30/09/2008

DIA DO IDOSO vai ser comemorado na EB 2/3 em Tourais(Seia)

Já lá vão 3 anos desde que Seia celebrou o Dia do Idoso (2004 na Casa do Povo de Torroselo, 2005 nos Bombeiros em Seia).
Este ano esta celebração vai ser retomada e diga-se em abono da verdade, ainda bem que assim é pelo respeito que os mais velhos devem merecer a todos nós. Desta forma as Instituições Particulares de Solidariedade Social conjuntamente com o Municipio vão levar a efeito no próximo dia 4 de Outubro uma grande festa a realizar na EB 2/3 de Tourais/Paranhos. A Comissão restrita responsável pela organização é composta pela Câmara Municipal de Seia - Divisão de Acção Social, Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais, Lar de Paranhos da Beira, Centro Paroquial de St.ª Marinha, Centro Paroquial de Seia e Associação Loriguense/Centro de Dia. O programa será o seguinte:

10h - Celebração de Missa;
12h - Almoço;
14h - Actuação do Rancho de S. Romão;
14h20 - Actuação da Tuna do Solar do Mimo;
14h40 - Actuação do grupo de musica do Centro La Salette (Paranhos);
15h - Actuação da Tuna de Figueiredo;
15h30 - Cerimónia de encerramento.

São esperadas cerca de 600 pessoas, o que permite desde já afirmar que vai ser a maior participação de sempre nesta que é a 3.ª comemoração desta data realizada no Concelho. Além de ser a maior participação de sempre em número de pessoas será também a maior participação de sempre em número de Lares e Centros de Dia que irão estar presentes. Das muitas curiosidades que irão haver, há já quem anseie por ver o bolo que pelo seu tamanho talvez se arrisque a entrar para o livro de recordes do Guiness.

a noticia também pode ser lida em: http://www.daotv.pt/site/main/index/see?id=137

O blogue feito pelos seus leitores

Etnomusicologia de São Romão e da Serra da Estrela.
Largamente difundida na Europa, com destaque para as peças polifónicas “A Senhora do Desterro” e a “Senhora do Livramento”, é possível precisar alguma da discografia essencial da etnomusicologia de São Romão e da Serra da Estrela, e que aqui se regista:
* Voyage Musical, Le Portugal et les îles, produzido por André Ricros; concepção e realização de Jacques Erwan, com recolha de som de Xavier Yerles (Maio de 1994). Na faixa 4, “A Senhora do Desterro” (chant de pélerinage), interpretada pelo coro de vozes femininas do Rancho Folclórico de Vinhó. Grand Prix du Disque. Silex/Audivis, 1994;
* Portuguese Folk Songs, Academia de Amadores de Música de Lisboa, Choir, com direcção de Fernando Lopes-Graça e José Robert; produzido pelo Ministério da Cultura (Direcção-Geral da Acção Cultural) e gravado de 8 a 10 de Maio de 1980. Na faixa 5, Our Lady of Desterro (banishment), interpretada a 4 vozes, pelo Coro da Academia de Amadores de Música de Lisboa. Strauss - Música e Vídeo, 2ª edição, 1995;
* Canções Heróicas/Canções Regionais Portuguesas, de Fernando Lopes-Graça, produzido por Simões da Hora. Na faixa 35, Senhora do Livramento (Beira Alta), interpretada pelo Coro da Academia de Amadores de Música de Lisboa. Emi-Valentim de Carvalho, Música, Lda, 1995.
O Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão” também deu um contributo fundamentado para o registo e a divulgação da etnomusicologia de São Romão e da Serra da Estrela, e que aqui se regista:
* Cantares Tradicionais da Serra da Estrela, título de disco em vinil; concepção da capa da autoria de DGT/Núcleo de Audiovisuais e composição gráfica da Nova Força, Artes Gráficas. Na face B, faixa 5, destaca-se “Senhora do Desterro”. Com edição em vinil e cassete áudio, foi editado e produzido por MVM Discos no ano de 1985;
* Vida do Pastor, título de CD digital áudio e cassete áudio; com direcção musical de Carlos A. Oliveira e composição gráfica de Mário Teixeira. Possui 16 faixas com músicas de origem popular, recolhidas na aba ocidental da Serra da Estrela. Produzido, gravado e editado pela EDI Estúdio, empresa de Viseu, em Maio de 2001;
* O Folclore Português – Distrito da Guarda (Rancho Folclórico “Os Pastores de São Romão”), cassete-vídeo VHS. Teve realização de Dário Simãozinho. Trata-se de uma co-produção da Ritmos Produções, Lda. e da Filma & Vê, Lda. – Produção de audiovisuais, datada de 2004.

enviado por: Carlos Manuel Ribeiro da Silva Dobreira

29/09/2008

reports sitemeter

Numa semana em que não tive muito tempo para adicionar informação, não posso deixar de referir a média diária de visitas que o blogue recebeu. Esta estatistica é do sitemeter, que segundo os especialistas é o mais conceituado contador de tráfego nestas matérias.

Tirando o dia 27.09.08 todos os outros dias da semana estiveram acima das 300 visitas diárias e nalguns casos perto das 400 dando um total semanal de 2.391. Nada mau...Outro dado curioso é que a maioria das visitas são feitas no horário das 19h às 20h.

Ao fim de 3 anos de "jejum", Seia vai voltar a comemorar

Saiba o quê brevemente aqui no blogue...

O blogue feito pelos seus leitores

Levantamentos nas caixas ATM vai custar 1,50€
Os bancos preparam-se para nos cobrarem 1,50 Eur por cada levantamento nas caixas ATM. Isto é, de cada vez que levantar o seu dinheiro com o seu cartão, o banco vai almoçar à sua conta. Este 'imposto' (é mesmo uma imposição, e unilateral) aumenta exponencialmente os lucros dos bancos, que continuam a subir na razão directa da perda de poder de compra dos Portugueses. Este é um assunto que interessa a todos os que não são banqueiros e não têm pais ricos. Quem não estiver de acordo e quiser protestar, assine a petição e reencaminhe a mensagem para o maior número de pessoas conhecidas.
http://www.petitiononline.com/bancatms/ <http://www.petitiononline.com/bancatms/>
DIVULGUEM ESTE EMAIL, P.F. JÁ CHEGA DE SERMOS ROUBADOS PELA BANCA AO COBRO DA LEI. JÁ SÓ FALTA UMA PETIÇÃO PARA MUDAR A LEI. POR FAVOR, ISTO DIZ RESPEITO A TODOS NÓS! REENCAMINHEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL!

