31/01/2009

Exposição “Viver os Têxteis” em Seia

Vai estar patente no Posto de Turismo de Seia, entre os dias 1 e 18 de Fevereiro, a exposição “Viver os Têxteis”, organizada pelo Arquivo Municipal de Seia, que retrata a história dos têxteis no concelho de Seia. Esta exposição pretende transmitir, por um lado, a evolução dos têxteis desde o séc. XIX até à primeira metade do séc. XX e, por outro, sublinhar a sua importância não só para o concelho de Seia, mas sobretudo para a comunidade local, que viveu unicamente desse recurso. Os têxteis são hoje uma herança, uma “memória”, de um sector que em “tempos idos” foi grandioso. O horário de visita é de segunda a sábado das 09h00 às 12h30, e das 14h00 às 17h30, e aos domingos das 09h00 às 13h00.

Imagens que valem por si só

Bem vindos à Serra da Estrela
(Foto LS; Local: Sandomil)

29/01/2009

O blogue feito pelos seus leitores

Caro Luis Silva;
Antes de mais devo dizer que sou leitor assíduo do seu blogue o qual aprecio pela isenção que ao longo dos anos sempre o pautou, assim como agradecer-lhe o facto de ao longo deste seu tempo na blogosfera ir divulgando a nossa terra, o nosso concelho e a nossa região. É preciso gostar muito de comunicação social para fazer isto que você faz e muito bem.
Em segundo lugar não posso deixar de aproveitar esta maré politica concelhia para deixar aqui uma questão para mim importante: Porque é que toda a gente está à espera do anuncio do nome do candidato do PSD à Câmara de Seia e ninguém se preocupa em tentar saber o nome do candidato da CDU? É que este partido também existe em Seia e também ainda não apresentou o seu candidato. Esta posição principalmente do PS-Seia em só dar importancia ao candidato do PSD é um desprezo para o meu partido, porque, bem ou mal meus senhores o partido comunista ainda existe em Seia.
Com os meus cumprimentos;
JM.

O blogue feito pelos seus leitores

Imagens que valem por si só
Bem vindos à Serra da Estrela
(Foto: AF, Local: Vila Verde)

Seia. PS e PSD na blogosfera

Recebi hoje um e´mail de um leitor do blogue a informar que dos três partidos existentes em Seia, há dois que também têm "voz" na blogosfera. Assim sendo fui pesquisar os links e apesar de pouco divulgados tanto um como o outro blogue, não deixa de ser curioso que estão actualizados. Pois, como de partilha de informação e ideias também se deve fazer a politica acho que devo divulgá-los aqui para conhecimento de todos.

28/01/2009

Já há candidatos em quase todo o Distrito da Guarda.Em Seia continua por apresentar o do PSD.

No distrito da Guarda, os dados já estão lançados há algum tempo, em muitos concelhos. É o caso do Sabugal, onde o actual autarca Manuel Rito não se recandidata. Por lá, já são conhecidas três caras na corrida à Câmara: António Robalo (pelo PSD, e actual vereador), António Dionísio (PS) e Joaquim Ricardo, pelo Movimento Partido da Terra. No resto do distrito, apesar de algumas certezas, existem muito mais dúvidas. No capital de distrito, o PS deve voltar a apostar no actual autarca, Joaquim Valente. Pelo PSD, nada certo. Ana Manso é sempre um nome falado, embora já tenha sido derrotada duas vezes. Mas quem tem ganho mais força é Álvaro Amaro, que assim deixaria Gouveia, onde é autarca há dois mandatos. Em Seia, Eduardo Brito já há muito disse que não se recandidata ao cargo, e no seio do seu partido, o PS, até já tem substituto: Carlos Camelo, que foi eleito pelos militantes. Manteigas é outro dos concelhos onde existem muitas incertezas. Depois de, em 2005, ter ganho por apenas um voto, José Manuel Biscaia demora em dizer se quer continuar ou não. Pelo PS, o adversário deverá ser de novo Esmeraldo Carvalhinho, embora ainda não haja confirmação. Certa é a presença da independente Maria Manuel Rabaça. Em Almeida, adivinha-se novo confronto entre Baptista Ribeiro, o actual autarca, pelo PSD, e Orlindo Vicente, pelo PS. Em Foz Côa, reedição do duelo entre o socialista Emílio Mesquita e o social-democrata Gustavo Duarte. Há quatro anos, o primeiro ganhou a Câmara por apenas 29 votos. No resto do distrito, são previsíveis as recandidaturas de José Monteiro (PS) em Celorico, onde o antigo autarca, Júlio Santos, já mostrou vontade de regressar ao poder; de Júlio Sarmento (PSD), em Trancoso, Fernando Andrade (PSD) em Aguiar da Beira, António Ruas (PSD) em Pinhel, João Mourato (PSD) na Meda e José Miranda (PSD) em Fornos. Em Figueira de Castelo Rodrigo, o actual autarca, António Edmundo (PSD), já sabe que, se avançar, terá que medir forças com Carlos Panta, o candidato oficial do PS.
in- Noticias da Covilhã
Estratégia do PSD causa ansiedade e algum incómodo no PS/Seia
Alguns militantes do Partido Socialista de Seia começam a dar sinais de algum incómodo e alguma ansiedade com a estratégia seguida pelo PSD relativamente ao timing de apresentação do candidato à Câmara de Seia, como se pode depreender deste texto retirado do blogue Seia Portugal no seguimento da entrevista que o Líder do PSD/Seia deu à Radio Boa Nova.

