29/09/2007

M&M´s pagou caro os erros que andou a cometer

Luis Filipe Menezes é o novo presidente do PSD. M&M´s pagou caro os erros que andou a cometer. O seu passado como lider do PSD e a campanha que protagonizou para estas directas foi de tal forma negra que os militantes não lhe perdoaram. Já recordei aqui num post anterior alguns dos erros que M&M´s cometeu ao longo do seu mandato, no entanto devo recordar que a sua participação na festa da Madeira de Jardim terá sido também mais um ponto negativo na sinceridade e credibilidade que um lider deve ter. O ano passado virou as costas a Jardim e não foi ao Pontal este ano como precisava dele lá esteve de corpo e alma a comungar das mesmas patetices de Alberto João. Ora, uma atitude destas é lamentável. Voltando às directas, Luis Filipe Menezes fez uma campanha digna, sem ataques pessoais a ninguém e mostrou seriedade nas suas ideias e convicções para o partido e para o País. Mostrou visão estratégica, foi quase que diariamente "atacado" pelos membros da campanha de M&M´s e pelo próprio que em vez de apresentar propostas válidas para o PSD e para o País se limitou a "atacar" Menezes na esperança que ele desistisse da corrida. Nestas directas não foi só M&M´s que perdeu, perderam também os que se julgavam "donos" do partido Hoje o PSD é um partido que se quer com caras novas, que tenham visão estratégica e empreendedora, que se preocupem com os problemas do País e não apenas pelo "tacho" e pelo "penacho". Estou certo que, com Menezes esta mudança vai acontecer e o PSD vai voltar a estar com as populações e com os seus problemas no terreno e não nas mais belas secretárias de qualquer gabinete neste País.

28/09/2007

Noticias do CineEco

É uma honra para mim fazer parte do juri da juventude do único festival de cinema de ambiente feito em Portugal. O CineEco vai realizar-se em Seia de 22 a 27 de Outubro.
Consulte todos os membros do juri em: www.cineeco.org

www.ruipedro.net

Rui Pedro
Depois da pequenina Maddie, agora a mãe de Rui Pedro, a Dona Filomena de Lousada, também lançou um site para encontrar o filho. Transmitam o endereço, se possível a amigos estrangeiros, para ter a maior divulgação planetária...

Não custa nada e os pais agradecem...
www.ruipedro.net

27/09/2007

As (in)directas

O PSD vai a votos.
Depois de uma campanha pouco dignificante para a imagem do partido, muito por culpa do actual pequeno lider Marques Mendes e dos outros "donos" do partido (Pinto Balsemão, Ferreira Leite, Macário Correia, João Jardim e outros que tais), é caso para dizer que esta "coisa" das directas afinal não é tão boa assim. É que, quando o lider do partido era eleito em congresso por muitas adversidades e pontos de vista diferentes que os candidatos tinham, o impacto na sociedade ao nível da imagem e credibilidade do partido era muito mais preservado e não dava azo a que a opinião pública se manifestasse da forma como agora se manifestou. As directas vieram dar oportunidade a que os militantes de base pudessem escolher o lider através do seu voto, mas por outro lado esta invençao de Marques Mendes (mais uma) e sus muchachos, afinal só veio prejudicar ainda mais a fraca imagem que o partido já tem. Marques Mendes inventou as directas, vejam o resultado, Marques Mendes não liderou bem o processo das eleições para Lisboa, vejam o resultado, Marques Mendes não tem feito oposição ao partido do Governo e vejam os resultados nas sondagens que vão saindo de vez em quando. Afinal, Marques Mendes só tem contribuido para guerrilhas internas no PSD que em nada têm contribuido para um partido unido. Assim de repente não me lembro de nenhuma proposta que ele tenha feito em prol dos Portugueses e do País. E você lembra-se?
Quem não se pode esquecer de tudo isto é Fernando Seara que se tivesse ido pela cantiga de Mendes a esta hora não era Presidente da Câmara de Lisboa e tinha perdido a Presidência da Câmara de Sintra. Esta era só mais uma calinada de Mendes enquanto governante do maior Partido da oposição que graças a ele e sus muchachos o vai continuar a ser por muitos anos...

Hoje é Dia Mundial do Turismo. Na sua região alguém fez alguma coisa para celebrar este dia?

Cerca de 82.500 funcionários ilegais no sector do turismo.
Actualmente, existem perto de 82.500 funcionários ilegais no sector do turismo, segundo denuncia o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria do Norte, no dia em que se assinala o Dia Mundial do Turismo. No Norte do país, os números são elevadíssimos, sendo que «em 320 empresas, que empregam 3.936 trabalhadores, 1.298 eram ilegais e estão sem qualquer protecção social, porque as empresas não procedem aos descontos para a segurança social». Perante estes dados não acham que deveria haver mais inspecções de trabalho mais coercivas, mais penalizadoras, mais rápidas e mais eficazes? É que isto mexe com os bolsos dos portugueses que fazem os seus descontos legalmente...

Já agora...aqui na nossa região da Serra da Estrela que anda sempre a apregoar pelo turismo de qualidade, alguém fez alguma coisa para celebrar este dia?

25/09/2007

O que é que fazia com 80 milhões de euros?

Os custos da nova Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, já contabilizados os acessos, deverão ascender a 80 milhões de euros, o dobro do inicialmente estimado, revelou hoje o reitor do Santuário, Luciano Guerra.

O blogue feito pelos seus leitores

Mosteiro de Santa-Clara-Velha em Coimbra, em fase de recuperação.Por - Paulo Cardoso

24/09/2007

Rosa Brava

Rosa é o seu nome. Brava foi a alcunha que a reportagem da SIC lhe deu há uns meses atrás em Casais de Folgosinho quando a foi ouvir e conversar com os pais com o objectivo de a deixarem ir frequentar a escola em Gouveia. Quem se recorda, concerteza tem presente que a opinião dos pais não era de a deixarem frequentar a escola porque fazia falta nas tarefas do campo. Hoje a SIC voltou a fazer uma reportagem com a Rosa e pelo que nos pudemos aperceber agora já frequenta o 2.º ciclo na Escola de Gouveia contra a vontade da mãe que só a deixou ir porque a GNR não lhe "largava a porta" enquanto que o pai até se mostrou bem contente pela sua filha poder vir a ter uma vida mais de acordo com a sua juventude. Até quando Rosa vai continuar a ir à escola?
Não perca brevemente o video da reportagem aqui no seu blogue.

O blogue feito pelos seus leitores

O leitor Paulo Cardoso enviou esta belissima fotografia da Praia da Costa Nova tirada no Domingo ao final de tarde. Fica aqui a publicação e o meu bem-haja pela colaboração que tem dado ao blogue há já alguns anos.

23/09/2007

Linha editorial vai sofrer alterações

Informo todos os leitores que a linha editorial deste blogue vai sofrer algumas alterações muito brevemente. Aqui neste espaço apenas colocarei artigos de opinião. Para começar esta mudança retirei os videos feitos por mim que agora poderão ser consultados em: http://filmagens.blogspot.com

Caso Maddie. Começou outra vez a campanha da mentira

Testemunhas viram Maddie em Marrocos em Maio.
Imprensa britânica revela testemunhos de duas pessoas diferentes.
Madeleine McCann foi vista em Marraquexe, Marrocos, por duas pessoas diferentes alguns dias após o seu desaparecimento em Maio de um apartamento da Praia da Luz, no Algarve, revelam hoje dois jornais britânicos.
in - Lusa

21/09/2007

Caso Maddie. Quanto vai receber à hora o Bastonário? Vai passar recibos verdes ou fez contrato?

