30/01/2013

Governo coloca PORTAGENS NAS ONDAS DA NAZARÉ

Para além das sete ex-SCUT, o Ministério da Economia vai rentabilizar o fenómeno Garrett McNamara e colocar um sistema de pórticos na Praia do Norte, na Nazaré. Os surfistas passam a ter de usar um ‘chip’ na prancha e vão pagar de acordo com a altura da onda, tamanho da prancha e os metros surfados. 
JH

28/01/2013

Mais uma onda gigante na Nazaré


Uma foto onde surge o surfista Garrett McNamara numa onda gigante, na Nazaré, está a correr a mundo, através das redes sociais. A imagem foi publicada esta tarde no facebook, na página de uma competição que premeia grandes ondas a nível mundial e mostra McNamara a surfar uma onda de grandes dimensões, perante várias pessoas que observavam a manobra do havaiano. Em apenas uma hora, a foto - tirada por um fotógrafo português - foi partilhada por mais de 8 mil pessoas e já foi comentada por milhares de cibernautas de várias partes do Mundo. McNamara tornou-se conhecido em Portugal em 2011, depois de ter surfado uma onde de quase 30 metros, no chamado canhão da Nazaré, entrando assim para o Livro do Guinness.


pois é...


25/01/2013

O blogue feito pelos seus leitores


A Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital acaba de lançar a Agenda do Cidadão 2013. Trata-se de uma agenda de proximidade que oferece aos cidadãos uma panóplia de informações sobre a freguesia de Oliveira do Hospital e sobre o concelho. Editada pela Junta de Freguesia está já disponível para aquisição. A Agenda do Cidadão 2013 tem um custo de 2 euros mas assume também um cariz solidário uma vez que um euro de cada exemplar vendido reverte para duas instituições da freguesia, a ARCIAL e os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital. A Agenda do Cidadão 2013, uma das últimas apostas do Executivo da Junta de Freguesia, é dirigida a todas as idades e oferece ao longo das suas páginas vários conteúdos pedagógicos, como cuidados a ter com a floresta, a importância da reciclagem, conselhos para a segurança dos idosos e segurança rodoviária perante as crianças, alerta para a violência doméstica e malefícios do tabaco, ou dicas para uma alimentação saudável. Cada mês é dedicado a uma ou mais temáticas, fornecendo informação baseada em efemérides – locais, nacionais, mundiais ou internacionais – que se comemoram anualmente. Bastante detalhada, esta Agenda do Cidadão 2013 incluiu ainda outras curiosidades, como as dicas para a agricultura ao longo do ano, ou sugestões de visita a património, e apontamentos sobre autores, filhos da terra. Esta publicação assume-se mesmo como um grande aliado para quem quer, estar sempre informado sobre os diversificados acontecimentos que se realizam ao longo do ano em Oliveira do Hospital, desde os grandes eventos desportivos aos certames gastronómicos, eventos musicais ou de teatro, entre outros que caracterizam o pulsar da freguesia e também de certa forma, o restante concelho. A Agenda do Cidadão 2013 apresenta nas primeiras páginas informações sobre a caracterização da freguesia, sobre o ensino e formação, associativismo, calendário e feiras, romarias e outros eventos. Nas últimas páginas, o cidadão encontra uma listagem de contactos úteis, desde a restauração e hotelaria, estabelecimentos comerciais, farmácias a escolas e organismos institucionais, entre outros.
“Com esta primeira edição, procurámos assim abranger um vasto conjunto de temáticas que fossem de encontro à curiosidade, ao interesse e à satisfação de várias faixas etárias, aliadas ainda a uma maior proximidade entre os cidadãos, a freguesia e o concelho. Esta Agenda do Cidadão acaba também por ser um pequeno Guia Turístico”. A mesma, está disponível para aquisição em vários pontos comerciais da cidade devidamente identificados, assim como nas instalações da Junta de Freguesia e Posto de Turismo do Município.
Poderá ainda consultá-la de forma interativa, clicando aqui.
 
Atentamente,
Nuno Oliveira
Presidente do Executivo
Freguesia Oliveira do Hospital

16/01/2013

Fique a saber qual vai ser o seu salário líquido

Depois do Governo ter divulgado as tabelas de retenção na fonte de IRS já é possível saber o impacto mensal do aumento dos impostos. Fique a saber qual vai ser o seu salário líquido em 2013. Faça aqui a simulação da nova retenção de IRS aplicada ao seu rendimento. Pode ainda consultar as tabelas publicadas no Diário da República.
Documentos

Vamos ter menos 1000 Freguesias

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou a lei sobre a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias e enviou uma mensagem à Assembleia da República, informou hoje Belém. Na mensagem dirigida à presidente da Assembleia da República, divulgada na página internet da Presidência da República, o chefe do Estado começa por lembrar que as alterações previstas no diploma "têm implicações em mais de duas centenas de municípios e reduzem em mais de mil o número de freguesias". "Em face desta alteração profunda no ordenamento territorial do País, com implicações aos mais diversos níveis - e, designadamente, na organização do processo eleitoral -, considero que deverão ser tomadas, com a maior premência, todas as medidas políticas, legislativas e administrativas de modo a que as eleições para as autarquias locais, que irão ter lugar entre setembro e outubro deste ano, decorram em condições de normalidade e transparência democráticas, assegurando quer o exercício do direito de voto e de elegibilidade dos cidadãos nos termos previstos na lei, quer a total autenticidade dos resultados eleitorais", escreve Cavaco Silva no site da Presidencia da Republica. 

"Baixar salários é baixar direitos"


O constitucionalista Gomes Canotilho considerou "fundamental a ideia de reorganizar o Estado" mas alertou que baixar salários "é baixar direitos"."Estarei disponível para compreender a racionalização do Estado e menos despesa mas não para ter como modelo de competitividade a China e a Índia, porque isso corresponde não apenas baixos salários como a baixos direitos". Canotilho chamou a atenção que cortar na despesa não é só cortar nas despesas sociais, referiu, nomeadamente, as despesas na Defesa, e recusou-se a ter um mero "discurso de números". Ao Estado liberal contrapôs "um Estado inteligente e supervisor" e sobre as propostas do FMI alertou que "corremos o risco de ter o pior de dois mundos, mais impostos e cortes que serão mais taxas generalizadas".
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/canotilho-baixar-salarios-e-baixar-direitos=f779642#ixzz2I5kLzKhW

11/01/2013

Apresentação pública do livro "Álvaro Gonçalves Coutinho, o Magriço. O cavaleiro e o seu tempo"

Título - Álvaro Gonçalves Coutinho, o Magriço. O cavaleiro e o seu tempo.
Autor – João Ferreira da Fonseca
Prefácio – Tenente-General Alexandre de Sousa Pinto (Presidente da Comissão Portuguesa de História Militar)
Edição – Quartzo Editora
Apoio – Câmara Municipal de Penedono

A apresentação pública do livro decorrerá no dia 13 de Janeiro (Domingo), pelas 16h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penedono.

Sinopse
Como todo o caminho começa com o primeiro passo, comecei por procurar tudo o que foi escrito sobre o Magriço. Tudo o que encontrei é de tal forma contraditório que apresenta o cavaleiro como uma figura antagónica: para uns um cavaleiro audaz, nobre, corajoso, para outros, um maltrapilho, conflituoso e muito pouco honrado, para outros um perfeito desconhecido. Qual a razão para isso?
As raízes das contradições estão ligadas às fontes. As fontes literárias, a partir das quais se construíram a maioria dos escritos sobre Álvaro Coutinho, fundiram-no a partir de um molde do cavaleiro andante, errante, aventureiro, perseguidor de causas de honra e glória. As fontes históricas, por seu lado, muito mais escassas, revelam um cavaleiro com outro perfil, de filho-segundo afastado da herança de seu pai, caído em desgraça, que procurou no seu tempo a melhor forma de vida (ou de sobreviver), mais próxima possível da sua condição nobiliárquica.
No fundo, eu sabia que encontraria dois homens e que a sua destrinça não seria tarefa fácil. Por questões metodológicas e por ser esse o objectivo deste estudo, dividi os assuntos, separando a Literatura da História, deixando de parte as imagens literárias de Álvaro Coutinho, o magriço, procurando apenas o homem real.
In Proémio