26/01/2009

Imagens que valem por si só

Bem vindos à Serra da Estrela
(Pão em forno de lenha. Foto: LS, Local: Tourais)

O blogue feito pelos seus leitores

Escola Secundária de Alberto Sampaio (Braga – Portugal)
Contributos para a recuperação da Casa de Aristides de Sousa Mendes
Decorre entre os dias 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2009, na Escola Secundária de Alberto Sampaio, estabelecimento de ensino da cidade de Braga (Portugal), a actividade intitulada “Contributos Para a Recuperação da Casa de Aristides de Sousa Mendes”. Assim, no polivalente e no bloco 3 deste estabelecimento de ensino, estará patente uma exposição permanente constituída por registos biográficos sobre o “Justo de Bordéus”, registos fotográficos da Casa do Passal e estudo prévio da sua reconstrução, bandas desenhadas e pinturas dos alunos, campanha de dádiva de sangue, divulgação do Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes e comentários de artigos da imprensa. No dia 2 de Fevereiro, no polivalente, pelas 10h55, será projectado um documentário sobre cônsul português (realizado no âmbito do Programa “Os Grandes Portugueses” - RTP1), assim como, pelas 15h00, a projecção de trabalhos individuais dos alunos sobre a Casa do Passal e o Museu Virtual Aristides de Sousa Mendes. A actividade será encerrada no dia 3 de Fevereiro, pelas 19h05, na Biblioteca/CRE Manuel Monteiro, com um momento musical em memória de Maria Angelina e Aristides de Sousa Mendes. A organização do evento está a cargo do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em parceria com os alunos das turmas 10.º N, 10.º U, 11.º P e EFA Sec Contabilidade 1 e EFA Sec Administrativo 2, contando com a colaboração e divulgação de diversas entidades e instituições nacionais e internacionais.
enviado por: Carlos Dobreira

25/01/2009

Imagens que valem por si só

Bem vindos à Serra da Estrela.
(Foto: LS, Local: Figueiró da Serra)

