30/12/2007

Eu não conheço nenhum hotel na Serra da Estrela

Você conhece?Eu conheço 1 hotel em Seia, 1 hotel em Gouveia e 2 hoteis na Covilhã.
Na Serra da Estrela não conheço nenhum hotel.

26/12/2007

Seia. O melhor blogue do ano 2007

O MELHOR BLOGUE DE SEIA DO ANO 2007 É...
Para quem estava à espera de ler aqui qual aquele que considero o melhor blogue de Seia do ano 2007 desengane-se, pois não o farei. Todos os autores identificados que mantêm os seus blogues activos com ligações a este concelho e a esta região merecem esse título. Ninguém está acima de alguém.
Parabéns a todos os blogues de Seia.Saiba qual foi para mim o melhor blogue do ano 2007 dos cerca de 20 que existem actualmente em Seia.

O blogue feito pelos seus leitores


No Museu da Ciência - Universidade de Coimbra

21/12/2007

Workshop de Cinema Documental em Seia

Dias 26 e 27 de Janeiro“ Workshop de Cinema Documental" orientado por Jorge Pelicano, realizador do Documentário "Ainda há Pastores?" e reporter de imagem da SIC, o Workshop está aberto a todos os interessados. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem efectuar-se na Câmara Municipal de Seia (Gabinete Cultural) até ao dia 25 de Janeiro.

20/12/2007

Nepal distingue o documentário "ainda há pastores?"

Décima distinção do documentário “Ainda há Pastores?”, de Jorge Pelicano chega do Nepal.“Ainda há pastores?”, arrecadou o primeiro prémio no Kathmandu International Montain Film Festival, que decorreu no Nepal (Ásia), entre 7 e 11 de Dezembro. Esta que já é a sétima edição do festival que visa distinguir trabalhos ligados às montanhas, reconheceu o documentário português, segundo o júri, “pela mistura perfeita de bom cinema e qualidade de pesquisa numa temática que geralmente só encontra lugar nos estudos académicos ou workshops internacionais. As espantosas imagens, escolha do protagonista, música, canções com poemas profundamente líricos, uma edição soberbamente imaginativa complementa a história-narração ardilosa da película. Percebemos profundamente a vida desses homens na solidão das montanhas. O realizador combinou o assunto com ferramentas cinematográficas com mestria, tocou o romântico e ainda fornece uma excelente mensagem proverbial aos outros”. (Mais informações: http://www.himalassociation.org/index.php). O dvd do “Ainda há pastores?”, já vai na 4ª edição e encontra-se à venda nas Fnac’s de todo o país.
PRÉMIOS
Prémio “Lusofonia” (Melhor filme língua portuguesa),Cine Eco 2006, Seia, Portugal
Menção Honrosa do Júri da Juventude, Cine Eco 2006, Seia, Portugal
Prémio “Atlântico”, Play-Doc 2007, Tui, Espanha
Prémio Imprensa Caminhos do Cinema Português 2007, Coimbra, Portugal
Prémio “Cora Coralina” (Melhor filme), FICA 2007 Brasil
Prémio Zumballe Melhor Documentário – MIVICO 07, Ponteares, Galiza.
Menção Especial no 2º Festival Internacional de Cine Documental de la Ciudad de México.
Prémio Green Award, EFFN – Environmental Film Festival Network 07, Torino, Itália.
Prémio da Secção Transfronteiriça, da 3ª edição do Extrema’D0C, em Cárceres, Espanha

Federação distingue Mário Patrão

Mário Patrão foi distinguido pela FEDERAÇÃO NACIONAL DE MOTOCICLISMO.
A Assembleia da Federção procedeu à concessão dos galardões da F.N.M. Assim, com a Medalha de Mérito foram distinguidos João Lagos e Joana Lemos, em reconhecimento do papel por ambos desempenhado para a presença do "Dakar" em Portugal. Quanto ao Diploma de Mérito, foi atribuído ao piloto Mário Patrão, a José Clemente (antigo piloto radicado nos EUA e que prestou grande apoio à selecção de Motocross no último MX das Nações) e ao empresário António Pinto, fundador e proprietário da construtora nacional AJP.

