31/07/2009

Nestas férias VOU ANDAR POR AÍ...

Oficialmente entrei hoje de férias.
Apesar disso amanhã vou com os utentes, crianças e idosos, ao Passeio Anual de uma das Instituições onde trabalho com destino a Óbidos e Nazaré. Dois autocarros estão completamente cheios. Domingo sim, espero então cumprir com o meu dever destas férias diferentes. Diferentes porque vou ter tempo para ler, diferente porque vou andar por aí pelo Concelho todo a ver e rever amigos de longa data. Vou conversar e mais importante que isso vou escutar. Vou colocar a conversa em dia, ver o que se passa de bom e de menos bom. O contacto com as pessoas é fundamental por diversos factores. Já vai haver quem diga que vou andar a fazer politica. Logo eu? Acham mesmo?
A todos vocês desejo umas boas férias, boas leituras e boas conversas.

Câmara Municipal de Gouveia reconhece o filme "Os Últimos Moinhos"

Recebi hoje estas duas imagens retiradas do boletim Municipal da Câmara de Gouveia. Trata-se de uma informação veiculada no boletim oficial do Municipio onde o meu documentário "Os Ultimos Moinhos" é bastante elogiado. É bom vermos e lermos neste género de meios de comunicação o reconhecimento do nosso trabalho voluntário em prol das pessoas. Já diziam os mais velhos "vale mais uma palavra...". Mais importante se torna para mim este reconhecimento atendendo ao facto que, quem escreveu esteve presente na ante-estreia. Não se trata apenas de meras palavras de reconhecimento, trata-se de uma avaliação. Ao Sr. Presidente Dr. Álvaro Amaro ao Sr. Nuno Santos director da revista e ao Municipio de Gouveia no seu todo agradeço o apoio dado.

N. 339, entre Seia e a Covilhã...sem que se previnam e/ou minimizem os impactes sobre a flora que bordeja a estrada_Serra da Estrela

Interessante ponto de vista a ler até ao fim.
Ao reconhecer a necessidade de beneficiação do piso da E.N. 339, entre Seia e a Covilhã, interrogamo-nos sobre as vantagens do alargamento do seu traçado. E, ao verificar que estes trabalhos são executados sem que se previnam e/ou minimizem os impactes sobre a flora que bordeja a estrada e que, principalmente na Primavera, torna tão encantador aquele trajecto, reforça-se a dúvida sobre os benefícios de estacionar mais alguns veículos motorizados em detrimento de espécies como Allium scorzonerifolium, Drosera rotundifolia ou Dactylorhiza caramulensis.
Nota de abertura, Bloco Notas do CISE nº 26 (Primavera 2009), pág 2.

Continue a ler a opinião em:

MORREU BOBBY ROBSON

O antigo treinador de futebol Bobby Robson, que em Portugal orientou o FC Porto e o Sporting, morreu hoje, aos 76 anos, confirmou a famíliaDe acordo com um comunicado da família, Bobby Robson «perdeu a sua longa e corajosa batalha contra o cancro e morreu, em paz, na manhã de hoje, na sua casa do condado de Durham, com a mulher e a família ao seu lado». Bobby Robson, que enquanto futebolista representou a selecção inglesa nos Mundiais de 1958 e 1962, sofria de uma doença cancerígena e já tinha sido submetido a cinco operações. Em Portugal, Bobby Robson orientou o Sporting, transferindo-se, depois, para o FC Porto, clube ao serviço do qual conquistou dois campeonatos e um taça de Portugal. Robson orientou ainda o PSV Eindhoven, o Ipswich Town e o FC Barcelona, e desempenhou o cargo de seleccionador inglês entre 1982 e 1990. Terminou a carreia de treinador em 2004, quando orientava o Newcastle United.

30/07/2009

ÚLTIMA HORA

PSD e CDS/PP coligados em Seia
Luís Caetano vai ser o candidato da coligação do PSD/CDS-PP à presidência da Câmara Municipal de Seia nas eleições autárquicas de 11 de Outubro, disse hoje ao PE fonte partidária.A coligação, intitulada “Sim a Seia”, será apresentada brevemente e vai ser composta por militantes dos dois partidos e também independentes para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia, com o objectivo de vencer as eleições autárquicas em Seia.