O blogue feito pelos seus leitores

Portugal é assim
Este é o pensamento político que temos (em Portugal), está em todas:
· Estádios de futebol, hoje às moscas,
· TGV,
· novo aeroporto,
· nova ponte,
· auto-estradas onde bastavam estradas com bom piso,
· etc. etc.
A quem na verdade serve tudo isto?
PORTUGUESES, LEIAM AS LINHAS SEGUINTES E PENSEM A QUEM VAI SERVIR O TGV ...
1. AOS FABRICANTES DE MATERIAL FERROVIÁRIO,
2. ÀS CONSTRUTORAS DE OBRAS PÚBLICAS E ... CLARO,
3. AOS BANCOS QUE VÃO FINANCIAR A OBRA ... OS PORTUGUESES FICARÃO - UMA VEZ MAIS - ENDIVIDADOS DURANTE DÉCADAS
POR CAUSA DE MAIS UMA OBRA MEGALÓMANA ! ! !
Experimente ir de Copenhaga a Estocolmo de comboio.Comprado o bilhete, dá consigo num comboio que só se diferencia dos nossos 'Alfa' por não ser tão luxuoso e ter menos serviços de apoio aos passageiros. A viagem, através de florestas geladas e planícies brancas a perder de vista, demorou cerca de cinco horas. Não fora conhecer a realidade económica e social desses países, daria comigo a pensar que os nórdicos, emblemáticos pelos superavites orçamentais, seriam mesmo uns tontos. Se não os conhecesse bem perguntaria onde gastam eles os abundantes recursos resultantes da substantiva criação de riqueza.
A resposta está na excelência das suas escolas,
· na qualidade do seu Ensino Superior,
· nos seus museus e escolas de arte,
· nas creches e jardins-de-infância em cada esquina,
· nas políticas pró-activas de apoio à terceira idade.
Percebe-se bem porque não
· construíram estádios de futebol desnecessários,
· constroem aeroportos em cima de pântanos,
· nem optam por ter comboios supersónicos que só agradam a meia dúzia de multinacionais. O TGV é um transporte adequado a países de dimensão continental, extensos, onde o comboio rápido é, numa perspectiva de tempo de viagem/custo por passageiro, competitivo com o transporte aéreo. É por isso que, para além da já referida pressão de certos grupos que fornecem essas tecnologias, só existe TGV em França ou Espanha (com pequenas extensões a países vizinhos).
É por razões de sensatez que não o encontramos
· na Noruega,
· na Suécia,
· na Holanda
· e em muitos outros países ricos.
Tirar 20 ou 30 minutos ao 'Alfa' Lisboa-Porto à custa de um investimento de cerca de 7,5 mil milhões de euros não trará qualquer benefício à economia do País. Para além de que, dado ser um projecto praticamente não financiado pela União Europeia, ser um presente envenenado para várias gerações de portugueses que, com mais ou menos engenharia financeira, o vão ter de pagar.
Com 7,5 mil milhões de euros podem construir-se:
- 1000 (mil) Escolas Básicas e Secundárias de primeiríssimo mundo que substituam as mais de cinco mil obsoletas e subdimensionadas existentes (a 2,5 milhões de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) creches (a 1 milhão de euros cada uma);
- mais 1.000 (mil) centros de dia para os nossos idosos (a 1milhão de euros cada um).
E ainda sobrariam cerca de 3,5 mil milhões de euros para aplicar em muitas outras carências como, por exemplo, na urgente reabilitação de toda a degradada rede viária secundária.
Cabe ao Governo reflectir.
Cabe à Oposição contrapor.
Cabe-lhe a si participar

21/01/2009

ENTREVISTA 6.ª FEIRA às 19 HORAS


António Andrade Ferreira, Presidente da Comissão Politica Concelhia do Partido Social Democrata em entrevista à RADIO BOA NOVA para ouvir 6.ª feira dia 23 a partir das 19 horas no programa "Conversas" em 100.2 FM ou através da internet em http://www.radioboanova.com/
A não perder...

20/01/2009

Arrefecimento global

Continua a cair neve na região da Serra da Estrela. A intensidade com que hoje caíu faz-nos dizer que afinal os Invernos de outros tempos ainda existem e estão aí à vista de todos. Deixo-vos algumas fotos enviadas pelo leitor Aristides Ferreira residente na localidade de Figueiró da Serra Concelho de Gouveia.