O blogue feito pelos seus leitores

Conferência de Seia sobre “Territórios de baixa densidade”
O Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa vai presidir ao encerramento da Conferência sobre “Territórios de baixa densidade” que decorrerá no próximo dia 25 de Outubro no Auditório do CISE, em Seia. A Conferência que se realiza no âmbito do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema de Ambiente, contará com um primeiro painel na parte da manhã, moderado pela socióloga Luisa Schmidt. Nele intervirão o Dr. Eugénio Sequeira, Agrónomo e Presidente da Liga Portuguesa para a Protecção da Natureza; o Engº. Neves Carvalho, Director de Ambiente e Sustentabilidade da EDP e o Dr. Fernando Braga, da Faculdade de Ciências e Administração de Pernambuco (Brasil) - "City Marketing", Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Sustentável. O caso do Município de Tamandaré. O painel da parte da tarde, moderado pelo Prof. Doutor Manuel Salgado, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, contará com a presença do Engº Lemos Santos e Drª Teresa Vieira, que apresentação o PROVERE SERRA DA ESTRELA; o Engº Armando Carvalho, do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, que apresentará o PROVERE BY NATURE e o Engº Armindo Jacinto, da Naturtejo, que apresentará o caso prático deste projecto. As inscrições para participação nesta conferência são gratuitas e encontram-se abertas a todos os interessados na Câmara Municipal de Seia (telefone: 238 310 235) e CISE.
Cine’Eco – Casa Municipal da Cultura de Seia,
Av. Luís Vaz de Camões – 6270 – 484 – SEIA
Telf.: 238 310235 / 49
* Fax: 238 310 236
* Telm. 96 486 25 21

28/09/2008

O blogue feito pelos seus leitores

cigarro electrónico
Tem sabor a cigarro.
Fuma-se como um cigarro.
Parece um cigarro.
Mas não é um cigarro.

http://www.noveedados.com/
Quais são as vantagem de utilizar o cigarro electrónico?
Agora já pode fumar em quase todo o lado, porque o cigarro electrónico não faz combustão.
É um complemento para o ajudar a deixar de fumar, pode-o utilizar em conjunto com outros métodos (selos, pastilhas, etc.)
Reduzir o consumo do tabaco.
Fumar sem prejudicar os outros, o fumo do cigarro electrónico é vapor de água, eliminando assim o tabagismo passivo.Livre-se de todo o lixo e incómodo provocado pelo cigarro comum, fumo incomodativo, cinzas, beatas, cinzeiros cheios, isqueiros, mau cheiro, amarelecimento dos dedos e dentes, risco de incêndio, etc.
http://www.noveedados.com/
contactos: 913787868
219258306

Post dedicado a todos os sportinguistas


BENFICA - 2
SPORTING - O
...e ainda ficou 1 penaltie por assinalar

27/09/2008

Manhattan

Photobucket


Photobucket


Photobucket

AMI apela à reutilização de consumiveis informáticos e de telemóveis

A reutilização destes equipamentos permite poupar matérias-primas e energia, ao mesmo tempo que reduz o volume de resíduos produzido. A actual produção de resíduos e o consumo de matérias-primas e de energia não são comportáveis com as capacidades do planeta para os regenerar, e este problema torna-se ainda mais insustentável à medida que novos países se juntam ao grupo dos industrializados e consumistas, como é o caso actual da China e da Índia. A solução para este problema pode passar por acções tão simples como reencher os seus tinteiros e toners vazios ou como enviar o seu telemóvel velho para países menos desenvolvidos, onde este será reutilizado. A AMI desenvolveu um projecto que serve de exemplo àquilo que pode ser feito. O encaminhamento de 440 mil consumíveis informáticos e telemóveis para reutilização permitiu angariar 220 mil euros, mostrando assim que este problema pode ao mesmo tempo ser uma oportunidade. Estes fundos foram utilizados no financiamento das Equipas de Rua da AMI, que prestam apoio social e psicológico aos sem-abrigo com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida. Para além de 6.000 empresas que participam neste projecto através dos seus escritórios, vários estabelecimentos e juntas de freguesia já se disponibilizaram para ajudar a AMI na recolha dos equipamentos:
Assista aqui à reportagem da RTP (http://www.youtube.com/watch?v=w8ToFZEV3EQ).
Para saber como reutilizar os seus consumíveis informáticos e telemóveis, contacte: reciclagem@ami.org.pt.

25/09/2008

Programa Dia Mundial da Música - Seia

Dia Mundial da Música
27 de Setembro 21h45 Seia – Casa Municipal da Cultura

Programa:

Antonio VIVALDI – As Quatro Estações

§ Concerto Nº 1, “A Primavera”, RV 269, em Mi Maior
§ I – Allegro
§ II – Largo
§ III - Allegro
§ Concerto Nº 2, “O Verão”, RV 315, em Sol menor
§ I – Allegro non molto
§ II – Adagio - Presto
§ III - Presto
§ Concerto Nº 3, “O Outono”, RV 293, em Fá Maior
§ I – Allegro
§ II – Adagio - Presto
§ III - Allegro
§ Concerto Nº 4, “O Inverno”, RV 297, em Fá menor
§ I – Allegro
§ II – Adagio - Presto
§ III - Allegro


Astor PIAZZOLLA – Quatro Estações Portenhas
§ Primavera Portenha – Allegro
§ Verão Portenho – Allegro Moderato
§ Outono Portenho – Allegro Moderato
§ Inverno Portenho – Lento

Intervenientes:

Orquestra Filarmonia das Beiras
Bruno Monteiro, violino
Gonçalo Pescada, acordeão
António Sérgio Ferreira, direcção
Notas de Programa

ANTÓNIO VIVALDI As Quatro Estações

Le Quattro Stagioni (em português, As Quatro Estações) é uma obra composta por quatro concertos para violino e orquestra, criada pelo compositor italiano Antonio Vivaldi, em 1723. O estilo de música patente nesta obra denomina-se música barroca.Cada um dos concertos possui três andamentos, sendo um andamento lento entre dois rápidos.Estes quatro concertos foram originalmente publicados em 1725, incluídos numa colecção de doze concertos de Vivaldi, sob a designação genérica de Il Cimento dell' Armonia e dell' Invenzione (O Confronto da Harmonia e da Invenção). As Quatro Estações correspondem aos primeiros quatro desses doze concertos e traziam já as designações que hoje lhes atribuímos – “A Primavera”, “O Verão”, “O Outono” e “O Inverno”. O editor publicou também no mesmo volume os quatro sonetos – um para cada uma das estações – que inspiraram directamente a composição musical. As várias descrições de cada soneto dividem-se assim, pelos três andamentos de cada concerto: um rápido, um lento e o final rápido, novamente. O mesmo esquema aplica-se a cada concerto. Presume-se que antes de serem publicados os concertos, As Quatro Estações tinham já uma grande divulgação em vários países da Europa através de cópias manuscritas e sabemos que os mesmos eram extremamente apreciados. Vivaldi adopta e adapta com maestria os esquemas usados na época, dando grande vivacidade e dinamismo aos andamentos rápidos fazendo alternar o solista virtuoso e a orquestra e, nos andamentos lentos, constrói melodias extremamente ternas e cativantes. Escritos para serem eventualmente executados pelo próprio compositor como violinista solista, estes concertos conjugam com equilíbrio o diálogo entre o virtuosismo do solista e o apoio narrativo da orquestra.


ASTOR PIAZZOLLA Quatro Estações Portenhas

Evocar a natureza através da música tem sido um dos desejos primordiais de muitos compositores de todas as épocas. Se António Vivaldi nas suas Quatro Estações descreve uma realidade rural, onde a natureza predomina sobre o homem, Astor Piazzolla retrata um cenário urbano, dominado pelo homem e pelos seus conflitos. Incorporando ao tango um pouco de jazz e um pouco de música clássica, Piazzolla conseguiu um resultado formidável e ao mesmo tempo inovador. “Quatro Estações Porteñas” possui uma energia rítmica conduzida e delineada pelas nuances das estações que se sucedem paralelamente na natureza e no espírito humano. A primeira estação a ser composta foi o Verão (1964), surgindo mais tarde o Outono (1969) e só em 1970 a Primavera e o Inverno. Costumam, porém, ser executadas na sequência lógica, começando pela Primavera, como em Vivaldi.