Gás natural já chegou a Seia

Decorreu a 19 de Dezembro, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), a cerimónia que assinala a chegada do gás natural ao Município de Seia. A sessão teve início por volta das 16:30h onde estiveram presentes Eduardo Brito, Presidente da Câmara Municipal de Seia e Massimo Rossini, Presidente do Concelho de Administração da Beiragás, que num acto simbólico acenderam a chama “Flare”. Recorde-se que a Beiragás, empresa responsável pela distribuição do gás natural na região centro interior, iniciou a construção da rede a 1 de Outubro de 2006, tendo até à data concluído uma rede de gás de oito quilómetros. Numa parte considerável da cidade de Seia o gás natural já é uma realidade. Este serviço abrange a zona industrial, onde se situa a empresa Ara Shoes, Quintela, Crestelo, zona envolvente ao CISE e Centro de Saúde, Bairro da Fisel, Piscina Municipal, entre outros. Para abastecer os edifícios de habitação e de serviços no Município de Seia a Galp Energia construiu uma Unidade Autónoma de Gás, visto o gasoduto não chegar a esta região, que se concretizou num investimento de um milhão de euros. O gás natural foi introduzido em Portugal há 10 anos com o objectivo de disponibilizar uma energia competitiva, cómoda e ecológica.

19/12/2007

Seia é uma cidade pequena, mas não é por isso que somos todos família

Há pessoas que teimam em julgar toda a gente como se nos conhecessem ou como se alguma vez tivéssemos sido amigos ou meramente conhecidos. Eu faço questão de manter as pessoas que considero amigos/as, assim como faço questão de escolher aqueles que me dizem alguma coisa. Todos os outros simplesmente ignoro porque não conheço, no entanto, ignorar não quer dizer que desrespeite até porque não tenho legitimidade para isso e vice-versa.

Convertemos a sua cassete para CD ou DVD em apenas algumas horas

Estúdio altamente equipado na nossa região da Serra da Estrela, pauta pela qualidade e rapidez de entregas nos seguintes serviços:

Conversão de Formatos:

Cassetes para CD ou DVD - mais fácil de visualizar e maior durabilidade
Negativos para CD ou DVD - conserve as imagens da sua família…para sempre
Slides para DVD - organize os seus diapositivos e deixe-nos fazer das suas memórias um filme em DVD. Recorde com qualidade os momentos mais belos da sua vida
Slides para papel - cópia directa em laboratório digital
* Se desejar personalizamos a capa da caixa do DVD e o próprio cd/dvd

Outros serviços em formato digital
Cobertura de eventos sociais
Fazemos a cobertura em vídeo e fotografia de casamentos, baptizados, comunhões, actividades culturais e desportivas e outros eventos sociais.
Planificação de expositores para stands
Planificamos, organizamos e montamos o seu stand de exposição em feiras;
Vídeos institucionais
Uma equipe multidisciplinar composta por relações públicas, jornalista, sociólogo, profissionais de vídeo e imagem, planificam, organizam e produzem o vídeo institucional da sua empresa ou organização tendo em consideração as tendencias actuais internacionais;
Produção de publicidade
Damos uma nova vida à sua empresa e aos seus serviços. Não se esqueça que a publicidade é uma mais valia. Criamos, melhoramos e realçamos as qualidades e a imagem dos seus produtos.
Indústria
Fotografamos a sua empresa com a mais moderna tecnologia digital.Procura um trabalho de qualidade e distinção? Produzimos as imagens em CD ou DVD prontas a utilizar para qualquer fim. Nada melhor para publicitar ou fornecer que um press-release!

Para obter a sua informação personalizada contacte: luis.silva.75@gmail.com

Desejam BOAS FESTAS ao blogue:

MUSEU DO PÃO:
PORTAL SERRA DA ESTRELA

18/12/2007

426 euros é o valor do salário minimo nacional em 2008

Salário Minimo Nacional para 2008 é de 426 euros.O governo anunciou no dia 17 de Dezembro, que o SMN para 2008 será de 426 euros. Em 2007 era de 403.

15/12/2007

Gouveia tem Museu da Miniatura Automóvel. Visite-o.

O primeiro museu da miniatura automóvel em Portugal é já uma realidade, e cabe à cidade de Gouveia o privilégio de nela ver situado esse espaço que alberga um imenso espólio de cerca de 2000 miniaturas. Aconselha-se uma visita no local mas até lá sempre pode ir lendo e vendo o que pode encontrar neste museu em: www.museuminiaturaautomovel.com

13/12/2007

Sócrates já sonha com o cargo de Presidente do Conselho Europeu?

