27/02/2009

José foi de "Mota" para Leixões

O Benfica derrotou hoje o super poderoso Leixões, aquela equipe que "limpou" o Porto e o Sporting em casa destes.Este é mais um sinal que este ano o campeonato vai ser nosso.Já agora...vou ficar a torcer para que o Sporting consiga um empate no dragão.
A todos vós desejo um bom fim de semana desportivo.

3.ª prova do campeonato nacional de enduro será disputada em Gouveia

A terceira prova pontuável para o CAMPEONATO NACIONAL DE ENDURO terá início no fim-de-semana de 7 e 8 de Março na localidade de Gouveia. Organizada pelo Motor Clube das Beiras, com as cores da KIA Motors, e designada como o II Enduro de Gouveia, esta prova contará com 3 especiais por volta e com a participação de mais de uma centena de pilotos, todos com o objectivo de enfrentar os diversos desafios apresentados durante os dois dias de prova. Com partida marcada para o primeiro piloto às 12h, durante o dia de Sábado, o pelotão das classes Nacional e Elite darão 3 voltas ao percurso num total de 150km repartidos pelas 3 Especiais. Para os Verdes, o dia será menos agreste, com um total de 100km percorridos em duas voltas. Domingo a jornada começa mais cedo com partida marcada para as 10h. O total de km’s de percurso aumenta com uma volta adicional para todas as classes, passando a ser 4 voltas para a Nacional e Elite e 3 para os Verdes.

No que respeita aos 3 troços cronometrados, tanto a ET (Enduro Test) e o CT (Cross Test) estão situadas na Quinta Nevada mas as semelhanças entre as duas especiais acabam aqui. A ET conta com 5km de piso rápido de terra e saibro enquanto a CT conta com uma variedade de curvas em terra e alguns saltos durante os 3.5km de extensão. Quanto á extreme test, situada perto da ZA localizada no Centro Hípico de Gouveia, esta especial será em plena floresta com subidas árduas em terra e um complicado ribeiro, tem uma extensão de cerca de 1.1km (Elite e Nacional) e de 0.8 (Verdes). Um verdadeiro desafio até para os pilotos mais experientes de Enduro!

Programa da prova Enduro Gouveia
03/03/09 – Fecho definitivo das inscrições.
05/03/09 - Publicação da lista de inscritos.
06/03/09 - Abertura do Secretariado da Prova – Câmara Municipal de Gouveia = 18h às 20 h–21:30 às 23 h.
06/03/09 e 07/03/09 - Verificações Documentais – Secretariado = 18:00 às 22:00 h e das 09:00 até 11:00 h.
06/03/09 e 07/03/09 - Verificações Técnicas – Frente á Câmara Municipal = 18:00 às 22:00 h e das 09:00 até 11:00 h.
07/03/09 - Publicação da Lista de Participantes no quadro oficial de afixação, (Secretariado) = 11.30 Horas
07/03/09 – Partida do 1º Concorrente = 12:00 horas.
08/03/09 – Partida do 1º Concorrente = 10:00 horas.
08/03/09 – Distribuição de prémios = 18:30 horas – Salão Nobre da Câmara Municipal
para mais informações consulte o site:
www.campeonatonacionaldeenduro.com