Continue a ler em:

O blogue do candidato da CDU à Autarquia de Seia

INFORMAÇÃO AOS LEITORES E COMENTADORES DESTE BLOGUE

Informo todos os leitores que este blogue não é um blogue político.
Tudo o que aqui é publicado é baseado na verdade e na opinião das pessoas que conhecem a realidade e que não opinam por opinar. Em primeiro lugar o Concelho de Seia e tudo que lhe diga respeito, seja de forma positiva ou menos positiva com o unico interesse de suscitar o debate e troca de argumentos e opiniões. Para que essa troca de opiniões e debate funcione de forma igual para todos os que queiram participar civicamente, informo que a partir deste momento só serão publicados comentários devidamente identificados.
A todos deixo um abraço amigo e desejo votos de boa participação a bem do nosso Concelho e da nossa região.

29/07/2009

BEIRALÃ PODE FECHAR AS PORTAS ATÉ AO FINAL DO MÊS

"Até ao fim deste mês, a Beiralã irá encerrar as suas portas e despedir os 90 trabalhadores que garantem o funcionamento desta fábrica têxtil de Seia" - foi o coordenador do sindicato têxtil da Beira Alta quem o divulgou. Já António Correia, administrador judicial, nega que tal decisão tenha sido tomada apesar de admitir que a hipótese foi ponderada, não tendo sido descartada. «Não se sabe se a nova proposta vai ou não ser aprovada» e desconhece-se a data de realização da nova assembleia de credores, são os argumentos que o sindicalista diz suportarem a possibilidade de fecho. Após a assembleia de credores ter optado por não apreciar o plano de insolvência e ter solicitado a sua reformulação, a 1 de Junho, já deu entrada uma nova proposta de viabilização da empresa no Tribunal de Seia, aguardando-se agora a marcação da próxima sessão. Carlos João não revela, para já, o conteúdo da proposta, por não ter sido ainda discutida com os trabalhadores, comentando apenas que «pouco ou nada muda» em relação ao documento anterior. No entanto, já não é a Texwool Lanifícios que propõe viabilizar a firma, «mas a própria administração da Beiralã, de Rui Cardoso». O administrador judicial confirmou ao jornal “O INTERIOR” a existência deste novo plano de insolvência, mas não adianta nada sobre o conteúdo, bem como o autor, por considerar que nada deve ser revelado antes da assembleia de credores. Em relação aos despedimentos, António Correia confirma apenas que irá tomar uma decisão nos próximos dias e que, a acontecer, as portas irão, de facto, fechar-se no fim do mês.
in - www.radioboanova.com

28/07/2009

Seia está na cauda do Indicador sintético de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar dos Municipios do Continente Português

Indicador sintético de desenvolvimento económico e social ou de bem-estar dos Municipios do Continente Português colocam Seia na posição 216 num total de 278 Municipios. Segundo o Prof. Catedrático José Pires Manso, da Universidade da Beira Interior, responsável por este estudo, estes dados reflectem "a realidade do País", ou seja de um "País que vai a duas velocidades", uma de nível europeu, a que correm os concelhos do Litoral e do Algarve e a outra a que se desloca (ou não corre) a grande maioria dos concelhos do Interior Norte, Centro e Alentejo. O indice destaca ainda a má colocação dos principais municipios da Beira Interior com as excepções de Castelo Branco e Guarda que aparecem entre os 70 melhores do País. Assim, os Concelhos mais bem posicionados do Distrito da Guarda são:
Gouveia - 117.º
Almeida - 124.º
Aguiar da Beira - 149.º
Mêda - 166.º
Trancoso - 187.º
Manteigas - 189.º
Na cauda da classificação estão:
Celorico da Beira - 192.º
Fornos de Algodres - 200.º
Figueira de Castelo Rodrigo - 207.º
Pinhel - 214.º
Vila Nova de Foz Côa - 215.º
Seia - 216.º
Na base deste estudo estiveram em análise 50 variáveis de 15 áreas, entre as quais: equipamentos, comunicação, cultura, educação, ambiente, dinamismo económico, entre outros

