos e que estava um pouco abalado porque Madeleine lhe fazia lembrar da sua própria filha». Segundo a SkyNews, Murat teve uma brincadeira algo dúbia ao afirmar que se tinha tornado o primeiro suspeito do desaparecimento de Madeleine. Gaynor de Jesus contou que o indivíduo se apresentava como porta-voz da família McCann, o que não correspondia à verdade. «Estranhei que ele não falasse muito da menina, mas sobretudo do que a polícia andava a fazer e do andamento da investigação». A mãe do indivíduo montou há dias uma banca de recolha de depoimentos sobre o desaparecimento da menina de quatro anos, com o argumento de que pretendia recolher testemunhos de pessoas que, por qualquer razão, tivessem medo de contactar com as autoridades.

começa hoje o "Serra da Estrela dinâmica"

Secretário de Estado do Turismo lança vários empreendimentos.
As obras do plano "Serra da Estrela Dinâmica" vão ser oficialmente lançadas nesta segunda-feira. O plano inclui cerca de duas dezenas de projectos no valor de 100 milhões de euros para executar em dez concelhos até ao final de 2008.

mais informações em:http://www.kaminhos.com/destaque.asp?id_artigo=6544

11/05/2007

A opinião dos leitores

Ainda o caso das comemorações dos 50 anos da RTSE
Falando especificamente da Serra da Estrela, parece-me que Seia tem feito mais do que qualquer outro concelho na região pelo turismo serrano, através do CISE (organismo que não está, em princípio, vocacionado para o turismo), sobretudo agora que se está a lançar o projecto da reserva florestal na Srª do Desterro.É uma aposta que não produz resultados visíveis tão rapidamente (mas também, o que se pode ver do que a Região de Turismo/ Turistrela promoveu até agora, o que é senão entulho, lixo, mamarrachos e megalomanias falhadas?) mas que mostra o caminho a seguir e promete dar frutos muito mais proveitosos para todos, não só para alguns donos e senhores da serra, estacionados na Torre.Claro, não é a aposta da Região de Turismo e por isso talvez Seia tenha ficado à margem deste "evento". Mas isso, quanto a mim, só diz bem das opções de Seia. Saibam que o Fundão já pertenceu à RTSE. Fartou-se de ficar a ver passar navios, saiu da RT e tem estado a desenvolver uma oferta diversificada e com qualidade de produtos turísticos, baseados na história, na cultura e na beleza da região.Como disse um amigo, o facto de o ponto culminante destas comemorações ser a abertura de uma expo com os retratos dos presidentes da RTSE, dá bem conta da tristeza que é não terem mais nada para mostrar nestes 50 anos de vida.
pelo autor de: http://ocantarozangado.blogspot.com

Seia perde helicopteros de combate aos incendios, é afastada das comemorações da RTSE, mas...ganha ambulância SIV

Depois de ter anunciado em primeira mão a perda dos helicopetros de combate aos incendios, o afastamento de Seia das comemorações dos 50 anos da Região de Turismo da Serra da Estrela, anuncio agora uma 3.ª informação.
Seia recebe ambulância SIV
Novo projecto do INEM
O Instituto de Emergência Médica está a recrutar cinco enfermeiros para trabalhar em ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) em Seia. Trata-se de um novo projecto do INEM a desenvolver em diversas localidades do país até 2009.
Saiba tudo sobre o funcionamento do SIV em:
http://www.inem.min-saude.pt/document/468473/487636.pdf

10/05/2007

E SEIA? Não faz parte da Região de Turismo da Serra da Estrela?

LAMENTÁVEL.
Pela ocasião das comemorações dos 50 anos da Região de Turismo da Serra da Estrela, Seia foi esquecida pelo Governo.
A visita do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, à Região de Turismo da Serra da Estrela, será no dia 14 de Maio. O Programa das comemorações, dos 50 anos da Região de Turismo da Serra da Estrela, começará às 15h00, no Moments Hotel, em Gouveia, com o lançamento da obra de recuperação de um edifício fabril, classificado, do séc. XIX. 16h00 acontece inauguração do hotel rural “Casa das Penhas Douradas”, em Manteigas. 17h30 é levado a cabo o lançamento da 1ª Pedra do Centro de Interpretação dos Descobrimentos, em Belmonte. A maratona continua na sede da Região de Turismo da Serra da Estrela, na Covilhã, com uma visita a Exposição “50 anos da Região de Turismo” e com um Encontro com Empresários “Piter, Serra da Estrela Dinâmica”. O encontro termina com um jantar no restaurante Hotel Solneve, também na Covilhã, às 20h30. No dia 18 de Junho haverá uma segunda visita do Secretário de Estado do Turismo para o Lançamento da 1ª Pedra do Centro de Interpretação Judaico, em Trancoso e a apresentação do projecto do memorial da vida, de Aristides Sousa Mendes, em Almeida.

Qual prevenção?