25/02/2009

O blogue feito pelos seus leitores

"Ano de eleições ano de esperança?"
É verdade que vai ser um ano de muitas eleições. Mas de esperança, não vejo como. As promessas são sempre as mesmas. O que muda são os políticos. Alem de não cumprirem com o prometido, voltam a prometer o que já prometeram há quatro anos. Poucas, promessas são cumpridas mas, só no ano das eleições. Inauguram-se obras duas vezes para que os eleitores se lembrem quem mandou fazer. E não saímos disto. A memória dos eleitores também ajuda. É curta. Só lembram o bem que fizeram com o nosso dinheiro, não lembram as promessas não cumpridas. Depois ainda agradecemos, aos políticos, as obras efectuadas, com o nosso dinheiro para bem da população. Eles apenas estão a cumprir o mandato para o qual se candidataram. Ninguém vai obrigado, acho eu. A rua da minha aldeia, onde moro, encontrava-se em muito mau estado. Foi prometido, há cerca de 8 anos, que no ano seguinte, estávamos a três meses do fim de ano, seria uma das prioridades. Foi alcatroada quatro anos depois, precisamente antes das, ultimas, eleições. É só um exemplo.
Para 2009, isto não está fácil.
Ano de eleições ajuda sempre nos negócios. Muitas obras, muitas campanhas, muitos brindes para oferecer. E este ano vai haver três actos eleitorais. Pensei eu, na minha ignorância e pelo que ia lendo, que a crise no ano de 2009 começaria a dar mostras de melhoras. Mas não é verdade, o desemprego continua a aumentar, a passos de gigante. E a crise veio para ficar. É verdade que estamos só no princípio do ano. Mas tantas empresas a fechar, não é bom sinal. No ano de 2009, gostaria de ver a economia a recuperar e o emprego a aumentar. No caso particular de Portugal, não podemos esquecer três coisas:
Andamos sempre a fazer sacrifícios para combater a crise. Já devíamos estar habituados. Ex.: O último aumento do IVA era temporário. Mas como em Portugal o temporário se torna definitivo. Está bem, já baixou. Mas não foi para o valor anterior.
Os subsídios da UE estão a “acabar”. Como é que o País vai viver depois? Este dinheiro que veio foi dado? Não temos que prestar contas? Se sim, quem paga? Como explicar à UE que mesmo depois de tantos subsídios, ainda continuamos a precisar de muito mais? Com tantos anos de subsídios, não há “desintoxicação” que possa recuperar o País da dependência dos mesmos. Vamos continuar em crise.
Perdemos um dos nossos pontos fortes na competitividade com outros países. Os baixos salários. Apesar de termos qualidade. Países como a China e a Índia, já têm qualidade com uma média de salários muito inferior.
Mesmo a China já está com milhares de desempregados. O governo, local, já aconselha os desempregados a procurarem, novamente, o cultivo da terra. Acredito que vai ser uma recuperação muito lenta. Penso mesmo que, muitos dos terrenos abandonados, vão voltar a ser cultivados. Fruto do desemprego e da falta de poder de compra.
Espero no final do ano já podermos começar a falar do final da crise.
Nuno Pinheiro - Vila Chã

23/02/2009

Reportagens nas Feiras do Queijo em Aguiar da Beira, Seia, Gouveia

Chegou ao fim o ciclo de feiras onde o rei é o queijo da serra da estrela. Na região do Dão o primeiro certame aconteceu em Penalva do Castelo depois Aguiar da Beira e encerrou no passado fim de semana em Seia e Gouveia.
Veja as reportagens em:

21/02/2009

Brevemente a reportagem video da Feira do Queijo de Seia

Está a decorrer hoje durante todo o dia a Feira do Queijo em Seia. Neste dia encerrou também a votação sobre o que os senenses pensam acerca da data de realização. Várias hipóteses foram colocadas (Sábado, Sábado e Domingo, Domingo) sendo que a data escolhida pela maioria dos votantes foi a realização da feira em 2 dias, neste caso sábado e domingo. Relativamente à reportagem falámos com alguns produtores e vendedores do queijo da Serra, entrevistas essas bastante interessantes de ouvir e ver.
Não perca brevemente aqui ou em http://www.daotv.pt
até lá deixo-vos com algumas imagens

20/02/2009

Pina Prata não é. Quem será?

Segundo o jornal Porta da Estrela na sua edição de 20.02.09, confirma-se aquilo que eu já suspeitava há algum tempo. Pina Prata não é o candidato pelo PSD à Câmara de Seia contrariamente ao que alguns órgãos de comunicação social credenciados teriam avançado há 1 mês a esta parte, como é o caso do jornal NOVA GUARDA. Conforme se pode ler AQUI esta é uma noticia que foi verdade absoluta para o NOVA GUARDA e pelos vistos a investigação jornalistica correu mal. Perante esta noticia hoje do PE resta perguntar aos dirigentes do partido para quando o anuncio do nome do candidato.
LEMBRAM-SE DESTE QUADRO NO NOVA GUARDA?
No meio disto tudo o mais engraçado foi ver muita gente a escrever sobre Pina Prata como sendo uma verdade absoluta sem terem qualquer informação fidedigna. A informação não é isso meus senhores...

19/02/2009

Taxa para produção de queijo Serra da Estrela leva a abandono da actividade

A nova legislação aplicada à produção de queijo da Serra da Estrela está a contribuir para que os pequenos produtores abandonem a actividade e vendam o leite para as fábricas, disseram hoje à Lusa fontes ligadas ao sector. Numa altura em que são realizadas feiras de promoção do queijo em vários concelhos da região da Serra da Estrela, ouvem-se as preocupações dos produtores que admitem estar sujeitos a “muita despesa”. A juntar às exigências com o licenciamento das queijarias, à existência de planos de segurança alimentar, boas práticas e autocontrole, desde Dezembro que os pequenos produtores estão obrigados ao pagamento de “uma taxa de controlo oficial no valor de 50 euros por trimestre”, segundo fonte da ESTRELACOOP-Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela, com sede em Celorico da Beira.

