28/11/2010

Banco Alimentar contra a Fome bate novo record. O que foi recolhido em Seia foi direitinho para o banco da Cova da Beira

Decorreu em Seia este fim-de-semana a recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome. Ao que parece bateu-se novo record de alimentos recolhidos. Vocês sabem que no Concelho de Seia não fica 1 unico kg de açucar que seja? Tudo vai para o banco da Cova da Beira sito na localidade de Boidobra que apoia a Covilhã, Fundão e Castelo Branco. Ando a enviar há 2 anos consecutivos pedido à Dr.ª Isabel Jonet para que algumas IPSS´s de Seia fossem contempladas. Até agora só me mandou questionários e já lá vão...2 anos.

Exposição "Memoria com alma" vai decorrer no Posto de Turismo de Seia em Dezembro

História de Loriga em exposição no Posto de Turismo de Seia O Posto de Turismo de Seia vai ter em exposição, durante o mês de Dezembro, “Memórias com Alma”, uma mostra fotográfica, reunida por José Cardoso de Pina ao longo dos anos, que conta a história da vila de Loriga no último século. O acervo fotográfico de José Cardoso de Pina, doado à Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga, recorda o que conhecemos, conta a história de uma vila, orgulhosa dos seus vales, das suas ribeiras e de cada pedaço da alta serra, mas conta muito mais… Conta moinhos de água, teares, fábricas, patrões e empregados, mães, pais, avós, manos e tios, camionetas, fontes, emigrantes, famílias, ofícios, tristezas e alegrias. Homens, mulheres, crianças, que cresceram, partiram ou ficaram e que tiveram algo em comum: raramente desistirem de viver os bons e os maus momentos. A forte emigração para o Brasil, de homens, jovens e crianças. A quantidade enorme de gente que não regressou, mas que mesmo assim contribuiu para as famosas fontes de Loriga, sabe-se lá com que sacrifícios, entre muita saudade e amor. A mudança da Monarquia para a República. A 1.ª e a 2.ª Guerra Mundiais. Os loriguenses na Batalha de La Lys e, também nas filas com senhas para os alimentos e as farinhas. Os fornos comunitários ou fardos de lã nas entradas das fábricas. Os miúdos nos poços, nas ribeiras. Os miúdos nas procissões e a disputarem o maior ramo de oliveira no Domingo de Ramos. Imagine-se o cheiro do pão nos fornos e nas padarias, o bater dos teares, as nossas alcunhas, as Janeiras e a nossa fogueira no adro da Igreja. Os casamentos, baptizados, funerais, a 1.ª Comunhão, a Comunhão Solene, o Crisma. O Estado Novo, a Guerra nas Colónias, a emigração para a Europa, a América e a migração para o litoral, Lisboa, Porto, Sacavém e outras mais cidades. O regresso em Agosto para, em São Sebastião e na Nossa Senhora da Guia, lavar a saudade em lágrimas e na alegria do rosto.

22/11/2010

Em Torroselo também está a decorrer a obra integrada no sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento

O Sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento também está a ser feito no "Vale" em Torroselo na estrada que segue para Várzea. Uma obra comparticipada pelo Ministério do ordenamento do território e do ambiente. O Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa foi criado em Julho de 2000, com o objectivo de satisfazer as necessidades da população da região, ao nível da quantidade e qualidade da água e de aumentar os níveis de tratamento de águas residuais. A concessão para a construção, exploração e gestão do Sistema foi atribuída, por um período de 30 anos, à Águas do Zêzere e Côa, S.A., empresa que resulta da parceria entre a Águas de Portugal, a Associação de Municípios da Cova da Beira e os municípios de Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Fornos de Algodres, Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia os quais, além de accionistas, são também utilizadores do Sistema. Com a conclusão do projecto de alargamento ao Mondego Superior, o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa terá a capacidade para fornecer um caudal de água máximo de cerca de 17,3 milhões de m3/ano, e estará dimensionado para tratar um caudal de efluentes, domésticos e industriais, de 11,6 milhões de m3/ano. Na vertente de abastecimento de água e saneamento de águas residuais, serão servidos os municípios de: Aguiar da Beira, Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Fornos de Algodres, Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia, aos quais corresponde uma população no horizonte do projecto de cerca de 149.000 mil habitantes para o Abastecimento e cerca de 111.500 habitantes para o Saneamento. A Concessão distribui-se por uma área de 6.394 km2 correspondente a cerca de 7% do território nacional, com uma orografia “complexa” e escassamente povoado. O sistema de abastecimento de água apresenta já uma concretização de 83.337 milhões de euros. No que diz respeito ao sistema de saneamento de águas residuais, tem concretizado 82.274 milhões de euros.

