30/04/2009

Beiralã declarada insolvente

Os 120 trabalhadores que tinham os contratos de trabalho suspensos já foram despedidos.
A empresa têxtil Beiralã, em Seia, está em processo de insolvência, a pedido de um dos credores, a firma francesa Chargeurs Wools, que o havia solicitado em Dezembro do ano passado. O anúncio feito no início deste ano pelo administrador da Beiralã de que havia interesse por parte de empresários da região em viabilizar a empresa «não passou do plano das intenções», lamenta o coordenador do Sindicato Têxtil da Beira Alta (STBA), Carlos João, que revela terem já sido despedidos 120 trabalhadores. «Recebemos esta terça-feira o despedimento colectivo dos trabalhadores que estavam com os contratos suspensos e o mais provável é que cheguemos à assembleia de credores sem os restantes, perto de 90», afirma o sindicalista. O Tribunal Judicial de Seia, que proferiu sentença de declaração de insolvência no primeiro dia deste mês, fixou um prazo de 30 dias para reclamação dos créditos, tendo designado o dia 1 de Junho para a realização da assembleia de credores. Segundo as contas do sindicalista, que não arrisca números concretos, deverão existir créditos superiores a 10 milhões de euros. «Já tive mais confiança neste processo», confessa Carlos João, dizendo que não voltou a ouvir falar dos potenciais interessados referidos pelo administrador da empresa em Janeiro. Na altura, Rui Cardoso anunciou que seriam constituídas duas sociedades para explorar a Beiralã, com uma delas a dedicar-se à comercialização de fios – o que representaria uma novidade para a fábrica têxtil. A ideia era a empresa laborar dois ou três meses com estas duas sociedades, pedindo-se depois a insolvência. O problema é que nessa altura já aquela empresa francesa fornecedora de matéria-prima tinha solicitado ao Tribunal de Seia, por via electrónica, o pedido de insolvência, com Rui Cardoso a anunciar que iria tentar travar o processo. «Esperemos agora que apareçam propostas de viabilização da Beiralã, que, como se sabe, podem ser apresentadas até ao próprio dia da assembleia», adianta o sindicalista. Em relação aos trabalhadores, Carlos João refere que está agendada uma reunião para segunda-feira, onde serão abordadas todas as questões relacionadas com o processo e «informados da situação dos que já foram despedidos». Em relação aos salários, todos os funcionários têm a receber o mês de Agosto do ano passado, sendo que quem estava com os contratos de trabalho suspensos ainda aguarda o pagamento de quinze dias relativos a Setembro. Os problemas da Beira Lã começaram a acentuar-se no último trimestre do ano passado, quando Rui Cardoso anunciou que a empresa não tinha condições para pagar os salários a todos os trabalhadores. Em Setembro, parte deles decidiu suspender os contratos de trabalho, de forma a poderem usufruir do subsídio de desemprego, e os restantes acabaram por fazer o mesmo ainda antes do Natal. A firma chegou mesmo a encerrar as portas, tendo já durante este ano retomado a laboração e readmitido progressivamente alguns dos trabalhadores.
in - O Interior, ed. 30.04.09

O blogue feito pelos seus leitores

Curso de Identificação Auditiva de Aves
30 e 31 de Maio de 2009
Nos dias 30 e 31 de Maio, o Município de Seia, através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), irá organizar um Curso de Identificação Auditiva de Aves. O curso, orientado por Gonçalo Elias, destina-se principalmente a observadores com alguma experiência de observação e identificação de aves e inclui várias saídas de campo para identificação auditiva de aves na serra da Estrela e áreas envolventes. Para mais informações e inscrição consulte o sítio www.cise-seia.org.pt ou contacte o CISE através do telefone 238 310 230.
Curso de Identificação de Aves de Montanha
27 e 28 de Junho de 2009
Nos dias 27 e 28 de Junho, o Município de Seia, através do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), irá organizar um Curso de Identificação de Aves de Montanha. O curso, orientado por Gonçalo Elias, está direccionado para todos os interessados na observação e identificação de aves, com ou sem experiência, e inclui várias saídas de campo para identificação de aves na serra da Estrela e áreas envolventes. Para mais informações e inscrição consulte o sítio www.cise-seia.org.pt ou contacte o CISE através do telefone 238 310 230.
Outras actividades
9 e 10 de Maio – Curso de Iniciação à Identificação e Observação de Aves
16 de Maio - Saída de Primavera para observação de aves
23 e 24 de Maio - Curso de Iniciação ao Estudo de Anfíbios e Répteis
13 e 14 de Junho - Percurso pedestre com acampamento