Quem viaja regularmente na EN17 no sentido Seia-Guarda, depara-se com este triste cenário. Nada mais nada menos que as valetas da referida estrada autenticamente cobertas de mato facilmente incendiável à mais pequena pirisca de um qualquer cigarro ou qualquer fósforo. Neste caso: se acontecer algum incêndio, de quem é a culpa? do cigarro, do fósforo ou de quem não manda cortar o mato das valetas da estrada? Não basta fazer uma lei que proiba os automobilistas de deitar os cigarros pelas janelas, há que intervir mais junto dos responsáveis da referida estrada e culpabilizá-los se algo acontecer. É um autêntico rastilho viajar nesta estrada...

09/05/2007

Madeleine McCann

Neste caso onde imperam tantas dúvidas não posso deixar de considerar porque razão a PJ tem 180 agentes no Algarve, mais os tais especialistas ingleses e a armada toda da GNR que teimam manter-se naquele local? Perante tais factos isto só me faz acreditar que a PJ sabe que a menina está por ali, caso contrário não se justificavam tantos meios na praia da Luz. Eu ainda acredito nas nossas policias...apesar de achar que o retrato robot já deveria ter sido divulgado, esteja feito de frente ou de costas.

08/05/2007

Madeleine terá sido vista em Nelas?

Pelos vistos a noticia do noticiário das 18h da radio comercial que a menina Madeleine McCann, teria sido vista na companhia de um casal num supermercado em Nelas, é totalmente falsa. A SIC, no jornal das 20h avançou com o desmentido, dizendo que se tratava de um casal holandês que passeava com a sua filha. Recorde-se que a menina de três anos, desapareceu de um aldeamento turístico da Praia da Luz, Lagos, na noite de quinta-feira enquanto os pais jantavam num restaurante nas imediações com amigos e familiares. No quinto dia de buscas estão no terreno cerca de 180 agentes da Polícia Judiciária, 60 militares da GNR e bombeiros e cerca de 20 populares voluntários a investigar o caso. Apesar dos esforços policiais e populares, desconhece-se o paradeiro da criança, que celebra quatro anos no dia 12 de Maio.

Se viu esta menina, contacte 282 405 400

If you saw this girl, contact 00 351 282 405 400



Consulte mais informações em:

Seminário "Direitos Humanos e Serviço Social"

No próximo dia 15 de Maio realiza-se o Seminário sobre “Direitos Humanos e Serviço Social”, no auditório Engrácia Carrilho, na Universidade Católica, em Viseu. Esta sessão, organizada pelo Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais, da Católica de Viseu, abre com a projecção de um filme sobre direitos humanos “30 direitos”, seguindo-se depois as intervenções de Ricardo Cardoso, coordenador da Pastoral de Viseu, Fernanda Rodrigues, actual coordenadora do Plano Nacional de Acção para a Inclusão e também presidente da Associação de Profissionais de Serviço Social e a encerrar o seminário Rui Marques, Alto-Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas.

07/05/2007

Seia no seu melhor

ARTIS VI

LOCAIS E HORÁRIOS DAS EXPOSIÇÕES

Foyer do Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura Pintura
Diariamente das 14 H às 17:30 Horas
e das 21 H às 23 Horas

Posto de Turismo Pintura
De Segunda a Sábado das 9 H ás 12:30 Horas
e das 14 H ás 17:30 Horas
Domingo das 9 á 13 Horas

Museu do Brinquedo Pintura
De Terça a Domingo das 10 Horas às 18 Horas

Edifício da Câmara Municipal Fotografia

De Segunda a Sexta Feira das 9 H às 20 Horas

Mais informações em:
www.artesdeseia.com

Alberto João o campeão

Este nem o Marques Mendes o deita abaixo...

06/05/2007

ARTIS na cidade

A cerimónia de abertura da ARTIS VI decorreu no passado dia 5 de Maio na Casa Municipal da Cultura de Seia, num ambiente de gente agradável, com muito charme e glamour, á boa maneira dos grandes festivais de expressão cultural. Gente bonita e muito bem vestida deu cor e requinte a uma cerimónia que acima de tudo pretendeu divulgar os artistas do concelho que se dedicam à fotografia, à pintura e à escultura. A apresentação do site dos artistas senenses é exemplo disso, podendo o leitor verificar na morada que se segue: http://www.artesdeseia.com
Após as palavras de abertura do responsável e programador pela Casa Municipal da Cultura, Mário Jorge Branquinho, seguiu-se a vez da Sr.ª Vereadora deste pelouro que uma vez mais enalteceu as gentes do concelho em geral e os artistas de Seia e a ARTIS em particular pelo que representam para o municipio, dizendo inclusivé que iniciativas como a ARTIS são de continuar e de apoiar cada vez mais. No final das suas palavras seguiu-se a apresentação do site da ARTIS. Quanto aos Lucky Duckies Band foi um espectaculo memorável que nos fez recordar alguns temas de rock n´roll e jazz bastante conhecidos seja através de bandas sonoras de filmes, ou mesmo, temas de musicos e compositores dos anos 20 aos anos 60. Recorde-se que até ao dia 24 de Maio as obras podem ser vistas na Casa Municipal da Cultura, Câmara Municipal, Posto de Turismo e Museu do brinquedo, sendo uma novidade neste ano levar a ARTIS à cidade. Brevemente colocarei aqui um video sobre este assunto...