Apresentação da Empresa
A Águas do Zêzere e Côa é uma sociedade anónima de direito privado e capitais exclusivamente públicos, sendo accionistas a Águas de Portugal, a Associação de Municípios da Cova da Beira e os Municípios utilizadores do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Alto Zêzere e Côa, criado pelo Decreto-Lei nº 121/2000, de 4 de Julho. Com a assinatura do Contrato de Concessão celebrado entre o Estado Português e a Empresa, foi-lhe atribuída a responsabilidade de construir, gerir e explorar o Sistema Multimunicipal por um período de 30 anos. Em consequência, foram celebrados Contratos de fornecimento de água e de recolha de águas residuais com os Municípios que integravam este sistema, nomeadamente Almeida, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel e Sabugal. Posteriormente, por Despacho Ministerial nº 18133/2003, publicado no DR 219, 2ª Série, de 22 de Setembro de 2003, foi alargada a concessão aos municípios de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia, abrangidos pela bacia hidrográfica do Mondego Superior. Estes passam a integrar o sistema com a assinatura do Aditamento ao Contrato de Concessão e respectivos Contratos de Fornecimento e de Recolha, em Dezembro de 2004. A AdZC abrange uma área de 6393,2 km2 correspondente a cerca de 7% do território nacional num território montanhoso, com uma orografia “complexa” e escassamente povoado. A população residente é inferior a 230.000 habitantes, menos de 2,3% da população portuguesa tendo uma densidade populacional da ordem dos 35 Hab/Km2, 1/3 da média nacional.

Roque Gameiro, aguarela "Dentro do Moinho", 46x54cm, 1964.

18/11/2010

Entrevista com...LAURO ANTÓNIO

LS - Neste ano em que comemora 50 anos de carreira realizou-se a XVI edição do CineEco. Que reflexão faz sobre os filmes enviados a concurso?
LA - Na sua maioria as obras a concurso eram muito boas, de altíssima qualidade e de grande interesse temático. A produção internacional foi, de um modo geral, excelente. A produção lusófona muito interessante, com obras de talento indiscutível e com um interesse crescente da produção da região da Serra da Estrela, por efeito do Festival, e dos Açores, certamente como consequência das muitas extensões deste certamente anualmente ali realizadas.LS - Faz também este ano que se comemoram os 30 anos do seu filme "Manhã Submersa". Quais os motivos porque não brindou os cinéfilos de Seia com a passagem do seu filme extra-concurso?
LA - O Festival, como calculam, não é para exibição dos meus filmes, nem para comemorar efemérides minhas. Mas pode ser que venha a surgir uma sessão especial com o filme, ou até uma semana com uma retrospectiva da minha obra. A ver vamos. Mas isso será sempre integrado na programação normal da Casa da Cultura, se for da sua vontade.LS - Relativamente aos filmes vencedores que consideração faz sobre as abordagens retratadas?
LA - Globalmente foi uma escolha acertada, ainda que, como sempre (cada cabeça sua sentença!), eu não deixaria de fora certas obras que passaram sem menção. Mas compreendo que os filmes eram muitos, quase todos muito bons, e dificilmente se poderiam premiar todos os que o mereceriam. Os próprios Júris o declararam na sessão de encerramento.
LS - Sentiu mais presença do público este ano nas sessões no CISE?
LA - Não estiveram sessões esgotadas mas há cada vez mais público e espectadores mais interessados. O que é muito bom sinal. Ete Festival não é para massas inflamadas, mas para sensibilizar e cativar espectadores para a defesa do ambiente e para o bom cinema. Causas que têm a ver com revoluções de mentalidades e de hábitos, o que se faz lentamente. Mas que se vai fazendo de forma consolidada.LS - Os elementos do júri que nunca estiveram em Seia nesta missão, gostaram de estar em Seia e da forma como foram recebidos?
LA - Seia tem um fascínio muito especial. Os membros dos diferentes Júris e os realizadores, nacionais e estrangeiros, que aqui estiveram saíram encantados, todos prometendo voltar. O Festival é um bom cartaz para a região, e os seus habitantes e o seu património, cultural, histórico e geográfico fazem o resto.LS - Acha viável em futuras edições os filmes a concurso serem projectados além do CISE e Casa da Cultura, em outros locais do Concelho de Seia que reúnam condições para o efeito, como por exemplo associações culturais e recreativas que existem por cá nas nossas freguesias?
LA - Acho que isso já está a ser feito e é uma prática para continuar. Não na altura do Festival, mas posteriormente, com mais calma.LS - Falando da próxima edição em 2011. Que repto deixa aos realizadores e amigos do ambiente?
LA - Que se interessem cada vez mais pelo ambiente e pelo bom cinema. Posso revelar até, em primeira mão, que no próximo ano haverá mesmo um prémio pecuniário especial, só para a produção da região da Serra da Estrela (substituindo um prémio que deixou de ter razão de existir, o de produção não profissional).Posso ainda revelar que, possivelmente no mês de Julho de 2011, vai haver um “workshop” sobre “linguagem cinematográfica e ambiente”, para todos os interessados, alunos, professores, público em geral, dado por mim, com o apoio do fabuloso Alberto Toscano, que colocou a sua quinta do Castelo à disposição. Proximamente darei mais informações, mas aqui ficam estas duas novidades. FOTOS: MARIA EDUARDA

