29/09/2012

As noticias que marcaram a semana para ouvir Sábados e Domingos na Radio Boa Nova


As noticias que marcaram a semana na radio boa nova. Álvaro Herdade, Presidente da Fundação Aurélio Amaro Diniz fala sobre os cortes anunciados pelo Governo para aquela Entidade de Saúde de Oliveira do Hospital, Sérgio Figueiredo, Director Cientifico do Museu do Pão que comemorou esta semana 10 anos fala-nos sobre este espaço cultural reconhecido a nível nacional e internacional, entre outros temas e assuntos que marcaram esta semana, para ouvir Sábado e Domingo pelas 13 horas na rubrica destaques da semana noticiosa da RBN pela Jornalista Marta Correia. Estas e outras noticias para ouvir sintonizando 100.2 FM ou através da net em http://www.radioboanova.com/

26/09/2012

ARTUR GUEIFÃO. "Da pedra à obra"

ARTUR GUEIFÃO. "Da pedra à obra". Recomendo a visita ao site deste autodidata que tive o privilégio de conhecer e que passa o seu tempo a fazer miniaturas de monumentos em pedra rústica. Artur Gueifão residente em Belver (Alentejo) participou no meu filme "Os Ultimos Moinhos" e fez uma réplica de um moinho de agua que ofereceu ao museu rural de Figueiró da Serra, mas o amigo Artur não faz só moinhos. Veja tudo o que ele faz através do seu site oficial: http://www.arturgueifao.com/

25/09/2012

Será Seia uma cidade acessivel a todos?

Para responder a esta questão nada melhor que ver este video feito pelos professores e alunos turma do 8 E da Escola Guilherme Correia Carvalho em Seia. EXCELENTE TRABALHO. Parabéns.

24/09/2012

Portugal tem o melhor filme de turismo do mundo


O filme “A Beleza da Simplicidade”, que promove as paisagens, monumentos e cultura portugueses, voltou a ser distinguido em festivais internacionais, agora na Sérvia e em Cannes, anunciou no Domingo, dia 23, o Turismo de Portugal.O trabalho promocional foi premiado com grau ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia da Sérvia - “SILAFEST 2012”, na categoria Melhor Filme de Turismo. O filme foi também um dos distinguidos no Festival Cannes Corporate Media & TV Awards 2012, um dos mais representativos eventos de filmes corporativos em todo o mundo, acrescenta a informação. A cor do troféu (branco, ouro, prata ou preto) será divulgada a 18 de Outubro, em Cannes, de um total de 666 participantes a concurso, de 35 países de todo o mundo. 
A produção do Turismo de Portugal já tinha sido premiada com uma medalha de ouro no “Tourfilm Riga” 2012, categoria Filme Comercial, na Letónia, e com medalha de prata no “World Best Films Awards”, categoria Curta-Metragem, em Nova Iorque. “O filme mostra um país que se distingue pela diversidade paisagística e monumental, pela cultura, pela modernidade e pelas inúmeras experiências que proporciona”, explica o Turismo de Portugal. A música é da responsabilidade de Nuno Maló, músico português radicado em Los Angeles, com uma carreira internacional na área publicitária e na indústria cinematográfica de Hollywood, acrescenta.

23/09/2012

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário"
Albert Einstein

Isto sim é de preocupar. "Pólo Norte vai descongelar totalmente no verão de 2016"