Biografias

ANTÓNIO SÉRGIO FERREIRA Maestro
Iniciou os seus estudos de violino na classe do professor Cunha e Silva, no Conservatório de Música do Porto. Enquanto estudante nesse conservatório, participou no Coro de Câmara do Conservatório de Música do Porto, regido por Lino Gaspar e com ele participou nos concursos da Juventude Musical Portuguesa: do nível médio e superior, tendo conseguido em ambos os níveis o 1º prémio da categoria regional e nacional.Foi membro da Orquestra Portuguesa da Juventude e bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Enquanto aluno do curso de Geografia da Universidade do Porto, fez parte do Orfeão Universitário do Porto integrando e dirigindo alguns dos seus grupos.Concluiu o Curso Superior de Direcção de Coro e Orquestra, onde teve como principais professores: Maestro Manuel Ivo Cruz e Maestro Gerald Kegelmann. Para além destes tem estudado direcção de orquestra com Robert Houlihan, Jim Holmes, Sergei Stadler, e direcção coral com Erwin Ortner e Vasco Pierce de Azevedo, com quem concluiu a Licenciatura na ESML.Trabalhou com o maestro Marc Tardue e a Orquestra Nacional do Porto na preparação da Carmina Burana de Carl Orff. Foi professor do curso livre de bandolim no Conservatório de Música do Porto e Maestro e director artístico da Orquestra de Plectro do Porto. Foi Maestro Assistente da Orquestra do Algarve.Foi professor convidado da disciplina de coro na Universidade de Aveiro.Para além de diversos concertos sinfónicos, dirigiu “Os sete Pecados Mortais” de K. Weill, e o Requiem de Fauré com o Coro Europeu de Estudantes de Medicina.
Dirigiu Haydn e Stravinsky no concerto de abertura do XII Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça à frente da Orquestra Metropolitana de Lisboa.Abriu a IX Semana Internacional de Óbidos, dirigindo a pianista Manuela Gouveia e a Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras. Apresentou-se na Casa da Música no Porto dirigindo a Missa das Crianças de John Rutter (estreia em Portugal).Concluiu uma pós graduação em Música Teatral, vertente de Direcção na Universidade de Sheffield. É professor e coordenador da direcção pedagógica no Conservatório de Música de Vila Real, director artístico e Maestro do Coro Clássico do Orfeão Universitário do Porto, director artístico e Maestro do Coro do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Já dirigiu concertos, para além de Portugal Continental e Ilhas, em Espanha, França, Alemanha, Cabo Verde, Índia, Macau, Tailândia, África do Sul, Angola, Letónia, Lituânia e Eslovénia.


BRUNO MONTEIRO Violino
Bruno Monteiro é considerado um dos mais destacados violinistas portugueses da actualidade.
Foi aluno em Portugal de Carlos Fontes, e paralelamente, recebeu a orientação de Gerardo Ribeiro, com quem estudou particularmente em Chicago, como bolseiro das Fundações Gulbenkian e Luso-Americana para o Desenvolvimento.Licenciado em Música pela Manhattan School of Music de Nova Iorque com as mais elevadas classificações, como bolseiro da Fundação Gulbenkian e do Centro Nacional de Cultura, foi nesta instituição discípulo de Patinka Kopec (professora associada a Pinchas Zukerman), Isidore Cohen (ex-violinista do Juilliard String Quartet e do Beaux Arts Trio), Peter Winograd e Laurie Carney (membros do American String Quartet). É Mestre em Música pelo Chicago College of the Performing Arts/Roosevelt University com 20 valores e honras académicas, como bolseiro do Ministério da Cultura/Gabinete das Relações Internacionais e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, onde se aperfeiçoou com Shmuel Ashkenasi (ex-primeiro violino do Vermeer Quartet).Galardoado nacional e internacionalmente e interpretando um repertório que se estende do Barroco aos nossos dias, Bruno Monteiro lidera uma intensa actividade concertística, apresentando-se em recital, como solista com orquestra e em música de câmara nos mais destacados circuitos nacionais de concerto.No estrangeiro, actuou em Espanha (Festivais Internacionais de Música de Cura e Artà), França, Itália, Holanda, Alemanha (Berlin Philharmonie), Dinamarca (Radio Danish Hall de Copenhaga), Filipinas, Malásia, Coreia do Sul e E.U.A (nomeadamente como solista na Casa Italiana Zerilli Marimò e no Carnegie Hall de Nova Iorque).O seu primeiro trabalho discográfico, DEBUT, contendo a Sonata para Violino e Piano em Lá Maior de César Franck e a Sonata para Violino e Piano em Dó menor Op.45 de Edvard Grieg, editado na etiqueta Numérica (NUM1154), foi entusiasticamente recebido pelo público e crítica e encontra-se disponível no mercado português e japonês.Em Setembro deste ano é lançado, igualmente na mesma editora, o seu segundo CD, 20th CENTURY EXPRESSIONS, com a Sonata para Violino e Piano em Ré menor Op.9 de Karol Szymanowski, a Sonata n.1 para Violino e Piano de Ernest Bloch e a Suite Much Ado About Nothing para Violino e Piano Op.11 de Erich Wolfgang Korngold.


GONÇALO PESCADA Acordeão
Gonçalo Pesc ada iniciou os seus estudos musicais no Algarve, que posteriormente prosseguiu no Instituto Musical Matono (Lisboa) com o Professor José António Sousa e na Escola Superior de Artes Aplicadas (Castelo Branco) com o Professor Paulo Jorge Ferreira, onde concluiu a Licenciatura em 2004 recebendo uma distinção de mérito (melhor aluno) pelo seu elevado desempenho escolar. No ano lectivo 2004/2005 frequentou estudos de Pós-graduação em França (CNIMA), sob a orientação pedagógica de Jacques Mornet. Participou em Cursos de Aperfeiçoamento Instrumental dirigidos por professores de renome internacional como Peter Soave, V. Semyonov, Friedrich Lips e V. Zubitsky.Realizou, até à presente data, em vários pontos do País, bem como no estrangeiro, diversos recitais de Acordeão a solo e inúmeros concertos nas diversas formações de música de câmara que tem integrado. Apresentou-se como solista com a Orquestra do Algarve e a Orquestra Utópica e colaborou com os Maestros João Tiago Santos, Osvaldo Ferreira e Cesário Costa. Entre outros, obteve o 1º Prémio no Concurso Nacional de Acordeão (Alcobaça, 1995), 3º Prémio no Concurso Revelação Jovens Músicos (Porto, 2004), o 1º Prémio no Concurso Internacional “Citá di Montese” (Itália, 2004) e o 1º Prémio no Concurso de Interpretação do Estoril (2006). Gravou em 2002 o CD a solo “Intuição”, com um repertório de música clássica, jazz e world music. A crítica aponta-o como «uma das grandes certezas da escola acordeonística nacional» (Diário de Notícias, 14 de Setembro de 2002).