Só há uma explicação para a contratação de mais um advogado mediático, além daquele britânico que tratou da extradição de Pinochet:
Os McCann tomaram conhecimento nos inquéritos a que foram sujeitos de factos mais graves que aqueles que já chegaram ao público. A última da Sky News é que um incinerador de animais do algarve já foi apertado e vai ser interrogado na próxima segunda-feira pela PJ...Tudo indica que a PJ acredita piamente na tese da morte e ocultação de cadáver da menina Madeleine, mas uma questão se coloca...e se o corpo não aparecer?
Não nos podemos esquecer que os McCann ao 2.º dia de estarem em Inglaterra mandaram recado por um dos seus muitos assessores pagos a peso de ouro a dizer "se a Maddie está morta mostrem-nos o corpo".
Já agora. quanto irá receber à hora o Bastonário?
Vai passar recibos verdes ou fez contrato com os McCann?
Esta pergunta merece uma resposta o mais urgente possivel até para não deixar dúvidas se poderá haver aqui uma prática de economia paralela ou mesmo uma fuga aos impostos...ou não!

Salsa "politik" parrilha

O lume estava tranquilamente brando, quase sem chama.
Alguém decide rodar o botão e aumentar a potência do bico do fogão.
Resultado:
"la histerie" total ou "la dévotion au chef", apenas por obrigação,talvez, não sei.
"Case study"? ou...pobreza de espirito?
Talvez "une obrigation". Quiçá.

20/09/2007

Mourinho não vem para a Selecção Portuguesa

The Special One estará a caminho de Portugal para treinar a selecção?
No dia em que Scolari foi suspenso por 4 jogos, terá isto pesado na decisão de José Mourinho em se demitir do Chelsea?

Mourinho ex-treinador do Chelsea avançou numa entrevista à RTP que, nos próximos anos, não pretende treinar nenhum clube português nem orientar a Selecção Nacional. Desta forma está desfeita a dúvida.

Apresentação do CineEco é...em Lisboa

Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia apresenta-se em Lisboa. A organização do Cine’Eco vai promover no próximo dia 26 de Setembro (Quarta-feira), pelas 15 horas nas instalações da EDP, ao Marquês de Pombal, em Lisboa, uma conferência de imprensa de apresentação do XIII Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia. O Cine’Eco, que é o único festival de cinema dedicado à temática ambiental em Portugal, decorrerá em Seia (Serra da Estrela) de 22 a 27 de Outubro e para além da secção competitiva, com mais de meia centena de filmes de todo o mundo, conta com um vasto programa de iniciativas paralelas que na ocasião serão apresentadas. O festival realiza-se em Seia desde 1995, por iniciativa do município local e tem como director técnico o realizador e crítico de cinema Lauro António.

19/09/2007

Deitem sementes de abóbora em Alvalade

Será que ainda ninguém viu que aquele relvado de Alvalade mais parece um campo de cultivo? Por um lado sugiro que lhe deitem sementes de abóbora, por outro tenho receio que não peguem por causa das toupeiras...

Estrela no seu melhor

Bom dia.
Nada melhor que começar o dia com um pouco de humor e ler o ultimo post que foi colocado no blog
www.estrelanoseumelhor.blogspot.com
Infelizmente a realidade não dá assim tanto para rir, daria mais para chorar, mas "como tristezas nao pagam dívidas", aqui fica mais uma pérola das que se encontram sobre a Serra da Estrela.
Cumprimentos
Cova Juliana

Oliveira do Hospital vai comemorar em "Grande" o Dia Mundial da Música

AULAS DE MÚSICA NA RUA! Só mesmo a Escola de Música e a Orquestra Juvenil do CCPOH.
No próximo dia 6 de Outubro, nas principais ruas da Cidade de Oliveira do Hospital, das 9h. da manhã, às 19.30 da tarde, a Escola de Música do Clube de Caça e Pesca, com apoio da sua Orquestra Juvenil, vão sair da sua Sede para dar as aulas aos seus alunos na rua! Cumprindo os horários estipulados para cada aluno ao longo do ano lectivo, cada um dos professores da nossa Escola, irá estar estrategicamente colocado numa rua de Oliveira, à espera dos seus alunos com todo o material pedagógico preparado para dar as suas aulas. Assim, os professores irão, preferencialmente, ocupar a zona do Jardim central, as Tileiras da Igreja, e a famosa Rua do Colégio, que neste momento tem um excelente picadeiro para se poder montar os instrumentos musicais.
Porquê esta actividade?!
Para se comemorar o Dia Mundial da Música, celebrado a 1 de Outubro, mas que por ser este ano a uma Segunda-feira, nós transferimos para o dia 6 de Outubro. Para nós não é uma actividade inédita porque já o fizemos em 2005. Na altura foi um sucesso. Por isso, achamos que este ano vai voltar a ser bonito. Se tudo correr bem, para além das aulas, a Orquestra fará um espectáculo/ensaio às 11.30h na rua do Colégio, em frente ao Crédito Agrícola. Esperamos também a presença do grupo dos Cavaquinhos do CCPOH "Os Ramboias" :) Os nossos pequenitos da "Música a Brincar" irão também mostrar as suas capacidades musicais! Alunos mais velhos da Escola de Música irão andar pelas ruas da cidade a tocar e a encantar. Aproveitamos também para convidar todos os antigos alunos da Escola para se juntarem à nossa Festa. Apareçam, tragam os instrumentos e todos juntos vamos animar Oliveira do Hospital. Agora, só falta pedir para que não chova. Se assim acontecer, teremos que ficar só pela intenção e voltar à velha "cadeia", (sede da Escola de Música), para dar as nossas aulas como um Sábado normal com muita música e alegria como é costume.
Até lá, Saudações musicais

17/09/2007

Em tom de vermelho porque hoje joga o BENFICA

Como já vem sendo hábito, cada vez que o Benfica joga para a Champions League este blogue como se de uma superstição se tratasse fica vermelho e cada vez que isso acontece o Glorioso consegue bons resultados. Em Milão frente ao AC actual campeão Europeu, um bom resultado será o empate enquanto que um excelente resultado será a vitória. Vamos todos torcer para que uma destas opções seja possivel.
FORÇA BENFICA, PORTUGAL ESTÁ CONTIGO.

16/09/2007

Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia

RESULTADOS DA 1.ª FASE DE INGRESSO
Gestão Hoteleira - 44 vagas iniciais - colocados 38
Informática para o Turismo - 20 vagas iniciais - colocados 4
Turismo e Lazer - 40 vagas iniciais - colocados 24

* Estas licenciaturas são organizadas de acordo com os principios decorrentes do processo de Bolonha.
* Quem não entrou na 1.ª fase pode ainda ser colocado na 2.ª uma vez que faltam preencher 38 vagas.
* Na 1.ª fase foram colocados 66 novos alunos

15/09/2007

Presidente da República inaugurou Unidade de Cuidados Continuados em Tábua

Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva deslocou-se hoje a Tábua para inaugurar oficialmente a Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia daquela localidade.
Eram cerca das 12 horas quando uma multidão recebeu com enorme ovação a maior figura do Estado. Seguiu-se o Hino Nacional e a visita às instalações só para convidados e jornalistas devidamente credenciados.

A nova unidade de cuidados continuados tem capacidade para 72 camas, a unidade de saúde está preparada para disponibilizar cuidados de média e longa duração. Para já, está previsto um acordo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro para 26 camas sendo que o provedor revelou que existe já um acordo com a ARS do Centro, no sentido de serem concedidos apoios para a utilização de 26 camas da instituição. Mas estes acordos “são naturalmente insuficientes, uma vez que estamos a falar de uma percentagem abaixo dos cinquenta por cento”. Ferreira Marques afirmou ainda que a instituição vai tentar aumentar este valor.“Temos que trabalhar para preencher aquele vazio e rentabilizar o equipamento de investimento privado da Santa Casa da Misericórdia, que tem que ser pago às instituições bancárias que apostaram em nós”, esclareceu.