29/04/2009

Risco Pandémico. Toda a Humanidade está sob ameaça. Estamos na FASE 5

A Organização Mundial da Saúde elevou o nível de alerta para cinco, de uma escala de seis, revelando a iminência da "pandemia" de gripe suína. "Toda a humanidade está sob a ameaça de uma pandemia", disse a directora-geral da Organização Mundial de Saúde. A OMS alerta todos os países para que activem os planos para combater uma possível pandemia. Margaret Chan avisou que o vírus da gripe suína pode sofrer mutações rápidas com efeitos imprevisíveis. A Direcção-Geral de Saúde já actualização do nível de alerta na sua página de internet, onde se pode ler que existe um "substancial risco pandémico". As seis fases, estabelecidas em 2005 a propósito da gripe aviaria e actualizada em 2009, são definidas segundo critérios claros que implicam a resposta dos países face ao risco pandémico. A passagem de um estado a outro é decidida por uma "Comissão de emergência do regulamento sanitário internacional", uma instância composta por uma quinzena de especialistas internacionais convocados pela OMS. Este nível de alerta nunca tinha sido utilizado.
- Fase 1: Não foram detectados novos subtipos do vírus da gripe em humanos.
- Fase 2: Não foram detectados novos subtipos do vírus da gripe em humanos. No entanto, existe um subtipo do vírus da gripe em circulação em animais que apresenta um elevado risco de infecção humana.
- Fase 3: Existe infecção humana com um novo subtipo do vírus mas não foi detectada transmissão pessoa-a-pessoa, ou, no máximo, houve situações de transmissão para contactos próximos.
- Fase 4: Existem um ou mais pequenos clusters/surtos com transmissão pessoa-a-pessoa limitada. No entanto, a disseminação do vírus é completamente localizada, indicando que o vírus ainda não está bem adaptado ao hospedeiro humano.
- Fase 5: Existem clusters/surtos de maiores dimensões mas a transmissão pessoa-a-pessoa ainda é localizada, indicando que o vírus está a adaptar-se gradualmente melhor ao hospedeiro humano mas ainda não atingiu um nível de transmissão considerado eficaz (substancial risco pandémico).
- Fase 6: A pandemia está instalada: existe um risco aumentado e substancial de transmissão na população em geral.
in - JN.pt

Dr. Carlos Filipe Camelo em entrevista


No próximo sábado dia 2 de Maio, Dr. Carlos Filipe Camelo,Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Seia em entrevista para a DÃO TV.
Não perca aqui ou em http://www.daotv.pt/

27/04/2009

É o chamado 3 em 1

Da nova edição do Jornal/Revista do 24 horas retirei esta noticia para que perdure imortal nos arquivos do oceano. Não é pela Vanessa Fernandes mas sim pelo 3 em 1 que só demonstra o estado da educação em Portugal. Já não faltavam as novas oportunidades como agora também nos foi anunciado que o Governo vai colocar como obrigatória a permanencia dos alunos pelo menos até ao 12.º ano, mesmo que contrariados e mesmo que a sua mente não dê para isso, agora desta já não se escapam. Antes do 25 do 4 de 74 a educação era só para alguns e Salazar foi acusado de limitar o País nesta matéria, agora passados 35 anos com estas medidas do CNO e da escolaridade obrigatória até ao 12.º ano, o que é que nos apraz dizer? É ou não é facilitismo? Fazer 3 anos em apenas 1 e segundo esta noticia nem sequer existem aulas basta para tal fazer uns trabalhitos de casa, é ou não é injusto? Perante tanta rebaldaria apetece perguntar para onde querem levar o País? Querem que seja um país de estatisticas e numeros? Que educação é esta?

Vencedor do TROPFEST 2008

O Tropfest é o dos maiores festivais de curtas metragens do mundo. Comecou há 17 anos atrás em Sydney e no ano passado teve a sua primeira edição em Nova York. O vencedor do ano passado foi este filme filmado com um telemovel e com um orçamento de USD 40.

26/04/2009

O "Condestável" é o mais recente SANTO Português

S. Nuno de Santa Maria é o 11º santo português, 32 anos depois da última canonização de um cidadão de Portugal. Foi Santa Beatriz da Silva (1424 e 1492), filha da nobreza de Campo Maior e fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. E se Beatriz é praticamente contemporânea de Nuno Álvares Pereira, outros sete santos portugueses viveram bem antes. A lista arranca com S. Dâmaso, papa do século IV (305-304), e S. Vítor de Braga, mártir da mesma época, ainda Portugal não o era. Anteriores à nacionalidade foram também as vidas de S. Martinho de Dume (518-579), bispo de Dume e Braga, Santa Iria de Tomar (f. 653), freira e mártir, e S. Torcato (f. 715), arcebispo de Braga e Dume. Já no reino viveram S. Teotónio (1082-1162), fundador do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e o padre franciscano Santo António de Lisboa (1360-1231). Posteriores a S. Nuno são o religioso dedicado aos enfermos S. João de Deus (1495-1550) e o missionário jesuíta S. João de Brito (1647-1693).
IN - JN
O mito está para a história como o santo para a religião.
Assim acontece com a perpetuação de Nuno Álvares Pereira na memória nacional. Sendo profundo defensor do iberismo, Jorge Laiginhas - professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - é autor de O Padroeiro da Ibéria - D. Nuno Álvares Pereira, uma das figuras históricas que mais travaram a união ibérica. Questionado sobre o relevo histórico do Condestável, o académico transmontano diz que "o que faz perpetuar Nuno Álvares na memória colectiva do povo português é, em primeiro lugar, o facto de a filha ter casado com o primeiro duque de Bragança". É neste matrimónio, aponta, "que se enraíza, três séculos mais tarde, a dinastia de Bragança que reinou até à implantação da República e tudo fez para glorificar os seus antepassados". Segundo Laiginhas, que lançou o livro em 2008, com a chancela de O Quinto Selo, "também Luís de Camões, em os Lusíadas, contribuiu, de modo explícito e implícito, para que este comandante militar tenha sido mitificado". Já no século XX, refere, "o Estado Novo difundiu, através dos manuais escolares, a ideia de Nuno Álvares Pereira como o exemplo do chefe que se agiganta, servindo a Deus, para defender a nação portuguesa e o seu povo". "Convenhamos… A nação portuguesa, como outras nações, é fundada e refundada em mitos". Por outro lado, tendo vivido entre ideais bélicos e religiosos, Nuno Álvares viveu numa época em que a fé era, também, difundida à força de espada, acrescenta Laiginhas. "Não obstante, parece-me importante entendermos que este comandante militar personifica a consolidação da independência de Portugal face a Castela". "Depois, é natural que o povo - ou o poder instituído em nome do povo - tenha santificado um guerreiro que, na batalha de Aljubarrota, terá, com um pequeno exército de 6000 homens, aliados ingleses incluídos, derrotado mais de 30000 soldados!". Já o presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA) considera que a canonização surge num "momento oportuno" para o país, que vive uma crise económica e de valores. Alexandre Patrício Gouveia sustenta, em declarações à Lusa, que "o momento é muito oportuno por ser um exemplo que pode ser seguido nos dias de hoje". Tinha um "grande amor e devoção a Portugal e grande respeito e consideração pela pessoa humana". "Lutou quando teve de lutar, mas antes e depois das batalhas assumia estar entre pessoas iguais a si perante Deus", destaca.
In - JN