ORQUESTRA FILARMONIA DAS BEIRAS

A Orquestra Filarmonia das Beiras nasceu em 1997, no âmbito do programa governamental para a criação de uma rede de orquestras regionais, e deu o seu primeiro concerto no dia 15 de Dezembro desse ano. Desde então, realizou cerca de 1.000 concertos e afirmou-se como instituição de reconhecida importância principalmente na região em que se insere. Para além dos concertos, a sua acção, tendo em atenção a missão assumida pela AMB, abarcou ainda a colaboração intensiva com escolas de música e jovens músicos da região, a organização em 2002, 2003 e 2004 de cursos de Direcção de Orquestra, a realização do projecto Orquital, desenvolvido em parceria com a Universidade de Aveiro, que utiliza as novas tecnologias da comunicação para a sensibilização e educação musicais e que deu lugar a um CD-ROM e um sítio na Internet, e anualmente, em colaboração com autarquias, a efectivação do projecto Música na Escola, que já levou a música a mais de 80 mil crianças do 1.º Ciclo.A par desse seu papel de dinamização e descentralização cultural, a OFB tem-se afirmado no panorama musical português através de importantes participações nos principais festivais de música do país (Algarve, Aveiro, Coimbra, Estoril, Évora, Gaia, Guimarães, Leiria, Póvoa de Varzim, Festa da Música do Centro Cultural de Belém – extensão de Viseu) e no estrangeiro, onde se destacam a ida ao Festival de Guyenne (França) em 1998 e ao Festival de Mérida (Espanha) em 2004. De realçar ainda, a cooperação com outros organismos artísticos ou a participação em importantes co-produções. São estes os casos dos espectáculos no Coliseu de Recreios de Lisboa com a companhia Cirque du Soleil em 2000; da interpretação da música de Bernardo Sassetti para o filme “Maria do Mar” de Leitão de Barros, em 2001 e 2003; da execução da ópera infantil “A floresta”, de Eurico Carrapatoso, numa co-produção com o Teatro Nacional de São Carlos, Teatro São Luís, Teatro Aveirense e Teatro Viriato, em 2004; da colaboração com a Companhia Nacional de Bailado na produção do bailado “Sonho de uma Noite de Verão”, de Heinz Spoerli, com récitas no Teatro Camões em Lisboa, no Europarque de Santa Maria da Feira e no Teatro Romano de Mérida, também em 2004. Em 2006 voltou a OFB a colaborar com a Companhia Nacional de Bailado na produção do bailado “O Lago dos Cisnes” de Piotr Tchaikowsky, sob a direcção de James Tuggle.A Orquestra é regularmente dirigida por alguns maestros estrangeiros e pelos mais conceituados maestros em actividade em Portugal (Gerhard Samuel, James Tuggle, Ernst Schelle, Manuel Ivo cruz, Fernando Eldoro, Vasco Pearce de Azevedo, Jean-Marc Burfin, António Saiote, Cesário Costa, Max Rabinovitsj e Mário Mateus) e tem colaborado com músicos de grande prestígio nacional e internacional, de onde se destacam os violinistas Régis Pasquier, Valentin Stefanov e Wojciech Garbowski, os violoncelistas Irene Lima, Paulo Gaio Lima e Teresa Valente Pereira, os flautistas Patrick Gallois, Felix Renggli e Istavn Matuz, os oboístas Pedro Ribeiro e Alex Klein, os pianistas Pedro Burmester, Jorge Moyano, António Rosado, Miguel Borges Coelho, Bárbara Dória, Gabriela Canavilhas, Adriano Jordão, Anne Kaasa, Valery Starodubrovsky e Valerian Shiukaschvili, os guitarristas Carlos Bonell, Alex Garrobé, Aliéksey Vianna e Jozef Zsapka ou o saxofonista Henk van Twillert, assim como os cantores Elsa Saque, Elisabete Matos, Sílvia Mateus, Elvira Ferreira, Isabel Alcobia, Elsa Cortez, Marisa Figueira, Angélica Neto, Susana Teixeira, Margarida Reis, Maria Ana Vassalo, Carlos Guilherme, Mário Alves, Rui Taveira, Marco Santos, João Rodrigues, João Sebastião, Luís Rodrigues, Jorge Vaz de Carvalho, Armando Possante, José Corvello, Pedro Correia e António Salgado entre outros. Simultaneamente, a OFB tem procurado dar oportunidade à nova geração de músicos portugueses, sejam eles maestros, instrumentistas ou cantores.Dedicando-se normalmente à execução do reportório específico para uma formação clássica, com obras que vão desde o Século XVII ao Século XXI, a OFB tem, sob a Direcção Artística do Maestro António Vassalo Lourenço, dado particular importância à interpretação de música portuguesa, quer ao nível da recuperação do património musical, quer à execução de obras dos principais compositores do século XX e XXI. Aí se incluem estreias de obras e primeiras audições modernas de obras de compositores dos Séculos XVIII e XIX. Neste contexto gravou um CD com orquestrações do compositor João Pedro Oliveira sobre Lieder de Schubert e gravou um outro CD com a Missa para Solistas, Coro e Orquestra de João José Baldi. A vontade de proporcionar novas experiências artísticas ao público tem levado à abordagem de outras áreas musicais como a música para filmes ou o teatro musical, e à colaboração com diversos artistas do panorama nacional e internacional onde se incluem, Maria João, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Dulce Pontes, David Fonseca, Nuno Guerreiro, Mariza, Gilberto Gil, Carlos do Carmo e Alessandro Safina.

A revolta dos preguiçosos

Documentário de Moore já está na Net.
Michael Moore já lançou o seu novo documentário gratuitamente na Internet. Em "Slacker Uprising" ("A revolta dos preguiçosos", em tradução literal), o cineasta americano percorre os Estados que foram decisivos na eleição presidencial de 2004. Numa nota de imprensa, o realizador de "Fahrenheit 11/9" afirma que o lançamento gratuito na Internet é "um presente para os fãs". "O único retorno que esperamos é um maior comparecimento dos eleitores jovens nas urnas em Novembro", acrescenta. Embora o documentário aborde os esforços do realizador para levar jovens de todo o espectro político às urnas, não esconde que o filme é também "um tributo aos jovens eleitores que vão salvar este país de mais quatro anos de governo republicano".

24/09/2008

Exigência e ambição é o que promete Eduardo Brito para a Federação PS da Guarda

Na sua qualidade de candidato a Presidente da Federação do PS/Guarda, Eduardo Brito reuniu-se ontem na cidade da Guarda com militantes do PS, onde expôs as razões da sua candidatura e do seu programa político. Defendeu uma maior exigência perante o poder central, referindo nomeadamente que a Guarda não pode continuar a perder face a Viseu e Castelo Branco. Referiu que o cabeça de lista de candidatos a deputados à Assembleia da Republica deve ser um residente permanente no distrito da Guarda e que a escolha da lista de deputados deve ser feita por todos os militantes, através de eleições directas. Defendeu também a necessidade do PS se abrir à sociedade e se concentrar mais nos problemas concretos do distrito, nomeadamente nas áreas do emprego, educação, saúde e combate à desertificação. Finalmente, e dado que se encontrava na sala o mandatário da outra candidatura, convidou o candidato José Albano para um debate público a realizar na cidade da Guarda, de modo a que os cidadãos se apercebam de cada uma das propostas politicas.