O blogue feito pelos seus leitores


CÃOminhada
"No âmbito de um Projecto de Educação pró-Animal liderado por Diana Baptista realiza-se em Oliveira do Hospital no próximo domingo, 21 de Novembro, entre as 9 e as 12 horas, uma CÃOminhada. Além de um passeio de cães, pretende-se também com esta iniciativa alertar os seus donos para os cuidados de higiene pública que devem ter com os mesmos. Antes do seu início proceder-se-á a um Rastreio de Obesidade Animal gratuito.
Para mais informações, consulte http://www.freguesia-oliveiradohospital.pt/"
Cumprimentos.
Nuno Oliveira

13/11/2010

perspectivas

Festival ibérico de música em Seia

Interessados já podem inscrever-se para a 14ª edição, agendada para 4 de Dezembro em São Romão Já estão abertas as inscrições para o 14º Festival Ibérico “Música Jovem”, que terá lugar a 4 de Dezembro em São Romão (Seia). A iniciativa é organizada pela Casa da Juventude Dª Ana Nogueira. Podem concorrer todos os autores, compositores e intérpretes amadores, de Portugal e Espanha, com idades compreendidas entre 15 e 35 anos, sendo que as músicas a concurso terão de ser inéditas, interpretadas em português, inglês ou espanhol. Os concorrentes podem apresentar até três canções, com o tempo máximo de 3m50s, que deverão ser interpretadas ao vivo, podendo eventualmente utilizar “play-back” instrumental parcial. Haverá prémios de participação para todos os concorrentes e para a melhor música, interpretação/letra, bem como os prémios do público e simpatia. As inscrições terminam dia 17 (quarta-feira) e podem ser enviadas por correio (Largo do Patronato Nº 7 - 6270-283 São Romão) ou e-mail (cjansr@gmail). Mais informações na Casa da Juventude Dª Ana Nogueira pelo 238/083035; 91/4460985; 96/7115776; 96/2366705 e 96/4869928, pelo email cjan@netvisao.pt ou cjansr@gmail.com.
mais informações em: http://cjan.serradaestrela.net/

11/11/2010

Missão Pijaminha

São necessários (principalmente) pijamas para as crianças que estão no IPO a fazer tratamentos de quimioterapia. Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente. Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é chamada *Movimento Pijaminha* pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos! As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino. Para todos, a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada um, há sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam às suas crianças. No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO ficou muito satisfeito com esta dádiva. Este ano vamos repetir a façanha e, se possível, ultrapassar este número.
Se divulgarem já estão a ajudar!!!
NOTA - Caso entendam podem fazer-me chegar o vestuário pretendido pelo IPO e no dia 20 de Dezembro quem quiser pode ir comigo entregá-lo ao IPO a Coimbra.

09/11/2010

Sociedade do Teleférico da Torre elegeu novos órgãos sociais

Teleférico, semelhante aos existentes nalgumas zonas da Europa, terá uma extensão de três quilómetros, entre os 1200 e os 1980 metros de altitude, estimando-se que possa transportar 4000 pessoas por hora.