Para o Provedor, este novo hospital de cuidados continuados “é um salto qualitativo importantíssimo na prestação de cuidados às pessoas idosas ou dependentes, para quem se destina a rede de cuidados continuados”, disse o presidente daquela entidade, João Pimentel. A infra-estrutura, com dez mil metros quadrados de área, além de 72 camas, dispõe de fisioterapia e reabilitação, com ginásio, SPA e piscina. A remodelação total do antigo edifício custou cerca de quatro milhões de euros, tendo sido comparticipado em 500 mil euros pelo programa comunitário Saúde XXI. A construção transformou por completo todo o edifício, ficando apenas as paredes exteriores com a mesma traça do antigo Hospital de Tábua.

Terminados os discursos oficiais proferidos pelo Provedor da Misericórdia, seguido do Presidente da Câmara e findados pelo Sr. Presidente da República, seguiu-se um almoço ao ar livre para toda a população, sendo que durante toda a tarde, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas daquela região tiveram a seu cargo a animação.

Apesar da inauguração da Unidade de Cuidados Continuados ter sido a nota dominante no discurso do Sr. Presidente da República, Cavaco Silva aproveitou a oportunidade para entre outras declarações voltar a reafirmar que "com o melhoramento dos cuidados de saúde a nossa população tem hoje níveis de longevidade bastante maiores o que é bom, no entanto não deixou de lembrar que é necessário apostar também em politicas de natalidade para evitar que daqui a 50 anos sejamos apenas 7 milhões de habitantes, conforme há estudos que o referem".

À margem da inauguração desta Unidade, o Presidente da República, Cavaco Silva, desvalorizou em Tábua, as críticas ao novo Código de Processo Penal (CPP), que hoje entrou em vigor, afirmando não ter encontrado razões para não o promulgar

14/09/2007

Curso: Dinamizadores da Economia Turistica. INSCRIÇÕES ABERTAS

Duração do curso: 190 horas;
Horário: pós-laboral (3h/dia);
Local de realização: SEIA - NERGA; Guarda - ACG; Covilhã - AECBP;
Destinatários: activos empregados;
Observações: Os cursos são financiados pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português; Os formandos terão direito a subsidio de refeição;
Inicio previsto: 24 de Setembro

Objectivos especificos da formação:
Pretende-se desenvolver as competências especificas de técnicos com responsabilidades no desenvolvimento económico dos concelhos, dotando-os de conhecimentos necessários à dinamização da actividade empresarial sustentada nos recursos turisticos inerentes, de forma a:


1) Promover a comunicação, iniciativa, mediação, concertação e participação mobilizadoras do desenvolvimento local de base empresarial;
2) Desenvolver estruturas técnicas adaptadas à promoção e apoio ao desenvolvimento empresarial de base local, com ênfase na utilização de novas tecnologias e na mobilização de recursos individuais e colectivos, nomeadamente os de carácter público;
3) Apoiar os agentes empresariais locais ao nivel do diagnóstico de oportunidades, formulação de planos de negócio e implementação de medidas de investimento e de estrturação empresarial;
4) Acompanhar e apoiar a consolidação dos projectos desenvolvidos no âmbito da AIBT, conferindo-lhes sustentabilidade e perspectivas de crescimento futuro.


Conteudos programáticos:

1. Desenvolvimento local e regional (15 horas)
2. Recursos turisticos e seu aproveitamento económico local (9 horas)
3. Recursos florestais e sua ligação com o desenvolvimento turistio local (9 horas)
4. Gestão e planeamento turistico (12 horas)
5. Gestão ambiental (6 horas)
6. Inovação cientifica e tecnológica (9 horas)
7. Análises e estudos de mercado (24 horas)
8. Enquadramento legal de constituição de empresas (12 horas)
9. Elaboração e análise de planos de negócio (30 horas)
10. Sistemas de financiamento (12 horas)
11. Politicas e programas de apoio (14 horas)
12. Técnicas de comunicação (18 horas)


COMO FAZER A SUA INSCRIÇÃO:
SEIA - NERGA (edificio ao lado dos correios)
Guarda - Associação Comercial da Guarda
Covilhã - Associação Empresarial da Covilhã

Anuncio da CGD

Quem sai do seu país, como eu e você, tem que se adaptar a muitas coisas novas. Incluindo a lingua. Eu tive que aprender que aeromoça é hospedeira. E cadarço é atacador. Aprendi que açougue é talho. Trem é comboio. E torcida é uma claque. E pimbolim é matraquilhos. E que sérvio... Ah, sérvio é fácil, sérvio encaixa um nos queixos.
Filipão 12/09/2007
enviado pelo leitor Pedro Nuno Silva

Gouveia vai ter Museu da miniatura automóvel

Este espaço será inagurado no dia 29 de Setembro.
O Clube Escape Livre desenvolveu vários contactos para a região da Guarda criar o Museu da Miniatura Automóvel. A proposta foi muito bem recebida em Gouveia que no próximo dia 29 de Setembro inaugura este importante espaço. A Câmara de Gouveia recuperou um imóvel junto às suas instalações que vai albergar mais de 3000 miniaturas. Para além da colecção particular de Fernando Taborda o Museu abrirá com uma exposição temporária dedicada aos modelos da Land Rover da responsabilidade de José Almeida, coleccionador com raízes na região, para aí instalar em exclusivo o Museu da Miniatura Automóvel. Foi em 2004 que o Clube Escape Livre tomou conhecimento da colecção de miniaturas de Fernando Taborda e o seu desejo de as disponibilizar ao público. “Aceitámos o desafio de com esta colecção e outras criar um Museu dedicado à miniatura automóvel na região da Guarda”, recorda Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre. E acrescenta: “Estabelecemos vários contactos e demonstrámos a mais valia que um equipamento deste género pode ter no turismo da região. A visão estratégica do Dr. Álvaro Amaro permitiu que o Museu fosse para Gouveia”. Outras diligências permitiram associar também o Automóvel Club de Portugal e entre todas as entidades foi assinado, no Verão de 2006, um Protocolo que previa a inauguração do Museu para este ano. Concentração Histórica Land Rover O dia de inauguração do Museu irá ficar marcado por diversas iniciativas entre elas a concentração histórica Land Rover que o Clube Escape Livre organiza para os modelos mais antigos da Land Rover. A concentração inclui no Sábado a exposição ao público dos modelos dos participantes e no Domingo um passeio na Serra da Estrela. Conferências de Gouveia… com Escape Livre O Clube Escape Livre para além de estar por trás do nascimento do Museu vai colaborar com a Câmara na divulgação do espaço e na promoção do Museu. Iniciam-se assim as “Conferências de Gouveia… com Escape Livre”, a primeira marcada para a tarde do dia 29 de Setembro, data da inauguração do Museu. O tema da conferência é “Contributos para uma segurança rodoviária” e tem o alto patrocínio da BP Portugal, uma companhia responsável e preocupada com a comunidade onde se insere. As intervenções vão estar a cargo dos mais altos responsáveis do Automóvel Club de Portugal (ACP), Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP) e Prevenção Rodoviária Portuguesa (PRP) e a moderação será feita pelo Clube Escape Livre. De três em três meses as “Conferências de Gouveia… com Escape Livre” propõem-se tratar temas de alguma forma relacionados com o mundo automóvel. Trazer a Gouveia nomes conhecidos para os debater e suscitar a presença de público é o objectivo.

Mais informações através do telef: 271 205 285
ou e-mail escapelivre@netvisao.pt.