Seia, 24 de Setembro de 2008
O Gabinete de Apoio à Candidatura

23/09/2008

Eduardo Brito não se recandidata à Câmara de Seia

O Jornal Porta da Estrela avançou em primeira mão a confirmação de que Eduardo Brito não vai recandidatar-se a novo mandato como Presidente da Câmara Municipal de Seia.Com efeito, o actual edil socialista acaba de anunciar no decurso de uma recepção aos professores do ensino público do 1º ciclo e jardins-de-infância, com a qual pretendeu assinalar simbolicamente o regresso às aulas – numa cerimónia que se iniciou pelas 18h00, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela – que no final de 2009 já não será, definitivamente, ele o Presidente da autarquia.Respondendo à pergunta de um professor que o questionou sobre se iria recandidatar-se a um novo mandato, Eduardo Brito disse: «Tenho o maior gosto em lhe responder a isso, sendo certo que está ali um jornalista e o jornal dele já só sai [no final do mês]. Posso dizer aqui a vós, por quem tenho imensa estima e consideração, que não serei o Presidente da Câmara em 2009».Como o PE tem vindo a referir, esperava-se que apenas na tarde do próximo domingo, dia 28, e no âmbito de um convívio que o PS senense promoverá em Santa Marinha, Eduardo Brito esclarecesse se seria ou não candidato. Contudo, o próprio terá resolvido “antecipar” o anúncio público, numa notícia que certamente dissipa todas as dúvidas que vinham sendo lançadas sobre esta questão.
Notícia em actualização no “Exclusivos PE Online”

"Corredor Verde" dia 22 de Outubro em Seia

O Cine Eco 2008, a realizar em Seia no mês de Outubro, vai ficar marcado por um «Corredor Verde» que, no dia 22, ligará a Casa Municipal da Cultura e o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Cerca de 1.500 pessoas são esperadas nesta iniciativa que, segundo Mário Branquinho, responsável pela organização, pretende ser «uma forma de dar visibilidade» a um festival «único no país», mas também ao CISE, como estrutura vocacionada para a educação ambiental. Aos participantes vão ser distribuídos um guarda-chuva e uma t-shirt, como forma de criar um efeito coreográfico, podendo os integrantes do «Corredor Verde» colocar mensagens sobre preocupações ambientais ao longo do percurso. O Cine Eco 2008 - 14º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente, decorrerá entre 18 e 25 de Outubro e promete apostar nas actividades paralelas e na animação de rua, a cargo da Funfarra, «como forma de captar ainda mais público local e dos concelhos limítrofes», disse Mário Branquinho à Agência Lusa. Do programa destacam-se uma conferência sob o tema «Territórios de baixa densidade», no dia 25, organizada em conjunto pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e a Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia. «É nossa preocupação organizar todos os anos uma conferência sobre um tema que reflicta as preocupações do mundo contemporâneo», disse Mário Branquinho, acrescentando que este ano se pretende fazer uma reflexão sobre as realidades e os desafios com que se confrontam os «Territórios de Baixa Densidade», como a desertificação, os problemas ambientais e os projectos de desenvolvimento. A cerimónia de abertura contará com a actuação de Rodrigo Leão & Cinema Ensemble, no auditório da Casa Municipal da Cultura, enquanto no encerramento, além da cerimónia de entrega de prémios, terá lugar um concerto com Viviane. Nos dias 04 e 05 de Outubro decorrerá um workshop orientado por Frederico Corado, sob o tema Filmar o Ambiente, que procurará abordar a temática do documentarismo ambiental e realizar um vídeo sobre a Serra da Estrela. Não foi ainda divulgada a lista de filmes que serão presentes a concurso no Cine'Eco deste ano.

18/09/2008

Gouveia Winter Jam 2008

O Município de Gouveia promete tornar-se a capital nacional de desportos de neve, com a realização do “Gouveia Winter Jam 2008”. O evento, que na primeira edição foi considerado, segundo a organização, “um enorme sucesso, contando com uma forte adesão do público e com a participação dos melhores atletas da actualidade”, decorre este ano entre os dias 26 e 28 de Setembro, no Centro Hípico de Gouveia. A novidade deste ano recai no Open Ibérico de Snowboard. A Snow Ramp, com as dimensões de 30 metros de comprimento, seis metros de altura e cinco de largura, será o palco de manobras únicas protagonizadas pelos melhores snowboarders ibéricos. E para que os amantes destes desportos possam ter a oportunidade de experimentar a sensação de deslizar na neve, a direcção acrescenta que, “num dos dias a pista estará aberta ao público em geral, sendo possível descer com um snowtube”, sendo que o evento contará ainda com aulas de Ski. Do programa consta ainda Freestyle de Motocross, uma Feira de Montanha, a actuação de OliverTreeDance e uma Exposição intitulada “Polar Experience”.

WORKSHOP - Filmar o ambiente

Cine’Eco - 2008
WORKSHOP - Filmar o Ambiente
CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela – Seia
4 e 5 de Outubro 2008


Inscrições na Câmara Municipal de Seia até 26 Setembro
Telf. 238 310 235;

E-mail: casacultura@cm-seia.pt

DESCRIÇÃO
Como o cinema ou vídeo de ambiente se têm tornado armas importantes para a mudança do planeta. O sucesso de filmes como “A Verdade Inconveniente”, “A Marchas dos Pinguins” ou “A 11ª Hora” são lembranças recentes de que o cinema pode informar e juntar o público nas questões ambientais que afectam o ser humano e o animal pelo mundo fora. Dos filmes de viagem/exploração dos anos 20, ao avant-garde experimental de realizadores científicos surrealistas como Jean Painlevé, dos mundos de Walt Disney aos de Jacques Cousteau, dos documentários sociais de John Grierson e Pare Lorentz ao cinema mais contemporâneo documentando os esforços dos povos que confrontam problemas de injustiça ambiental. Este workshop será dividido em duas partes, uma primeira parte teórica onde serão tratadas as problemáticas formais dos conteúdos e história do documentarismo ambiental e uma segunda parte prática com a realização de um vídeo sobre a Serra da Estrela. Em todo o workshop será dada importância ao facto de como o cinema deu forma à maneira como vemos, pensamos, consumimos e tratamos a natureza tanto nas sociedades actuais como passadas.