19/01/2009

Seia volta a participar na bolsa de Turismo de Lisboa

O Município de Seia volta a participar na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo nacional, que este ano completa vinte e uma edições, e que representa um local privilegiado para a divulgação da oferta e promoção turística do concelho. A BTL 2009 decorrerá entre 21 a 25 de Janeiro, nas instalações da FIL - Feira Internacional de Lisboa, localizadas no Parque das Nações. A participação da Câmara Municipal passará pela promoção de produtos e serviços locais e regionais, sendo ainda possível visionar neste espaço um vídeo promocional do concelho, conhecer o Centro de Interpretação da Serra da Estrela e obter material diverso de promoção turística, de que são exemplo o livro “Tecto de Portugal” e a brochura dedicada às Aldeias de Montanha. São muitos os expositores, oriundos dos mais variados sectores da actividade turística nacional e internacional, que se associam a este evento. Do transporte aéreo à hotelaria passando pelo sector segurador e consultoria, são muitas as entidades que contribuem para tornar a BTL na maior e mais completa plataforma nacional de oferta no sector turístico. A feira destina-se não só aos profissionais do sector mas também aos viajantes que procuram conhecer as novidades em termos de destinos ou de hotelaria, ou agendar o próximo destino de fim-de-semana ou férias.

17/01/2009

Quem será o candidato ou candidata à Câmara pelo PSD-Seia?

O que pensa o Dr. Andrade Ferreira, Lider do PSD-Seia, sobre o Concelho?
Que estratégias tem para o PSD-Seia?
Quem vai ser o candidato ou candidata do PSD à Câmara Municipal?
Estas e outras questões inclusivé as colocadas pelos leitores do blogue e ouvintes da RBN, para ouvir as respostas brevemente em:
ou
100.2 FM

Os números de www.radioboanova.com em 2008: 706.792 páginas vistas do nosso site, num total de 43163 ip's diferentes ao longo do ano. O mês mais concorrido foi o de Novembro, com 95882.Os primeiros dias de cada mês são os que registam maior tráfego, sendo que em termos de horário a hora de almoço é a que regista mais visitas. Em termos de países, a seguir a Portugal temos o Brasil e depois um pouco por toda a União Europeia, para a seguir termos os E.U.A., a Austrália, Chile, Coreia do Sul, etc. 85,4% das visitas vêm de um modo directo ao nosso endereço, 7,6% recorreram a motor de busca (1º Google, 2º. Sapo, 3º. MSN Search, 4º.AOL, 5º. Yahoo....) e os restantes por via de links em diversas outras páginas, que agradecemos, como seja:
http://www.ohpdigital.com/ http://espariz.blogspot.com/ http://www.ohpmotors.com/Apresentacao.aspx http://euquefiz-vovobaisa.blogspot.com http://oceanodepalavras.blogspot.com/ http://ligamncravo.blogspot.com/ http://futeboldistritalcoimbra.blogspot.com/ http://www.faroldanossaterra.com/ http://www.vidadesportivadenogueiradocravo.blogspot.com/ http://www.chaosobral.org/links/links.htm http://www.spaiodegramacos.com/links/; http://www.geocities.com/penalva_de_alva/Links.html http://www.hoqueifcoh.com/ http://www.thefingertips.com/forum/showthread.php http://basketotal.com/barra.htm;http://www.lagosdabeira.com/index.php http://escolaeomeio.blogspot.com/ http://espalhafactos.blog.com/ http://www.ccpoh.com/index.php; http://www.arcedjv.com/http://wwwfotomemoriadealvoco.blogspot.com/ http://www.ruimarquesmusico.blogspot.com/ http://www.aldeiadamatapequena.com/ http://www.jf-travancadelagos.pt/ http://www.ipad.mne.gov.pt/index.php http://www.ritaguerra.net/cgi-bin/guestbook/guestbook.cgi http://tokiohotel.ativoforum.com/sobre-eles-f11/mais-outra-t2749.htm http://rpviolino.blogspot.com/ http://www.apdconsumo.pt/nova_pagina_3.html http://www.joanaamendoeira.blogspot.com/ http://adiber.cidadevirtual.pt/Links.htm http://www.lastfm.pt/venue/8904410 http://jornalpartilha.blogspot.com/ http://clubeseitabttlazer.blogspot.com/ http://umavozdocemel.blogspot.com/ http://www.centenariobandatorroselo.blogspot.com/ http://pauloph.planetaclix.pt/montefrio/turismo.html http://ervedaldabeira.com/CMS/index.php http://www.myspace.com/mandragorafolk http://ecraazul.wordpress.com/ http://www.pinaprata.pt/conteudos.php http://observar-a-cidade.blogspot.com/ http://www.onudiscoteca.com/ http://www.anabeladuarte.com/ http://www.lusofoniasonline.blogspot.com/ http://alvocoeparente.multiply.com/tag/custom%20page ...... alguns bons exemplos de muitos, muitos amigos que nos ajudam a divulgar a Boa Nova e a região em que se insere. A todos o nosso muito obrigado!!!