O gelo do Pólo Norte vai derreter totalmente durante o verão de 2016, segundo Peter Wadhams, um especialista em gelo marinho. Wadhams qualifica este fenómeno de "desastre global", mas recorda que já tinha avisado para o perigo.
Peter Wadhams é um dos principais especialistas do mundo em gelo marinho e afirmou, em entrevista ao jornal "The Guardian", que, durante o verão de 2016, todo o gelo que existir no Ártico vai derreter.
O investigador defende que, para tentar inventer este "desastre global", é necessário fazer muito mais do que tem sido feito. Já não basta planear medidas para travar as alterações climáticas, é preciso "analisar urgentemente outras vias de travar o aquecimento global, como as soluções da geoengenharia propostas até agora".
Wadhams é responsável por um projeto que analisa a espessura do gelo no ártico com recurso a submarinos que conseguem navegar por baixo das placas de gelo. O perito recorda que, durante anos, avisou que este fenómeno poderia acontecer.
"Previ [o colapso do gelo marinho durante os meses de verão] durante anos. A causa é o aquecimento global: devido ao clima, houve menos formação de gelo durante o inverno e mais degelo no verão", explica.
Assim, no verão de 2016, Wadhams prevê que o processo de degelo do Pólo Norte culminará e os glaciares atualmente existentes não vão ser mais do que água. O investigador previne que será um acontecimento "terrível" para todo o planeta.
"A água aquece e derrete o 'permafrost', que liberta enormes quantidades de metano, um poderoso gás de efeito de estufa", afirma Peter Wadhams .

21/09/2012

As noticias da nossa região para ouvir em 100.2 FM


Paulo Hortensio, Presidente da Associação de Bombeiros de Seia, António Duarte, Presidente da Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital, entre outros, para ouvir Sábado e Domingo pelas 13 horas na rubrica destaques da semana noticiosa da RBN pela Jornalista Marta Correia. A ajuda aos Bombeiros de Côja, II Troféu estrelas de Seia organizado por Mário Patrão e outras noticias.Já sabem sintonizem 100.2 FM ou através da net em www.radioboanova.com

20/09/2012

Afinal a culpa dos incendios pode ser dos...jornalistas


Tenho ouvido criticas por parte de pessoas que exercem cargos de grandes responsabilidades em relação aos jornalistas no que se refere aos trabalhos que têm feito sobre os incendios que lavraram nas ultimas semanas em Portugal e mais concretamente na nossa região. "Não sabem o que escrevem", " não se informam antes de dar as noticias", etc,etc,etc. Provavelmente haverá jornalistas que de facto não procuram fontes crediveis para dar as informações, mas também os há que as procuram e nestë caso dos incendios a fonte credivel mais procurada é o site oficial da autoridade para a protecção civil esse mesmo site que no dia 4 de Setembro dava como extinto o fogo que lavrava no concelho de Seia e eu da minha varanda a vê-lo a subir de Vila Cova para Valezim. O jornalismo de hoje não é como nos tempos antigos, é feito por gente com conhecimentos e nesta questão então dos incendios acho que não há nenhum ou nenhuma a arriscar dar informações erradas. Lá que se diga que as autoridades que deviam actuar na limpeza e prevenção não actuam é uma coisa e todos sabemos que é verdade, outra coisa é tentar tapar o sol com a peneira, mas enfim haverá sempre quem mesmo tendo de frente as evidencias queira fazer ver que estas não o são.

Cortes na burocracia dão mais 254 milhões à acção social

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou hoje que os cortes, em 2012, nas despesas com burocracias e administração do Estado permitiram transferir mais 254 milhões de euros para a verba da ação social.
"Num tempo difícil, num tempo em que é difícil fazer escolhas e os recursos são limitados, que optamos por restringir de forma muito significativa as despesas com a burocracia, os custos com a administração do próprio Estado para podermos dar um pouco mais: mais 16 por cento, mais 254 milhões de euros para a verba da ação social orçada para este ano, que é a verba que serve, exatamente, para responder às famílias e para responder às instituições", disse.
O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, discursava hoje durante a abertura do X Congresso Internacional das Misericórdias, que até sábado decorre no Porto e em Vila Nova de Gaia, tendo substituído na sessão solene o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que estava previsto até hoje no programa oficial do evento.
Pedro Mota Soares disse ainda saber "das dificuldades que hoje as instituições sociais atravessam" e de "como é importante trabalhar para lhes dar sustentabilidade".
"É importante que tenhamos a noção de que o Estado, por si só, não conseguirá chegar a todas as situações mas se o Estado tiver a capacidade de estabelecer parcerias, se o Estado tiver a humildade de pedir ajuda a quem nasceu para ajudar os próximos, então aí a resposta social pode ser inovadora, a resposta social pode mesmo marcar um novo paradigma e uma nova mudança. É isso que estamos empenhados em fazer", sublinhou.
O ministro da tutela defendeu ainda que "o papel de um Estado responsável é reconhecer e aproveitar a presença e a atividade das misericórdias" e "reconhecer que a ação social é melhor, que a ação social é muito mais eficaz quando é feita em parceria".
"Reconhecer uma nova ação social, solidária e única, que se reinventa diariamente, com novas respostas para os novos problemas, com novas exigências para as novas dificuldades. Para que isso aconteça, é essencial que os decisores políticos também procurem conhecer a realidade, que os decisores políticos tenham a mesma proximidade que as instituições sociais e as misericórdias têm aos problemas", enfatizou.
Lusa / SOL