TEORIA
História e Exemplos – Estilos e Conceitos (Países, Ecossistemas, Estilos)
Ambiente, Natureza e Antropologia.
Porquê documentar a natureza? A memória videográfica
Temática, Pesquisa e Escrita de Argumento (Sinopse, Desenvolvimento, Texto)
Respigadores de Imagem (Fotografias, Mapas, objectos, etc)
Formatos digitais e analógicos
Filmagem de interiores e exteriores
Pré-Produção e Licenças
Produção de Guerrilha
Exibição (Cinema, DVD e TV), Festivais, Podcasts, Blogs, e Videocasts
(YouTube, etc)

PRÁTICA
Equipamento Técnico
Rodagem (Iluminação)
Edição (Grafismos) – Premiere, Final Cut, After Efects
O Uso de Imagens Respigadas
Sonorização (Musica, Sons, Efeitos) e Locução – Sound Forge
COORDENADOR
Frederico Corado

Casa Municipal da Cultura de Seia, Av. Luís Vaz de Camões 6270 - 484 SEIA
Telf. 238 310 249
Fax 238 310 236
Telm 964862521
site: www.casadaculturadeseia.com

17/09/2008

Uma recordação da visita às caves

Aos meus amigos/as de Vila Cortês da Serra informo que as fotografias do passeio anual da Associação já se encontram no site.

o blogue feito pelos seus leitores

Nasceste antes de 1986?
Então lê isto...
Se não... lê na mesma.... Esta merece!!!!! Deliciem-se...
Nascidos antes de 1986. De acordo com os reguladores e burocratas de hoje, todos nós que nascemos nos anos 60, 70 e princípios de 80, não devíamos ter sobrevivido até hoje, porque as nossas caminhas de bebé eram pintadas com cores bonitas,em tinta à base de chumbo que nós muitas vezes lambíamos e mordíamos. Não tínhamos frascos de medicamentos com tampas 'à prova de crianças', ou fechos nos armários e podíamos brincar com as panelas. Quando andávamos de bicicleta, não usávamos capacetes. Quando éramos pequenos viajávamos em carros sem cintos e airbags, viajar á frente era um bónus. Bebíamos água da mangueira do jardim e não da garrafa e sabia bem. Comíamos batatas fritas, pão com manteiga e bebíamos gasosa com açúcar, mas nunca engordávamos porque estávamos sempre a brincar lá fora. Partilhávamos garrafas e copos com os amigos e nunca morremos disso. Passávamos horas a fazer carrinhos de rolamentos e depois andávamos a grande velocidade pelo monte abaixo, para só depois nos lembrarmos que esquecemos de montar uns travões. Depois de acabarmos num silvado aprendíamos. Saíamos de casa de manhã e brincávamos o dia todo, desde que estivéssemos em casa antes de escurecer. Estávamos incontactáveis e ninguém se importava com isso. Não tínhamos Play Station, X Box. Nada de 40 canais de televisão, filmes de vídeo, home cinema, telemóveis, computadores, DVD, Chat na Internet. Tínhamos amigos - se os quiséssemos encontrar íamos á rua. Jogávamos ao elástico e à barra e a bola até doía! Caíamos das árvores, cortávamo-nos, e até partíamos ossos mas sempre sem processos em tribunal. Havia lutas com punhos mas sem sermos processados. Batíamos ás portas de vizinhos e fugíamos e tínhamos mesmo medo de sermos apanhados. Íamos a pé para casa dos amigos. Acreditem ou não íamos a pé para a escola; Não esperávamos que a mamã ou o papá nos levassem. Criávamos jogos com paus e bolas. Se infringíssemos a lei era impensável os nossos pais nos safarem. Eles estavam do lado da lei. Esta geração produziu os melhores inventores e desenrascados de sempre. Os últimos 50 anos têm sido uma explosão de inovação e ideias novas. Tínhamos liberdade, fracasso, sucesso e responsabilidade e aprendemos a lidar com tudo. És um deles? Parabéns! Passa esta mensagem a outros que tiveram a sorte de crescer como verdadeiras crianças, antes dos advogados e governos regularem as nossas vidas, 'para nosso bem'. Para todos os outros que não têm a idade suficiente , pensei que gostassem de ler acerca de nós. Isto, meus amigos é surpreendentemente medonho... E talvez ponha um sorriso nos vossos lábios. A maioria dos estudantes que estão hoje nas universidades nasceu em 1986, ou depois. Chamam-se jovens. Nunca ouviram 'we are the world' e uptown girl conhecem de westlife e não de Billy Joel. Nunca ouviram falar de Rick Astley, Banarama ou Belinda Carlisle. Para eles sempre houve uma só Alemanha e um só Vietname.
A SIDA sempre existiu.
Os CD's sempre existiram.
O Michael Jackson sempre foi branco.
Para eles o John Travolta sempre foi redondo e não conseguem imaginar que aquele gordo tivesse sido um deus da dança. Acreditam que Missão impossível e Anjos de Charlie, são filmes do ano passado. Não conseguem imaginar a vida sem computadores. Não acreditam que houve televisão a preto e branco. Agora vamos ver se estamos a ficar velhos:
1. Entendes o que está escrito acima e sorris.
2. Precisas de dormir mais depois de uma noitada.
3. Os teus amigos estão casados ou a casar.
4. Surpreende-te ver crianças tão á vontade com computadores.
5. Abanas a cabeça ao ver adolescentes com telemóveis.
6. Lembras-te da Gabriela (a primeira vez).
7. Encontras amigos e falas dos bons velhos tempos.
8. Vais encaminhar este e-mail para outros amigos porque achas que vão gostar.
SIM ESTÁS A FICAR VELHO heheheh , mas tivemos uma infância do caraças.
enviado por: Pedro Nuno Silva

16/09/2008

Madonna no seu melhor

Eram 17h00 quando estacionámos o carro no parque das nações. Dirigimo-nos para o metro da gare do oriente e logo ali o primeiro contacto com o tremendo mar de gente que perfilava para conseguir um bilhete. Mudámos a estratégia pois perder logo ali cerca de 2 horas para ir até à Bela Vista estava fora de hipótese. Alternativa? Apanhámos um táxi enquanto aquela multidão aguardava pelo metro. Passados 5 minutos estávamos no Parque da Bela Vista e por apenas 5.45€. Ali chegados deslocámo-nos para junto da entrada que é como quem diz juntámo-nos à fila de mais 3 km que aguardava pela abertura dos portões. Passadas 2 horas debaixo de intenso sol lá entrámos no recinto. Eram 19h30 faltavam 2 horas para o incio do espectaculo. Para passarmos o tempo nada melhor que beber umas fresquinhas em que o pack mais barato era de 10 euros (5 copos de cerveja) e comer umas pizzas para aconchegar o estomago. 21h15 inicio do concerto. Madonna entra em grande estilo num carro clássico cor-de-rosa, a multidão exalta de euforia enquanto os ecrãs gigantes vão começando a passar imagens fantásticas e de alta resolução conforme a musica que a diva cantava. Aquelas horas todas para trás já tinham sido esquecidas logo ao primeiro minuto do concerto. Agora era tempo de usufruir do espectaculo. Jovens, adultos e alguns mais adultos faziam a miscelania do público que assistia ao que a rainha da pop tinha para nos mostrar. Em minha opinião não estiveram presentes 75 mil pessoas mas sim perto de 100 mil. Voltando à análise propriamente dita do que vi foi nada mais nada menos que uma Madonna electrizante, cheia de fibra e com a voz fabulosa conhecida mundialmente. A qualidade do som foi fantástica, acho mesmo que foi o concerto onde já estive onde tive de levar com os décibeis mais altos que já ouvi até hoje mas sem qualquer distúrbio sonoro. Ao nível das imagens que iam passando nos ecrãs gigantes que preenchiam o palco o produtor das mesmas está de parabéns pela sua qualidade e selecção adequadas às musicas bem como pela qualidade da projecção proporcionando um espectaculo ao nivel do audiovisual bastante acutilante e englobante daquela atmosfera que se estava a viver. Os bailarinos e bailarinas que acompanhavam a cantora estiveram ao seu mais alto nível...não vi uma única falha. A certo ponto parece que estávamos num videojogo em que era necessário colocar a moeda para se dar continuação. Gostei particularmente da música Like a Prayer que é uma canção de Madonna que foi lançada como single em finais de Fevereiro de 1989, antecedendo o álbum com o mesmo nome e contrariamente a algumas opiniões que já ouvi nas tv´s ninguém se convença que a Madonna cantou o tema like a virgin porque efectivamente não cantou. Madonna teve uma gaffe quando começou a cantar em espanhol dizendo que "agora esta é para vocês que falam espanhol". Muito sinceramente espero que tenha havido alguém que dissesse à senhora que Portugal é um País independente de nuestros hermanos. Espanha é Espanha, Portugal é Portugal e os portugueses estiveram ao seu melhor nível portando-se ordeiramente sem grandes confusões pelo menos que eu me tenha apercebido e bastante activos durante todo o concerto. Passadas 2 horas de intensa musica e dança da Madonna o espectaculo terminou com a frase que aparecia nos ecrãs gigantes a dizer "game over" e apesar dos insistentes apelos para a cantora viesse a palco cantar uma ultima musica que toda a gente esperava que fosse a like a virgin, Madonna não cedeu e não fez essa vontade aos seus fãs e a todos que ali estavam para a ver e ouvir. À saída uma grande confusão novamente, tudo a correr para a estação de metro da Bela Vista enquanto nós tranquilamente nos dirigimos para a de Olaias (anterior àquela) onde normalmente apanhámos o metro e em apenas 5 minutos já estávamos no local de regresso para a cidade mais bonita do País...Seia.
Amanhã colocarei aqui uma ou duas fotos que tirei com uma pequena Pentax Optio que fez o que tinha a fazer. A sua capacidade de resolução,zoom e outras caracteristicas não é a melhor mas preferi deixar a minha semi-profissional em casa, pelo sim,pelo não...