A criação do cargo de presidente do Conselho Europeu é uma inovação controversa do Tratado de Lisboa. Abertamente hostis a esta figura, os países pequenos deixaram no entanto de combater a sua instituição durante a negociação do Tratado de Lisboa. Foi um dos temas mais controversos das negociações para a Constituição europeia e será seguramente uma das inovações do Tratado de Lisboa que mais tinta fará correr: se tudo acontecer como previsto, a União Europeia (UE) terá a 1 de Janeiro de 2009 uma nova figura, o presidente do Conselho Europeu, o nome oficial das cimeiras de líderes.
Principais dados do novo tratado europeu, o Tratado de Lisboa:
-
Cria a figura de um presidente estável da União, eleito por um período de dois anos e meio, renovável uma vez.
- Cria o novo cargo de Alto Representante da União para Relações Exteriores e a Política de Segurança, que será ao mesmo tempo vice-presidente da Comissão Europeia e vai comandar um serviço de acção exterior.
- Instaura um novo sistema para o cálculo da maioria qualificada na tomada de decisões. A "maioria dupla" será adiada, no entanto, até 1 de Novembro de 2014, para atender à Polónia, que obtém outras garantias.
- Desaparece o veto em 40 âmbitos de acção suplementares, entre eles asilo, imigração e cooperação policial e judicial.
- A Comissão Europeia (órgão executivo), hoje com 27 membros, terá no máximo dois terços do número de Estados-membros a partir de 2014.
- Aumenta o poder de co-decisão ou co-legislação do Parlamento Europeu.
- A Carta Europeia de Direitos Fundamentais, que ocupava toda a parte II do Tratado constitucional, não faz parte do novo documento, que porém incluirá uma menção do seu carácter vinculativo.
- O Reino Unido obtém importantes esclarecimentos e restrições na aplicação da Carta ao seu território, assim como a Polónia.
- Maior papel dos Parlamentos nacionais.
- Reconhecimento da iniciativa popular: 1 milhão de cidadãos podem pedir à Comissão uma medida legislativa.
- A União Europeia terá personalidade jurídica única.
- Possibilidade dos Estados de abandonar a União.
- Novo mecanismo automático de colaboração reforçada na cooperação policial e judicial.

11/12/2007

"Manta" de nebulina às 8.35 a.m. de 06.12.07

Foto: tirada da estrada de Portela do Aarão
Vista: energia eólica na Serra da Alvoaça

Concurso de artes no "Jardim do Castelo"

Será que já se sabe o resultado deste concurso de arte que decorreu na casa "jardim do castelo" durante o Cine´Eco? Se souberem gostava que me enviassem o resultado para poder publicar e divulgar aqui no meu blogue. Já agora, na barra de links onde diz os meus OLHARES podem ver algumas fotografias da minha autoria que vou tirando por aí.

Iluminação de Natal em Angra do Heroísmo

(Rua do Galo e Praça Dr. Sousa Jr., Angra do Heroismo, Açores)

Parabéns Manoel de Oliveira

O mais premiado cineasta português de todos os tempos, Manoel de Oliveira, completa hoje 99 anos de idade. Nasceu no Porto em 11 de Dezembro de 1908, mas foi registado como se tivesse nascido no dia seguinte. É o mais velho realizador de cinema do Mundo em actividade e o mais premiado do cinema português. Douro, Faina Fluvial (1931), Aniki Bobó (1942), Benilde ou a Virgem Mãe (1974), Amor de Perdição (1979), Francisca (1981), Le Soulier de Satin (1985), Os Canibais (1988), Vale Abraão (1993) e o Quinto Império (2004) são alguns dos mais de 40 filmes que realizou.Belle Toujours e Cristóvão Colombo - O Enigma (com estreia marcada para 10 de Janeiro) são as obras mais recentes de Manoel de Oliveira, que tem em projecto O estranho caso de Angélica e a adaptação para cinema do conto de Eça de Queiroz Singularidades de uma rapariga loira.