18/09/2012

Rir é o melhor remédio

Em Palaçoulo não há desemprego. Autarca convida governantes a aprender a gerir

“Deviam vir aprender a governar bem".
Aldeia de Miranda do Douro aposta no empreendedorismo como chave do sucesso.
Na Junta de Freguesia de Palaçoulo, em Miranda do Douro, a população diz que sabe governar-se e desafia os políticos portugueses a tirarem ali uma formação na arte de bem gerir. “Acho que o dinheiro público deve ser gerido com muito mais atenção do que o nosso próprio dinheiro. Por isso, digo que deveriam vir aqui a Palaçoulo e tirar uma lição sobre como bem governar”, convida o presidente, Manuel Gonçalves, também empresário. Palaçoulo tem pouco mais de 550 habitantes, mas criou um dinamismo comercial reconhecido em todo o país, tendo superado o isolamento a partir dos seus próprios recursos. “Vive-se aqui, ao nível industrial, um dinamismo que acho que é um pouco diferente de todo o nosso poder político e governamental. Nós estamos a gerir o dinheiro das nossas empresas”, indica o autarca. Diz-se, por isso, na aldeia, que os Governantes só têm a ganhar se aprenderem com os empresários locais. As unidades industriais são quase todas exportadoras e contribuem para o desenvolvimento do país.

Por Olímpia Mairos

Estudo da Universidade do Minho conclui que as mudanças da TSU terão impacto negativo no emprego

Os professores da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho não acreditam que as alterações nas contribuições das empresas e dos trabalhadores para a Segurança Social tenham um efeito positivo na questão do desemprego. Muito pelo contrário. Estas mudanças não deverão ter impacto a curto-prazo, levando, no entanto, a uma redução mais de 30.000 empregos a longo-prazo. E, no desemprego de longa-duração, as perspectivas também não são animadoras.As conclusões fazem parte do estudo "Emprego e TSU: O impacto no emprego das alterações nas contribuições dos trabalhadores e das empresas", onde os docentes e economistas contrariam a visão do Governo quanto ao impacto no mercado de trabalho decorrentes das mudanças da Taxa Social Única (TSU) para os trabalhadores e empresas no emprego, anunciada por Passos Coelho há pouco mais de uma semana."De acordo com o modelo empírico estimado, as alterações dos descontos para a Segurança Social levam a que se perca cerca de 33.000 empregos. Considerando um intervalo de confiança de 95%, os nossos resultados sugerem que a perda de empregos pode ser na ordem dos 68.000", aponta o estudo. Na melhor das hipóteses, estas alterações deverão conduzir à criação de 1.000 postos de trabalho.Por outro lado, no desemprego de longa duração (55% do desemprego total em 2010), o impacto da descida das contribuições das empresas é "estatisticamente não significativo", enquanto o aumento da TSU para os trabalhadores irá "traduzir-se num aumento do peso dos desempregados de longa duração".Tudo isto num cenário de redução de emprego acompanhada por um abandono dos trabalhadores do mercado de trabalho. "A subida da TSU para os trabalhadores tem um impacto negativo assinalável na população activa. Tal efeito pode dever-se, por exemplo, à redução do salário líquido que leva ao abandono do mercado de trabalho (via emigração, por exemplo)", sublinham os especialistas.O estudo foi realizado por Luis Aguiar-Conraria, Fernando Alexandre, Joao Cerejeira e Miguel Portela, da Universidade do Minho, e por Pedro Bação, da Universidade de Coimbra.

