29/01/2011

26/01/2011

Video de agradecimento a LORIGA

pela simpatia e gentileza das gentes daquela localidade e das pessoas que nos acompanharam no passado sábado nas filmagens para o LANIFICIOS.DOC
Veja o video em: http://lanificiosdoc.blogspot.com

MANHÃ SUBMERSA EM SEIA dia 27 no cinema

Foi precisamente em Seia, numa esplanada de um primeiro andar do largo central da então vila, ao fim de um dia de Outono de 1974, que Lauro António conheceu pessoalmente Vergílio Ferreira. Nessa esplanada, Lauro António sugeriu a Vergílio Ferreira e a Manuel Guimarães, rodar um documentário sobre o escritor, “Prefácio a Vergílio Ferreira”. Uma introdução rápida, de quinze minutos, à sua vida e obra, tentando recuperar um universo e restituí-lo em imagens”. Mais tarde viria então “Manhã Submersa”, a primeira e mais importante longa-metragem de Lauro António, que resulta da adaptação do romance de Vergílio Ferreira, de 1954. O filme colheu excelente aceitação, e chegou a ser considerado o reencontro do cinema Português com o público. Manhã Submersa”, através da fluidez de narrativa e graças a actuações cénicas exemplares, ainda hoje é recordado pela crítica internacional. Nomeado para vários prémios (inclusive o de Óscar para melhor filme estrangeiro), guardou no palmarés o Grande Momento do Festival de Cannes como momento mais alto. O filme retrata a infância de um jovem e o seu crescimento, na frieza do seminário, onde se vai apercebe do mundo, da repressão, das obrigações silenciosas, da pobreza e da desigualdade, do desejo e do amor. Lauro António permite-nos uma visão capital sobre a luta entre o corpo e o espírito, com vitória do espírito por mutilação do corpo. Agora e desde que dirige em Seia o Cine’eco – Festival de Cinema de Ambiente (1995-2011), Lauro António viaja até à serra, e invariavelmente, percorre com amigos os caminhos dessa rodagem, em Linhares da Beira, onde no inverno impiedoso de 1979 a equipa técnica e os actores se acoitavam da tempestade, do vento, da chuva e da neve que carregavam de lado.

Cineteatro da Casa da Cultura de Seia Quinta-Feira 27 de Janeiro, 21:30 Horas
“Manhã Submersa”

Realizador: Lauro António; Intérpretes: Eunice Muñoz, Vergílio Ferreira; Canto e Castro; Jacinto Ramos; Carlos Wallenstein; Adelaide João; Alexandra Prado Coelho; José Camacho Costa; Manuel Cavaco; Género: ficção / drama; Classificação: M/ 12 anos; Duração: 131 minutos

24/01/2011

"Os Últimos Moínhos" em ESPANHA e no BRASIL

«Os Últimos Moínhos» vão estar presentes em FLORIANÓPOLIS no Brazil no Festival Internacional de Turimo.Este Festival de cinema de turismo decorre anualmente, sendo o único festival deste tipo em toda a América Latina. O Documentário vai marcar presença também em Espanha na GALIZA na 1.ª edição do Festival de cinema de turismo organizado nesta zona de Espanha. Ambos os Festivais decorrem no próximo mês de Abril.

23/01/2011

OBRIGADO LORIGA

Mais um dia de filmagens para o documentário sobre os lanificios. Desta vez em Loriga, "A Suiça Portuguesa" onde fomos muito bem recebidos e acompanhados pelos amigos a quem brevemente faremos uma dedicatória através de um pequeno trailler. A arte de bem receber deixa-nos ainda mais forças e determinação para produzirmos e realizarmos um documentário que queremos seja o mais completo sobre esta matéria. Mais uma vez obrigado Zé Fernandes, Tó Loriga e demais amigos que nos acompanharam.

16/01/2011

Obrigado ALVOCO DA SERRA

Devido à simpatia das gentes daquela localidade onde ontem andámos a filmar e a recolher depoimentos para o documentário, já não conseguimos ir a Loriga. A beleza natural daquela aldeia serrana e a história que alberga, fez com que andássemos toda a tarde por lá. Fizemos várias entrevistas de ...campo e registámos paisagens naturais unicas no País.
Mais informações

08/01/2011

Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Seia realizou jantar dos Reis

No passado dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, a Direcção da Delegação da Cruz Vermelha de Seia realizou um jantar de confraternização entre os elementos da Direcção, voluntários desta organização e amigos. O local onde decorreu o jantar de Reis foi no Restaurante "Tachinho" em Seia. Nas palavras proferidas pela Presidente da Direcção Maria Irene Caetano Ferrão, foi destacado o espirito de solidariedade e voluntariado para missões como o foram o Apoio ao Peregrino, o apoio à Casa de St.ª Isabel, o apoio que está a ser dado ao Solar do Mimo, entre outras organizações, assim como falou sobre os projectos actuais e futuros que a Delegação da Cruz Vermelha ´de Seia quer desenvolver já em 2011. A Cruz Vermelha em Seia já tem um local onde funcionará a Sede, espaço cedido pelo Municipio de Seia, onde pretende desenvolver acções de formação no âmbito da saúde, assim como pretende seja um espaço onde possa armazenar alguns bens como roupa ou ajudas técnicas para apoio a famílias carenciadas. A Delegação da Cruz Vermelha pretende solidificar parcerias com outras organizações de apoio social e saúde.