28/12/2012

Ora aqui está mais uma boa noticia em tempos de más noticias

GNR entrega roupa a crianças

É mais uma iniciativa do Tenente Coronel Cunha Rasteiro que já nos habituou ao longo dos anos a grandes acções de solidariedade por parte da GNR.

Quatro instituições sociais da Guarda de apoio a crianças e jovens desfavorecidos receberam ontem mais 500 artigos contrafeitos apreendidos pelo Comando Distrital da GNR, a somar aos 3500 que já haviam sido doados este ano.

A GNR da Guarda informa que em 2011 foram apreendidas 30 mil peças de vestuário no valor de um milhão de euros. Este ano o número baixou para 10 mil artigos, avaliados em 400 mil euros. Parte das peças foram ontem doadas à Casa da Sagrada Família e Outeiro de S. Miguel, na Guarda, à Associação Sócio-terapêutica de Almeida e à Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira.

O tenente-coronel Cunha Rasteiro explicou que foram entregues às instituições "calças, camisas, sapatos e botas que a guarda apreendeu por crime de contrafacção". A maioria dos artigos foi apreendida na feira de Vilar Formoso.

O que diz quem recebeu a roupa:
"É uma dádiva muito importante. Destruí-la [a roupa] acho que é um crime, tendo em conta a crise que há. Estamos agradecidos e que continuem a fazer doações deste género, porque ajudam muito as instituições", disse à Lusa Encarnação Freitas, da Casa da Sagrada Família, que apoia 20 crianças e jovens com idades entre 07 e 26 anos.
Manuel Pinheiro, da ASTA, de Almeida, que apoia 36 jovens com deficiência mental, disse que a iniciativa dos tribunais e da GNR "é de louvar".
O responsável reconheceu tratar-se de "uma excelente prenda de Natal e de Ano Novo" para os utentes da instituição.
"Era um crime deitar isto fora. Dá imenso jeito", observou Ascenção Santos, do Outeiro de S. Miguel, instituição que acolhe 37 rapazes com idades entre 8 e 21 anos.

 

Record impressionante


A mensagem de passos Coelho no facebook tem batido todos os records de comentários.Impressionante o alcance das suas palavras.

08/12/2012

Programa VALORIZAR tem como objectivo combater o despovoamento do interior

Governo aprovou hoje o "Programa Valorizar", que tem como objetivo combater o despovoamento do interior do país, através de incentivos ao investimento e à atividade produtiva, no valor de 256 milhões de euros.
 Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, disse que este programa resulta da reprogramação dos fundos europeus e de uma linha do Banco Europeu de Investimento (BEI).
Do seu valor total de 256 milhões de euros, 40 milhões de euros são recursos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 200 milhões de euros do BEI, havendo ainda 15 milhões de euros de entidades privadas, referiu Almeida Henriques.
Dessas verbas, 38,5 milhões de euros serão aplicados num "sistema de incentivos de apoio local a microempresas" e 200 milhões de euros numa "linha de financiamento para apoio à realização de projetos de base produtiva", que envolve verbas do BEI e um protocolo com a banca, adiantou.
O "Programa Valorizar" prevê ainda um princípio de "mérito regional na seleção dos projetos candidatos aos sistemas de incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)", com "discriminação positiva" dos projetos localizados em territórios de baixa densidade populacional.
A criação de "redes nacionais de parcerias territoriais de apoio ao desenvolvimento económico e social de base local" e de um "prémio para o desenvolvimento regional" são outras medidas do "Programa Valorizar".

De acordo com o comunicado com Conselho de Ministros, este programa consiste num "conjunto de políticas de estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local, que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade e o emprego e o investimento empresarial numa lógica de coesão territorial, num horizonte temporal convergente com o novo período de programação dos instrumentos comunitários", de 2014 a 2020.
 Almeida Henriques sustentou que se trata de "uma autêntica mudança de paradigma" no combate ao despovoamento do interior, depois da aposta na criação de infraestruturas.
 "O resultado está à vista. Há, de facto, hoje territórios, concelhos, com boas infraestruturas criadas onde faltam as pessoas. Porquê? Porque não houve capacidade para criar valor nesses mesmos territórios, para fixar as pessoas. Este programa visa exatamente dar resposta a essa questão", afirmou.