LEIA AQUI AS 37 PÁGS DO RELATÓRIO:

http://www.dge.ubi.pt/pmanso/Estudo%20sobre%20qualidade%20de%20vida%20dos%20concelhos%20portugueses%202009.pdf

Alguns nomes da Lista do candidato do PS à Câmara de Seia, Carlos Filipe Camelo

De acordo com noticia veiculada no dia 22 do corrente pelo Porta da Estrela, a lista de Carlos Filipe Camelo é constituída por:
Cristina Sousa (actual Vereadora da Câmara pelo PS),
Jorge Miguel Brito (técnico superior na Câmara de Coimbra e membro do PS na Assembleia Municipal),
Paulo Caetano (adjunto de Eduardo Brito na autarquia senense),
José Sério (presidente da Casa da Juventude Dª Ana Nogueira, São Romão)
Madalena Cunhal (técnica superior da Câmara de Seia e directora do Museu do Brinquedo).
A estes nomes já avançados na última edição do PE juntam-se:
Patrícia Vale, natural de Santa Marinha, trabalhando actualmente no Departamento da Educação e Cultura do Município de Seia,
Eulália Clara, responsável pela Ludoteca Muncipal,
Carlos Espinha (presidente da Junta de Freguesia de Folhadosa)
Victor Moura, antigo deputado do PS na Assembleia da República.

27/07/2009

Isto não é "pára-quedismo" politico? Então é o quê? Ah já sei: "É POR AMOR AO DISTRITO DA GUARDA"

Francisco Assis encabeça lista da Guarda a pedido de Sócrates
25.07.2009 - 14h19 Filomena Fontes
Foi um pedido expresso do secretário-geral do PS que levou Francisco do Assis a trocar o sétimo lugar da lista de deputados da lista do Porto pelo primeiro na Guarda. “Fui convidado por José Sócrates para aceitar encabeçar a lista de deputados pelo círculo da Guarda, e, uma vez eleito, representá-lo-ei com muito orgulho, mas não deixarei de concentrar a minha intervenção política no Porto, onde resido”, declarou ao PÚBLICO. Recusando que a sua candidatura venha a ser conotada com “pára-quedismo político”, dada a sua falta de ligação ao distrito da Guarda, Assis desvaloriza...
continue a ler em:

Estamos prontos - 2

O Glorioso acabou de conquistar um dos torneios mais importantes da Europa. O Torneio de Amesterdão. A equipe não joga assim desta forma há mais de uma década. Tudo indica que estamos prontos para conquistar o campeonato e a Europa já este ano 2009-10, no entanto já há ameaças ao sistema, é que as grandes exibições pagam-se caro. O Inter de Milão já está a fazer os possiveis e impossiveis para vir buscar o Di Maria:(

26/07/2009

Hoje é dia dos avós

No meu caso é dia de os recordar pois já não tenho avós paternos nem maternos.

Ontem comemorei este dia numa IPSS de Gouveia (video brevemente on line) e hoje entregámos uma flor a cada idoso/a apoiado pelos serviços da ABSCTourais. Quem trabalha na área social nomeadamente com a terceira idade, trabalha todos os dias para os "avós"...ou, pelo menos...deviam.

24/07/2009

Filme "4 copas" em antestreia

O novo filme de Manuel Mozos, "4 Copas", vai ter a sua antestreia, para jornalistas de todo o país e população local numa sessão ao ar livre, na Benfeita, concelho de Arganil, já no próximo dia 28, terça-feira. Não é a primeira vez que esta aldeia recebe sessões especiais de filmes, já aconteceu com "Aquele Querido Mês de Agosto" e "Mamma Mia". Esta película conta com Margarida Marinho, Filipe Duarte, Rita Martins e João Lagarto nos principais papéis, sendo a mais recente aposta do cinema nacional e com estreia no dia 20 de Agosto na maioria das salas portuguesas.