15/01/2009

Enviem as vossas questões ao Líder do PSD-SEIA

Acabo de verificar o e´mail e eis que só hoje já chegaram bastantes questões que os leitores do blogue fizeram chegar para serem colocadas ao Dr. Andrade Ferreira na entrevista que irei levar a efeito na Radio Boa Nova no programa "Conversas".

A quem esteja interessado em colocar questões informo que o deve fazer para o e´mail luis.silva.75@gmail.com até ás 16 horas do dia 16, 6.ª feira.
Para ouvir a entrevista basta clicar em:
ou ligar o seu radio em:
100.2 FM

14/01/2009

Que questões gostaria de ver colocadas ao Líder do PSD-SEIA?

António Andrade Ferreira é o lider do Partido Social Democrata de Seia e é o meu próximo convidado no programa "Conversas" da Radio Boa Nova.
Qual o estado do PSD em Seia?
Em ano de eleições, qual o candidato que o PSD vai apresentar à Câmara Municipal?
Que estratégias eleitorais têm programadas?
Qual a participação dos militantes na vida politica concelhia do PSD?

Estas e outras questões serão colocadas nesta grande entrevista.
PARTICIPE também e envie as suas perguntas até ao próximo dia 16 até às 16 horas para o e´mail: luis.silva.75@gmail.com as quais prometo colocar ao lider do PSD-Seia.

Ouça a entrevista brevemente em 100.2 FM ou via internet em qualquer parte do mundo em www.radioboanova.com

12/01/2009

Parabéns Cristiano Ronaldo

A alma Lusa está em grande.
Cristiano Ronaldo é o melhor jogador do Mundo.
Como Português resta-me dizer-lhe...Parabéns campeão.

09/01/2009

Não há memória de tanta neve em Seia

PS/Seia escolhe candidato à Câmara através de eleições directas

CARLOS FILIPE CAMELO vs ANTÓNIO MAXIMINO
Depois do actual Presidente da Câmara, Eduardo Brito, ter decidido que não voltaria a ser candidato à Câmara, a Comissão Politica do PS – Seia, numa decisão histórica e de grande respeito pelos militantes, decidiu que o candidato do PS à Câmara de Seia será escolhido através de eleições directas entre todos os militantes. O regulamento aprovado definiu o prazo de 2 de Janeiro para apresentação de candidaturas. Apresentaram-se dois candidatos, Carlos Filipe Camelo e António Maximino. As eleições vão realizar-se no próximo dia 16 de Janeiro, entre as 17h00 e as 22h00. Ao tomar esta decisão, o PS – Seia demonstra a sua capacidade organizativa, força e vitalidade e abre um novo ciclo no que se refere à relação de proximidade e à importância politica dos seus militantes.

Seia, 09 de Janeiro de 2009
O Gabinete de Comunicação e Relações Públicas

08/01/2009

OHPositivo directamente de Oliveira do Hospital

É bom ver que o blog OHPositivo voltou à ribalta.
Oliveira do Hospital tem agora mais visibilidade com mais este meio de comunicação social agora reactivado com bastante qualidade gráfica e temas interessantes. Força aí...
http://ohpositivo.blogs.sapo.pt/

07/01/2009

Mais uma empresa têxtil que encerrou as portas, desta vez em Oliveira do Hospital

A empresa JAMMO deu por encerrada a sua actividade. Trata-se pois de mais uma empresa de confecções a encerrar portas no concelho, deixando 56 desempregados que se queixam de salários e subsídios em atraso no correspondente a 5 meses de ordenados. No portão de acesso às instalações, a gerência tem um comunicado a justificar o encerramento e o pedido de insolvência com a "...falta absoluta de encomendas e logo de recebimentos". Fátima Carvalho, do Sindicato dos Têxteis do Centro, alerta que se o Governo não tomar medidas, outras situações idênticas podem acontecer no concelho. “Oliveira do Hospital merece uma grande atenção da parte do Governo, atendendo a que é um mono-indústria, especialmente no sector têxtil”, afirma a sindicalista.