Álvaro Gonçalves Coutinho, o Magriço, foi um cavaleiro português de raízes beirãs, de figura franzina, mas de forte carácter, bravura e coragem. Assim o consideravam, os seus contemporâneos.
Filho do marechal do reino, Álvaro nasceu em berço nobre, nos finais do século XIV, período de forte actividade militar.
À sombra dos castelos senhoreados pelos Coutinhos, brincou, cresceu e aprendeu, treinando as manobras militares indispensáveis ao exercício da cavalaria e ao cumprimento do dever. Contudo, como filho segundo do chefe da linhagem, a sua vida esteve longe de ser fácil.
No espaço e no património da sua linhagem, Álvaro Coutinho nunca conseguiu sobressair como um grande senhor, possuidor de vastos domínios ou numerosas herdades. Mesmo sem conhecermos o paradeiro do seu tombo de propriedades, acreditamos que Álvaro nunca teria possuído grandes propriedades, pelo facto de o encontrarmos a partilhar o usufruto de algumas propriedades dominiais com o seu pai e partilhar os paços residenciais da sua família. A sua corte senhorial era modesta, conhecendo-se poucos servidores que se desdobravam em trabalhos, servindo o Magriço de noite e de dia.
Álvaro Coutinho beneficiou da presença e da proximidade da sua família ao rei e à sua corte. Por esse facto, por volta de 1402, tornou-se fidalgo do rei e morador do paço real.
Mas para além de alma de cavaleiro, Álvaro Coutinho também era homem. E por isso, amou.
Segundo as crónicas, Álvaro Coutinho viveu um amor proibido que o fez eivar a lealdade que havia jurado ao seu rei.
O Magriço, que tinha sido educado para ser absolutamente leal e obediente a seu pai e ao seu rei! Terá sido verdadeiro esse amor, que justificou tal desrespeito ao seu senhor? Terá sido por amor ou pelas dificuldades de ser filho segundo que Álvaro Coutinho partiu em busca de melhor vida, tentando encontrar uma nova fonte de nobreza, riqueza e prestígio?
in Conclusão

Se é para andar nisto mais valia ter chumbado o orçamento

OE2013: Presidente contra 'imposto de classe'.
Cavaco Silva não poupa críticas ao Orçamento do Estado (OE) para 2013, no pedido de fiscalização que enviou ao Tribunal Constitucional (TC), a cujo conteúdo o SOL teve acesso e que a Presidência não quis divulgar publicamente. O Presidente da República (PR) é particularmente incisivo nas medidas que afectam as pensões – onde há normas que, garante, «enfermam de inconstitucionalidades» – e até mesmo num ponto que consta do memorando da troika.
continue a ler: http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Interior.aspx?content_id=66126

10/01/2013

Piloto de Seia dá cartas na estreia e já é 43º da geral

Mário Patrão bate novo recorde no Dakar: 

"Só posso estar contente"





O português Mário Patrão é uma das boas surpresas desta edição do Dakar. Depois da penalização de 15 minutos que sofreu logo na primeira etapa, o piloto de Seia, único que participa numa Suzuki, tem vindo a recuperar várias posições. Foram cem em três dias!
Esta quinta-feira, voltou a estar à altura das expectativas e bateu novo recorde. Terminou no 22º lugar, a sua melhor marca até ao momento.
 
“Foi um dia calmo para mim. A etapa era longa e arranquei determinado a ser o mais regular possível. O percurso era muito rápido e lindo, desfrutei mesmo muito”, confessou. 
Patrão ocupa, agora, o 43º lugar da classificação geral. Quando partiu para a etapa de domingo era...165º.
 
O Dakar chega, agora, à Argentina esta sexta-feira, com uma etapa de 806 km, entre Calama e Salta.
 
“Sinto-me um pouco cansado, já são muitos quilómetros, mas ao mesmo tempo muito motivado para continuar o objetivo de chegar a Santiago do Chile. A Suzuki está a mostrar ser uma grande mota e só posso estar contente pelo que conseguimos até aqui”, frisou o piloto Crédito Agrícola. 

06/01/2013

DAKAR 2013 conta com a participação de um Senense

O Senense Mário Patrão está a participar no DAKAR 2013. Veja tudo na pagina oficial em http://www.dakar.com/index_DAKus.html e siga ao pormenor a participação do Mário em particular e dos restantes Portugueses em geral.

Aqui está a Comitiva Portuguesa Completa . — com Mario PatraoPaulo Speedy GonçalvesHelder rRodriguesPedro Bianchi Prata e Ruben Faria.

03/01/2013

Força Mário Patrão

Sábado começa a grande partida para uma aventura que só termina dia 20 em Santiago do Chile.
Força Mário.