17/09/2012

Nem tudo vai mal

SONAE investe 52 milhões em inovação.

A Sonae investiu 52 milhões de euros em inovação, investigação e desenvolvimento nos seus negócios de retalho.
O "Livro de Inovação 2011", que acaba de ser lançado, relata que os mais de 30 mil colaboradores das áreas de retalho da Sonae "envolveram-se na geração de ideias e em projectos de inovação", numa estratégia de "open innovation" que envolveu também a comunidade, universidades e centros de investigação. O investimento permitiu a criação de novos produtos e serviços, novos processos, "acções muito distintivas de activação de marca e de responsabilidade social e uma adaptação contínua à realidade do mercado através de alterações organizacionais", sublinha.

AUTOEUROPA negoceia aumentos

Os funcionários e a administração da Autoeuropa começaram na semana passada as negociações de um novo acordo laboral para vigorar nos próximos dois anos. O coordenador da comissão de Trabalhadores da fábrica, António Chora, adiantou ao SOL que o caderno reivindicativo inclui subidas salariais 1,5% acima da inflação prevista para o próximo ano.

O valor preciso da proposta ainda não é conhecido – será definido tendo em conta as projecções do Orçamento do Estado (OE) para 2013, a 15 de Outubro –, mas reflecte a pretensão dos trabalhadores conseguirem repor o poder de compra perdido nos anos mais recentes.

Nas últimas negociações, em 2010, os trabalhadores da Autoeuropa acordaram com a empresa aumentos de 3,9% para o biénio seguinte. Mas a inflação registada nos dois anos superou esse valor: 3,65% em 2011 e 3,3% até Julho deste ano.

TSU entra nas negociações

As negociações deste ano têm a particularidade de ocorrerem num momento em que são já conhecidas as medidas do OE2013 que terão impacto na fábrica, nomeadamente a redução da Taxa Social Única (TSU) para empregadores.

Chora refere que a medida «não vai criar qualquer emprego» na unidade da Volkswagen em Palmela, uma vez que as perspectivas de produção estão a ser revistas em baixa. Para Outubro, foram marcados quatro novos dias de paragem de produção – os chamados down days –, o que eleva para 27 o total deste ano.

O responsável admite, porém, que a medida pode ajudar a manter postos de trabalho, caso haja uma redução adicional das perspectivas de produção para 2013. «Os nossos cálculos indicam que a redução da TSU seja equivalente a 180 a 200 salários médios», revela Chora.

joao.madeira@sol.pt

11/09/2012

Haveremos de voltar a ser a AMAZÓNIA DE PORTUGAL

Muito se tem escrito sobre os incêndios, nomeadamente sobre a tragédia que se abateu sobre a nossa terra, o centro de uma paisagem, até há pouco, lindissima. Provavelmente ainda haverá muitas coisas por dizer. Umas que bem podem ficar na intenção e outras que, pela sua importância devem ser publicadas, assim haja coragem dos seus autores. Mas... ardeu está queimado! É tempo de reparar o que é reparável e o que houver capacidade económica para o fazer. Mas é tempo também de aproveitar a janela de oportunidade para voltar Torroselo, definitivamente, para uma riqueza de onde tem andado arredado, salvo pequenas mas boas excecões: o rio Alva. Vegetação ardida, deixa de haver desculpa das "silvas e mato" para que não se trilhem, de novo os "caminhosdaribeiradalva", seja no aproveitamento a curto/médio prazo das potencialidades turisticas do rio que dá o nome às nossas instituições, seja no aproveitamento dos férteis, embora dificeis, terrenos da encosta do Alva para compor a economia doméstica dos habitantes da nossa aldeia, já que para a economia nacional não há vale do Alva que nos valha.
Torroselo nunca foi terra de gente que desiste: pode cair mas levanta-se de imediato: deixo um apelo às forças vivas da nossa terra para que apoiem quem quiser aproveitar esta janela de oportunidade.
Incêndios sempre houve: uns mais sinistros e destruidores que outros mas haveremos de voltar a ser a "Amazónia de Portugal", desta vez com mais e melhores acessos ao rio Alva, com mais gente na encosta que dá de tudo: bom vinho, boa fruta, legumes e cereais.
Abandonar a encosta que tem sol do nascer ao ocaso seria dar mais satisfação a quem por descuido ou maldade cometeu a sacanice criminosa de atear o sinistro que se abateu sobre a nossa terra.
Nota: se aqui me referi em especial à encosta do Alva, as minhas palavras servem para toda a área ardida, sem menosprezo por qualquer espaço, por diminuto que seja .
Saudações Torroselenses e beirãs para todos!
Zé Luis Baptista

09/09/2012

Por meia dúzia de trocos Águeda é noticia internacional

Com muito pouco dinheiro Águeda é noticia internacional devido à decoração das ruas com chapéus de chuva coloridos. Aqui fica um exemplo que com pouco se pode fazer muito. Por vezes pode não haver dinheiro mas não será por isso que devem faltar as ideias.



E depois do incêndio?

23 anos depois o "inferno" voltou a Torroselo. Deixo-vos um pequeno video composto de fotos e videos gravado em vários locais de Torroselo e que nos mostram a destruição que aconteceu por aqui.

07/09/2012

Radio Boa Nova continua a inovar


Nem tudo são más noticias. Informo os meus verdadeiros amigos e amigas que a partir desta semana a minha esposa Marta Correia iniciou as suas funções de jornalista na radio boa nova em Oliveira do Hospital. A partir de ontem já iniciou o relato da parte informativa. Boa Sorte nesta sua nova caminhada nesta radio histórica da nossa região. http://www.radioboanova.com/

Blogue "parado" devido aos incêndios em Torroselo e no Vale do Alva

Caros leitores e amigos informo que a parte informativa do blogue esteve "parada" devido aos incêndios que deflagraram no vale do alva em geral e em Torroselo onde moro em particular. Na noite de domingo para 2.ª feira tive o fogo colado à porta de casa e graças ao esforço dos populares conseguiu-se evitar um mal maior. Agradeço a todos que andaram por aqui, aos meus vizinhos e não só que nos ajudaram e nos têm ajudado nos dias subsequentes quando há reacendimentos como foi o caso até ao dia de ontem e que logo nos vêm ajudar. Agradeço muito especialmente também ao corpo da GNR que nestes dias e noites têm passado por cá a toda a hora e que nos fazem sentir mais seguros.
Informo os meus conterraneos que podem saber tudo sobre os incendios na nossa terra através do site http://torroselo.webnode.pt/

02/09/2012

Por falar em boas práticas


Sistema de partilha de bicicleta de Águeda é case study europeu

O projecto de bicicletas eléctricas de utilização gratuita de Águeda foi escolhido como caso de estudo pelo Pacto dos Autarcas, um movimento europeu que envolve mais de quatro mil cidades e que tem como grande objectivo reduzir as emissões de dióxido de carbono na União Europeia em 20% até 2020. As dez bicicletas que fazem parte do projecto beÁgueda foram utilizadas por 150 pessoas no seu primeiro ano de funcionamento. “Tínhamos mais quatro bicicletas novas e mandei colocá-las nos parques para dar resposta à procura, que está a ser muito grande. Parece-nos que vamos ter de aumentar ainda mais [o número de bicicletas]”, explicou à Lusa o presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais. Com a ajuda de este projecto – entre outros – Águeda já conseguiu reduzir em 20% as emissões de gases com efeito de estufa. Para 2020, a cidade pretende reduzir ainda 33% das emissões. De acordo com o Menos Um Carro, o Pacto dos Autarcas refere que o impacto deste sistema de partilha de bicicletas é “considerável.” “Há menos carros nas estradas, um ar mais limpo, menos poluição sonora e um incentivo à mobilidade e ao desenvolvimento económico”. Ainda segundo o Pacto dos Autarcas, e com a ajuda deste projecto, Águeda poderá vir a ser considerada a “primeira cidade inteligente portuguesa”.

Águeda foi a primeira cidade portuguesa a aderir ao Pacto dos Autarcas, em 2008.