13/09/2008

Madonna aqui vou eu...

Beiralã está por um fio...

Beiralã lança centena e meia no desemprego
Administração da têxtil anunciou aos trabalhadores que vai pedir a insolvência da empresa
Jornal de Noticias de 2008-09-11
LUIS MARTINS
Após nove meses de incertezas, a Beiralã, uma das maiores empregadoras de Seia, anunciou aos trabalhadores que vai requerer a insolvência da empresa e que já não tem possibilidade de pagar os ordenados de Agosto. Num plenário realizado na segunda-feira, a administração da têxtil, sucessora da histórica Fisel, também admitiu não ter capacidade financeira para continuar a laborar com os actuais 208 empregados. Confrontados com esta situação, entre 150 a 170 operários vão suspender, já na próxima segunda-feira, os seus contratos de trabalho, tendo sido a administração a decidir quem sai. "Os mais novos foram privilegiados", adianta o administrador Rui Cardoso. Para o presidente do Sindicato Têxtil da Beira Alta, esta solução pode ser "uma forma de viabilizar a fábrica, mas é, sobretudo, a garantia de que vão receber os salários ao fim do mês". Carlos João acrescenta que "todos querem evitar passar o que viveram em meados da década de 90, na então Fisel, quando tiveram oito meses de ordenados em atraso". O que ainda não é o caso. Segundo o sindicalista, os vencimentos estão todos pagos, "excepto Agosto", enquanto o subsídio de férias deverá ser liquidado nos próximos dias. Carlos João avisa, no entanto, que esta saída é "temporária", pois o futuro da empresa terá que ficar decidido até ao final do ano: "Se os credores não viabilizarem o plano de recuperação terá que se decretar a sua falência", sentencia. "Este problema já esteve para rebentar no início do ano e em Maio, mas, agora, não há mais 'balões de oxigénio'", garante, recordando as reuniões no IAPMEI e no Ministério da Economia. Sem margem de manobra, a administração não tem outra alternativa que não seja avançar com o pedido de insolvência, ao que tudo indica, ainda este mês. O administrador Rui Cardoso atribui as dificuldades à falta de encomendas, mas também ao facto de a empresa de "factoring" que trabalha com a Beiralã ter suspendido todos os contratos com a têxtil. "Desde Maio que não temos qualquer receita", adianta, dizendo que o assunto está em tribunal. Mesmo assim, o empresário acredita que há condições para viabilizar a empresa, que tem "cinco milhões de euros" de dívidas a fornecedores e à banca. Já Carlos João revela que a ideia da administração é manter apenas 100 trabalhadores no futuro. "É um mal menor. Estes postos de trabalho, em Seia, são tão importantes como mil em Lisboa, porque, aqui, não há alternativas de emprego", diz o sindicalista.
fotografias retiradas de www.beirala.com

A BEIRALÃ NO MUNDO

Visite o site da empresa em: www.beirala.com

11/09/2008

Associação de Beneficência Social de Tourais implementa apoio domiciliário 24 horas tendo em vista aumentar a segurança de idosos que residem sózinhos

A Direcção da Associação de Beneficência Social e Cultural de Tourais tem a decorrer desde o dia 3 de Setembro de 2008 ainda que nesta fase em período experimental até final do mês, o serviço de apoio domiciliário 24 horas. Este serviço tem como principal objectivo contribuir para uma maior segurança dos idosos que residem sozinhos nos seus domicílios durante 24 horas, assim como, em caso de emergência tem à disposição um número de telefone para onde os utentes ligam e em 5 a 10 minutos estará um profissional da Instituição em casa do utente. Nesta primeira fase o serviço de enfermagem da Associação assegura este apoio e fará a devida triagem conforme o teor da informação recolhida via telefone e já no local accionará os meios necessários conforme a situação assim o exija. Este serviço não trará qualquer custo adicional nas mensalidades dos utentes ainda que não seja comparticipado por alguma entidade estatal. As localidades actualmente apoiadas por este serviço de apoio domiciliário 24 horas, são Sameice, Pereiro, Figueiredo e Tourais, sendo que a partir do mês de Outubro será alargado a Vila Verde, Pradinho, Lapa de Tourais, Paranhos da Beira, Chaveiral, Vale de Igreja e Carvalhal da Louça. A equipe que compõem este projecto é composta pelo Director Técnico (Assistente Social), Enfermeira e Médico da Associação. Este serviço pretende contribuir para uma maior segurança dos idosos nomeadamente os que residem sózinhos e principalmente pretende aumentar a segurança dos mesmos no período da noite que normalmente é aquele em que se sentem mais inseguros e desprotegidos.

o blogue feito pelos seus leitores

Caros Colegas,
Venho apresentar a minha indignação face à afirmação do Primeiro-Ministro e cujo enquadramento é possível compreender com a leitura da notícia que anexo. De facto, os professores não querem facilidades no âmbito da empregabilidade. O que os professores querem é que as colocações sejam mais abrangentes, precisas e permitam dotar as escolas dos professores necessários. A confirmá-lo, podem hoje constatar a necessidade de professores nas listas de colocação e não-colocação da 1.ª Contratação Cíclica, nos vários grupos. Afinal, somos válidos e temos um papel a desempenhar na sociedade portuguesa.
Cumprimentos de Carlos Manuel Ribeiro da Silva Dobreira (Indivíduo portador de qualificação profissional para a docência e que leccionou num dos últimos dois anos lectivos)
IOL PORTUGAL DIÁRIO
Notícia de 2 de Setembro de 2008
O Primeiro-Ministro José Sócrates garantiu, esta terça-feira, que «o tempo das facilidades acabou» em relação à colocação dos professores. O Primeiro-Ministro sublinhou também que o Estado apenas contrata os professores que necessita. «O Estado colocou 60 mil professores, 40 mil ficaram de fora. Muitos querem que o Estado contrate professores que não precisa. A nossa discussão é outra: melhorar a educação. O tempo das facilidades acabou», garantiu o Primeiro-Ministro, na conferência de imprensa que decorreu na Escola Secundária Passos Manuel, em Lisboa, uma das 26 escolas do 3º ciclo que vai receber obras de requalificação.

08/09/2008

Workshop "filmar o ambiente"

A Organização do Cine’Eco – Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente de Seia, vai promover nos dias 4 e 5 de Outubro nas instalações do CISE, Centro de Interpretação da Serra da Estrela, um Workshop de Cinema designado “Filmar o Ambiente.Coordenado por Frederico Corado, o referido Workshop será aberto a todos os interessados, cujas inscrições, limitadas e gratuitas, poderão ser efectuadas na Câmara Municipal de Seia até 19 de Setembro.Este workshop será dividido em duas partes, uma primeira parte teórica onde serão tratadas as problemáticas formais dos conteúdos e história do documentarismo ambiental e uma segunda parte prática com a realização de um vídeo sobre a Serra da Estrela.Em todo o workshop será dada importância ao facto de como o cinema deu forma à maneira como vemos, pensamos, consumimos e tratamos a natureza tanto nas sociedades actuais como passadas.Com esta iniciativa a organização pretende estimular as pessoas de Seia e da região e particularmente os jovens, para o documentarismo ambiental e assim poderem futuramente concorrer ao Festival.
A Direcção do Festival
Mário Jorge Branquinho
Tlm. 96 486 25 21
http://www.cineeco.org/

06/09/2008

Fábrica Borgstena em chamas outra vez?

esta foi uma das muitas fotografias tiradas via telemovel que em 2006 me foi cedida por um amigo de Figueiredo para publicar juntamente com a noticia
Há 2 anos publiquei aqui fotografias (http://oceanodepalavras.blogspot.com/2006/06/incndio-na-fbrica-borgstena.html) tiradas via telemovel por um amigo que se encontrava nesta fábrica têxtil e que assistiu ao incêndio que deflagrou naquela unidade deixando 190 trabalhadores desesperados com a incerteza do seu futuro profissional. Passado 1 ano (em 2007) publiquei esta noticia para a qual deixo o seguinte link: http://oceanodepalavras.blogspot.com/2007/01/borgstenaoito-meses-depois.html . A recuperação da fábrica fez-se em apenas 1 ano e foram admitidos mais 60 trabalhadores o que dá um total actualmente de 250 colaboradores. Hoje de manhã, passados 2 anos da tragédia a fábrica encontra-se novamente em chamas.esta fotografia tirei-a eu 1 ano depois do incêndio onde se pode ver que a fábrica foi construida de raiz e a julgar pela legislação em vigor, hoje em dia não se passa um alvará a uma fábrica ou outra qualquer empresa se esta não obedecer a exigentes níveis de segurança. Perante isto resta saber o que se terá passado novamente.

05/09/2008

ÚLTIMA HORA

O concerto de José Malhoa marcado para hoje na localidade de Figueiredo, Freguesia de Tourais, Concelho de Seia foi adiado devido ao mau tempo. O mesmo irá realizar-se na próxima 6.ª feira dia 12 pelas 21h30, no entanto as festas começam hoje e seguem até à próxima 2.ª feira sendo de destacar as procissões deste fim-de-semana e as comemorações do centenário da capela desta localidade. Para sábado à noite depois da procissão das velas os habitantes e visitantes das festividades vão ter a oportunidade de assistir ao ar livre ao filme "Passeio Equestre" produzido por mim no passado mês de Julho em Figueiredo, seguido da actuação de diversos dj´s noite dentro no campo de futebol.

04/09/2008

Noticia do Cine´Eco na secção "Ecosfera" no jornal Público

Cine'Eco 2008
XIV Festival Internacional de Cinema e Video de Ambiente
Realiza-se, de 18 a 25 de Outubro, o Cine'Eco 2008 - XIV Festival Internacional de Cinema e Video de Ambiente. A 14ª edição do Cine’Eco decorrerá nos complexos da Casa Municipal da Cultura de Seia e do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Estarão a concurso "um grande número de documentários a concurso, oriundos dos quatro cantos do mundo", explicam os organizadores. Este ano o Júri Internacional será presidido pelo realizador brasileiro Carlos Diegues e estão já confirmadas as presenças da actriz espanhola Uxia Blanco, do Director de Cinemas Digitais da Galiza Anxo Snatomil, da Secretária de Estado da Cultura de Goiás (Brasil) Linda Moreira e de Otelo Saraiva de Carvalho.

02/09/2008

Até nisto o PS e o PSD são diferentes

Chamou-me a atenção um artigo no Jornal de Noticias do passado domingo em que o seu autor em jeito de curiosidade alerta o leitor para o seguinte: Tanto o Partido Socialista como o Partido Social Democrata têm regras próprias até na forma como os seus representantes assinam, senão vejamos. Por parte do PSD é usual as grandes figuras assinarem com 3 nomes, exemplo disso: Manuela Ferreira leite, José Pacheco Pereira, Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Santana Lopes e por aí fora. Já por parte do PS é usual assinarem só com 2 nomes, senão vejamos: José Socrates, Paulo Pedroso, Ferro Rodrigues, António Vitorino, António Costa e por aí fora. Quero com isto dizer que há por aí muito boa gente que para ser realmente identificado com o partido que representa tem antes de mais de corrigir a forma com que assina até para serem considerados pelo seu próprio partido como politicos de gema.

Dia 5 pelas 21h30, José Malhoa em Figueiredo (Tourais)

Voz inconfundível e uma interpretação irrepreensível, são alguns dos adjectivos que podemos utilizar quando descrevemos José Malhoa. O novo trabalho de José Malhoa demonstra mais uma vez a vitalidade e a energia deste artista que é uma referência musical no nosso país. Em “Não me roubes este amor”, titulo que dá nome a este trabalho, José Malhoa volta a explorar a sua imensa capacidade romântica e interpretativa, que mais uma vez surpreende pelo seu carisma e atitude em palco.“Não me roubes este amor”, é constituído por, 11 temas, que abarcam as várias sonoridades a que já nos habituámos a ouvir pela voz de José Malhoa. Dos ritmos quentes à mais fresca das baladas, José Malhoa continua a saber como encantar, e continuamente surpreender, pela forma como revela as suas capacidades vocais e interpretativas. “Não me roubes este amor”, associa as emoções ao amor e, com mestria, José Malhoa interpreta temas que vão concerteza ser sucesso. Destacamos ainda neste trabalho: “Tudo o que peço a Deus”, “Duas vidas”, “Quem será que tens agora” ou ainda “Bela Mentirosa”, “Um dia sem ti” e “Prazer por prazer”.“Não me roubes este amor”, o regresso de uma voz romântica, plena de sentimento, para viver as longas noite de Verão.
Mais informações em: http://josemalhoa.no.sapo.pt