25/04/2009

35 anos passam do 25 de Abril de 74

Portugal está um País melhor?
Existe de facto liberdade de expressão?
A censura na comunicação social acabou de vez?
O estado da educação em Portugal melhorou?
Que mudanças trouxe o 25 de Abril?

22/04/2009

Pepe deve ser afastado da Selecção Nacional?

"Tenho que pedir desculpas a todos os adeptos de futebol porque a atitude que tive não foi correcta...peço desculpas a Casquero, aos árbitros, ao Getafe e à família deles”, disse no final do jogo Pepe.
Perante tamanha agressividade acha que este jogador profissional deve continuar a representar a nossa selecção nacional? Em minha opinião, nem mais uma camisola de Portugal vestiria. Será essa a opinião de Carlos Queiroz? E de Gilberto Madail?
Aguardarei pela cena dos próximos capítulos...

O blogue feito pelos seus leitores

workshop WEB DESIGN
Vai realizar-se Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) um workshop de Web Design. Com inicio marcado para 29 de Abril, este workshop destina-se a estudantes (ensino superior e ensino secundário) e profissionais da área de informática e afins, que pretendam obter mais conhecimentos nesta área. Com duração de 20 horas e inicio a 29 de Abril, este workshop decorrerá durante 4 semanas, 3ª e 4ª feiras no período das 17:00 às 20:00, estando previsto finalizar a 27 de Maio. O workshop será ministrado pelos Eng. Pedro Sequeira, e Eng. Vitor Robalo, colaboradores da ESTH na área de Informática. A inscrição tem um custo associado de 50€ para a comunidade da ESTH/IPG e 75€ para a comunidade externa.

Inscrições em:
Serviços Administrativos da ESTH
Rua Dr. José António Fernandes Camelo
Arrifana - 6270-372 Seia
Telef. 238 320 800

21/04/2009

O VINTE E CINCO DE ABRIL DE 1974

Trinta e cinco anos depois é ainda um dos amores da minha vida. Em cada ano que chega o alvoroço e a alegria dos idos de 74 sacode-me e a “divina surpresa” (Eduardo Lourenço) instala-se incrédula. Foi a revelação, que vivi com alguma frequência nas ruas e nas praças e nos estádios, na Aula Magna e nos anfiteatros do Técnico e da Faculdade de Letras e em outras Escolas, “sem sono”, noutras manifestações e assembleias, com requerimentos, pontos de ordem à mesa, ataques e contra-ataques, argumentos, insultos e ameaças, sequestros e exaltações, sem esquecer “Os dia loucos do PREC” (Adelino Gomes, José Pedro Castanheira, Abril 2006, Expresso/Público) – e as canções, muitas, muitas canções, Zeca Afonso, Manuel Freire, Francisco Fanhais, José Jorge Letria, José Barata Moura, Ermelinda Duarte e quantas e quantos mais. Recordando um artigo do Professor João Medina sobre o Maio de 68 posso dizer que também eu vi a revolução cara-a-cara, sentindo-lhe o perfume. Que permanece. E também permanece o cumprimento da promessa feita pelos homens do MFA no seu programa: democratizar, descolonizar, desenvolver. Se a democracia é o que cada um vê e sobretudo o que cada um diz, confere, outra coisa não seria democracia. Se a descolonização não foi exemplar há culpas anteriores que não podem morrer solteiras. Se o desenvolvimento é o que é nunca ele foi tão grande, e num período tão curto, em novecentos anos de História. No entanto, com a crise, a badalada crise, apenas diferente e com outra dimensão das já vividas durante estes trinta e cinco anos, e deu-se por elas parecendo que não (as questões do desemprego e de outras situações limite delas fizeram parte), a avaliação que ora se faz não é das melhores. Felizmente a culpa é dos políticos, ou do 25 do 4 de 74, que permitiu o aparecimento dessa bendita fauna sob a forma pluralista. Ora, os erros que cada um nunca comete podiam ensinar a melhorar o 25 do 4 de 74, de acordo com os propósitos iniciais, aprofundando a democracia e a sustentabilidade do desenvolvimento, e não deixar essas tarefas só para os políticos, surpreendentemente também portugueses. Aqui chegado, recordo um presidente francês (Raymond Poincaré?) aos seus generais: “a guerra é um assunto demasiado complexo para ser tratado por militares”. Parafraseio: a política é um assunto demasiado complexo e complicado para ser resolvido por políticos profissionais. Donde, a importância da participação de cada um em todos os sectores da res publica. Muitos cravos murcharam, aceitemos, a vida dos cravos como a nossa está sujeita a essa lei universal, e um deles foi a participação do cidadão vulgar de Lineu, como se diria no tempo em que andei no Liceu, e sem participação, nada feito, ou muito menos do que se poderia esperar, levando em consideração o facto de sermos acusados de relapsos nesta matéria. Também há erros que cometemos. Um deles, durante estes trinta e cinco anos, foi decerto a forma defeituosa como não envolvemos a juventude no conhecimento desta data. De outras datas também. Como quem diz da História de Portugal. Por falar em erros. Há uma coisa que eles têm de boa: a todo o tempo é tempo de os corrigir. Pelo menos a alguns. Não seria essa correcção uma “divina surpresa”?