Sinopse:
Diana (Rita Martins) a entrar na idade adulta, vive com o seu pai, Gabriel (João Lagarto) e Madalena (Margarida Marinho), a madrasta. Um dia descobre que a última mantém uma relação com outro homem e recomeçou a jogar. É nesta altura que decide intervir, aproximando-se do amante de Madalena.
Ficha Técnica:
Realização: Manuel Mozos
Argumento: Manuel Mozos, Octávio Rosado e Cláudia Sampaio
Produtor: Maria João Sigalho
Ano: 2006
Género: Romance
Duração: 105’
Elenco:Rita Martins (Diana)João Lagarto (Gabriel)Margarida Marinho (Madalena)Filipe Duarte (Miguel)Nuno Viriato (António)Diana Costa e Silva (Sara)
Nomeações:Estoril Film Festival, Portugal (2008) – Em Competição

23/07/2009

EXPOFACIC. De 24 de Julho a 2 de Agosto


Era uma feira "pequenina" e aos poucos foram ouvindo quem tinha de ser ouvido, foram amadurecendo e crescendo até que chegaram ao ponto em que estão, ou seja, a Expofacic é hoje uma referencia nacional. Vejam só o cartaz !!!À parte do cartaz musical também é uma feira com expositores, tasquinhas e tanto mais...

21/07/2009

SIM A SEIA

É o Slogan de campanha espalhado por toda a cidade em grandes outdors e o titulo do novo blogue Senense do candidato do PSD à Câmara Municipal de Seia, Professor Luis Caetano. Além do blogue também foi criado um site oficial. É esta a forma que o PSD encontrou para dar mais visibilidade ao partido e à candidatura em vésperas da FIAGRIS. No blogue, para além da apresentação do candidato já se podem ler várias noticias sobre o que o PSD pretende para o Concelho.
"O meu nome é Luís Caetano e sou Vereador e Professor em Seia. Há muito que todos conhecem a minha paixão por este Concelho. E se ela nunca foi posta em causa, hoje foi posta à prova. E na forma de um desafio, do meu partido, para encabeçar a candidatura à Câmara Municipal de Seia.A resposta não foi difícil de encontrar. Até porque quando nos pedem para trabalhar pelas pessoas, pela terra e pelo futuro de um Concelho que amamos profundamente, a resposta só pode ser uma: Sim.Agora que abracei este desafio, está na altura de por a mãos na massa e ir ter com as pessoas. Vou percorrer o Concelho e mostrar a todos o meu projecto, as minhas ideias e o trabalho que vou realizar para fazer crescer a nossa terra. Convido todos os senenses a vir comigo e conhecerem melhor um projecto de alternativa para o Concelho, um projecto afirmativo, positivo e de futuro. Por isso criei este blog, para que todos me possam acompanhar durante este caminho. Afinal, Sim a Seia Somos Todos."

Acompanhe toda a informação em: http://simaseia.blogspot.com/

Site Oficial da candidatura: http://www.simaseia.com/

20/07/2009

Tal como no Benfica também em Anadia estão prontos

Saiba porquê em:
http://cagido.blogs.sapo.pt/171283.html?view=166675#t166675
"Mas depois de muita consulta na blogosfera parece que finalmente se descobriu os proprietários dos cartazes, pois no blogue Oceano de Palavras, que pode consultar clicando o seguinte link http://oceanodepalavras.blogspot.com/ a referida frase nos cartazes são talvez de apoio e motivação para o Benfica, que apostou forte com as contratações que fez, na conquista do próximo campeonato de futebol, apenas com uma ligeira diferença na pontuação. Como benfiquista acho que sim, estamos prontos para se alcançar tal objectivo. Mas espera aí?! O Benfica é sinónimo de encarnado! Sendo assim continua o enigma! Vamos aguardar para ver quem é que está pronto."
Muito bem apanhada esta amigo "Cagido":))))