04/05/2007

Cerimónia de abertura da ARTIS VI...o dia esperado...

Marco António, vocalista da banda, é um cantor com a voz preparada para a nostalgia musical dos anos 20 aos anos 60, acompanhado por conceituados músicos. O seu reportório nostálgico é variado, mas também canta temas de Rock’n Roll, Jazz, acompanhado pela cantora Cláudia Maria, para a interpretação de belas melodias que nos levam ao glamour de outrora, com um ambiente e sonoridade há muito extintos. Os Lucky Duckies normalmente no fim do seu espectaculo costumam fazer uma jam session, que leva ao rubro o público que normalmente assiste aos seus concertos.

Lord Mendes

O Lorde dos pasteis de nata...que ajudou o núcleo da época a correr com Santana do Governo, corre agora com Carmona da Câmara....

ARTIS VI. Locais de exposição dos trabalhos

De 5 a 24 de Maio..
Foyer do Cine Teatro da Casa Municipal da Cultura:
Pintura e escultura
horário: 14h às 17h30 e 21h às 23h
Posto de Turismo
Pintura
horário: 2.ª a sáb. 9h às 12h30 e das 14h às 17h30
domingo das 9h às 13h
Museu do brinquedo
Pintura
3.ª a domingo das 10h às 18h
Edificio da Câmara Municipal
Fotografia
2.ª a 6.ª das 9h às 20h

03/05/2007

O blogue feito pelos seus leitores

CONVITE
Se gosta de fotografia, visite o portal Fotografia Online.Veja os trabalhos dos nossos fotografos e junte-se a eles com as suas melhores fotografias.
Visite-nos em
www.fotografiaonline.com.pt

fotografia do ano 2006

O que dizem sobre a ARTIS

Desejo as maiores felicidades para a ARTIS VI.
Abraço
Lauro António

Vem gente de todo o lado à cerimónia de abertura da ARTIS VI

Pelos e´mails que tenho recebido nos ultimos 3 dias, tenho a confirmação de pessoas interessadas da Guarda, Covilhã, Coimbra, Viseu, Lisboa e Águeda que me estão a perguntar sobre sitios onde comer e onde dormir, pois querem estar presentes na cerimónia de abertura da ARTIS VI. Como é sobejamente sabido, a cerimónia ocorrerá dia 5 de Maio pelas 21h30, onde será apresentado o site dos artistas senenses, bem como se seguirá um concerto com a banda Lucky Duckies. No local onde vai decorrer a cerimónia, Casa Municipal da Cultura de Seia, os visitantes podem apreciar as obras de arte expostas no local.

24 fotografias nos Paços do Concelho

Como é sabido, a ARTIS VI, este ano vai estar representada em vários pontos da cidade de Seia. Decorrerá na Casa Municipal da Cultura e noutros espaços alternativos na cidade, - Posto de Turismo, Museu do Brinquedo e Edifício da Câmara Municipal, onde serão expostos os múltiplos trabalhos. No que se refere à categoria "Fotografias" estas vão estar expostas no edificio dos Paços do Concelho, num total de 24, representativas de 12 fotógrafos e poderão ser vistas diariamente de 5 a 24 de Maio.

02/05/2007

A minha participação na ARTIS VI

Numa altura em que ficámos a saber pelo Jornal Diário XXI, no dia 30 de Abril, que o aeródromo de Seia não foi o seleccionado para servir de base operacional da futura frota aérea da Protecção Civil que o Governo quer a funcionar a partir de Maio de 2008 para o combate aos incêndios na nossa região, nada melhor que expor duas fotografias relacionadas com esta problemática que anualmente arrasa a nossa Serra da Estrela. Uma fotografia mostra-nos um helicópetro a abastecer de água numa zona ingreme e de dificil acesso por meios aéreos o que demonstra a pericia que o piloto teve de fazer para ali abastecer. A outra fotografia mostra-nos um veiculo todo-o-terreno consumido pelas chamas, precisamente uma imagem que nos leva a pensar que afinal os meios de combate aos incêndios não conseguiram actuar em devido tempo. Até ao momento não sei onde vão ser expostas as fotografias,mas, logo que souber colocarei aqui a informação. Já sabem, dia 5 de Maio pelas 21h30 na Casa Municipal da Cultura não faltem à cerimónia de abertura da Artis VI.

01/05/2007

Terá Abramovich paciência para aturar José Mourinho?

em apenas 2 anos consecutivos, José Mourinho perde aquilo que mais queria pelo Chelsea, ganhar a Champions League. A questão que se coloca agora é: até quando Abramovich estará para o aturar?

Dia do trabalhador

memórias
ainda me lembro das provas de atletismo que se organizavam neste dia pelos sindicatos em Seia. Normalmente todos os anos participava. Quando o meu irmão não participava eu ganhava sempre. Era um misto de Carlos Lopes e Obikwelu. Ao fim das corridas lá íamos até à quinta dos castanheiros, junto ao estádio municipal onde almoçávamos e passávamos o resto do dia em convivio com centenas de pessoas que neste dia se juntavam para celebrar o dia do trabalhador.