10/12/2007

Cursos do Centro Musical de Seia certificados por Instituição Inglesa


O Centro Musical de Seia
(CMS), que integra uma escola de música e dança, uma área comercial e um ginásio, vai ter os seus cursos certificados pela Associated Board of the Royal Schools of Music (ABRSM) de Inglaterra, uma entidade que avalia anualmente mais de meio milhão de candidatos em 92 países em todo o mundo. João Barreiras, o responsável pelo CMS disse ao Jornal A Guarda que a instituição certificadora, pelo facto de ser reconhecida pelas maiores escolas de música de Inglaterra, representa uma mais valia para a qualidade do ensino ministrado no estabelecimento que dirige. “Os manuais são fornecidos pela ABRSM, a forma de trabalhar em todas as disciplinas é igual e consegue-se ter um diploma que é um objectivo dos alunos e da escola”, disse.“Já tínhamos reconhecido que a certificação era uma necessidade que tínhamos, porque temos alunos desde o início da escola. Os alunos gostam do que estão a fazer, gostam dos professores e queríamos mais qualquer coisa, porque não bastava um certificado de participação”, justificou o responsável.João Barreiras adiantou que a instituição estava “a tratar de obter uma certificação do Instituto da Qualidade e Formação, mas esta situação da ABRSM quase que caiu do céu” tendo resultado de uma conversa com um professor que lecciona no CMS. Em Portugal a ABRSM tem centros de exame em Aveiro, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto, Torres Novas, Braga, São Mamede de Infesta e Vila da Feira.O ano lectivo vai começar com a participação de cerca de 70 alunos que frequentam as aulas e os cursos livres de instrumentos disponibilizados pela escola em áreas como piano, canto, bateria, acordeão, instrumentos de sopro, etc. O CMS tem oito professores que ministram as aulas individualmente em salas específicas para cada instrumento, devidamente isoladas e acusticamente tratadas.Os alunos que frequentam a instituição são oriundos de Seia e dos concelhos de Gouveia e Oliveira do Hospital. “Neste momento estamos a dar um impulso para irmos buscar mais gente a estes concelhos [Gouveia e Oliveira do Hospital] ”, referiu João Barreiras, acrescentando que o Centro Musical também vai iniciar, em Outubro, um curso de aperfeiçoamento de músicos, destinado às sete bandas filarmónicas do concelho de Seia. O projecto do CMS, que funciona num espaço com 650 m2, resultou num investimento de cerca de 250 mil euros.A formação nas camadas mais jovens é outra das apostas da instituição, mantendo em funcionamento um ATL Musical, uma sala para os mais pequenos. “Entre as 10 horas e as 12h 30m temos uma escolinha a funcionar com quinze miúdos entre os 3 e os 6 anos. É um alfobre para a escola. Desta escolinha, este ano, vão sair três para um instrumento específico”, adiantou o responsável.João Barreiras, professor de música, confidenciou ao Jornal A Guarda que a abertura do CMS foi o concretizar de um velho sonho: “Tive sempre a ideia de fazer isto e, ao fim de 19 anos a trabalhar, foi a oportunidade”.As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira entre as 16 horas e as 21 horas e aos sábados entre as 9 e as 13 horas. A frequência dos cursos varia entre os 50 e os 65 euros por instrumento.

Kadhafi e Pedro Abrunhosa. Descubra as diferenças

Kadhafi e Pedro Abrunhosa são iguais.
Vestem-se com roupa estranha, não tiram os óculos de sol, a pose das mãos é igual. Ambos dão música (cada um à sua maneira) e passam muito tempo a olhar para cima. A única diferença que lhes encontrei foi o cabelo. Um tem o cabelo semi-comprido o outro não tem cabelo.

09/12/2007

Comentando comentários

SACOS DE PLÁSTICO
O Governo parece ter afastado a possibilidade de cobrar ao consumidor uma taxa de cinco cêntimos por cada saco de plástico utilizado nos supermercados. No entanto o CDS-PP apresenta um projecto onde refere que «É possível reduzir o número de sacos de plástico utilizados e deve ser promovida a sua reutilização». Eu só quero lembrar aqui que o LIDL já vende sacos de plástico há mais de 5 anos.

SCOLARI, A SELECÇÃO NACIONAL E MOURINHO
Até há 3 dias atrás, Scolari fazia questão de dizer para a imprensa que provavelmente o Euro 2008 seria a última competição em que ele treinaria a selecção nacional. A partir daí seguiria para outros destinos. A partir do momento em que a imprensa deu Mourinho como praticamente certo na selecção Inglesa (o que eu ainda não acredito que ele aceite), Scolari logo mudou o discurso e já veio dizer que quem sabe poderá ficar por mais tempo na selecção Portuguesa. Estaria Scolari à espera do lugar de treinador da selecção Inglesa? Claro que estava...