Por: Luís Alves Martins

19/04/2009

Sócrates responde em directo a perguntas da população na internet

Esta situação é o que eu já venho a defender há alguns anos a esta parte. Os cidadãos que se dedicam a fazer politica não podem continuar a descurar esta ferramenta cada vez mais utlizada pela sociedade civil. A internet é um veículo rápido de difusão de mensagens e ideias. Gostava que em Seia os partidos políticos começassem a utilizar cada vez mais o canal de videos Youtube para lançarem as suas ideias e denunciarem através desta forma o que está bem e o que está mal, mas, ao que parece ainda não conhecem esta forma de fazer politica. Por falar nisso qualquer pessoa pode enviar a partir de hoje perguntas a José Sócrates, dez das quais serão respondidas em directo no próximo dia 25 no site http://www.socrates2009.pt/ . Cumpra com as seguintes regras: Grave um vídeo através de webcam, telemóvel ou câmara de filmar, passe para o seu computador e envie o filme com a sua questão. Para abranger diversos temas, serão seleccionadas 10 perguntas que terão resposta em directo no dia 25 de Abril.
A minha questão ao Sr. Primeiro Ministro é a seguinte:
Porque razão os candidatos a Câmaras Muncipais e a lugares de Vereação, são maioritariamente professores? Este fenómeno verifica-se em todo o País. Até aqui há uns dez anos atrás verificava-se que estes lugares eram ocupados maioritariamente por Advogados, agora só vemos professores a interessarem-se cada vez mais por politica. Será porque é uma profissão que tem tempo para tudo e mais alguma coisa, ou, será porque há cada vez mais professores e cada vez menos alunos?

17/04/2009

Venha participar nas filmagens

A última cena da filmagem do documentário "Os últimos moínhos" vai ser feita na próxima semana na localidade de Figueiró da Serra, Concelho de Gouveia. Será a chegada do Sr. Artur Gueifão que vem do Alentejo entregar esta réplica do moínho ao Sr. Arisitides para este colocar no Museu Rural e Etnográfico de Figueiró da Serra. No próximo dia 24 de Abril, 6.ª feira de manhã, venha conversar connosco e faça parte desta ultima filmagem. No local poderá votar na petição "Honrar os moínhos e os moleiros" que está a decorrer há uma semana a esta parte e já conta com mais de 30 peticionários.
Saiba mais dados sobre este filme em:

Um exemplo do acordo ortográfico

De fato, este meu ato refere-se à não aceitação deste pato com vista a assassinar a Língua Portuguesa. Por isso ... por não aceitar este pato ... também não vou aceitar ir a esse almoço para comer um arroz de pato ... A esta ora está úmido lá fora ... por isso, de fato lá terei de vestir um fato ...
enviado por:
http://paranhosdabeira.blogspot.com/
http://orquestraligeiradegouveia.blogspot.com/
http://unhacas.blogspot.com/

16/04/2009

Serra da Estrela no Youtube

Este pequeno video da minha autoria produzido há 2 anos atrás é um dos mais visitados no youtube na categoria Serra da Estrela a julgar pelas cerca de 6000 visualizações e pelos inúmeros comentários feitos pelos leitores/telespectadores. Porque a Serra já está novamente coberta de neve, nunca é de mais divulgá-la daí voltar aqui passados dois anos a colocar este video para ver e ouvir até porque o som de fundo é fabuloso.
Venham à Serra da Estrela e disfrutem dela...
No primeiro video vemos as pistas de ski mas como a Serra da Estrela não é só neve deixo-vos outro filme da minha autoria e este já filmado há 3 anos com a minha máquina fotográfica e em que podemos ver algumas paisagens e lagoas que existem na nossa Serra. Há 3 anos a minha "panca" era criar a Serra da Estrela TV e até criei um logotipo próprio. Neste tempo, assumo que tinha vontade mas não dominava alguns pormenores de filmagem nomeadamente nao tinha tripé e nem sequer tinha equipamento como se pode ver nalgumas imagens mais "tremelicadas":) mas é assim que se aprende e não tenho vergonha nenhuma em assumir os meus erros.
E porque a Serra da Estrela também é uma região vocacionada para os desportos de aventura deixo-vos mais um video que fui retirar ao meu baú e desta vez ao som da musica de James Bond.