GRANDE PASSO PARA A HUMANIDADE aconteceu há 40 anos

Homem na Lua
“Eu é que queria amor e carinhos”
Quando olhava pela escotilha da ‘Apollo 11’ e via como é linda a Terra, não pensou nos cuidados, carinhos e amor que o planeta precisa?", perguntou uma assistente ao astronauta Edwin ‘Buzz’ Aldrin, no Centro Cultural de Belém, durante uma estada em Lisboa, em 1994, do segundo homem a pisar a superfície lunar na madrugada de 21 de Julho de 1969. A resposta foi contundência: "Não, nessa altura eu é que precisava de cuidados, amor e carinhos". A conversa testemunhada e contada por Carvalho Rodrigues, promotor do ‘PoSat’que estreou o nosso país no espaço, traduz os enormes sacrifícios exigidos aos conquistadores da Lua, enviados a 28 mil km/hora em direcção ao único satélite natural da Terra. A aventura de há 40 anos foi superemocionante. Apesar do reconhecimento feito dois meses antes, em Maio de 1969, pelos astronautas da ‘Apollo 10’, Cernan, Young e Stafford que voaram a apenas 14 km da superfície lunar, sabe-se que a pulsação de Neil Armstrong atingiu no momento decisivo da alunagem as 156 batidas por segundo. E ele estava parado e com toda a leveza que dava o facto de a força de gravidade na Lua ser seis vezes menor do que a terrestre. A alunagem ocorreu às 20h18 de Lisboa, no domingo 20 de Julho de 1969. Mas não era a primeira vez que um objecto terrestre ia parar à Lua. Essa ainda fora uma proeza da URSS que a mais de três anos antes, a 3 de Fevereiro de 1966, enviara ‘Luna 9’ até à superfície lunar. Porém, agora, havia gente dentro da cápsula ‘Eagle’, os astronautas Neil Armstrong e Edwin ‘Buzz’ Aldrin que umas horas depois dariam os primeiros passos na poeira cinza da Lua, onde a visão mais fantástica é a do planeta Terra. Das 20h15 até às 05h01 da manhã de 21 de Julho o Mundo viveu suspenso no 'pequeno passo do homem, grande passo para a humanidade'.
continue a ler em: http://www.correiomanha.pt/

19/07/2009

ESTAMOS PRONTOS !!!

O Benfica conquistou o Troféu do Guadiana, um dos troféus da pré-época com mais historial do futebol Português. Diga-se que não foi nada fácil, pois as equipes que tivemos de defrontar revelaram grande entrega e dedicação aos jogos. O ATL. de Bilbau dispensa apresentações enquanto que o Olhanense diga-se em abono da verdade vem da segunda liga mas revelou grande atitude no jogo com o Anderlecht e ontem frente ao Glorioso. Portanto, não foi um troféu ganho facilmente e a postura e entrega que os jogadores do Benfica demonstraram e têm vindo a demonstrar em cada jogo que realizam fazem-nos pensar que este é o ano...O ANO VERMELHO.

17/07/2009

SEIAEMPREENDE

O Município de Seia vai apresentar no próximo dia 23 de Julho, numa cerimónia pública que terá lugar no auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estrela, pelas 15 horas, o projecto seiaempreende. O seiaempreende é um conjunto de iniciativas do Município de Seia, destinadas à promoção do empreendedorismo e ao apoio de projectos empresariais, em estreita colaboração com os diversos agentes sócio-económicos. Um dos propósitos deste projecto é estar mais próximo e acessível de todos aqueles que querem concretizar a sua ideia de negócio.

Do conjunto de iniciativas a concretizar destacam-se as seguintes:
- Gabinete de Apoio ao Investimento e Empreendedorismo, integrado na estrutura do Município, tem como finalidade promover o empreendedorimo e a captação de investimentos, bem como o acompanhamento às empresas, quer na sua relação com a administração central e local, quer na promoção e acesso à informação;
- Gabinete de Inserção Profissional, resultante de uma parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, I.P.), tem por objectivo apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho;
- SeiaFINICIA, apoio Financeiro a pequenos projectos de Investimento, visando a dinamização do tecido empresarial do concelho;
- Prémio Municipal de Inovação e Empreendedorismo, para a melhor iniciativa empresarial desenvolvida no concelho;
- Programa Jovens em Acção: promoção de desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, através da formação e “experimentação” em contexto de trabalho, tendo em vista a integração dos jovens no mercado de trabalho, bem como impulsionar atitudes empreendedoras no sentido da construção dos seus projectos profissionais;
- Promoção do empreendedorismo nas escolas: implementar em parceria com as escolas um projecto de sensibilização de professores e alunos;
- Concurso Escolas Empreendedoras: concursos de ideias para as escolas e alunos do concelho, incentivando a criatividade e o desenvolvimento de ideias nos jovens. As melhores ideias e as melhores escolas são premiadas anualmente; e
- Organização de seminários e conferências temáticas, de modo a proporcionar o encontro entre fontes de informação e potenciais interessados, em matéria de promoção do empreendedorismo e dos apoios financeiros à actividade nos diversos sectores.