Radio Boa Nova visita as instalações da RTP

RADIO BOA NOVA de Oliveira do Hospital está com uma dinâmica extraordinária. Desta vez a Rádio Boa Nova vai participar no programa da RDP Internacional amanhã domingo, dia 9 de Dezembro. A equipa da Rádio Boa Nova vai visitar as instalações da Rádio Televisão de Portugal (RTP) com o seu Director de Programas da RDP Internacional MÁRIO MARQUES. Vão também participar no Programa ABRAÇO DE DOMINGO da RDP INTERNACIONAL com FERNANDO FERREIRA. Saiba mais em: http://www.radioboanova.com/

04/12/2012

Banco dos Medicamentos já entregou 515 embalagens a idosos mais carenciados


A Iniciativa arrancou oficialmente no dia 1 de dezembro. O Banco dos Medicamentos entregou desde sábado, dia de arranque oficial do portal, 515 embalagens a idosos carenciados, 11 por cento dos pedidos efetuados pelas instituições sociais, anunciou hoje fonte governamental. Desde sábado, foram doadas ao Banco de Medicamentos 11.305 embalagens de fármacos. As instituições sociais encomendaram 4.552 e os laboratórios já entregaram 515.

O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, adiantou que, em janeiro, o portal vai disponibilizar produtos de higiene pessoal e conforto para idosos à guarda de instituições sociais.

Marco António Costa falava em Lisboa, durante o balanço dos primeiros quatro dias de funcionamento do Banco do Medicamentos, plataforma na Internet na qual as empresas farmacêuticas doam fármacos às instituições sociais, que posteriormente os distribuem pelos idosos com mais baixos recursos financeiros.

No portal estão registadas, até à data, 19 empresas farmacêuticas e 57 instituições sociais, a maioria misericórdias.

O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social destacou a "grande utilidade" da iniciativa, que envolveu a parceria da Segurança Social, da indústria farmacêutica e das misericórdias.

O funcionamento do Banco de Medicamentos pressupõe que os mais idosos possam ter medicamentos gratuitos, através das doações feitas diretamente pelas empresas farmacêuticas às instituições sociais que disponham de serviços médicos e farmacêuticos.

Trata-se de medicamentos e produtos de saúde com prazo de validade não inferior a seis meses, mas que estão em perfeitas condições de segurança e qualidade para serem utilizados pelos utentes das instituições que mais precisam.

Cabe à União das Misericórdias Portuguesas identificar e certificar as instituições que vão beneficiar do projeto e verificar se os pedidos de medicamentos são adequados às necessidades dos idosos.

À autoridade nacional do medicamento (Infarmed) compete a gestão do portal, garantindo a segurança do processo da dádiva dos fármacos.

De acordo com o Programa de Emergência Social, o Governo estima conseguir distribuir entre 30 mil a 35 mil embalagens de medicamentos, salvaguardando que a medida será sempre fiscalizada.

4 de dezembro de 2012

03/12/2012

Neste Natal OFEREÇA UM FILME



NESTE NATAL OFEREÇA o filme sobre a indústria dos Lanificios nas regiões de Manteigas, Gouveia e Seia aos seus familiares que trabalharam nesta arte. Uma recordação e um filme para a vida. Há 50 anos, na região da Serra da Estrela prosperava a indústria dos lanifícios. «Respirava-se tranquilidade ao nível de empregos e de futuro». Hoje, o cenário captado pela câmara é diferente: fábricas abandonadas, máquinas obsoletas e uma região deprimida, onde a pouca indústria que subsiste é «assolada» pelos produtos asiáticos que entram no país a preços baixíssimos. Para saber mais sobre este filme leia em:http://www.cafeportugal.net/pages/noticias_artigo.aspx?id=4642