16/12/2010

Morreu o meu Amigo Carlos Pinto Coelho

Carlos Pinto Coelho morreu esta noite vítima de ataque cardíaco aos 66 anos. Estive com ele recentemente em Santarém no Congresso Mundial do Envelhecimento activo onde participou como moderador e onde tirámos esta fotografia na companhia de Laurinda Alves. À família os meus sentimentos. Mais um Grande Homem que o País perdeu. PAZ À SUA ALMA.

13/12/2010

O blogue feito pelos seus leitores


"Pelo segundo ano consecutivo, e depois do sucesso da primeira edição, realiza-se no próximo sábado, 18 de Dezembro, a partir das 14 horas, na Casa da Cultura "César Oliveira", um espectáculo de angariação de géneros alimentícios, denominado "SOLIDARIEDADE MUSICAL".
Organizado pela Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital em parceria com a Academia de Música "Ohphicina das Artes", cada pessoa que queira assistir a este evento, poderá fazê-lo com uma entrega simbólica de géneros alimentícios à entrada, os quais serão posteriomente direccionados para o Banco de Recursos Sociais do município de Oliveira do Hospital de forma a apoiar as famílias mais carenciadas do nosso Concelho.
Contamos com a sua presença e espírito de solidariedade.
Contribua para a Pirâmide de Natal.
Não falte!

10/12/2010

"Os Últimos Moínhos" em Barcelos no Festival Internacional de Turismo

O Documentário "Os Últimos Moínhos" (http://fotosdoc4.blogspot.com/) participou no Festival Internacional de Turismo realizado em Barcelos. Apesar de não ter ganho qualquer prémio quantitativo ganhou qualitativo estando a cumprir o papel a que se propôs, ou seja, divulgar e homenagear esta arte dos moleiros que tende a desaparecer com o passar do tempo e ao mesmo tempo divulgar a região da Serra da Estrela do ponto de vista turistico e dos recursos naturais e ambientais. Neste Festival participram documentários dos EUA, CANADÁ, INGLATERRA, HOLANDA, DINAMARCA, MÉXICO, BRASIL e de outros países a nível Mundial.
Dear participant,
We are pleased to send by this means the certificate of participation of your film at the 3rd edition of ART&TUR - International Tourism Film Festival, held in Barcelos, Portugal on 23 to 26 September 2010. We appreciate your participation and we count on your presence at the 4th edition of ART&TUR.
Best regards,
Hugo Marcos

02/12/2010

Unidade de Saúde da Misericórdia de Seia uma mais valia para o Concelho

O edifício, construído na Folgosa do Salvador, edificado junto ao Lar Senhora da Misericórdia, representou um investimento de cerca de 3,2 milhões de euros, tendo recebido um financiamento de 750 mil euros por parte do Estado, através do Programa Modelar.Segundo Fernando Beco, Provedor da Misericordia, a Unidade de Saúde deverá criar entre 40 a 50 postos de trabalho qualificado – enfermeiros, auxiliares de acção médica, fisioterapeutas, médicos, entre outros clínicos – quando estiver a funcionar em pleno.
"O aumento da esperança de vida e o envelhecimento da população são uma realidade nos nossos dias, dando origem a novas necessidades em saúde, agravando necessariamente os problemas familiares e sociais. Aparecem as doenças crónicas incapacitantes e pessoas com doenças incuráveis em estado avançado, que as famílias não têm capacidade de ultrapassar. O recurso aos hospitais é uma situação frequente para estes doentes, mas os hospitais pouco podem fazer porque são doenças crónicas e o tratamento pode ser feito, sem menor qualidade de serviço mas com menores custos, numa unidade para cuidados continuados integrados de saúde. Assim é criada, em 2006, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, tendo objectivo geral a prestação de cuidados continuados de saúde integrados a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Esta prestação de cuidados continuados consta de um conjunto de intervenções sequenciais na área da saúde e do apoio social, que tem como finalidade a recuperação global da pessoa, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social. As unidades que prestam este tipo de assistência e que integram a RNCCI podem ser de diferentes tipologias: Convalescença, Média Duração e Reabilitação, Longa Duração e Manutenção e Cuidados Paliativos. É neste contexto que a Santa Casa da Misericórdia de Seia enquadra a criação de uma estrutura para responder cabalmente às inúmeras situações com que se depara o concelho de Seia e a área abrangida pelo Hospital Nossa Senhora da Assunção, hoje integrado na Unidade Local de Saúde da Guarda. A Unidade de Saúde da SCMS passa a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), na seguinte tipologia, de acordo com orientações da ARSC: Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção
Com 42 camas, tem como intuito prestar cuidados a doentes com processos crónicos que apresentam diferentes níveis de dependência e graus de complexidade, que não podem ser prestados no domicílio, com previsibilidade de internamento superior a 90 dias consecutivos. Esta unidade pode ainda proporcionar internamento a doentes com dificuldades de apoio familiar ou cujo principal cuidador tem necessidade de descanso, podendo a duração do respectivo internamento ser inferior a 90 dias, com o limite anual de 90 dias. Unidade de dia e de promoção de autonomia
Uma unidade para a prestação de cuidados integrados de suporte, de promoção de autonomia e apoio social, em regime ambulatório, a pessoas com diferentes níveis de dependência que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.Clínica de Medicina Física e de Reabilitação
Visa a recuperação e a reabilitação global do cidadão com perda de funcionalidade ou em situação de dependência, em qualquer idade, que se encontre afectado na estrutura anatómica ou nas funções psicológica ou fisiológica, com limitação acentuada na possibilidade de tratamento curativo de curta duração, susceptível de correcção, compensação ou manutenção e que necessite de cuidados interdisciplinares de saúde, em regime de dia. Para isso recorrer-se-á à fisioterapia, hidroterapia, etc. A SCMS ao avançar com esta estrutura está a criar condições para poder prestar cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que se encontrem em situação de dependência, visando a recuperação global e promovendo a sua autonomia, melhorando a sua funcionalidade."
Fotos: LS