15/07/2009

O blogue feito pelos seus leitores

3 candidatos, 3 professores. É assim que vão ser marcadas as eleições autárquicas de Seia, isto se não aparecer um 4.º como candidato do Bloco de Esquerda que por sinal até é a 3.ª força politica mais votada em Seia apesar de não ter por cá representatividade. Desta forma o leitor Carlos Tavares se votasse por cá já sabia o que havia de fazer na altura de votar. Porque achei curiosa a sua forma de ver esta situação partilho aqui convosco esta sua ideia:
"Todos professores??? Se votasse em Seia, teria a tarefa da opção muito facilitada, bastava-me observar a avaliação de desempenho de cada um deles..."

O blogue feito pelos seus leitores

No seguimento do post "EDP. Contact Center de Seia em 1 ano recebeu 4 milhões e meio de chamadas ...é caso para dizer que a EDP está a prestar um mau serviço, pois, normalmente estas chamadas são para fazer reclamações...certo?", recebi hoje este e´mail:
"Eu como trabalho do call-center em Odivelas venho então por este meio informar que sim recebemos carradas de reclamações dos clientes (e com razão que reclamam a cerca de pagar muito de luz, leituras que os técnicos não tiram apesar do contador estar na rua, iluminações publicas que estão desde o natal para ser reparadas, cortes indevidos pois por vezes os técnicos enganam-se e cortam a luz à casa ao lado ou é quando não o fazem logo pelo ramal, entre outras situações que são vergonhosas). O problema aqui é sem dúvida ser uma empresa externa tomar conta destes casos (sem a supervisão total da EDP sobre o assunto), até mesmo nós operadores da linha de clientes temos chefes que nem sequer sabem absolutamente NADA (e são CRH), há chefes que neste momento estão a ir para Seia para dar formação chefes esses CRH e agora pergunto e EDP afinal a empresa é a EDP certo? Uma coisa aprendi ali dentro mal pus os pés naquele call-center que é a seguinte: “ quem manda aqui somos nós, o cliente não vale nada” mas quando o cliente reclama os lindos chefes lavam as mãos e a culpa passa a ser do operador (pelo menos é a desculpa que dão à EDP caso o caso fique preto). E ainda por cima somos muita mal pagos, apesar de que em Seia o salário base ainda é mais baixo que em Lisboa."

14/07/2009

ainda o post sobre o site do Hospital

Recebi hoje esta mensagem que está publicada no post anterior mas que merece destaque até porque nos pode ajudar a elucidar melhor esta questão numa altura em que tanto se fala da GRIPE A e não existe nenhum site de uma Instituição de saúde em Seia onde possamos ir buscar informação. Ao Márcio Martins agradeço a informação que passo a citar:
"Bom dia Luis Silva.Informado acerca deste post, aproveito para informar como webmaster responsável pelo site durante alguns anos, que devido à passagem dos serviços administrativos para a Guarda e consequente alteração da denominação dos vários hospitais, foi ordenado que se suspendesse o site oficial do Hospital Nossa Senhora da Assunção. Pela quantidade de acessos que o site tinha e ainda tem a este endereço, no mínimo mantivemos os contactos enquanto o domínio está activo. Quando ficar offline, talvez surgirá um outro website algures com a informação.
Cumprimentos
Márcio Martins"

Site do Hospital de Seia BREVEMENTE on line há já alguns meses

Faça aqui a sua tentativa:

12/07/2009

Seia. CDU apresenta candidato. À imagem dos candidatos do PS e do PSD também ele é professor

António Abrantes conhecido professor de Matemática com reconhecido trabalho feito no meio escolar é o candidato que a CDU apresenta para as eleições Autárquicas de Seia.António Abrantes apresenta-se como independente após convite que o partido lhe dirigiu. Esta situação na CDU não é a primeira vez que acontece uma vez que cerca de 70% dos candidatos às Autárquicas a nivel nacional são candidatos independentes. A defesa pelos interesses das populações, das freguesias e do Concelho neste caso de Seia são outras motivações que fizeram com que o candidato decidisse aceitar o desafio para o qual se mostra pronto para trabalhar. Curioso que António Abrantes foi professor do candidato do PS e do candidato do PSD à autarquia de Seia de quem afirmou ser grande amigo. Portanto, até agora há 3 candidatos apresentados e o curioso nestas candidaturas é que todos são professores.
Foto: Luis Silva 12.07.09

EU ACREDITO NO NOVO BENFICA

2009/2010 o ano Vermelho...É assim que os adeptos benfiquistas esperam que venha a ser.
Da minha parte e fazendo uma retroespectiva dos ultimos 10 anos tenho de admitir que este é o melhor plantel da ultima década. Temos jogadores valiosos táctica e tecnicamente (Aimar, Saviola, Carlos Martins, Di Maria...) e temos um grande goleador (Cardozo). No geral o restante plantel também está bem acima da média. Só espero e acredito que Jorge Jesus consiga passar a sua garra aos seus homens para que, semana após semana possamos somar vitórias que levem o Glorioso a voltar a ser campeão.
EU ACREDITO. FORÇA BENFICA...

09/07/2009

IDEIAS PARA SEIA - (2)

The magic world of ballooning É isso mesmo. Seia devia apostar na prática do balonismo.
Aproveitar os recursos paisagisticos e naturais que a Serra da Estrela oferece, aliando-os à prática do balonismo. Do ponto de vista da atracção turistica que melhor aposta que esta? Deixo-vos a ligação para um site que poderá ajudar a melhor compreender esta prática e os beneficios turisticos que poderá oferecer.

No seguimento deste post recebi o seguinte e´mail:
Em minha opinião devíamos seguir em muitos aspectos o exemplo do Gerês. Acredito que estaríamos a aproveitar bem melhor a nossa Serra da Estrela.

OS AVIADORES

Arte Rupestre de VIDE em destaque no Correio da Beira Serra

"As recentes descobertas de Arte Rupestre tornaram-se motivo de grande atracção nas margens do Ceira e do Alva. A freguesia de Vide, no concelho de Seia, é hoje identificada como o núcleo de uma das maiores concentrações de arte rupestre nacional e da Península Ibérica."

07/07/2009

GAVIÃO: 18.ª MOSTRA DE ARTESANATO, GASTRONOMIA E ACTIVIDADES ECONÓMICAS

Dia 16 de Julho (quinta-feira)
Banda Juvenil do Município de Gavião
Deolinda
Dia 17 de Julho (sexta-feira)
Lucky Duckies
Dia 18 de Julho (sábado)
Jorge Palma
Dia 19 de Julho (domingo)
Blasted Mechanism
Após as filmagens que andei a fazer por Gavião, Belver e Domingos da Vinha, na sequencia do documentário "Os Últimos Moinhos", chegou-me hoje o convite para ir conhecer esta Mostra de artesanato, gastronomia e actividades económicas. Como se tratam de populações e gentes genuinas...tudo farei para lá ir confraternizar:) Para já fica a divulgação.

