23/02/2013

Desafios e Oportunidades para os Jovens na Região Centro

No âmbito da preparação do próximo período de programação da política de coesão europeia, para 2014-2020, a Direção Regional do Centro do IPDJ, a DGESTE-Centro (ex-DREC), a Delegação Regional do Centro do IEFP e a CCDRC vão realizar um encontro de reflexão e auscultação da Região – dos cidadãos e dos seus agentes – sobre os «Desafios e Oportunidades para os Jovens na Região Centro».

Pretende-se com este encontro refletir sobre diversas dimensões da realidade atual da nossa sociedade que afetam os jovens e que podem influenciar o desenvolvimento futuro da região: as questões da formação e qualificação dos jovens, o empreendedorismo jovem, o desemprego juvenil e a exclusão social.
Este encontro decorrerá no auditório do IPDJ, em Coimbra (Rua Pedro Monteiro, 73), no dia 7 de Março de 2013.
Para além da inscrição, é dada a oportunidade de colocar até 3 questões que gostaria de ver respondida neste evento.
As inscrições serão consideradas pela ordem de chegada até ao limite dos lugares do auditório e deverão ser feitas através do seguinte link: http://tinyurl.com/aekqgu7

Com os melhores cumprimentos,
O Diretor Regional
José Cardoso

Rir é o melhor remédio

SEIA dia 1 de Março. Sessão de esclarecimento sobre o “Programa Valorizar”

A Câmara Municipal de Seia e a Comissão de Coordenação Comissão Diretiva do “MAIS CENTRO” – Programa Operacional Regional do Centro vão promover na Casa Municipal da Cultura de Seia, no próximo dia 1 de março (Sexta-feira), às 14:30h, uma Sessão de Esclarecimento sobre o “Programa Valorizar – Criar Valor com o Território”.A iniciativa tem como principais objetivos dar a conhecer as novas oportunidades de criação de emprego, e por sua vez estimular o empreendedorismo local, destinando-se a empresários locais, em nome individual ou coletivo, empreendedores, juntas de freguesia, associações, entre outras organizações. O «Programa Valorizar» foi aprovado pelo Conselho de Ministros n.° 7/2013, de 6 de dezembro, e visa o estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local para promover um desenvolvimento regional que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade e o emprego e o investimento empresarial, numa lógica de coesão territorial. Entre as principais apostas, está a criação de um novo sistema de incentivos a microempresas de base local, no âmbito do QREN, que promova o empreendedorismo e a criação de emprego em concelhos do interior ou com problemas de interioridade.






21/02/2013

DO AMOR À VERDADE. Documentário sobre Bento XVI

Renascença V+Ver todos os videos
Do Amor à Verdade
Documentário sobre Bento XVI
Rádio RenasceçaMais informação sobre este video

19/02/2013

"Chovem" apoios para o interior


MAIS APOIOS PARA O INTERIOR. São uns atrás dos outros. Região Centro apoia microempresas do interior com 7,5 milhões de euros. O programa Mais Centro abriu esta segunda-feira um concurso para apoiar, com 7,5 milhões de euros, projetos de desenvolvimento de microempresas «localizadas em territórios com problemas de interioridade».O concurso, promovido no âmbito do Sistema de Incentivos de Apoio Local a Microempresas (SIALM), destina-se a apoiar projetos de desenvolvimento de microempresas, que envolvam a «realização de investimento e a criação de postos de trabalho», adianta a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), numa nota divulgada esta segunda-feira. «Integrado no ‘Programa Valorizar’ e com uma dotação global de 7,5 milhões de euros para a Região Centro, o SIALM pretende contribuir para a criação ou fixação de emprego em locais com forte propensão para a desertificação», sublinha a mesma nota. O combate ao «desemprego, especialmente o juvenil, intensificando significativamente os apoios dirigidos à contratação de jovens entre os 18 e os 30 anos, desempregados ou à procura do primeiro emprego» é também objetivo do concurso. «Trata-se de um sistema extremamente simples, direcionado para esbater as assimetrias territoriais», assegura Pedro Saraiva, presidente da CCDRC, citado na mesma nota. «Admitindo um incentivo médio de dez mil euros por cada candidatura, existe disponibilidade orçamental para aprovar 750 microempresas que apostem num dos 59 concelhos do interior do Centro de Portugal», salienta Pedro Saraiva. A apresentação de candidaturas, aberta esta segunda-feira, «processa-se, em contínuo, até 9 de dezembro de 2013», acrescenta a CCDRC, que vai promover, até final de fevereiro, sessões de esclarecimento sobre o concurso, designadamente em Castelo Branco, Fundão, Abrantes, Pampilhosa da Serra, Guarda e Trancoso.
Lusa

15/02/2013

Microempresas do interior de Portugal podem receber até 25 mil euros de incentivo


Os projetos de microempresas localizadas em regiões do interior Norte, Centro, Alentejo e Algarve podem candidatar-se a incentivos financeiros até aos 25 mil euros, com majoração dos apoios para jovens desempregados entre os 18 e os 30 anos.Para beneficiarem do sistema de incentivos de apoio local a microempresas, financiado com fundos comunitários, os projetos não podem estar iniciados à data da apresentação da candidatura e devem criar postos de trabalho líquidos (diferença entre o número de postos de trabalho existentes à data da contratação do trabalhador e o maior número de postos de trabalho verificado nos meses de junho e de dezembro que precedem a data dessa contratação).São elegíveis todas as despesas, exceto aquisição de terrenos, compra de edifícios, trespasses, compra de automóveis e aeronaves, aquisição de bens em estado de uso, pagamento de juros e trabalhos da empresa para ela própria, sendo o incentivo a conceder calculado através da aplicação de uma taxa de 50% às despesas elegíveis.O financiamento para os postos de trabalho corresponde a 5.030,64 euros para trabalhadores sem o ensino secundário completo (Indexante de Apoios Sociais multiplicado por 12), 6.288,30 euros para quem tiver completado o ensino secundário (IAS x 1,25 x 12 vezes) ou 8.300,56 euros para o trabalhador com licenciatura ou mestrado (IAS x 1,65 x 12).Os postos de trabalho preenchidos por jovens entre os 18 e os 30 anos, inscritos no centro do emprego há pelo menos quatro meses terão uma majoração de 50% sobre estes valores.Este pagamento será feito em duas prestações, desde que seja verificada a criação do posto de trabalho.Se os pedidos de financiamento excederem a dotação prevista em cada fase de concurso "terá um lugar um processo de seleção através de um método de decisão célere e que garanta, ao mesmo tempo, equidade de tratamento dos candidatos".As candidaturas serão selecionadas com base numa hierarquização decrescente de acordo com os resultados, antes de impostos, do último exercício económico.A dotação orçamental total é de 25 milhões de euros, cabendo 12 milhões de euros ao Norte, 7,5 milhões ao Centro, 3,5 milhões ao Alentejo e 2 milhões de euros ao Algarve.Os apoios destinam-se a projetos inseridos em alguns concelhos de áreas territoriais com problemas de interioridade (Alto Trás-os-Montes, Ave, Cávado, Douro, Entre Douro e Vouga, Baixo Vouga, Minho-Lima, Tâmega, Baixo Mondego, Beira Interior Norte e Sul, Cova da Beira, Dão-Lafões, Pinhal Interior Norte e Sul, Serra da Estrela, Médio Tejo, Lezíria do Tejo, Alentejo Central e Litoral, Alto e Baixo Alentejo e Algarve).Nos casos em que os projetos têm um valor superior a 5 mil euros, mas inferior a 25 mil, as áreas territoriais correspondem a freguesias não rurais dos concelhos de Chaves, Évora, Portalegre, Sines, Silves, Tavira, Viana do Castelo, Vila Real, Vila Real de Santo António e Viseu.
in - http://www.dinheirovivo.pt

12/02/2013

Gouveia e a II Guerra Mundial


O único período em que a balança comercial de Portugal foi positiva foi nos anos da II Guerra Mundial. De que forma Gouveia na Serra da Estrela contribuiu para que esta balança comercial registasse esses resultados? Afinal o que tinha Gouveia em particular e Portugal no geral para dar à Alemanha mantendo-se ao mesmo tempo fiel à sua aliada de sempre a Inglaterra que estava em guerra com a Alemanha? Um documentário histórico que vai valer a pena ver e descobrir mais umas quantas "coisas" aqui da nossa região...Deixo-vos por algum tempo com este pequeno video de apresentação do meu novo filme "Gouveia e a II Guerra Mundial".

01/02/2013

regresso às filmagens e a uma nova história aqui da Serra da Estrela


Hoje foi dia de regresso às filmagens. Passados 2 anos aí estamos de novo para mais um documentário. Desta vez não vou fazer um filme para festivais de cinema mas sim para o meu publico que fui ganhando ao longo dos anos. Uma vez mais não vou desapontar e a história desta vez será guardada em segredo até ao fim. Hoje filmamos de tudo um pouco. Sepulturas antropomórficas não faltaram por onde andámos. Isto hoje começou bem. Até o tempo ajudou. Voltamos brevemente.


Deixo-vos com um pequeno video que mostra bem as dificuldades que às vezes sentimos e passamos para recolher as melhores imagens. Ora vejam lá: