17/02/2012

Entrevista na Radio Cultura de Seia para ouvir dia 22 pelas 10h30 com repetição ás 18h30

Decorreu hoje a entrevista para a Radio Cultura de Seia sobre o documentário LANIFICIOS.DOC. Estiveram presentes David Fidalgo autor da banda sonora, Nuno Pinheiro assistente de realização, eu próprio e Marta Correia. Não foi possivel ouvir Wilmer da Silva editor do filme por motivos de distância uma vez que se encontra em Aveiro. Há muitas novidades para ouvir nesta entrevista que irá para o ar na próxima 4.ª feira pelas 10h30 com repetição ás 18h30 em 93.6 FM ou na internet emhttp://www.rcs.fm/

15/02/2012

Pedro Passos Coelho em Gouveia dia 19 de Fevereiro pelas 11 horas

Pedro Passos Coelho vai estar neste domingo, dia 19, pelas 11 horas, em Gouveia, para presidir à cerimónia de abertura da 2ª edição da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela. A Feira Regional do Queijo Serra da Estrela vai decorrer em Gouveia a 19 de Fevereiro, no mercado municipal.Realizado no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, o certame, representa “um patamar de articulação supra-municipal com ganhos de escala e sinergias para promover o Queijo Serra da Estrela através de um certame que é uma imagem de marca da região”, sustenta a organização.A Feira Regional do Queijo Serra da Estrela pretende “fomentar a notoriedade do Queijo Serra da Estrela, salvaguardar a sua preservação enquanto produto endógeno regional e valorizar e dinamizar a cadeira de valor do Queijo da Serra da Estrela e seus agentes directos”.Os municípios de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres querem igualmente reforçar o incentivo e a valorização da certificação do Queijo Serra da Estrela e criar através das parcerias intermunicipais formas objectivas de promoção da região e da Serra da Estrela.Os três municípios pretendem, através desta união de esforços, promover o potencial dos territórios aproveitando todos os seus recursos endógenos para dinamizar “um grande certame regional que ganhe afirmação nacional e internacional”.“A Feira Regional do Queijo Serra da Estrela visa ainda promover a cultura e as tradições locais numa perspectiva de afirmação regional e de valorização da atractividade turística numa época de forte procura do destino turístico Serra da Estrela”, destaca uma nota sobre o certame.Entretanto, também em Gouveia, a segunda edição da ExpoSerra terá lugar entre os dias 17 e 21 de Fevereiro, no Pavilhão da ex-Bellino & Bellino.A mostra conta com uma centena de expositores, abrangendo as áreas da indústria, comércio, artesanato e produtos regionais, onde se incluem produtores de vinho, queijo, enchidos e doces que melhor caracterizam a região.
Para além da variedade de expositores, o evento conta com um programa de animação onde se incluem concertos e o Carnaval da Serra.As actividades de carnaval são já uma tradição em Gouveia e prometem encher as ruas da cidade com muita cor, alegria e animação.

09/02/2012

Covilhã produz biodiesel

A Recitrans, Produção de Biodiesel Lda, surge em 2008 como uma empresa inovadora no Municipio da Covilhã, orientada para duas áreas que se complementam entre si, o sector Ambiental e o sector de Energias Alternativas.Muitas pessoas já se devem ter perguntado o que fazer ao óleo alimentar que depois de usado já não é útil.Além de entupir as redes de esgoto o óleo impermeabilizar o solo e as margens dos rios, piorando assim o quadro das enchentes.Um litro de óleo polui milhares de litros de água limpa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e oxigenação da água, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática.Por tudo isto, a Recitrans lança uma campanha de sensibilização através de planfletos, mobilização em diversas instituições para que todos possamos contribuir para um ambiente mais saudável e por uma melhor qualidade de vida.
RECOLHA AO DOMICÍLIO
A Recitrans dispõe dos meios necessários para fazer a recolha porta a porta, através dos nossos veículos preparados para o efeito. Para tal, basta guardar o seu óleo em garrafas de plástico ou garrafões e contactar a RECI através do numero 275 327 362, ou preencher o formulário com os seus dados indicando o local e o dia que pretende que seja efectuada a recolha. A Recitrans, Produção de Biodiesel Lda, surge em 2008 como uma empresa inovadora no Municipio da Covilhã, orientada para duas áreas que se complementam entre si, o sector Ambiental e o sector de Energias Alternativas.Na Vertente Ambiental a Recitrans rege-se pela politica dos 3 R : Reciclar, Renovar e Reutilizar. Na Vertente de Energias Alternativas recorre a reutilização do óleo alimentar usado para a produção de Biodiesel.
Contactos:
RECITRANS - Produção de Biodiesel, Lda.
Zona Industrial do Canhoso, lt C3
Apt. 667, 6201 - 907 Covilhã
Tel. 275 327 362

Um litro de óleo polui milhares de litros de água limpa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e oxigenação da água, comprometendo assim a base da cadeia alimentar aquática

06/02/2012

LANIFICIOS.DOC na sede da CPLP em Abril

LANIFICIOS.DOC marca presença na sede da CPLP no próximo mês de Abril (mais informações brevemente). Cumprindo um dos objectivos para o qual foi projectado o documentário passará na Escola Evaristo Nogueira na próxima semana numa turma do 8.º ano que está agora a estudar a revolução industrial. Ainda no decorrer desta semana iniciará o spot comercial na Rádio Cultura de Seiae também irá passar brevemente uma entrevista sobre o filme.