30/03/2012

EXPOSIÇÃO sobre os 112 anos de existência de cinema em Seia

O Município de Seia através do Arquivo Municipal, assinala os 112 anos de existência de cinema em Seia.
Esta é uma oportunidade para vermos cartazes dos filmes exibidos nas diferentes salas de cinema em Seia, respetivos bilhetes de entrada, fotografias, documentos do então Ministério do Interior de Salazar que através da Inspeção-geral de Espetáculos orientava o modus operandi d'época.
Cronologicamente esta exposição vai de 1910 a 1984. A primeira data está ligada ao primeiro registo documental da existência de uma sala cinematográfica em Seia, na Rua da Caínha e a segunda com a sessão inaugurativa do atual Cine-teatro Jardim.
A exposição contempla ainda objetos do pré-cinema e cinema e imagens alusivas às suas Divas.

Entrada livre
Organização: Município de Seia; Coleção: Rui Veloso; Colaboração: Município de Leiria, através do Museu da Imagem e Multimédia e Município de Melgaço, através do Museu de Cinema

Horário: De segunda a sexta-feira: das 10 H às 18 Horas e Domingos das 15 H às 17 Horas

23/03/2012

entrevista conduzida por Sara Pelicano para o site CAFÉ PORTUGAL

Serra da Estrela - «O encerramento das fábricas de lanifícios ditou a morte da região»

Há 50 anos, na região da Serra da Estrela prosperava a indústria dos lanifícios. «Respirava-se tranquilidade ao nível de empregos e de futuro», diz Luís Silva, autor do documentário «Lanifícios.doc». Hoje, o cenário captado pela câmara de Luís é diferente: fábricas abandonadas, máquinas obsoletas e uma região deprimida, onde a pouca indústria que subsiste é «assolada» pelos produtos asiáticos que entram no país a preços baixíssimos.

Sara Pelicano; Fotos - Lanifícios.doc | sexta-feira, 23 de Março de 2012

21/03/2012

LANIFICIOS.DOC no cafeportugal.net

Brevemente estará on line a entrevista mais recente que dei sobre o documentário LANIFICIOS.DOC. Desta vez ao site Café Portugal net. A entrevista poderá ser lida aqui: http://cafeportugal.net/

Convidado para ir a Lisboa falar no painel sobre "meios de comunicação regional, municipios e municipes, património e as gentes"

Oradores convidados:

Santinho Pacheco (Ex-Presidente da Camara de Gouveia e ex- Governador Civil da Guarda)

Chaves Rosa (Ex- Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia)

Carlos Peixoto ( Deputado na Assembleia da Republica – circulo da Guarda)

Hercilio Ribeiro (Director do jornal Noticias de Gouveia)

Nuno Santos (CM Gouveia, editor da revista Municipal de Gouveia)

Luis Silva (Realizador de documentários)

20/03/2012

Museu do Pão já recebeu 1 milhão de visitantes

20 de Março de 2012 por Tiago da Cunha Esteves

O Museu do Pão, em Seia, já recebeu um milhão de visitantes desde Setembro de 2002, data da sua inauguração.

O visitante número 1.000.000 entrou esta tarde, recebendo como oferta o Roteiro do Museu e um cabaz da mercearia do Museu”, pode ler-se, numa nota divulgada.

O Museu do Pão, que este ano celebra o seu 10º aniversário, tem mais de 3.500 m2 de área coberta e quatro salas expositivas que pretendem exibir e recriar as várias vertentes do pão português. São elas “O Ciclo do Pão” – onde se reconstituem as 14 etapas essenciais do ciclo tradicional do pão português; “O Pão Político, Social e Religioso” – nesta sala reconstitui-se a história do pão em Portugal, desde a Restauração da Independência (1640) até à Restauração da Democracia (1974); “A Arte do Pão”- aqui se expõem uma série de objetos que têm inspiração no pão, suas alfaias, tradições e labores; e a “Sala Pedagógica – O Mundo Fantástico do Pão” – um espaço dedicado ao público infanto juvenil, de aprendizagem e lazer.