05/01/2009

Seia - Viagem ao Mundo do CISE

Para ver a reportagem vídeo da DÃO TV vá até:
http://www.daotv.pt/site/main/index/see?id=491

Com divulgação no Cântaro Zangado em:

O blogue feito pelos seus leitores

SIC NOTÍCIAS SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL NA BEIRA INTERIOR
No seguimento da emissão de 3 de Janeiro e referente ao assunto em epígrafe, venho informar que é possível visualizar a mesma na página do Imagens de Marca na internet, em www.imagensdemarca.sapo.pt. Ao abrir a página, pode aceder através de Emissões de TV.

Com os cumprimentos de:
Carlos Manuel Ribeiro da Silva Dobreira

02/01/2009

O blogue feito pelos seus leitores

SIC NOTÍCIAS SITUAÇÃO DA INDÚSTRIA TÊXTIL NA BEIRA INTERIOR
Vai ser emitida uma reportagem sobre o assunto em epígrafe, com destaque para a situação da indústria têxtil no concelho de Seia, entre outros, no próximo dia 3 de Janeiro de 2009, entre as 17h e as 17h e 30m. A reportagem será também emitida, integrada em blocos informativos da SIC NOTÍCIAS.
Com os cumprimentos de,
Carlos Manuel Ribeiro da Silva Dobreira
* horário passível de alteração.
UM POUCO DE HISTÓRIA

VILA DE SÃO ROMÃO - SERRA DA ESTRELA
150 Anos da Fábrica Camello (1858 – 2008)

A Fábrica de Lanifícios António F. Camello & C.ª, Lda., fundada em 1858, situa-se no Vale do Regato e é herdeira das primeiras instalações fabris construídas, entre 1850 e 1855, por Manuel Camelo e Ana de Gouveia, pais de Manuel Francisco Camelo e avós de António Fernandes Camelo. Segundo fonte documental datada de Outubro de 1881, possuía uma roda hidráulica mista[1]. O equipamento da cardagem (cardação) era composto por uma carduça, duas cardas simples, e um aparato, de construção francesa. Na área da fiação possuía duas fiações mecânicas, correspondente a 480 fusos, também de construção francesa. Na tecelagem tinha uma urdideira, sete teares ordinários (grandes). O “apisoamento”, a tinturaria e a ultimação eram compostos por um pisão de ferro, uma maceira de pau, um caldeiro, duas ramolas, uma percha, uma tesoura longitudinal e uma prensa ordinária. Os recursos humanos eram constituídos por um mestre, dois cardadores maiores de 16 anos e um cardador menor de 16 anos, dois fiadeiros maiores e seis menores, uma urdideira maior, sete tecelões maiores, quatro caneleiros menores, duas “espinçadeiras” maiores, um pisoeiro maior, dois ultimadores maiores e um ultimador menor. O tempo de trabalho situava-se entre as 10 e as 12 horas diárias. No Inverno, havia serões de três horas, remuneradas na proporção do salário (apenas na secção de cardagem). Não se conhecendo o nome original da Fábrica, sabe-se que em 1858 se designava por Manuel Francisco Camello e C.ª, e cerca de 1907, sob o patrocínio de António Fernandes Camelo (filho de Manuel Francisco Camelo), passa a chamar-se por António F. Camello e C.ª. Em 1930, assume o nome de António F. Camello & C.ª, Lda., designação que se mantém.

Carlos Manuel Ribeiro da Silva Dobreira

[1] Construída na Fundição do Ouro, no Porto.

01/01/2009

Afinal o Presidente da República não está só preocupado com os estatutos dos Açores

Para Cavaco Silva, 2009 vai ser um ano em que os portugueses têm de “resistir às dificuldades, aos obstáculos, às ameaças com que cada um pode ser confrontado”. Na sua mensagem de Ano Novo, o Presidente da República deixou ainda um recado: as dificuldades que o País enfrenta “exigem que os agentes políticos deixem de lado as querelas que em nada contribuem para melhorar a vida” de todos aqueles que enfrentam sérias dificuldades em Portugal.

FELIZ ANO NOVO