Presidente da Câmara Municipal de Seia preside ao conselho de administração da sociedade do teleférico da torre. Carlos Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia (CMS), foi eleito, no Sábado passado, presidente do Conselho de Administração da sociedade “Teleférico da Torre – Turismo e Lazer, SA”, entidade constituída em 2005 com o objectivo de construir o teleférico entre Alvoco da Serra e a torre, ponto mais alto da serra da Estrela. O novo conselho de administração é constituído, para além de Carlos Filipe Camelo, por Jorge Brito, vereador da CMS, o presidente da Junta de Freguesia de Alvoco, José Carlos David e João Cabalhanas, na qualidade de vogais, e pelas Juntas de Freguesia de Loriga, Cabeça e Teixeira, a presidir a Assembleia da sociedade. Naquela que foi a primeira reunião, os novos órgãos sociais decidiram proceder à alteração da sede social da empresa do teleférico, deslocalizando-a para Seia. Trata-se da primeira medida, de outras que se seguirão, com a pretensão de incutir uma nova dinâmica no processo do Teleférico, um "sonho antigo" para a vertente norte da serra, fulcral para a região. O futuro Teleférico, orçado em mais de 5 milhões de euros, é visto como um meio importante para o desenvolvimento da serra, pela comodidade, rapidez e diminuição da poluição que afecta cada vez mais a zona da Torre, evitando a circulação excessiva de automóveis, mas também como um forte contributo para o aumento de visitantes à serra, o que por sua vez permitirá incrementar o crescimento turístico na região norte do concelho de Seia. De acordo com um estudo, divulgado em Setembro de 2004, a instalação de um sistema mecânico de transporte de turistas, por telecabine ou teleférico, semelhante aos existentes nalgumas zonas da Europa, terá uma extensão de três quilómetros, entre os 1200 e os 1980 metros de altitude, estimando-se que possa transportar 4000 pessoas por hora.

08/11/2010

Cinanima arranca hoje com «O Mágico», de Sylvain Chomet

Mais de oito horas de animação dos quatro cantos do mundo preenchem a competição internacional da 34ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, que abre hoje em Espinho «O Mágico», de Sylvain Chomet.Desenvolvimento
Foram mais de 700 os filmes propostos à competição oficial da 34ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que arranca hoje, 8 de Novembro e se prolonga até domingo, dia 14, centralizado no Centro Multimeios de Espinho.
Acabaram por ser escolhidos 71 filmes para a selecção principal, de um total de 28 países de quatro continentes, integrando zonas de produção tão pouco conhecida como Irão, Cuba, Nova Zelândia, Israel ou Colômbia. As nações mais representadas são, como tem sido habitual, a França e o Reino Unido, com 15 filmes seleccionados cada, mas foi Portugal quem mais surpreendeu, ao conseguir colocar cinco fitas na corrida ao prémio principal. Entre elas contam-se algumas das mais esperadas do ano, como «Viagem a Cabo Verde» e «Dodu, o Rapaz de Cartão», de José Miguel Ribeiro, e «Os Olhos do Farol», o regresso à realização de Pedro Serrazina mais de uma década após o muito premiado «Estória do Gato e da Lua». «Afonso Henriques, o Pequeno Rei», de Pedro Lino, e ainda «Conservar», do Colectivo de Jovens de Portimão. O filme de abertura será «O Mágico», a mais recente longa-metragem de Sylvain Chomet, o cineasta que maravilhou o mundo com «Belleville Rendez-vous», e é baseado num argumento nunca filmado de Jacques Tati. O realizador seria também um dos júris do festival este ano, mas acaba de cancelar a vinda por problemas de saúde. O Cinanima é considerado um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, um dos únicos cujo vencedor o classifica automaticamente para a nomeação ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. Na edição deste ano, haverá também sessões especiais dedicadas ao «Cinema de Animação e o Jazz», «Os Finalistas do Cartoon d’Or 2010» e ainda três sessões sobre a produção nórdica. Tendo em conta que o festival é, informalmente, o grande pólo de encontro anual de todos os profissionais e apaixonados pelo cinema de animação em Portugal, este ano o certame voltará a ser palco da iniciativa designada «Caminhos para a Animação Portuguesa», um debate aberto a todos, que visa criar um documento estratégico para apresentar ao Governo sobre o estado actual, as potencialidades e o posicionamento do cinema português de animação.
Luís Salvado - 08-11-2010 11:00