O Museu do Pão tem ainda um restaurante, um bar-biblioteca, uma mercearia antiga e o atelier de Arte em Pão.

18/03/2012

«Comboio Noturno para Lisboa» reúne estrelas internacionais em rodagem na capital

A rodagem de «Comboio Noturno para Lisboa», dirigido pelo dinamarquês Bille August, decorre a partir de segunda-feira e prolonga-se pelas próximas oito semanas em locais da capital portuguesa, em Caxias (Oeiras) e em Palmela.

O investimento total será de oito milhões de euros, quatro milhões dos quais irão ser gastos em Lisboa, numa coprodução entre Portugal, Alemanha e Suíça, em cuja capital decorreram, ao longo de quatro dias, as únicas filmagens da obra fora de Portugal. «Comboio Noturno para Lisboa» irá estrear no início do próximo ano e terá distribuição a nível mundial, foi anunciado pela produtora Ana Costa.

A produção do filme, que é a adaptação de um romance do escritor suíço Pascal Mercier, vai envolver uma equipa de 75 pessoas, na sua maioria portugueses, para contar a história de um professor de Latim de Berna que, nos anos 1960, chega a Lisboa para descobrir mais sobre Amadeu de Prado, médico-escritor e aristocrata português opositor ao regime ditatorial que então vigorava no país.

O principal papel está a cargo do ator inglês Jeremy Irons, que volta a trabalhar em Portugal, como recordou hoje no encontro com os jornalistas, 19 anos depois de ter estado no país para rodar «A Casa dos Espíritos», também dirigido por Bille August e baseado no romance homónimo da chilena Isabel Allende.

Irons disse que se trata de uma «história de descoberta, mistério e aventura».

Os atores Nicolau Breyner e Beatriz Batarda são alguns do portugueses que também fazem parte do elenco, que conta ainda com a representação de Melanie Laurent (França), Jack Huston e Tom Courtenay (Reino Unido), August Diehl (Alemanha) e Bruno Ganz (Suiça), entre outros.

Ana Costa, da produtora Cinemate, disse que «Comboio Noturno para Lisboa» vai ser o filme que contará com o maior apoio financeiro do fundo europeu Eurimages, cujo valor não especificou.

Salientou também o investimento, no atual contexto de crise, que o filme vai trazer a Lisboa, onde injetará quatro milhões de euros durante o período das filmagens.

O Município lisboeta consta entre os patrocinadores da obra, tal como o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). Já o Fundo de Investimento para o Cinema e Audiovisual (FICA) não deu qualquer contributo financeiro, apesar de ter subscrito um contrato nesse sentido, falha que Ana Costa atribuiu ao facto de aquela instituição estar «paralisada» desde 2008.

Esse investimento faria ainda mais sentido por o filme ter já assegurada a exibição no estrangeiro, a cargo da distribuidora alemã K5. Em Portugal esse papel será assumido pela ZON Audiovisuais.

@Lusa

03/03/2012

Uma visita pela Freguesia de Alvoco da Serra

Caminhos pela História e pela Natureza

Alvoco da Serra -- coração da serra da Estrela, topo de Portugal
Alvoco da Serra, freguesia do concelho de Seia, na vertente sudoeste da serra da Estrela, é a localidade mais próxima da Torre.
Terra de montanha e de pastoreio, de floresta, de milheirais em socalcos.
Horizontes amplos e ares sadios do planalto da Torre e das cumeadas de Alvoaça.
Águas límpidas e cascatas, parte das quais correm num vale de origem glaciar.
Calçadas, casas, pontes e árvores seculares, marcas misteriosas sobre as pe-dras.
Alvoco da Serra terra de património e de gente que sabe acolher.
Alvoco da Serra freguesia a descobrir e a desfrutar.