13/09/2007

Contact-Center vai criar 200 postos de trabalho em Seia

A AUTARQUIA DE SEIA está a trabalhar bem no combate ao desemprego na região.
Pode dizer-se que afinal o 13 é um número de sorte. A EDP anunciou a abertura, em Seia, de um "contact-center", que irá criar mais de duzentos postos de trabalho, tendo assinado hoje com a Câmara Municipal local um protocolo nesse sentido. Com a instalação do segundo centro nacional de contactos telefónicos da empresa - o primeiro funciona desde 2001 em Odivelas -, a EDP Soluções Comerciais criar entre 150 a 200 posições de atendimento, o que equivalerá a entre 200 e 250 empregos directos. O investimento na nova estrutura, que funcionará nas instalações da subestação de Seia, em Quintela, deverá rondar os dois milhões de euros, com o serviço a entrar em funcionamento em Janeiro de 2008, segundo o responsável da EDP Soluções Comerciais Jorge Morais. Atender uma média de quatro milhões de clientes por ano é um dos objectivos traçados. A escolha de Seia para a localização deste "contact center" deve-se, segundo o mesmo responsável, "à relação histórica" da empresa com Seia e à existência de instalações adequadas à instalação de um equipamento "de última geração". Para o presidente da Câmara Municipal de Seia, Eduardo Brito, este é "um investimento importantíssimo, pois não só permite a criação de muitos postos de trabalho, como é um projecto num novo sector, a área das novas tecnologias", de que o concelho necessita. Eduardo Brito referiu, por outro lado, a importância, ao "nível psicológico, deste investimento, numa região que sofreu recentemente uma depressão na área do emprego, com o encerramento de diversas unidades industriais ligadas ao sector têxtil", o sector que mais empregos oferecia na região. Com a assinatura do protocolo, a autarquia compromete-se, nomeadamente, a facilitar a concretização do projecto, designadamente através da isenção de impostos (como o IMT-Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis e o IMI-Imposto Municipal sobre Imóveis), isenção de projecto e licença municipal, bem como realização de obras de pavimentação e arranjos paisagísticos na área envolvente e a sua manutenção nos próximos dez anos. Para Jorge Morais, a criação deste "contact center" é considerado "fundamental, para reduzir o risco operacional e assegurar o atendimento em caso de inoperacionalidade" do primeiro. O responsável da empresa adiantou que é cada vez maior a procura do canal telefónico por parte dos clientes. "De um total de 12 milhões de contactos registados anualmente [entre os clientes e a EDP], cerca de 10 milhões são feitos telefonicamente", disse.
JYM.
Lusa

Governo dá computadores portáteis

Ontem, enquanto ouvia as noticias sobre a abertura oficial das aulas e mais propriamente sobre a "comandita" do Governo que esteve presente em várias escolas a dar computadores, não me pude deixar de aperceber do comentário que um desses alunos contemplados produziu.
O jornalista pergunta-lhe:
Então estás contente por teres vindo á escola buscar o teu computador?
O aluno:
Eh pá nem por isso. Tive de regressar 2 dias mais cedo das minhas férias em Espanha.

Ora, um miudo que teve de interromper as suas férias em Espanha para vir receber o computador, será um aluno necessitado? Gostava de ver o IRS dos pais dele.


Resultados do questionário

Definitivamente o Caso Maddie está na agenda dos cidadãos Portugueses. Por muito que se diga que já estamos fartos deste caso o que é certo é que há cada vez mais pessoas interessadas nele e mais propriamente ansiosas por uma conclusão final. No questionário que coloquei aqui no blogue com a pergunta "os gémeos devem ser retirados aos McCann?" uma vez mais e apenas em 4 dias de duração da votação registou-se uma adesão nunca vista. O número total de votos em apenas 4 dias foi de 134. Destes, 98 pessoas votaram SIM o que faz 73%, enquanto que apenas 36 votaram NÃO perfazendo 27%. Parece-me evidente que os McCann já não são hoje vistos pela sociedade da mesma maneira que eram em Maio, mês do desaparecimento da menina. A opinião pública com estes "sinais" que se vão recolhendo demonstra claramente que está ao lado da Policia Judiciária e acredita no seu trabalho, servindo mesmo neste período actual da investigação como a única esperança que ainda resta para se saber a verdade sobre o caso Maddie. Portugal acredita cada vez mais na policia judiciária e acredita cada vez menos nos McCann.

Algo os vai unir. O que será?

O que terão em comum o Meteorologista Anthimio de Azevedo, o Escritor Fernando DaCosta, a Actriz Rita Ribeiro e o Actor Pedro Górgia? Saiba toda a informação sobre este "caso" brevemente aqui no seu blogue.

12/09/2007

Vergonha nacional

O Brasileiro Luiz Filipe Scolari voltou a errar nos 11 que colocou em campo frente à Sérvia, voltou a errar nas substituições, voltou a comprometer o acesso da equipe Portuguesa e voltou a empatar. Por fim agrediu um jogador Sérvio. Como se tudo isto não bastasse na entrevista no final de jogo, Luis Baila questionou-o porque é que na 2.ª parte Portugal teve um rendimento inferior sendo que a resposta de Scolari foi "porque a Sérvia tem mais qualidade". Scolari fez tudo o que não deveria ter feito. Está na hora de rumar ao Brasil e de ficar por lá de uma vez por todas, ou então que vá treinar a Sérvia sempre tem mais qualidade que Portugal.
Basta!!!

All Blacks por favor não nos "esmaguem"

A selecção nacional de Rugby vai fazer o seu 2.º jogo no campeonato do mundo frente aos All Blacks. A selecção mais profissional do Mundo vai ter pela frente a única selecção amadora presente no torneio, o que por si só já é um feito, no entanto o treinador dos Blacks já veio dizer que promete jogar com um 15 renovado e que vai jogar macio. Será que Portugal vai conseguir fazer pelo menos 1 ensaio? Se o concretizar já é uma vitória mesmo que perca por mais de 100 de diferença.
O confronto entre Portugal e a Nova Zelândia, do Grupo C, está agendado para o dia 15 de Setembro
(12:00 portuguesas), no Estádio Gerland, em Lyon.

11/09/2007

Caso Maddie. Gémeos podem estar em situação de risco

Na foto: os 3 irmãos Mccann, muito bonitos e felizes
Muito sinceramente considero que os gémeos McCann se encontram em situação de risco. Digo isto porque quem segue atentamente este caso começa a ler e a ouvir cada vez mais os jornalistas que se encontram na pequena vila de Rothley e os próprios jornais Ingleses dizer que a policia Inglesa teme que a população se possa revoltar contra a família McCann e até possa vir a praticar actos de vandalismo á habitação onde se encontram. Por tudo e também por isto digo que os gémeos não deveriam estar ali naquela casa. Eles mais do que niguém precisam de paz e de ter uma vida tranquila até porque na idade deles concerteza sentem muito a falta da irmã que brincava com eles todos os dias.

Acessos de todo o mundo ao meu blogue fazem registar autênticos records de "page loads" por dia.
O Stat Counter é o programa mais eficaz de análise de acessos aos blogues. No dia de ontem (3.ª feira) talvez devido ao realce que tenho dado ao Caso Maddie o meu blogue bateu todos os records de acesso diários, record nunca alcançado em 5 anos de existência. O record está agora nos 895 acessos/dia.

Caso Madie. Serviços Sociais vão visitar os McCann nos próximos dias

Ao que se sabe através da imprensa britãnica, elementos dos serviços sociais de Leicestershire deverão visitar o casal McCann nos próximos dias para averiguar se os seus dois filhos gémeos, Sean e Amelie, estão a ser tratados devidamente. As autoridades deverão ainda, segundo o Daily Telegraph, avaliar se os acontecimentos dos últimos quatro meses causaram algum tipo de trauma nas crianças de dois anos. De acordo com a publicação, os serviços sociais afirmaram que estão obrigados a investigar todos os casos em que os progenitores são suspeitos de terem maltratado os seus filhos. Esta obrigação impõem-se tanto nos casos em que a suspeita recai sobre actos praticados dentro do Reino Unido, como fora deste território. É adiantado mesmo que existe a possibilidade das crianças serem retiradas ao casal se este for acusado ou forçado a permanecer fora do país durante períodos longos. O Telegraph apontou ainda que Kate McCann se sente «aterrorizada» perante a possibilidade de vir a perder as duas crianças.