Espólio de Antero de Quental disponivel a partir de hoje online

Obras disponíveis fazem parte do Arquivo de Cultura Portuguesa e Contemporânea da Biblioteca Nacional.
O espólio do poeta açoriano Antero de Quental existente no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea da Biblioteca Nacional passará a partir de hoje a estar online em http://purl.pt/14355. O espólio do autor de "Odes Modernas" passa a integrar a Biblioteca Nacional Digital, onde se encontram já disponíveis os de outros escritores, como Eça de Queirós, Vitorino Nemésio, Florbela Espanca, Fernando Pessoa e Rómulo de Carvalho. O espólio de Antero de Quental, disponível hoje a partir das 18h00, fez parte do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, tendo sido transferido para a Biblioteca Nacional em 1997.
in - Publico

15/04/2009

Este documentário é feito por uma equipe de PROFISSIONAIS e não apenas por uma pessoa só. Não será certamente uma auto-proclamação

O documentário "Os últimos moínhos" continua a ser notícia na imprensa local, distrital e nacional. Esta semana volta a fazer eco na imprensa sendo mesmo destaque em órgãos de comunicação social de grande dimensão. O feedback não podia ser melhor. Tenho trocado alguns e´mails com especialistas (PROFISSIONAIS) na produção de documentários e com jornalistas de todo o País que se têm debruçado sobre este tema e se têm mostrado bastante interessados em dar algumas pistas para colocar no documentário, nomeadamente enviando informações sobre locais onde há de facto matéria interessante para divulgar. A edição e montagem já está em fase avançada e está a ser feita por PROFISSIONAIS. A locução está entregue a duas grandes vozes da televisão, locutores esses também PROFISSIONAIS. A música será também original e é da autoria de grandes PROFISSIONAIS da área. O guião foi feito por jornalistas (homens e mulheres) também eles grandes PROFISSIONAIS e a história e os locais retratados foram previamente estudados por PROFISSIONAIS da área das ciências sociais e humanas. Aqui neste documentário está a trabalhar toda uma equipe de grandes PROFISSIONAIS em determinadas áreas e não será concerteza um documentário feito apenas por uma pessoa só. Não será também um documentário em que a pessoa que o vai ver sai de lá com uma enorme dor de cabeça pelo excesso de zoom utilizado à imagem de certos "documentáriozecos" que sem qualquer tipo de interesse ou história fazem lembrar que a pessoa que está a filmar mais parece estar a tirar cerveja. Este é o meu 4.º documentário e é o que mais participação de recursos humanos especializados está a ter daí desde já poder afirmar que vai ser uma grande produção.
A TODA A EQUIPE AGRADEÇO DESDE JÁ, MAS...TOCA A TRABALHAR QUE ISTO AINDA NÃO ESTÁ TERMINADO:)
Um grande abraço para vocês.

O blogue feito pelos seus leitores

Olá!
O novo disco do Stockholm Lisboa Project está pronto!
A tournée de lançamento começa já em Abril na Austria. Depois vem Suíça, Alemanha, Suécia, Roménia, Inglaterra, França e Espanha. Para já não há datas em Portugal, mas o disco já se pode comprar e ouvir no nosso site!
Abraços cá do norte da Europa!
Sérgio Crisóstomo
Stockholm Lisboa Project
www.stockholmlisboa.com
www.myspace.com/stockholmlisboaproject

14/04/2009

Divulgam o 3.º encontro de blogger´s na Serra da Estrela

PROGRAMA:
10h - Recepção aos participantes em frente à Câmara Municipal de Seia;
10h15 - Visita à Feira do Livro e do Brinquedo;
11h00 - Debate informal entre todos os participantes sobre a blogosfera a realizar durante a visita ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE);
12h30 - Almoço inserido na III.ª Mostra Gastronómica do Sabugueiro;
Tarde - Visita pelas ruas da aldeia mais alta de Portugal.
Para efectuarem as vossas inscrições deverão fazê-lo para o e´mail luis.silva.75@gmail.com a partir deste momento e até ao dia 4 de Junho.
* O preço do almoço rondará os 10 euros.
* Solicita-se a todos a divulgação deste encontro no
V/Blogue e dos Vossos amigos:)

Comemorações do 25 de Abril em Seia

Clique na imagem para ampliar

13/04/2009

"Maddie - A Verdade da Mentira" hoje na TVI

Gonçalo Amaral o que diz é que se trata de um caso de negligência e por isso os Pais deviam ser julgados, o que não aconteceu.
O dia 3 de Maio de 2007 ficou marcado pelo desaparecimento de Madeleine McCann do apartamento onde passava férias com os seus pais e irmãos. Com a constatação do desaparecimento o alerta foi dado quando os pais regressaram a casa depois de jantar e viram que dos três filhos, a mais velha não se encontrava no local. Rapidamente começaram as buscas para encontrarem Maddie e só depois é que as autoridades foram alertadas pelos pais do sucedido. Ao serem alertados, a Guarda Nacional Republicana e a Policia Judiciária, com Gonçalo Amaral nos comandos, foram para o local e o que parecia ter sido um rapto começou a ganhar novos contornos. Agora Gonçalo Amaral em jeito de documentário revela a sua versão do acontecimento e tudo o que terá acontecido naquela noite e seguintes dias. Com produção da Valentim de Carvalho na pessoa de Manuel S. Fonseca e Ana Torres e tendo Carlos Coelho da Silva como realizador e Nuno Ramos de Almeida como guionista, este documentário vai mostrar o que o inspector da PJ acha de todo este caso mundialmente conhecido. Quase dois anos depois do desaparecimento da pequena Maddie do seu quarto naquela noite fatídica tudo vai ser revelado por Gonçalo Amaral neste formato de 50 minutos e que irá para o ar no serão do dia 13 de Abril na TVI.