Municipio de Seia "Vai e Vem"

Dois Mini Autocarros fazem a ligação de Seia à zona este do concelho
Município de Seia implementa transportes urbanos.
A rede de transportes urbanos encontra-se parcialmente em funcionamento e é constituída por dois mini autocarros, designados por VaieVem. O Município de Seia implementou dois circuitos distintos, um urbano e outro suburbano, a funcionar de segunda a sexta-feira, tendo em vista facilitar a mobilidade dos munícipes entre a cidade e algumas freguesias. O autocarro urbano efectua o trajecto dentro da cidade e em São Romão, das 8:15h às 18:40h, passando 14 vezes em cada uma das 30 paragens em funcionamento. O suburbano, brevemente disponível, das 9h às 17:53h, fará a ligação entre Seia e as freguesias de Pinhanços, Santa Comba, Santa Marinha e São Martinho. Este VaieVem demorará cerca de duas horas a efectuar o percurso estabelecido, num total de 29 paragens, parando cinco vezes na mesma paragem. Devido à rede de transportes ainda se encontrar em fase experimental, o Município de Seia não cobrará bilhetes até ao mês de Setembro.

05/07/2009

O blogue feito pelos seus leitores

O Presidente da comissão política nacional da JSD, Pedro Rodrigues, e o secretário-geral da JSD, António Leitão Amaro, deslocam-se a Seia no dia 6 de Julho.A agenda compreenderá uma visita à Escola Superior de Turismo e Hotelaria, a decorrer pelas 11,30, seguida de um almoço de trabalho com o presidente da CP de secção de Seia do PSD, o Presidente da CP de secção de Seia da JSD e com o candidato à CMS Luís Caetano, a decorrer no restaurante Borges, em Seia.
A CP de Secção de Seia

A NÃO PERDER MAIS UM GRANDE TRABALHO DE IMAGEM DE JORGE PELICANO

“Os Aviadores” é o título da Grande Reportagem de domingo na SIC
“Grande Reportagem” traz, este domingo, a história de cinco pilotos da TAP que desafiam os céus de África. Homens que aceitaram fazer frente às limitações e desafios que envolve conduzir pequenos aviões. Tudo em nome de uma missão humanitária.Este domingo, logo após o Jornal da Noite, a SIC transmite a grande reportagem “Os Aviadores”, um trabalho assinado pela jornalista Cândida Pinto e com imagem de Jorge Pelicano. Um trabalho através do qual chegam histórias de vida de cinco pilotos da TAP que cumprem uma paixão: voar na imensidão dos espaços de África em mono-motores. Três pilotos deles nasceram em Moçambique e é em Maputo que fazem a entrega de três toneladas de medicamentos. Habituados à tecnologia dos cokpits nos aviões de médio ou longo curso em que trabalham diariamente, estes cinco aventureiros quiseram arriscar e experimentar em África o voo em pequenos aviões. Entre os céus de Moçambique, Malawi, Zâmbia, Botswana e África do Sul e outros locais, mostram a beleza e as potencialidades do continente africano.

Seia. GNR apanha jovem que cultivava 'cannabis' em casa

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou a detenção de um jovem de 19 anos, residente em Seia, por cultivo de cannabis num apartamento do centro da cidade. O detido estava na posse de quatro plantas, com 160 gramas de peso, uma caixa com 23 gramas de folhas já secas e vários produtos e objectos utilizados no seu cultivo.
in: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/Interior.aspx?content_id=1293563

Seia "Antiga"

Veja a reportagem video e fotográfica em:

02/07/2009

José Sócrates virá a Seia?

Desde a rotunda da Ponte de Santiago até à rotunda da estação de autocarros são 7 os outdoors com a cara do Primeiro Ministro. Estamos a falar em apenas 700 mts. Apesar de até ao momento não haver qualquer informação oficial a dizer isso mesmo, que Sócrates vem a Seia no dia 3, ao que parece por tamanha publicidade colocada hoje durante a tarde, penso que não restam duvidas que o Primeiro Ministro poderá cá estar nesse dia. Mais, esta tese ganha mais sustentação porque José Socrates durante a manhã do dia 3 vai estar em Tábua (a 30km de Seia) a inaugurar uma fábrica pertencente ao grupo Aquinos que produz para o grupo IKEA e que com essa parceria aumentou o emprego dessa fábrica em mais 400 postos de trabalho. Ainda que oficialmente atá ao momento a informação seja a da vinda do Secretário de Estado Paulo Campos, Seia, no dia do seu feriado municipal aguarda ver por cá José Socrates. Será que vem?