Rate for production of Serra da Estrela cheese leads to cessation of activity
The new legislation applied to the production of cheese of Serra da Estrela is to help small producers leaving the business and sell the milk to the factories, Lusa said today the sources in the sector. At a time when fairs are held to promote the cheese in several counties in the region of Serra da Estrela, hear out the concerns of producers admit that being subject to "great expense." In addition to the licensing requirements with the cheese, the existence of plans for food safety, good practice and self since December that small producers are forced to pay "a fee in the amount of official control of 50 per quarter," according source of ESTRELACOOP-Cooperative Producers of Serra da Estrela Cheese, based in Celorico Beira.

Café só aumenta quando o Benfica for campeão

No café C. em Santiago a bica custa apenas 0,40 € (quarenta cêntimos).
O proprietário é adepto do Glorioso e diz que só aumenta o café quando o Benfica for campeão. Sr. C. prepare-se para aumentar o café em Junho, pois este ano é nosso.
Saudações benfiquistas...


Coffee only grows when the champion Benfica
On cafe in Santiago C. to tap cost € 0.40 (forty cents). The owner is the Glorious fan and says that only increases when the coffee is champion Benfica. Mr. C. expect to increase the coffee in June, because this year is ours. Greetings ...

18/02/2009

O Sporting pode estar tranquilo com o árbitro

O árbitro leiriense Olegário Benquerença foi nomeado para dirigir sábado o encontro entre o Sporting e o Benfica, da 19ª jornada da Liga portuguesa de futebol. Não querendo desde já influenciar o adepto da verdade desportiva, aquele que gosta mesmo de futebol mas sem erros de arbitragem, não me escuso a colocar aqui um video em jeito de tesourinho deprimente da célebre vitória do FCPorto na Luz na época 2004/05 em que o árbitro era o Olegário e que fez uma tremenda asneira, claro está prejudicando claramente o Benfica...No próximo derby a realizar este fim de semana só espero que esteja mais atento porque até lá a única equipe que pode estar tranquila com esta nomeação só pode ser o Sporting.
The Sporting can rest with the referee
Olegário Benquerença The arbitrator was appointed to run the meeting Saturday between Sporting and Benfica, the 19th day of the Portuguese League football. Not wishing to now the influence of the true sports fan, one who likes football but even without errors in arbitration, I am not here to put yourselves in a video tesourinho way of depressing the famous victory of FCPorto in 2004/05 the light in which the arbitrator was Olegário and that made a tremendous mess up, that is clearly hurting the ... Benfica Next derby to be held this weekend just hope that is more attentive because until then the only team that can be quiet with this appointment can only be Sporting.

Outros erros deste árbitro contra o Benfica
Esta temporada (6 de Outubro de 2008), Olegário não viu uma mão de Marques (36’) na área, no embate do Benfica com o Leixões para a Liga (1-1) e anulou um golo "limpo" a Yebda, por alegada falta de Nuno Gomes sobre o guardião Beto. Frente ao mesmo adversário, (Taça de Portugal, 13/12/2008), o Benfica foi eliminado nas grandes penalidades, Olegário não marcou penálti, por derrube de Hugo Morais a Nuno Gomes ( 88’).
Other errors of this arbitrator against Benfica
This season (6 October 2008), Olegário not see a hand of Marques (36 ') in the area, in the clash with Benfica Leixões for the League (1-1) and annulled a goal "clean" the Yebda by alleged lack of Nuno Gomes on the keeper Bob. Against the same opponent, (Cup of Portugal, 13/12/2008), Benfica was eliminated in penalty kicks, Olegário nrs not marked by the overthrow of Hugo Morais Nuno Gomes (88 ').

17/02/2009

Dr. Filipe Camelo faz périplo pelas Associações e Instituições do Concelho

"O candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, iniciou recentemente uma ronda de contactos, que o vai levar nos próximos 2 meses, a ter reuniões com todas as Instituições e Associações do Concelho. O objectivo é ouvir os seus principais problemas e preocupações, mas também transmitir as grandes linhas de orientação politica, que vão marcar o seu mandato. A primeira reunião que já decorreu, foi com os Dirigentes Sindicais da Industria Têxtil e Lanifícios, e teve como preocupação principal, a defesa do Emprego."

Dr. Filipe Camelo visit the County Associations and Institutions
"The candidate of the PS to the presidency of City of Seia, Carlos Filipe Camelo, recently started a round of contacts that will lead the next 2 months, to have meetings with all institutions and associations of the Municipality. The aim is to listen to its main problems and concerns, but also provide the broad policy guidance, which will mark its mandate. The first meeting already took place, was the union leaders of the textile and wool, and had as main concern, the protection Employment."

11/02/2009

Feira do queijo sim mas ao domingo

Dia 21 de Fevereiro, dia do queijo, do presunto, do mel, das bandas filarmónicas, dos ranchos, dos bombos, dos desfiles de carnaval, etc,etc,etc...De facto barulho e movimento não vão faltar. A festa do queijo realiza-se uma vez mais a um sábado. Considero que não é o melhor dia para vendas e promoção dos produtos da região, pois, toda a gente sabe que aos domingos de manhã o parque da feira enche-se de autocarros e esse dia sim seria o mais indicado para a realização da feira. As vendas disparavam para o dobro ou triplo sem grandes dificuldades, os turistas divertiam-se em Seia e levavam a informação para as suas terras levando o nome de Seia com eles. De facto a programação promete e isso é norma e é feito por gente que sabe, mas...o dia não é o melhor. Feira do queijo sim...mas ao domingo...

08/02/2009

Fomos superiores ao FC Porto...

...não fomos superiores à arbitragem...

Esta é a capa mais isenta que eu já vi até hoje no jornal "O Jogo", como se sabe, o jornal oficial do FC Porto

06/02/2009

FORÇA BENFICA

O Benfica vai jogar este fim de semana ao estádio do dragão contra o nosso sócio honorário o FCPorto. Tanta tinta correu quando se soube que Luis Filipe Vieira era sócio do Porto e afinal há já mais de 60 anos que o FCPorto é sócio honorário do Benfica...ele há coisas...Apesar deste facto o que conta este fim de semana é o jogo que vai opor estes dois clubes desta vez no Porto. Está escrito nas estrelas que em 2009 o Glorioso vai ser campeão e a prova disso vai ser a vitória que vamos alcançar este fim de semana o que nos permite distanciar dos nossos mais directos adversários. Se realmente somos grandes vamos concerteza provar isso este fim de semana.
FORÇA BENFICA !!!

05/02/2009

E se não for Pina Prata?

O jornal "Campeão das províncias" escreve na sua edição de hoje que afinal Pina Prata já esteve mais perto de ser o candidato pelo PSD à Câmara de Seia do que está hoje.
Pina Prata já esteve mais perto de Seia
Escrito por CP
04-Fev-2009

É cada vez mais improvável a candidatura de Horácio Pina Prata, vereador de Coimbra, à presidência da Câmara de Seia pelo PSD, soube o “Campeão” de fontes partidárias.O anterior vice-presidente da edilidade conimbricense reuniu-se, recentemente, com os líderes distritais social-democratas de Coimbra e da Guarda, Pedro Machado e Álvaro Amaro, respectivamente, mas o consenso indispensável para ele se perfilar já esteve mais perto de ser alcançado.A gorar-se o cenário de candidatura do autarca na sua terra natal, é expectável a intensificação dos reparos da Comissão Política Concelhia (CPC) de Coimbra do PSD ao desempenho do vereador.

continue a ler AQUI

04/02/2009

site oficial de Pina Prata

Ao fazer as minhas buscas na internet na esperança de obter informações sobre a potencial candidatura de Pina Prata à Câmara de Seia, deparei-me com o seu site pessoal o qual partilho aqui com os meus queridos/as leitores/as. Há quem diga que Pina Prata será o candidato do PSD-Seia ao Municipio e há quem diga que não. Seja ou não seja, Pina Prata, natural de Seia, tem um site oficial bastante inovador.
Clique e veja em: http://www.pinaprata.pt/

03/02/2009

À espera de Maradona

Para mim foi o melhor jogador de futebol de todos os tempos.
Agora e depois de passadas tantas tormentas, Diego Armando Maradona é o seleccionador da Argentina e parece que esta etapa na sua vida o ajudará de uma vez por todas a largar o vicio da droga. Eu, assim espero pela admiração que lhe tenho, pela saudade de o ver jogar, ou melhor, pela saudade de o ver tratar a bola como ela merece ser tratada. É um génio este homem. Emir Kusturica considerado com um dos mais criativos directores de cinema dos anos 80 e 90, decidiu fazer um filme em jeito de documentário sobre a vida de "El Pibe" e em boa hora o fez segundo rezam as críticas. Neste filme além da magia do futebol na sua verdadeira essência, também há muita cocaína, aquilo que fez Maradona perder consciência de uma parte fundamental da sua vida, o crescimento das suas filhas. “E se não fosse a coca, que jogador eu poderia ter sido!”, exclama Diego. Maior ainda? Para quem viu jogar "El Pibe", para quem ainda hoje se recorda dos grandes momentos de futebol que este homem nos proporcionou e atendendo à experiência cinematográfica de Emir Kusturica, tenho a certeza que vamos ter filme...