Caso Maddie. Os comentários continuam a chegar a cada dia que passa

Este chegou ontem e encontra-se no post com o titulo:
Os pais de Madie terão tido uma atitude de abandon...":
presume-se que todos são inocentes até haver provas do contrário, mas será justo denegrir a imagem de um pais, de um povo, de uma policia e sobretudo do nosso sistema judicial? Será justo termos que ser comparados a um país dos indios, como certa imprensa britanica disse? As pessoas não acham isto estranho? O sr. Moita Flores infelizmente diz a verdade e abre-nos os olhos isso sim. Que deus tenha piedade de nós que ouvimos falar mal do nosso país, e o deles? Não desaparecem crianças? E encontram todas as crianças? Então porquê este ataque cerrado ao nosso Paí­s? Um ataque a um paí­s livre, independente e que é uma republica, e com isto digo tudo.

Caso Maddie. Ontem foi um dia de grande audiência

Ontem foi um dia em que o meu blogue registou centenas de visitas, muito em parte devido ao caso da pequena Madie. Os comentários a posts anteriores relacionados com este assunto, continuam a chegar a cada dia que passa e á medida que o caso vai ganhando contornos cada vez mais esclarecedores. A julgar pelo número de acessos até ás 9h30 do dia de hoje, muito provavelmente este número dos 513 acessos de ontem vai ser largamente superado.

10/09/2007

Comparações entre Portugal e Espanha - II

Continuando com as comparações entre os dois países, chegou agora a vez de comparar a Serra de Pena de Francia e a Serra da Estrela. Ambas se encontram completamente desarborizadas onde ressaltam à vista largos quilómetros de rochas e onde no Inverno também neva nas duas. Contudo, apesar das semelhanças nestes aspectos entre as duas Serras citadas não pude deixar de reparar que na Serra de Espanha, enquanto subia, encontrei dezenas de cabras montês e veados que por ali foram "lançados" e por ali embelezam aqueles imensos rochedos atraiando turistas que ali se vão entretendo a tirar umas fotografias àqueles animais. Na Serra da Estrela podia fazer-se o mesmo.Outro dos aspectos que não pude deixar de reparar foi a informação sobre os sitios onde nos encontrávamos e outros a visitar na Pena de Francia. Qualquer turista que goste de fazer caminhadas no meio do ambiente encontrava naquelas "casotas" toda a informação com os trilhos a percorrer, bem como os locais onde se podem observar determinadas aves que também ali foram "lançadas" e embelezam aquela Serra. Também os parques de merendas se encontram devidamente "equipados" para quem queira fazer ali uns assados ao ar livre. Conforme se pode ver na imagem as zonas dos grelhados são pequenas casas rusticas que têm lá dentro 4 zonas de assadouros. As casas por si já são bonitas e acabam por se inserir num ambiente agradável mas acabam também por ser bastante úteis nomeadamente por terem telhado o que, mesmo se o tempo não estiver bom, não é por isso que não se pode ali deixar de fazer os nossos grelhados.Pergunto porque é que a Serra da Estrela também não investe neste género de exemplos que vos acabei de dar? Seriam com toda a certeza uma mais valia para a Serra e para a região.

09/09/2007

Alguns comentários ao Caso Madie McCann

Os comentários dos leitores ao longo destes meses de investigação também nos ajuda a perceber como é que os portugueses têm encarado este caso desde o inicio. Repesco aqui alguns bastante interessantes.
O Micróbio II disse...
Entretanto de Inglaterra surgem notícias de desprezo pela competência dos nossos agentes... como se por terras de sua majestade nunca tal tivesse acontecido! Mas, o que importa no meio disto tudo e sem querer provar nada, é que a Madeleine apareça o mais cedo possível e que não deixem impune quem cometeu tal barbaridade!
Terça-feira, 08 Maio, 2007
Luis Silva disse...
O que eu acho é que o retrato robot do suspeito já deveria ter sido tornado público.
Terça-feira, 08 Maio, 2007
Anónimo disse...
Neste momento em que já passaram alguns dias sobre o desaparecimento da criança, o núcleo da operação responsável pela investigação do caso, deve colocar na opinião pública, não s+o o retrato robot como todas as suspeitas que possam ser relevantes para a sociaedade civil poder colaborar ainda mais. Sabe-se que o potencial raptor vestia umas calças beges ou brancas e um blusão azul e que aparentava ter 40 anos, moreno e cabelo comprido só atrás. Isto não chega para a opinião pública. Queria deixar só mais uma questão. A PJ e todos os que fazem parte desta investigação não procura só a uma pessoa, mas sim pelo menos duas, a menina e o potencial raptor, daí ser mais fácil identificar um adulto do que uma criança de quase 4 anos que nessa idade ainda é muito parecida com outras meninas de 4 anos e daí ser mais dificil a sua localização. Policia deste país, mandem mais informações cá para fora. Os dias passam, o desespero aumenta, logo há que jogar com todos os dados e mais alguns.

Micróbio II disse...
Estas questões já deviam ter tido resposta há muito tempo... mas toda a gente está com medo de se tornar insensível e de colocar os pais de Maddie em cheque! Entretanto vão fazendo viagens... e mais não digo para não criar susceptibilidades!
Sexta-feira, 01 Junho, 2007
Anónimo disse...
1 - O que faziam as crianças às 19 horas fechadas no quarto, quando o sol ainda raiava em pleno solo algarvio?
2 - Como é que é possivel um resort de luxo não ter as cameras de video ligadas?
3 - Mesmo sem cameras de video ligadas, onde estava o recepcionista do hotel?
4 - E se Robert Murat nada tiver a ver com o caso?
5 - Quem é que já enriqueceu com o desaparecimento de Madeleine?Gostava que estas questões pudessem ser debatidas.Um abraço e bons posts.
Sexta-feira, 01 Junho, 2007
Anónimo disse...
so acho que se fosse uma crianca de familia portuguesa . a familia ja tinha sido detida e se calhar acusada.isti so levou a render um negocio.com tanta miseria e familias que os filhos desapareceram e ainda nao apareceram . a ate ao momento nao tem quakquer apoio .
Quarta-feira, 22 Agosto, 2007
Anónimo disse...
CONCORDO PLENAMENTE, PARA MIM AS CRIANÇAS DORMIAM PORQUE ESTAVAM SEDADAS, E PARA MIM A POBRE MENINA NAO AGUENTOU COM A DOSE
Quinta-feira, 30 Agosto, 2007
Anónimo disse...
é claro que abandonaram, e atitudes deles é muito estranha, e eu concordo com Moita Flores, a chave está naquele apartamento. e eles sabem mais do que ninguem o que aconteceu.
Quinta-feira, 30 Agosto, 2007
Anónimo disse...
Sou mãe e este caso perturbou-me tanto como a milhares de pessoas, um acidente acontece a qualquer um, mas...e as lágrimas? será que é assim que os ingleses sofrem? e porque é que os benditos cães não foram à igreja? Acredito na nossa policia,e cá para mim, eles já tinham feito as análises cá e as que foram para Inglaterra foram para não dizerem que tinham sido forjadas...somos mas não somos estúpidos. Parabéns à nossa policia.
Sábado, 08 Setembro, 2007
Anónimo disse...
Agora que a Poliçia está andar com o caso,é que eles se preocupam com os gémeos,e vão para Inglaterra.Para mim são eles os culpados,ao menos podiam deitar uma lágrima a partida ja que nem uma deitaram por causa da filha
Anónimo disse...
Concordo plenamente, aliás tive a mesma leitura da notícia...como certamente muitos outros (as) a terão... Uma questão...será que os supostos raptores não vêm notícias? E escolheriam uma bela tarde de verão para se "refastelarem" numa esplanada? (era bom que assim fosse)Não acredito...Conspirando um pouco mais...porque razão o (grande) fundo não é canalizado para apoiar a investigação doando, por ex., verbas ás forças de segurança e investigação?! em vez de investirem em viagens e publicidade?!
Sábado, 04 Agosto, 2007
Anónimo disse...
eu desd o principio do caso, k nuncaf ui mt cm a cara da mae da miuda ( kate mccann)... a minh teoria e a seguinte: na noite do suposto rapto da menina, a mae e a filha desentenderam-s, a mae deu-lh uma bofetada e acidentalmente terá morto a menina, isso xplica as manchas de sangue no kuarto! Os pais desesperados , lá decidiram livrar-s do corpo atirando-o ao mar... um pouco depois marcaram um jantar cm os amigos para terem um excelente alibi (para evitarem de serem suspeitos uma vez k os amigos podiam testemunhr keles estavao km eles na hora do "rapto"), e depois a mae foi verificar como tavam os gemeos e quand voltou, aproveitou e diss k lhe levarm a menina! Ligaram pra policia e est caso veio a considerar-se um possivel rapto... contudo nos ultimos dias, descobriram-se novas pistas, pistas exas k desta vez os pais sao suspeitos, apesar deles se mostrarem calmos com o caso, ixo e so faxada... kuanto ao Murat, esse homem pode ser cumplice do casal Mccann, pode te-los ajudado a desaparecer o corpo! À pala dist o casal ainda ja vez numerosas viagens pelo mundo, de graça!!Ist e so uma teoria... mas se daki a uns tempos, esta teoria se revelar certa... nós estamos prestes a assistir pela primeira vez nas noxas vidas, ao maior escandalo dos ultimos tempos!!!É uma bomba k ta prestes a rebentar... so tenh pena e kist tenh acontecido no noxo pais... mas o casal Mccann vai pagar mt karo por este krime... eles ate podem ter morto a menina sem kerer ms n deviam ter escondido ixo da autoridades! A policia afirma estarem mt perto da verdade (apesar de ser kriticada pelos paises de fora)e eu vou torcer para keles decubram a verdade! O mundo esta sensibilizado cm est caso (por enkuant) kuand se descobrir a verdade e os Mccann regressarem a inglaterra para serem julgados, hao-de ser apedrejados na rua que se vao lixar!Lembrem-se do caso da Joana, a mae chorava e desmentia tudo ao principio ms no final foi ela a culpada pela morte da filha!!!As vezes os criminosos podem ser akelas pexoas k menos esperamos, ms no fim acaba tud por bater certo!
O Micróbio II disse...
Obviamente que sim... os pais são culpados no âmbito da sua responsabilidade familiar. E essa questão que levantas é muito pertinente: "a que horas jantaram os miúdos?"Quanto à imprensa britânica, não ligues... nós conhecemos bem a qualidade das páginas dos pasquins britânicos. De realçar que essa mesma imprensa que agora os critica tem já na sua consciência a culpabilidade de uma morte, apesar de continuar a investir na sua inocência: a princesa Diana. É caso para se dizer que os jornais britânicos nem para "limpar o rabinho" servem....

Caso Madie. Muita tinta tem corrido

Coloco aqui alguns textos que tenho publicado desde o dia 8 de Abril sobre o desaparecimento da menina Madie. Penso que dá para termos uma noção das "voltas" que o caso deu. Uma coisa é certa, hoje a linha de investigação é bastante diferente do que era há 2 e 3 meses atrás como podem facilmente aperceber-se.

2007/05/08
Madeleine terá sido vista em Nelas?
Pelos vistos a noticia do noticiário das 18h da radio comercial que a menina Madeleine McCann, teria sido vista na companhia de um casal num supermercado em Nelas, é totalmente falsa. A SIC, no jornal das 20h avançou com o desmentido, dizendo que se tratava de um casal holandês que passeava com a sua filha. Recorde-se que a menina de três anos, desapareceu de um aldeamento turístico da Praia da Luz, Lagos, na noite de quinta-feira enquanto os pais jantavam num restaurante nas imediações com amigos e familiares. No quinto dia de buscas estão no terreno cerca de 180 agentes da Polícia Judiciária, 60 militares da GNR e bombeiros e cerca de 20 populares voluntários a investigar o caso. Apesar dos esforços policiais e populares, desconhece-se o paradeiro da criança, que celebra quatro anos no dia 12 de Maio.
Se viu esta menina, contacte 282 405 400
If you saw this girl, contact 00 351 282 405 400

2007/05/09
Madeleine McCann
Neste caso onde imperam tantas dúvidas não posso deixar de considerar porque razão a PJ tem 180 agentes no Algarve, mais os tais especialistas ingleses e a armada toda da GNR que teimam manter-se naquele local? Perante tais factos isto só me faz acreditar que a PJ sabe que a menina está por ali, caso contrário não se justificavam tantos meios na praia da Luz. Eu ainda acredito nas nossas policias...apesar de achar que o retrato robot já deveria ter sido divulgado, esteja feito de frente ou de costas.
2007/05/14
Caso Maddie
Forensic detectives sealed off Casa Liliana in Praia da Luz, where a British man lives with his mother. He was taken to a local police station for questioning.It is understood that they are yet to find anything, although police sources said several items had been taken away for examination.
A PJ tem sob custódia três suspeitos do rapto da pequena Madeleine. O principal suspeito, Robert Murat, é proprietário da casa que tem sido revistada pela polícia ao longo do dia. As buscas de hoje resultaram de uma denúncia de uma jornalista britânica, Gaynor de Jesus, do Sunday Mirror, que estranhou o comportamento demasiado prestável do homem durante os primeiros dias de investigação. De acordo com a repórter, o dono da casa quando se referia às buscas dizia sempre que «já era tarde de mais ou que Madeleine já estaria em Espanha». O jornalista estranhou também o seu envolvimento exagerado no caso: «ele disse-me que tinha mulher e uma filha de quatro de anos e que estava um pouco abalado porque Madeleine lhe fazia lembrar da sua própria filha». Segundo a SkyNews, Murat teve uma brincadeira algo dúbia ao afirmar que se tinha tornado o primeiro suspeito do desaparecimento de Madeleine. Gaynor de Jesus contou que o indivíduo se apresentava como porta-voz da família McCann, o que não correspondia à verdade. «Estranhei que ele não falasse muito da menina, mas sobretudo do que a polícia andava a fazer e do andamento da investigação». A mãe do indivíduo montou há dias uma banca de recolha de depoimentos sobre o desaparecimento da menina de quatro anos, com o argumento de que pretendia recolher testemunhos de pessoas que, por qualquer razão, tivessem medo de contactar com as autoridades.
2007/05/14
2007/05/31
Os pais de Madie terão tido uma atitude de abandono em relação aos filhos?
Segundo a lei da protecção de crianças e jovens em perigo no Diário da República - I série A - na página 6117:2 — Considera-se que a criança ou o jovem está emperigo quando, designadamente, se encontra numa dasseguintes situações:
a) Está abandonada ou vive entregue a si própria;
b) Sofre maus tratos físicos ou psíquicos ou é vítima de abusos sexuais;
c) Não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
d) É obrigada a actividades ou trabalhos excessivosou inadequados à sua idade, dignidade e situaçãopessoal ou prejudiciais à sua formação oudesenvolvimento;
e) Está sujeita, de forma directa ou indirecta, acomportamentos que afectem gravemente a suasegurança ou o seu equilíbrio emocional;
f) Assume comportamentos ou se entrega a actividadesou consumos que afectem gravementea sua saúde, segurança, formação, educação oudesenvolvimento sem que os pais, o representantelegal ou quem tenha a guarda de factose lhes oponham de modo adequado a removeressa situação.