07/11/2010

Jovem de Seia sagra-se campeão europeu de Serviço de Restaurante

Marco Silva, jovem de 20 anos natural de Tourais, Seia, aluno do Curso de Gestão Hoteleira Restauração e Bebidas da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), é o actual Campeão Europeu de Serviço de Restaurante no âmbito do concurso da AEHT – Association Européenne des Ecoles D’Hôtellerie et de Tourisme, que decorreu em Lisboa. O estudante foi distinguido no âmbito do concurso da AEHT – Association Européenne des Ecoles D’Hôtellerie et de Tourisme, que decorreu em Lisboa. O jovem aluno português fez equipa com dois outros colegas de outras escolas europeias representadas (uma das regras da prova, fazer equipas com alunos de diferentes países), no caso uma jovem finlandesa e um jovem alemão. Depois de durante três anos ter frequentado e concluído com sucesso o curso de Restaurante/Bar, de nível III profissional e com equivalência ao 12º Ano, Marco Silva está neste momento no último semestre do curso de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas, este de nível IV profissional, destinado a jovens e adultos que tenham como habilitação escolar mínima o ensino secundário. Oriundo de uma família de empresários da restauração daquela zona da Serra da Estrela, este jovem mudou-se para Coimbra ainda com 16 anos para frequentar a EHTC, vindo à procura da concretização de um sonho, qualificar-se de uma forma eficaz para abraçar no futuro a profissão que escolheu e apoiar o negócio familiar, com conhecimentos e técnicas de serviço, bem como de gestão, perpetuando assim a tradição do negócio da restauração na família. Concurso com 300 participantes Os encontros e concursos da AEHT que decorreram este ano, são já os vigésimos terceiros, tendo reunido em Lisboa (nas instalações da Escola de Hotelaria e Turismo daquela cidade e nas instalações do Hotel Marriot) cerca de 300 jovens a concurso e 600 pessoas no total entre júris, acompanhantes, direcção da própria AEHT e técnicos do Turismo de Portugal e suas escolas. A representação portuguesa, entre outros vários e honrosos prémios, contou com mais dois primeiros lugares, o de Élio Costa, da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, no concurso de Cozinha, e Filipe Oliveira, da Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores, no concurso de Bar.

06/11/2010

A Rede Social

O filme "A rede social", retrato de David Fincher sobre os fundadores do Facebook, uma das mais usadas redes sociais na Internet, estreia-se esta semana em Portugal. O que começou por ser uma página na internet criada em 2003 por um universitário para conquistar raparigas tornou-se num negócio que dividiu um grupo de amigos da universidade de Harvard e que transformou um dos cofundadores, Mark Zucherberg, num multimilionário."A rede social" é uma adaptação para cinema do livro "The accidental billionaires", de Ben Mezrich, que conta a história de Mark Zucherberg e dos amigos que ajudaram a fundar o Facebook, a rede social que conta com mais de 500 milhões de utilizadores.

04/11/2010

Rafael Gomes participou na Taça Ibérica de Triatlo Longo, em Ibiza

O triatleta Rafael Gomes participou na última etapa da Taça Ibérica de Triatlo Longo, em Ibiza, Espanha. Para quem não sabe, o Rafael é residente em Oliveira do Hospital, onde treina diariamente, trabalhando entre Oliveira do Hospital e Seia, estando totalmente dedicado às provas de Longa Distância, e tendo um projecto sólido e consistente para as próximas duas épocas, cujo objectivo é a participação no Campeonato do Mundo de Ironman. Esta prova disputa-se nas distâncias de 3.8km de natação, 180km de ciclismo e 42.2km de corrida a pé. Para acompanhar todas as informações sobre o atleta consulte o seu blog em http://rafaeldelaunaygomes.blogspot.com/ , onde poderão encontrar mais informações sobre o Rafael.

O blogue feito pelos seus leitores


TEATRO
JORGE!, de Anthony West
O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresenta, Sábado, 06 de Novembro de 2010, no auditório da Casa da Cultura César Oliveira, a peça de teatro Jorge!, do autor britânico Anthony West. A peça começa às 21:30 e os ingressos custam 2,00 € (dois euros).
Sinopse da peça:
“Jorge!,
conta a história de um casal que, depois do jantar, vê televisão e come bolachas, tal como o fazem todas as noites no seu dia-dia rotineiro. A relação entre os dois não é das melhores e um certo ambiente de frieza e crispação paira no ar. A Jorge começa a adormecer um pé; se calhar esteve muito tempo na mesma posição. Afinal, o pé adormecido não está adormecido, passa-se algo de pior: o pé está paralisado. E aqui começa uma estranha “doença” que irá desenvolver-se durante todo o espectáculo, a atrofia. Enquanto a atrofia se desenvolve, Jorge e Margarida revêm, sonham e reinventam momentos da sua vida falhada.”

O blogue feito pelos seus leitores

José Mario Branco em tertúlia no Museu do Pão dia 6 de Novembro pelas 22 horas

01/11/2010

É por esta razão que eu acho que a blogosfera está viva e bem viva

Na entrevista ao blogue "Oitavo Dia" referi a certa altura que o facebook não veio tirar leitores à blogosfera, desde que os conteúdos e as temáticas sejam de interesse geral. A dar-me razão está a análise do mais fiável "statistic counter" que existe. Só esta semana os numeros de acesso ao OP foram estes:
1887 acessos semanais equivalem a 270 acessos diários...é obra