José Sócrates vem à Guarda no dia 6 de Fevereiro

No âmbito do XVI Congresso Nacional do PS, José Sócrates vai estar na Guarda, para fazer a apresentação da sua Moção Global "PS: A Força da Mudança", próxima Sexta-feira, dia 6 de Fevereiro, pelas 21horas, no Hotel Turismo da Guarda.

AMÁLIA em Seia de 6 a 8 de Fevereiro

O filme "Amália" vai estar na Casa Municipal da Cultura de Seia de 6 a 8 de Fevereiro.

SINOPSE:
Nova Iorque, 1984: Amália vai matar-se. A obsessão pela morte vem da adolescência, ela está doente, pensa que é agora. Abre as portas da varanda da sua suite e olha para o abismo. E nesse momento Amália revê uma vida de génio artístico, de sucesso planetário, mas também de frieza familiar, de desilusões amorosas, em que avulta uma paixão impossível, a relação controversa com a extrema melancolia do fado, que não ama por se aproximar demasiado das sombras da sua vida mas que faz vibrar como ninguém, dando ao filme os seus momentos mais espectaculares. De 1954 a 1984, são trinta anos em busca de um equilíbrio que escapa, de um amor que lhe foge, ao contrário do sucesso artístico, que a vai projectando como uma vedeta mundial.

Veja aqui o trailer:

02/02/2009

Imagens que valem por si só

Bem vindos à Serra da Estrela
(Foto: LS; Local: Viveiro de trutas - Aguincho)

Actividades na Ludoteca

Depois da actividade “Num Fundo de Mar”, a Ludoteca Municipal apresenta neste início de ano um novo espaço de magia e descoberta na floresta, denominado “Que Flor é Esta?”. Esta actividade temática permanecerá na Ludoteca até ao final de Maio e pretende de uma forma lúdico/pedagógica sensibilizar as crianças para a protecção e preservação da natureza, através de situações do imaginário. No âmbito do plano de actividades da Ludoteca, realiza-se no próximo dia 7 de Fevereiro, pelas 10:30h, um torneio de xadrez, em parceria com o Clube de Xadrez de Seia. A participação no torneio está reservada a jogadores que possuam até 1599 pontos em qualquer das listas de Elo (FIDE, FPX, LECS). No total serão 4 rondas de partidas Lentas, cada uma de 60 minutos / jogador. No que concerne à atribuição de prémios, será atribuído ao primeiro classificado 50% do valor das inscrições, ao segundo 30% e ao terceiro 20%. Os interessados deverão inscrever-se até ao dia 5 de Fevereiro, sendo o valor da inscrição de 2,50€. Ainda no dia 7 de Fevereiro, pelas 14:30h, terá lugar no Museu Etnográfico do Rancho Folclórico de Seia um worshop sobre Danças Tradicionais, promovido pela referida instituição e pela Ludoteca. A iniciativa realiza-se quinzenalmente, aos sábados, e pretende desenvolver o gosto pelas danças e instrumentos tradicionais da nossa região junto dos mais novos.

01/02/2009

Contestado o fecho de estradas na Serra da Estrela

A Turistrela e a Câmara da Covilhã contestam o número de vezes que as estradas na Serra da Estrela fecham devido à neve, mas a GNR diz zelar pela segurança e que as queixas "não fazem sentido".Segundo o registo do Centro de Limpeza de Neve, a que a Agência Lusa teve acesso, o fecho totalizou nove dias em Janeiro, afectando três dos cinco fins-de-semana do mês ? os períodos mais comuns para passeios. Artur Costa Pais, administrador da Turiestrela, disse este domingo à Lusa que a estrada para a Torre "podia estar aberta mais vezes", mas a GNR mantêm-na fechada "por falta de conhecimentos" e porque "faltam meios ao Centro de Limpeza de Neve"."A solução é como se faz lá fora: um concurso público internacional e concessionar o serviço a empresas espanholas ou francesas que tenham anos de experiência em destinos semelhantes à Serra da Estrela", sugere.
continue a ler aqui