1-Relativamente ao caso Madie, os pais terão ou não deixado a(s) criança(s) abandonada(s) no quarto do hotel e entregue(s) a si própria(s)?
2 - O comportamento dos pais terá de forma directa ou indirecta afectado gravemente a sua segurança? 3 - Até que ponto os pais de Madie podem ser acusados de negligência à luz da lei de protecção de crianças e jovens em perigo? 4 - Terá sido ou não, uma atitude negligente deixar 2 filhos de 2 anos de idade e uma filha de 4 anos de idade sozinhos num quarto de hotel enquanto tranquilamente jantavam fora da unidade hoteleira? São questões que podem muito bem ser levantadas e debatidas à luz da lei portuguesa.
2007/08/01
Caso Madeleine McCann está cada vez mais estranho
Começo a pensar que tudo isto é uma grande intrujice...
Sabe-se hoje pela imprensa que "Uma empregada de um café na Bélgica garante ser Madeleine McCann a criança que viu no estabelecimento no passado sábado e a quem serviu uma garrafa de leite. A criança estava acompanhada por uma mulher de cerca de 25 anos e por um homem aparentando 40 anos. A empregada e um cliente, um psicólogo infantil, comentaram a semelhança da criança com Madeleine e o comportamento suspeito dos adultos, depois de os três terem abandonado a esplanada de carro, tendo avisado as autoridades de seguida. A descrição do homem que acompanhava a criança já foi divulgada pelas autoridades belgas, que também ficaram com a garrafa de leite que a criança bebeu."
Eu espero que todos estes relatos não estejam a acontecer apenas como manobras para manter a esperança e as buscas da criança. É que não faz sentido nenhum alguém vir dizer que viu a menina que lhe serviu uma bebida, que um cliente também terá comentado que era Madeleine e nada fizessem para os deter ali na hora. Eu pergunto a qualquer um de vós que leêm este post se estivessem numa situação em que vissem a miuda numa esplanada se não arranjariam maneira de ali actuar logo e impedir que as pessoas que estivessem com ela não arredassem pé até vir a policia? Ou também os deixavam ir embora e só depois é que ligavam para as autoridades? Tudo isto parece muito estranho e eu não quero acreditar que nos andem a atirar areia para os olhos...

2007/08/11
A que horas jantaram os meninos?
Já passaram 100 dias desde que Madeleine Mccann "desapareceu" como uma nuvem na praia da Luz. Os principais responsáveis pelo desaparecimento da menina, evidentemente são os pais, até agora os 2 únicos culpados. Digo culpados porque cometeram um acto bárbaro que foi deixar crianças inocentes e indefesas, duas crianças de 2 anos de idade e uma outra que na altura tinha 3 (Madeleine), sózinhos num quarto num país que não é o deles, enquanto alegremente foram jantar num outro edificio fora do aldeamento onde estavam hospedados. Isto é de doidos e à luz da lei da protecção de crianças e jovens estamos perante um acto com pena prevista na constituição. Por tudo isto, para mim sempre houve 2 culpados desde a primeira hora. A imprensa britânica, tirânica e impiedosa como sempre não quer aceitar que pessoas inglesas possam estar por trás deste crime, culpando diariamente a imprensa portuguesa de culpar os McCann e acusando a PJ de má condução dos destinos da investigação, acusações caluniosas essas que mais tarde também terão obviamente de ser processados os seus autores devidamente identificados que estão, mas isso fica para mais tarde. Hoje que passam 100 dias do desaparecimento de Madeleine quero aqui expressar o meu agrado com a actuação das forças policiais nacionais que estão a fazer um belissimo trabalho e que tenho a certeza que vai dar frutos muito brevemente. Quanto às fantochices dos relatos que por vezes vão aparecendo a dizer que viram a menina aqui e ali o que mais nos faltará ver, mas o que vale é já ninguém os leva a sério. No meio de todo este esquema quem sofreu foi uma menina inocente de 3 anos que às 19h00 ou 19h30 da tarde já estava na cama enquanto o calor intenso e o sol raiava ainda bem alto em pleno Algarve, hora essa aconselhada por muitos especialistas ser a melhor hora para ir a banhos nas praias do sul e não para ir dormir. Já agora!!! A que horas jantaram os meninos?

Para que não haja dúvidas, no dia 31 de Maio eu já colocava esta hipótese em "cima da mesa":
Os pais de Madie terão tido uma atitude de abandono em relação aos filhos?

2007/08/16
Aguardem os descrentes, os analfas tugas e a imprensa britânica
Os jornais Ingleses e alguns "analfas" tugas que sempre colocaram em causa a actuação da PJ no caso Madeleine MCcann, situação essa sem o minimo de fundamentos possiveis, apenas criticando por criticar, brevemente vão ter a resposta que merecem. À PJ compete descobrir o que aconteceu e como aconteceu, incriminando quem tem de ser incriminado e isto tudo está desde a primeira hora a ser muito bem conduzido. Brevemente teremos as explicações de como tudo se passou.

2007/08/16
Maddie. Comentário tornado Post
comentário - I
Do autor do blogue "O Micróbio" coloco aqui em destaque um comentário que deixou no post "a que horas jantaram os meninos?" corroborando da minha tese inicial de culpabilizar os principais culpados.
Obviamente que sim... os pais são culpados no âmbito da sua responsabilidade familiar. E essa questão que levantas é muito pertinente: "a que horas jantaram os miúdos?"Quanto à imprensa britânica, não ligues... nós conhecemos bem a qualidade das páginas dos pasquins britânicos. De realçar que essa mesma imprensa que agora os critica tem já na sua consciência a culpabilidade de uma morte, apesar de continuar a investir na sua inocência: a princesa Diana. É caso para se dizer que os jornais britânicos nem para "limpar o rabinho" servem....

2007/08/23
Maddie já foi vista em todo o Mundo
Desta vez e após ter sido vista em Marrocos, na Suiça e em outras parte do planeta, Madeleine McCann terá sido vista numa gasolineira em Espanha. Pelo andar da carruagem é caso para dizer que Maddie já deu a volta ao mundo...e os pais também...
Saiba mais aqui:
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/rQ%2BivLS5%2BxNydb%2Bdp88oLA.html

2007/08/31
Resultados da sondagem
Como podem reparar terminou o prazo de votação do questionário que se encontra no canto superior direito na barra lateral do blogue. A pergunta que se colocava aos leitores era se "Os pais de Maddie são responsáveis pelo desaparecimento da filha". Analisando os resultados pode dizer-se que num total de 48 votos, 27 responderam que sim (56%), 11 responderam que não (22%) e 10 responderam que "aguardemos pelo final". Penso que os resultados obtidos são bastante conclusivos e nos mostram o sentimento que os portugueses têm em relação a este caso. Recorde-se que Madeleine McCann desapareceu na praia da Luz no Algarve enquanto os pais jantavam num restaurante fora do aldeamento turistico onde se encontrava Maddie (3 anos de idade) e os irmãos gémeos de 2 anos de idade tendo-os deixado entregues à sorte e a si próprios.

ESPECIAL Maddie McCann

Brevemente aqui no blogue.
O que os leitores pensam sobre este caso?
Como é que tudo terá acontecido?
Onde é que houve falhas?
Porquê atitudes de negligência?
O que diz a lei de Protecção de Menores?
Estas e outras questões vão ser aqui devidamente tratadas como têm sido pelos leitores desde que a menina desapareceu na Praia da Luz.

08/09/2007

Portugal volta a desiludir

Scolari volta a falhar na táctica nomeadamente quando tirou Simão para colocar João Moutinho. A partir daqui Portugal passa a jogar com 4 homens no centro do terreno e passa a jogar apenas com 1 ala (Quaresma). Scolari entregou o jogo à Polónia que soube procurar o que veio obter...o empate. A nossa missão está cada vez mais dificil.