KADHAFI vs PEDRO ABRUNHOSA
Eles sao almas gemeas...

08/12/2007

O DITADOR do Sudão, responsável pelo que se está a passar no Darfur também está em Portugal

As Nações Unidas e a União Africana tentam sem êxito, há vários meses, enviar uma missão de paz para esta região da África Oriental, onde mais de quatro milhões de pessoas - metade delas refugiados - estão a ser vítimas de um conflito que se iniciou em 2003. Desde Novembro passado que o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, tem feito sem resultados contactos para integrar helicópteros numa missão de paz para o Darfur. Até agora, o presidente sudanês, Omar el Bechir, tem-se oposto à participação das Nações Unidas numa força de paz, com unidades especializadas do Nepal, da Tailândia e dos países nórdicos europeus. ESTE DITADOR TAMBÉM ESTÁ EM PORTUGAL, vamos ver se desta vez cede e aceita ajuda não para si mas para o seu povo.Omar el Bechir, é acusado pelo Presidente do Chade de ser "genocida" e "traidor".

07/12/2007

Lisboa recebe DITADORES e TERRORISTAS Africanos

África não é apenas Zimbabwe nem Mugabe. Há muitos mais. Vejam quem está para chegar.

ESTE DITADOR ESTÁ EM LISBOA
Muammar Kadhafi.
Presidente da Líbia desde 1969. Tem 65 anos.
Era capitão quando liderou um golpe militar que derrubou do trono o rei Idris. E nunca mais abandonou o poder: reina há 38 anos em Trípoli como
senhor todo-absoluto. Financiou o terrorismo internacional. Sob o seu mandato, pelo menos 250 presos políticos "desapareceram" misteriosamente. Os partidos são rigorosamente proibidos no país. A liberdade de expressão é uma miragem. A tortura generalizou-se como instrumento de combate ao "crime". Muitas mulheres suspeitas de adultério são remetidas a casas de "reabilitação". Na Líbia de hoje, uma crítica ao Governo pode ser punida com a prisão. Ou ainda pior: a tristemente célebre Lei 71 pune a "dissidência", em casos extremos, com a pena de morte. Kadhafi é um tirano.
Portugal recebe-o com todas as honras.

04/12/2007

Iluminação de Natal em Castelo de Vide

enviado por: castelodevide

Seminário: "Desenvolvimento local e intervenção comunitária"

Na sequência do protocolo estabelecido entre a Escola Superior de Educação da Guarda e o Instituto Superior de Serviço Social - Universidade Lusíada de Lisboa, está a realizar-se, hoje, dia 04 de Dezembro, no Auditório Carreira Amarelo da ESEG, um Seminário subordinado à temática: " Desenvolvimento Local e Intervenção Comunitária".
Este Seminário conta com ilustres conferencistas de renome, exemplo são:
· Dr.ª Ana Bandeira, da Fundação AGAKAN;
· Dr. Edmundo Martinho, Presidente da Segurança Social, I.P.;
Segundo o director da ESEG "esta Escola sente cada vez mais a necessidade de interagir com a comunidade indo de encontro às problemáticas mais actuais do país e da região e em simultâneo a responsabilidade de estimular os alunos para problemáticas prementes ". Daí a realização deste Seminário, Acrescenta: "Trazer à nossa Terra gente capaz de nos transmitir conhecimentos, novas perspectivas e um profundo know how de temáticas tão importantes como o são o desenvolvimento local e a intervenção comunitária exactamente na altura em que tem início o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional, é fundamental para que todos se possam e saibam posicionar face à Europa do séc. XXI ".

03/12/2007

O blogue feito pelos seus leitores

Natalidade e a Segurança Social
Dizem alguns que a fraca natalidade portuguesa põe em risco o futuro da Segurança Social por dificuldade de substituição da população activa, o que implicará uma redução das contribuições para a SS. Contesto a afirmação: a baixa natalidade acontece nos países desenvolvidos (Luxemburgo, França, Alemanha,...) há muitas dezenas de anos e essa teoria nunca se confirmou e, pelo contrário, são os países com a população mais jovem (países africanos em geral) em que a miséria é maior. Também há países cuja população é quase exclusivamente composta por imigrantes e seus descendentes: EUA, Canadá, Austrália... Também não estão entre os mais pobres.Com a actual taxa de desemprego, em que não há empregos para os jovens que temos, porque será que acham que deveríamos ter mais? Se mais filhos tivessemos maior seria o número de desempregados. A eventual falta de mão de obra (qualificada ou não) pode ser e é facilmente suprida com a aceitação de imigrantes. Portugal sabe-o muito bem. A reposição da força de trabalho com recurso aos nossos filhos, embora louvável, implica um investimento de vinte e tantos anos: entretanto, tanto os pais como o país terão que prestar-lhes cuidados vários: alimentação, vestuário, lazer, saúde, educação e formação profissional. Quanto aos trabalhadores imigrantes, esses custos foram suportados pelos seus pais e pelos países de origem, por isso, vêm aptos para, de imediato, começarem a trabalhar e a descontar para a Segurança Social. Só por isso, ficam mais económicos ao país de acolhimento. Aliás, não temos nós já cerca de um milhão de imigrantes? Se quisermos poderão vir ainda mais e não faltarão candidatos. Porém, a imigração para Portugal deveria ser feita de forma selectiva, de acordo com as nossas necessidades. Não há risco de falta de mão de obra, pois todos sabemos que há países com excesso de população e outros sem trabalho para a sua população.Muitos dos imigrantes nem irão sequer esperar para beneficiarem dos descontos feitos para a SS, porque o seu objectivo é juntarem alguns milhares de “euros” e regressarem aos seus países de origem, trocá-los por moeda local e construírem aí então o seu sonho e futuro. Portugal como país de emigrantes sabe bem disso. Que fizeram muitos dos portugueses que há algumas décadas emigraram para a França e Alemanha?Assim, levantar-se este problema apenas tem um sentido lógico: o de convencer os portugueses a prescindir das poucas ajudas da Sociais, aumentar a idade das reformas para que os trabalhadores morram antes das atingirem sem beneficiar dos descontos feitos. Enquanto se continua a impedir o acesso ao trabalho aos jovens fala-se em fraca natalidade???
enviado por: Zé da burra o Alentejano

Presépio no centro de Braga

Fotografia enviada por Jorge Costa

Seia - iluminação de Natal 2007

As ruas estão bonitas. Há quem se preocupe em saber quanto custou a iluminação deste ano mas isso é o que menos importa. Para quem quer ser cada vez mais um destino turístico tem de investir na qualidade e quem quer qualidade tem de a pagar. Parabéns pelo bom gosto.

01/12/2007

Meus senhores: Estas terras e estas gentes também fazem parte do Concelho

Está na ordem do dia a discussão sobre as acessibilidades ao nosso Concelho. Tem-se lido por aí muita opinião acerca deste tema. Uns defendem os túneis, outros os Ic´s, havendo até quem conjecture que há por aí gente que não quer saber das aldeias de montanha que tanto beneficiariam com os tais Ic´s. Não posso deixar aqui de lembrar a alguns "profetas da verdade" que antes de falarem sobre as acessibilidades não se devem esquecer de falar em primeiro lugar da rede de transportes públicos deficitária que terras como Vide, Teixeira, Aguincho, Vasco Esteves, Alvoco da Serra, se debatem diariamente. Para as pessoas que leêm este post terem uma ideia do que estou falar basta dizer-vos que as pessoas destas terras se quiserem vir à sede de Concelho têm de se levantar às 5h30 da manhã para apanharem o único autocarro que os trará a Seia que passa por volta das 6h30 da manhã não havendo outro transporte público (autocarro) alternativo a horas mais decentes. Algumas crianças destas terras para irem para a EB2 de Loriga são obrigadas a sair a esta hora para iniciarem as aulas às 8h30 e só regressam a suas casas ao final do dia já a noite vai longa. As pessoas mais idosas que vivem da sua pensão rural (220 euros/mês) se quiserem vir a Seia ao Hospital, à Câmara e a outros serviços públicos são obrigadas a levantarem-se ainda de noite faça frio ou chuva, caso contrário terão de vir de táxi que leva actualmente aproximadamente 50 euros (ida e volta). Por estas razões e por outras antes de falarem sobre as acessibilidades devem é sentar-se à mesa, por a mão na consciência e resolver de uma vez por todas este problema que afecta crianças e idosos destas terras e de uma vez por todas criarem uma rede de transportes públicos mais adaptada às efectivas necessidades das pessoas e regiões mais distantes geograficamente. Meus senhores, estas terras e estas gentes também fazem parte do Concelho.