30/08/2012

"Os Ultimos Moínhos" em Timor Leste


O meu estimado amigo Joaquim Aristides Ferreira enviou-me hoje este recorte do jornal Terras da Beira. Trata-se de uma noticia onde dão conta da passagem dos meus filmes por terras de Timor Leste. Agradeço ao jornal o interesse mais uma vez demonstrado nos meus trabalhos e da minha equipa assim como agradeço ao amigo Aristides o trabalho de me ter enviado o clipping.

29/08/2012

Veneza arranca com produção portuguesa em competição

O filme "The reluctant fundamentalist", da realizadora Mira Nair, abre hoje o festival de cinema de Veneza, em Itália, que integra na competição oficial a produção "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento, produzido por Paulo Branco.

"The reluctant fundamentalist" é um "thriller" político adaptado do romance homónimo de Mohsin Hamid protagonizado por um homem de origem paquistanesa, que trabalha em Wall Street e se vê enredado nas suas origens enquanto persegue "o sonho americano", refere a sinopse.

O filme conta com as participações de Riz Amed, Kate Hudson, Kiefer Sutherland e Lie Schreiber.

A 69.ª edição do festival de Veneza contará com 18 filmes em competição pelo Leão de Ouro e entre eles está "As linhas de Wellington", da chilena Valeria Sarmiento, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal com um elenco internacional.

O filme, que tem como pano de fundo as invasões francesas em Portugal, tem estreia em Portugal a 04 de outubro e conta no elenco com atores como John Malkovich, Marisa Paredes, Nuno Lopes, Carlotto Cota, Albano Jerónimo, Soraia Chaves, Catherine Deneuve, Michel Piccoli e cerca de cinco mil figurantes.

"As linhas de Wellington" integram a competição oficial de Veneza ao lado de filmes como "The master", de Paul Thomas Anderson, "To the wonder", de Terrence Malick, "Passion", de Brian De Palma, "Something in the Air", de Olivier Assayas, e "Bella Addormentata", de Marco Bellocchio.

Leia o artigo completo: http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2740858&page=-1

28/08/2012

Art & Tur de 24 a 27 de Outubro


“Um dos maiores festivais de filmes de turismo do mundo” vai ocorrer de 24 a 27 de Outubro. Trata-se do Art & Tur, International Tourism Film Festival e é em Portugal mais propriamente em Barcelos. O Festival conta com o Alto Patrocínio de
Sua Exc. Sr. Presidente da Republica e tem um elevado reconhecimento internacional. LANIFICIOS.DOC está inscrito e eu lá marcarei presença. Recordo que o meu anterior documentário "Os Últimos Moinhos" foi seleccionado para este festival em 2009. Saiba tudo em: http://www.aptur.net/artetur/

26/08/2012

Não se nota a crise na festa do avante


‘Não se nota’ a crise na Festa do Avante!A austeridade passa à margem da Festa do Avante!, garantem os comunistas. Na apresentação do evento cultural e político do PCP, os organizadores dizem que o cartaz não é beliscado por constrangimentos financeiros.Continue a ler em:http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=57658#.UDkiTvP7ZvE.mailto

25/08/2012

Dona Cecilia desejo-lhe as rápidas melhoras

Jornalistas de toda a Europa estão em Borja por causa do restauro do fresco Ecco Homo feito pela octogenária Cecilia Gimenez. A idosa continua fechada em casa com uma crise de ansiedade. Desejo-lhe as rápidas melhoras e que volte ao trabalho o mais rápido possivel.

24/08/2012

LAGOA COMPRIDA?Assim vai o serviço publico da televisão RTP


No FB oficial da volta a Portugal pode ver-se esta foto com a seguinte identificação: "LAGOA COMPRIDA". Ora, perante isto nada mais há a dizer a não ser que NÃO É A LAGOA COMPRIDA, esta é a barragem do Viriato nas Penhas da Saúde. Já um dia d
estes quando passou em Vide o locutor da RTP que comentava a prova, admirava a localidade muito bonita mas nem arriscou dizer o nome porque não sabia como se chamava a terra. Enfim é isto mais um exemplo do serviço público de televisão RTP.

22/08/2012

Lanificios.doc. Postos de Venda


Ofereça o filme sobre a indústria dos Lanificios nas regiões de Manteigas, Gouveia e Seia aos seus familiares que trabalharam nesta arte. Uma recordação e um filme para a vida. Há 50 anos, na região da Serra da Estrela prosperava a indústri
a dos lanifícios. «Respirava-se tranquilidade ao nível de empregos e de futuro». Hoje, o cenário captado pela câmara é diferente: fábricas abandonadas, máquinas obsoletas e uma região deprimida, onde a pouca indústria que subsiste é «assolada» pelos produtos asiáticos que entram no país a preços baixíssimos. Para saber mais sobre este filme leia a entrevista dada ao site Café Portugal em:http://www.cafeportugal.net/pages/noticias_artigo.aspx?id=4642

Boa Nova é Boa Onda

www.radioboanova.com hà mais de 25 anos a dar boa musica e boas noticias. Para se ter uma ideia da projecção desta radio no passado dia 18 de Agosto realizaram a festa do emigrante no Parque do Mandanelho em Oliveira do Hospital onde estiveram presentes mais de 2.ooo pessoas. É obra...Ouça as noticias da Beira Serra em 100.2 FM ou através do site na internet.
BOA NOVA É BOA ONDA!!!