07/09/2007

Comparações entre Portugal e Espanha - I

Na viagem que fiz recentemente a Salamanca não pude deixar de ficar atento a alguns preços que se praticam em Portugal e no país de "nuestros hermanos", a começar desde logo pelo salário mínimo nacional em vigor tanto num como no outro país, passando pelo preço dos combustiveis e até de algumas bebidas. As diferenças são notórias.
Na foto - Plaza Mayor (Salamanca)

Comecemos então pelo valor do salário minimo nacional.
Espanha: 722 euros
Portugal: 403 euros
Perante isto vamos agora analisar o preço dos combustiveis nestes dois países:

Espanha:

Gasóleo - 0,949 €
Gasóleo ultimate - 1,009 €
Gasolina sem chumbo 95 - 1,028 €
Gasolina 98 oct - 1,116 €
Portugal:
Gasóleo - 1,104 €
Gasóleo ultimate - 1,172 €
Gasolina sem chumbo 95 - 1,319 €
Gasolina 98 oct - 1,463 €
As diferenças de preços são notórias e não deixam duvidas a ninguém que os preços dos combustiveis em Espanha são muito inferiores aos praticados em Portugal. Tendo em conta que o nosso salário minimo é menor em cerca de 300 euros, não deixa de parecer ridicula esta diferença de valores, nomeadamente e tendo em consideração que estamos em falar nas mesmas empresas e marcas de combustiveis.


Relativamente ao preço do café, dos sumos e da cerveja as diferenças também são grandes mas desta vez Portugal avança com os preços mais baixos nestes dois produtos:
Espanha:
Café - 1 €
Sumo "normal" de garrafa - 2 €
Cerveja "Carlsberg" - 3,20 €
Portugal:
Café - 0,50 €
Sumo "normal" de garrafa - 0,75 €
Cerveja "Carlsberg" - 0,80 €
Segundo a análise que pude fazer relativamente a bens de consumo alimentar, parece-me que compensa comprar em Espanha a carne e o peixe, no entanto ao nível das bebidas são mais caras que cá em Portugal.
Continua...

06/09/2007

Fotografias de Salamanca

Estive hoje todo o dia em Salamanca por motivos profissionais, no entanto não deixei de dar uma escapadinha de alguns minutos pela cidade para colocar em prática um dos meus vicios...a fotografia. Brevemente vou colocar aqui algumas.

05/09/2007

Uma questão de qualidade

Bem sei que o futuro é evitar a utilização do papel, no entanto faz-me alguma confusão quando me dirijo a algumas repartições públicas para entregar documentos importantes e nada me dão como prova em conforme os entreguei. Não é que seja desconfiado das pessoas que nos atendem mas por alguma razão sinto-me mais tranquilo no caso de alguma coisa falhar e um dia mais tarde ter de ouvir "aqui não deu entrada nenhum documento desses" e eu sem ter um simples papel que afinal comprove que foi entregue. Em Seia a Segurança Social e as Finanças já fazem isso há muito tempo, mas por exemplo outras Instituições Públicas não o fazem. Penso que é uma questão de qualidade no atendimento que todo o sector público e mesmo o privado deveria ser obrigado a fazer até para evitar a já habitual e irritante frase, "deixe ficar que eu entrego".

04/09/2007

As longas férias escolares podem ser traumatizantes para as crianças

Li atentamente o post "Os suecos são os que têm mais férias" que se encontra publicado no blogue http://o-microbioii.blogspot.com/, um dos mais lidos a nível nacional pela qualidade que o seu autor dedica a cada texto que publica e pelos temas sempre actuais com que nos presenteia. Retirei o texto que se encontra destacado a azul porque nos dá um testemunho a meu ver muito importante como as crianças encaram as férias longas de Verão. Se pensam que é tudo "maravilhas" então não percam a leitura do post na sua integra no referido blogue.

"...Uma rapariga de 13 anos escreve: Férias de verão… aborrecidas… Como sempre não farei nada. Nunca fiz nada nas férias. Estive só durante 10 semanas em casa, todas as minhas amigas saem de férias para o estrangeiro…Enquanto que para alguns jovens as férias significam descanso, planos com os amigos, viagens, diversão, para outros podem converter-se precisamente num inferno. A maioria dos que têm contacto com esta organização dizem que se sentem psiquicamente mal, que estão sozinhos..."

Incêndios somam e seguem no concelho de Seia

Desta vez é na Aldeia de Lapa de Tourais bem perto das habitações. Com o calor que se faz sentir nesta altura do ano, eu bem digo que agora é que vão começar os incêndios...

03/09/2007

Professores a mais, Médicos a menos

A cada ano que passa há-de haver infelizmente cada vez mais professores desempregados.
Esta situação não acontece por acaso. Num país onde se fecham escolas umas atrás das outras todos os anos porque não há alunos em numero suficiente para as manterem abertas, é lógico que, se não os há também não se podem deslocar para lá professores. Esta situação há-de piorar pela deficitária taxa de natalidade que existe actualmente e segundo alguns estudos sociológicos se vai acentuar na próxima década. O que mais me espanta é que há cada vez mais regiões do país que carecem de médicos, estes não existem em número suficiente para dar resposta às necessidades das populações mas o Governo teima em manter as médias de entrada elevadissimas. Para se resolver estes 2 problemas só há uma solução: aumentem-se as médias de acesso ao ensino superior nos cursos dos professores e baixe-se apenas 1 ponto as médias de entrada para medicina. Com este sistema daqui a alguns anos já conseguiremos repor as clivagens que hoje existem nestes dois sectores importantes da sociedade.

02/09/2007

Di Maria e Cebola dois jogadores de luxo

O Benfica de Camacho e Rui Costa deu 3 ceboladas ao Nacional da Madeira. Para não fugir à regra Nuno Gomes falhou outros tantos, no entanto Cardozo "pé de canhão" normalmente não desperdiça e marcou 2 sendo que o outro tento foi apontado pelo maestro. Quem me surpreendeu pela positiva foi Di Maria que a continuar a jogar daquela forma rapidamente nos fará esquecer Simão, mas também gostei do "cebola" que por duas vezes ia marcando em apenas 15 minutos que esteve em campo. Hoje já se viu futebol, mais entrega e mais dedicação, coisa com Fernando Santos já não se via há muito tempo. O Benfica agora já respira melhor.

Estádio das toupeiras

O estádio de Alvalade no jogo que opôs o Sporting ao Belenenses, encontrava-se cheio de toupeiras. Aquele relvado era buracos por todos os lados. Proponho que a continuar assim o clube de alvalade mude o nome ao estádio e passe a chamá-lo o "estádio das toupeiras".
* Post Scriptum: já agora...viram aquele 2.º golo do Porto frente ao Leiria?

Seia. Incêndio perto de Arrifana

Os incêndios no concelho de Seia parece que estão a chegar agora.
Passados cerca de 10 dias do incêndio na Catraia de S. Romão, hoje foi a vez de ter deflagrado na Arrifana. Eram cerca das 14h15min. quando iniciou e logo prontamente o helicopetro que ali se encontrava no aerodromo, perto do local do incêndio, começou a actuar. As chamas foram extintas cerca das 15 horas.

Benfiquista é orgulho nacional - parte II

Depois de Nélson Évora foi agora a vez de Vanessa Fernandes.
A benfiquista arrecadou o titulo de CAMPEÃ DO MUNDO no triatlo. Depois de ter ganho tudo o que havia para ganhar até agora, ainda lhe falta conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olimpicos de Pequim, para os quais já está qualificada. É a segunda vez no espaço de uma semana que dois bemfiquistas se sagram campeões do mundo denotando bem a aposta que o clube está a fazer não só no futebol como também nas modalidades ligadas ao atletismo. Ao Sr. Luis Filipe Vieira não ficava nada mal se mandasse colocar em frente ao estádio da luz duas fotografias gigantes dos mais recentes campeões mundiais.

Em Portugal isto ainda é novidade

O lider do CDS/PP em vez de um comicio com febras regadas a vinho tinto e bandeiras no ar, decidiu apostar numa rentrée via internet. Para o efeito serviu-se do Youtube onde deixou uma mesagem gravada na qual faz a ánalise da situação, expondo também as suas teses para o futuro. Esta forma que os politicos encontraram para comunicar com os cidadãos é ainda uma novidade em Portugal, daí ter-lhe sido dada tanta importância. Há que utilizar mais este meio até mesmo pelos politicos ou candidatos a tal, nos locais, nas regiões e nos concelhos deste nosso país.