O blogue feito pelos seus leitores

Realizar-se-á no próximo Sábado, dia 18 de Abril, o IV Sarau Cultural “Encontros da Primavera” em Penalva de Alva, Oliveira do Hospital. Este evento decorrerá a partir das 21h30m, no salão polivente da Sociedade Recreativa Penalvense. A organização está a cargo da Tuna Penalvense, que comemora este ano 72 anos de actividade. Os “Encontros da Primavera” têm sido responsáveis por trazer a Penalva de Alva grupos de todo o país, tendo também como objectivo a promoção dos diversos géneros e formações musicais. Este ano, para além da Tuna Penalvense, estará presente o Quinteto de Sopros “EnsaiosDaNoite”.
Mais informações disponíveis em http://www.tunapenalvense.pt.vu/

Tuna Recreativa Penalvense
Sociedade Recreativa de Penalva de Alva
A Tuna Penalvense, um dos agrupamentos musicais mais antigos do concelho de Oliveira do Hospital, nasce da vontade de um grupo de penalvenses que, em 1937, funda a Sociedade Recreativa Penalvense. Este grupo mantém-se activo até 1952/53, ressurgindo em 1982, pela vontade de um grupo de antigos tunos . Em 2005, comemorando os 68 anos da sua fundação, a Tuna inicia um processo de renovação, no que diz respeito ao repertório, aos instrumentos utilizados e até aos próprios executantes. Tendo como principal objectivo proporcionar aos jovens deste meio o contacto com a música, assim como contribuir para a sua divulgação, a Tuna integra neste momento, sob a direcção musical de Rui Marques, 27 instrumentistas, que executam os seguintes instrumentos: Violino, Bandolim, Bandola, Bandoloncelo, Guitarra Clássica, Guitarra Portuguesa, Viola Baixo, Flauta transversal. O trabalho desenvolvido pela Tuna Penalvense assenta apenas na música instrumental.A Tuna Penalvense tem vindo a participar e organizar eventos, alargando a sua actuação através da colaboração com a Câmara Municipal ou com outros grupos musicais, com os quais mantém contacto e promove intercâmbios. Para além destes eventos, a Tuna mantém constante actividade, tendo-se apresentado em dezenas de actuações por todo o país, com maior incidência nos concelhos da região centro.
Rui Marques
Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música de Oliveira do Hospital (CCPOH), com Paulo Oliveira Valença, em Piano e Sintetizador. Prosseguiu estudos no Conservatório de Música de Coimbra, onde concluiu o Curso Básico de Piano. Na mesma instituição, frequentou o Curso Livre de Bandolim, e frequenta actualmente o Curso Complementar de Piano. Em 2008, conclui a Licenciatura em Educação Musical na Escola Superior de Educação de Coimbra, instituição na qual frequenta presentemente o Mestrado em Educação Musical. Tem participado em cursos, acções de formação e Masterclass de piano, com Álvaro Teixeira Lopes e Amílcar Vasques Dias. Ao nível da Pedagogia Musical, tem vindo a estudar com Jos Wuytack, Pierre van Heuve, Lenka Pospisilova, Manuela Widmer, Rodrigo Fernandez e Wolfgang Hartmann, entre outros. Integrou a Kammer Orchestra entre 2002 e 2004 e o Coral de Sant’Ana, entre 2001 e 2004. Integra também a Orquestra Juvenil de Oliveira do Hospital e o Choral AEminium, Associação de Coralistas de Coimbra. Trabalha ainda como acompanhador de coros ou de solistas. É professor de Iniciação, Formação Musical, Piano, Teclados, Guitarra dedilhada e Flautas de Bisel na Escola de Música de Oliveira do Hospital, desde 2001, leccionando também Expressão e Educação Musical no 1º CEB e em Jardins de Infância do Concelho de Coimbra. Em 2005 assume a direcção artística da Tuna de Penalva do Alva.

BENFIQUISTA com bom senso

Estava na China um Portista, um Benfiquista e um Sportinguista.
Estavam a beber na praça. Só que na China isso é proibido. Foram apanhados em flagrante. Presos, foram mandados ao Mandarim para receberem sua sentença. O Mandarim deu uma bronca enorme e disse que cada um ia receber 20 chicotadas como punição. Só que estavam em transição entre o ano do cão e o do rato, então cada prisioneiro tinha direito a um pedido:
Portista, qual o seu desejo, desde que seja não escapar da punição?
Quero que amarrem 1 travesseiro nas minhas costas!
Que assim seja! E tomou as chicotadas com o travesseiro nas costas.
Lá pela décima chicotada o travesseiro cedeu e o Portista, levou 10 chicotadas.
Sua vez SPORTINGUISTA Qual o seu desejo?
Que amarrem 2 travesseiros nas minhas costas!
E assim foi. Lá pela décima quinta chicotada os travesseiros cederam e o SPORTINGUISTA tomou 5 das 20 chicotadas. Mas ficou feliz porque passou a perna no Portista!
Foi a vez do BENFIQUISTA. Ora, ora, você é BENFIQUISTA! Bom gosto! Como eu gosto do seu povo você terá 2 pedidos!
Bem, eu queria levar 100 chicotadas...
-Espantoso! Ainda por cima é corajoso! Seu pedido será realizado!
Qual é o próximo? Amarra o SPORTIGUISTA às minhas costas!

11/04/2009

The Blogger's Guide to SEO and Blogger's Code of Conduct

Interessante este site sobre blogues. Apresenta-lhe dicas bastante importantes e ainda por cima pode ler o contexto na língua que melhor dominar (até em japonês se preferir).

O código de conduta dos blogger´s também é aconselhável ler.
Para tal basta ir à Blogging Wikia:

08/04/2009

www e os Montes Herminios

Conceito interessante de blogue.
O seu autor ao que parece pretende seleccionar neste blogue apenas as noticias e ideias da região. É novo e vale a pena visitar:
http://wwwmontesherminios.blogspot.com/#

Câmara Municipal de Seia: Relatório de Gestão de 2008 aprovado por unanimidade

A Câmara Municipal de Seia aprovou por unanimidade o Relatório de Gestão, relativo ao ano 2008, um exercício eminentemente marcado pelo reforço do investimento em áreas como a educação, acção social e saúde, habitação, ordenamento do território e cultura. Apesar da actual conjuntura económica e social que se vive a nível nacional e internacional, o Município concretizou os objectivos propostos para o ano transacto, registando resultados muito positivos. Um dos aspectos mais evidenciados pelo executivo autárquico, consiste na demonstração da capacidade da Câmara para racionalizar os recursos inerentes ao seu funcionamento, aplicando-os em investimentos. Exemplo disso é o lançamento de novas obras, como o Centro Escolar de Seia, a conclusão das obras de requalificação urbana em várias freguesias, a reabilitação dos Centros Históricos, o Museu da Electricidade, a Modernização da Rede de Transportes Rodoviários/Rede Viária, entre outras. O Presidente do Município, Eduardo Brito, destacou que continua a existir uma grande diferença entre a execução financeira e a execução real (física), adiantando que existem muitas obras que estão concluídas, das quais o cidadão já beneficia, mas que ainda não estão pagas. “Trata-se de uma opção deliberada da Câmara e de um contexto em que o Município se move há muitos anos e que não pode ser ignorado, sob pena de haver consequências graves para o desenvolvimento do Concelho”, sustentou o autarca. Eduardo Brito considerou o exercício notável, tendo em conta os fortes condicionalismos que “manietaram” a vida da autarquia, a saber: o período de forte recessão económica, com reflexos no consumo e investimento a nível nacional, a que a economia local não foi alheia – Construção, Restauração, Energia, Têxteis; Forte restrição orçamental, justificada por razões de equilíbrio das Finanças Públicas; e os limites impostos ao endividamento.

07/04/2009

O filme na imprensa nacional

Hoje, Dia Nacional dos Moínhos, o documentário foi noticia em vários órgaõs de comunicação social aos quais apresentamos desde já os nossos agradecimentos à Antena 1, TSF, Radio Renascença, Radio Mangualde e no dia 8 vai ser destaque do jornal Diário de Viseu.
A todos o nosso bem-hajam.
A Produção

06/04/2009

7 de Abril, Dia Nacional dos Moínhos

Portugal comemora no dia 7 de Abril o Dia Nacional dos Moínhos.
Este ano este dia tem um significado especial para mim uma vez que estou a produzir um documentário precisamente que trata este tema. O que vamos registando é que há cada vez mais moinhos degradados, moleiros já são muito poucos e a industrialização e os moinhos eléctricos vieram ajudar a que os "velhinhos" moinhos de rodizio estejam em extinção. Os poucos moleiros e moleiras que vamos entrevistando já são de idade avançada não havendo quem "pegue nisto" daqui para o futuro. Curioso é também o que vamos filmando em várias regiões do País em que vemos moinhos a serem recuperados e transformados em habitações de turismo rural, outros em museus, havendo até quem se dedique a fazer réplicas de moinhos de rodizio e de vento em miniatura. Já lá vão 6 meses desde que começámos a filmar o documentário. Horas de filmagem são 18h, quilómetros percorridos já lhe perdi a conta, localidades filmadas foram: Figueiró da Serra, Gouveia, Sandomil, S. Gião, Ervedal da Beira, Penacova, Vildemoinhos, Belver e Domingos da Vinha no Alentejo, entre outras. O objectivo desta mega produção é registar em filme esta arte milenar para que gerações vindouras nunca se esqueçam como nóutros tempos os recursos hidricos e eólicos eram aproveitados para ajudar na produção do pão ao mesmo tempo que a água que abastecia os moinhos e fazia girar as mós era aproveitada para fazer movimentar as máquinas de muitas fábricas têxteis que existiam junto aos rios e ribeiras, principalmente na região de Gouveia e de Seia. Por falar neste dia nacional dos moinhos não deixem de ouvir dia 7 de Abril a entrevista que dei hoje à Radio Mangualde sobre esta arte e sobre a produção deste filme. Para ouvir basta sintonizar a radio em 107.1 FM durante o dia 7 de Abril e no sábado antes de Páscoa.
Produtor/Realizador - Luis Silva - Assistente de Realização - Joaquim Aristides Ferreira - Montagem e Edição - Jornalista Carla de Sousa (Dão Tv)
* O filme será passado nas sedes de Instituições em todas as localidades onde andámos a filmar. Também é objectivo da produção levar o filme a escolas do 1.º e 2.º ciclo de Norte a Sul do País.
Veja algumas imagens no blog de fotografias do filme em: http://fotosdoc4.blogspot.com

04/04/2009

Ainda o post "Onde páram os correspondentes?"

Bom dia Lui­s!
Para quem não saiba, em Torroselo tivemos um correspondente do Diário de Notí­cias durante mais de 30 anos. Foi o Prof.Francisco Mendes Póvoas (1896-1967); dedicado torroselense, regionalista, autor de várias publicações sobre a região e, inventor do teclado nacional HCESAR.Terá sido até ao presente, o torroselense que mais divulgou e, projectou a nossa Terra.Fundou a Liga Herminista, mais tarde Grémio Torroselense, dirigiu o jornal Estrela D´Alva, foi dirigente do Grémio Beirão, actual Casa das Beiras, impulsionou a criação da Casa do Povo, e, participou em muitos Congressos sobre o Regionalismo Herminista. Com o seu desaparecimento, Torroselo ficou mais pobre.Outro torroselense, - por adopção -foi correspondente do jornal A Época. Trata-se de José Dias Sanches, pintor, diplomata e Homem da cultura que, em vida, morou na casa da bela vista ao Miralva. Já agora para os mais novos, recordo que este jornal era órgão oficial da A.N.P. o partido do Governo de Marcelo Caetano. A seguir ao 25 de Abril, o jornal foi extinto.Na minha modesta opinião, a falta de correspondentes nos nossos meios tem que ver com a falta de amor, dedicação, bairrismo e um pouco de cidadania. Quem tem conhecimentos para exercer essa função, não está para aí virado; outros, com muita vontade e dedicação mas, por falta de iluminação não o fazem. Respondendo á sua pergunta, entendo que fazem falta os correspondentes locais, não só pela divulgação das notícias,mas também para dar a conhecer as localidades que representam. Já agora, quantos jovens assinam os jornais regionais? Quantos os leêm? Mas, se falarmos de jornais desportivos, haverá uns tantos que o fazem. Era preciso que os mais novos tivessem o gosto pela leitura e, mais tarde, quem sabe, tornarem-se colaboradores de um qualquer jornal da região.
Um abraço do,
A. Madeira

01/04/2009

Seia - Estão abertas as inscrições para o 3.º encontro de blogger´s na Serra da Estrela

A partir de hoje até ao dia 4 de Junho já poderão marcar a vossa presença no 3.º encontro de blogger´s na Serra da Estrela. O principal objectivo deste encontro é conhecermos algumas pessoas com a quais vamos convivendo diariamente através dos blogues e acima de tudo passarmos um dia de reflexão sobre o estado actual da blogosfera e até trocar ideias sobre o que se vai passando nas terras de cada um. Este 3,º encontro de blogger´s em Seia na Serra da Estrela resulta de uma parceria entre o "Oceano das Palavras" e o blogue de Mário Jorge Branquinho ("Seia Portugal" http://seiaportugal.blogspot.com/) sendo que quem quiser contribuir com sugestões para esta organização será obviamente bem vindo.
PROGRAMA:
10h - Recepção aos participantes em frente à Câmara Municipal de Seia;
10h15 - Visita à Feira do Livro e do Brinquedo;
11h00 - Debate informal entre todos os participantes sobre a blogosfera a realizar durante a visita ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE);
12h30 - Almoço inserido na III.ª Mostra Gastronómica do Sabugueiro;
Tarde - Visita pelas ruas da aldeia mais alta de Portugal.

Para efectuarem as vossas inscrições deverão fazê-lo para o e´mail luis.silva.75@gmail.com a partir deste momento e até ao dia 4 de Junho.

* O preço do almoço rondará os 10 euros.
* Solicita-se a todos a divulgação deste encontro no
V/Blogue e dos Vossos amigos:)

Eduardo Brito na Administração da Benfica SAD

Segundo uma conceituada agência noticiosa nacional o nome do actual Presidente da Câmara de Seia estará a ser falado para compor o Conselho de Administração da Benfica SAD. Segundo uma fonte daquele clube "só faltam acertar alguns pormenores para que isso seja uma realidade" esperando-se definir esta situação até final desta semana. Como se sabe o Presidente Eduardo Brito nunca renunciou ao seu clube e sempre se assumiu como um benfiquista afamado, sendo esta talvez a melhor noticia que alguma vez poderia receber nesta sua nova fase da vida em que está de saída da autarquia senense. A ser verdade desfaz-se assim o tabú de para onde irá Eduardo Brito no final do mandato. Como Benfiquista que sou não posso deixar aqui publicamente de me congratular com esta contratação da SAD Benfiquista e aproveito para apelar ao Sr. Presidente que se realmente for para lá que faça um forcing junto de Luis Filipe Vieira para voltar a contratar o italiano Miccoli.