Última Hora

Fábrica de grande relevo em Gouveia vai fechar?
Não vou para já revelar o nome da empresa mas ao que parece durante o dia de hoje vai ser noticia na comunicação social.

10/08/2012

"Portugal, O Melhor Destino"

O Passatempo, "Portugal, O Melhor Destino" tem por principal objectivo promover o país como um destino turístico de excelência, através de imagens captadas pelos habitantes do próprio país. Estas imagens serão utilizadas para criar aquele que pretende ser o maior álbum fotográfico do mundo, impresso em exemplar único não comercial, só para efeitos expositivos.
VOTE NAS IMAGENS RELATIVAS AO CONCELHO DE SEIA (LAPA DOS DINHEIROS, SANDOMIL, SEIA, SÃO ROMÃO, VALEZIM) E À SERRA DA ESTRELA (CÂNTARO MAGRO) NA REGIÃO DA BEIRA ALTA DE CARLOS DOBREIRA EM:
http://www.portugalmelhordestino.pt/php_files/showFotos.php?order=Data&zone=Todas&user_name=carlos+dobreira&Submit.x=49&Submit.y=11

*com início a 18 de Julho e termo a 18 de Setembro de 2012

08/08/2012

Só uma medalha numa comitiva de mais de 100 pessoas?


Os atletas olimpicos Portugueses que não conseguissem uma medalha deviam ser obrigados a devolver ao Estado Português os custos com a viagem e com a estadia. Haviam de ver como ganhavam mais medalhas. Um País em crise como está o nosso não se pode dar ao luxo de levar uma comitiva de mais de 100 pessoas para Londres e trazer apenas uma medalha.

07/08/2012

Aos 70 anos, Caetano Veloso ainda é “uma força criativa notável”

Em 1967, em “Domingo”, o seu disco de estreia, dizia. “Meu coração não se cansa de ter esperança de um dia ser tudo o que quer.” Hoje, aos 70 anos, já “organizou” um moviment
o, cantou, representou, escreveu. Para muitos músicos, é "uma referência e uma inspiração".Caetano Emanuel Vianna Telles Veloso nasceu a 7 de Agosto de 1942, em Santo Amaro da Purificação, uma pequena cidade do Recôncavo Baiano, próxima de Salvador. Faz esta terça-feira 70 anos e é considerado uma das figuras mais importantes da música popular brasileira contemporânea.
A paixão pela música surgiu quando ainda era criança, aprendendo os primeiros acordes no violão com a irmã Maria Bethânia, a quem escolheu o nome, depois de ouvir centenas de vezes a música “Maria Betânia” de Nelson Gonçalves. Nesta época, cantava apenas para entretenimento familiar, porém a vida reservava-lhe palcos maiores.
Em 1967, editou o primeiro álbum, “Domingo”, que mostra uma ligação à bossa nova, mas na contracapa Caetano avisa: “Minha inspiração agora está tendendo para caminhos muito diferentes dos que segui até aqui". Com os músicos Gilberto Gil, João Gilberto, Gal Costa e Tom Zé, de quem se tornou amigo, fundou o movimento tropicalista, rompendo com as tradições da música brasileira.
“Eu organizo o movimento”, canta Caetano na canção-manifesto “Tropicália”, no disco com o mesmo nome. “Foi um grande abanão, uma ‘geleia geral’ como lhe chamou Gilberto Gil”, explica ao PÚBLICO o músico português Sérgio Godinho. "Juntou os sons primitivos, a confusão dos estilos da Bahia e teve no Caetano uma das figuras importantes”, acrescenta.
Em 1969, em plena ditadura militar de Garrastazu Medici, Veloso e Gilberto Gil foram exilados para Londres, onde permaneceram até 1972. A alegria do regresso ao Brasil não passou despercebida a Jorge Ben na canção “Alegria Alegria”, a que Maria Bethânia emprestou a voz e o entusiasmo: "Lá vem o mano, o mano Caetano / Ele vem sorrindo, ele vem cantando / Ele vem feliz pois ele vem voltando".
Foi por volta desta altura que Godinho se cruzou com Caetano pela primeira vez. Anos mais tarde, em 2001, convidou o brasileiro para participar no ábum “Irmão do Meio” e este escolheu cantar “Lisboa que amanhece”. “A canção falava sobre Lisboa, mas o Caetano deu-lhe um tom tão pessoal que a canção parecia dele. Ele tem essa capacidade, não imita ninguém”, recorda.
Sérgio Godinho lembra-se das conversas com Caetano que eram sempre “frutuosas, soltas e naturais”. “E podíamos estar a falar sobre assuntos interessantes ou só a dizer ‘bobagem’”, diz o músico.
Nas décadas de 80 e 90, Caetano Veloso continuou a gravar e a produzir discos, destacando-se "Outras Palavras", "Cores, Nomes", "Uns" , "Velô","Circuladô" ou "Tropicália 2".
Aliou à música o gosto pela literatura e pelo cinema. Editou os livros "Verdade Tropical" (1997), “Letra Só” (2003) e “O mundo não é chato” (2005) e participou nos documentários “Os Doces Bárbaros” (1977) e “Coração Vagabundo” (2009). Em 1986, assinou ainda a realização do filme “Cinema Falado”.
Criou também a banda sonora para filmes como “Fala Com Ela”, de Pedro Almodóvar, ou “Frida”, que o levou a actuar na 75ª Cerimónia de Entrega dos Óscares, em 2003.
Com canções gravadas em português, espanhol, inglês e italiano, foi premiado com 5 Grammys Latinos e considerado pelo jornal americano The New York Times como “um dos maiores compositores do século”.
A fadista portuguesa Ana Moura, habituada a ouvir música brasileira desde criança, não podia estar mais de acordo com esta classificação. “Em miúda ouvia muito Chico Buarque, Milton Nascimento e Caetano Veloso”, conta ao PÚBLICO. “O Caetano é uma referência para mim e uma inspiração, apesar de num estilo diferente”, acrescenta.
in-jornal Público.
ENSAIO/CAETANO VELOSO

05/08/2012

LANIFICIOS.DOC em S.Romão mais uma vez com casa cheia

Vieram pessoas da Covilhã de propósito para ver o filme ao ar livre e...adoraram. Brevemente as fotos do Pinhas Pinheiro e um texto mais explicativo. Obrigado ao Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Romão pela excelente organização. Na sessão além das mais de centena e meia de pessoas que assistiram esteve presente o Director Executivo do Festival de cinema de ambiente CineEco, Mario Branquinho.
Brevemente as fotos.

04/08/2012

Património e as gentes

A revista da Câmara Municipal de Gouveia na sua ultima edição faz uma referencia ao Ciclo de Conferencias organizado pela Casa do Concelho de Gouveia em Lisboa. Foram vários os intervenientes destes ciclos que pretenderam levar os oradores ...
a falar e o publico a pensar sobre o Mundo Rural/Desertificação, Empreendedorismo e criação de emprego local, comunicação social regional, município e munícipes, património e as gentes. Da minha parte enquanto convidado na qualidade de Realizador de cinema e Técnico de Serviço Social tive a oportunidade de falar sobre os documentários “Os Últimos Moínhos” e “Lanificios.Doc” rodados na região de Gouveia e da Serra da Estrela. Além de mim foram oradores o Deputado Carlos Peixoto, o Ex-Governador Civil Santinho Pacheco, o Ex- Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia Chaves Rosa, o Director do Jornal Noticias de Gouveia Hercilio Ribeiro, e, Nuno Santos pela Câmara Municipal de Gouveia. Da minha parte agradeço uma vez mais o trato recebido pela organização e agradeço ao Municipio de Gouveia todo o apoio que tem dado aos meus projectos ao longo dos vários anos.

De realçar que a Revista do Municipio de Gouveia tem uma tiragem de 8.000 exemplares.

01/08/2012

James Bond volta a salvar o mundo em «007 - Skyfall»

O novo filme de James Bond, realizado por Sam Mendes e uma vez mais protagonizado por Daniel Craig, estreia em todo o mundo, incluindo em Portugal, a 26 de outubro. O trailer completo já rola na internet.M torna-se alvo de investigação governamental quando a equipa de ativos do MI6 é revelada publicamente, comprometendo as identidades de cada um dos agentes secretos colocados pela agência em redes terroristas pelo mundo fora. Quando a própria agência é atacada, cabe a James Bond procurar e eliminar a ameaça, só que, de Istambul aos Mares do Sul da China, 007 vai ver a sua lealdade a M desafiada ao descobrir segredos do passado dela.O novo filme de James Bond chama-se «007 - Skyfall» e o argumento não se baseará em qualquer história de Ian Fleming. O 23º filme da série oficial foi realizado por Sam Mendes e volta a ter Daniel Craig no papel de James Bond e Judi Dench a interpretar M.Rodada em Lo
ndres, na Escócia, em Istambul e em Xangai, a película não se baseia em qualquer título de Ian Fleming e dos seus sucessores literários e tem um argumento totalmente original, escrito por John Logan, Neal Purvis e Robert Wade. Não será uma sequela das duas fitas anteriores mas antes uma aventura completamente isolada.Além dos habituais Craig e Dench, participam também no filme Javier Bardem (como o vilão principal), Bérénice Marlohe, Naomie Harris (não como Moneypenny, como foi inicialmente sugerido), Ben Whishaw (como Q, personagem que aqui se estreia na atual encarnação da série), Albert Finney e Ralph Fiennes.«007 - Skyfall» estreia em todo o mundo, incluindo em Portugal, a 26 de outubro.
Veja o trailler para aguçar o apetite: