18/07/2013

Uma noticia que não nos deve deixar indiferentes

Serra da Estrela tem nível de vida inferior ao país mais pobre da UE

Jovens que partiram para o estrangeiro e não regressaram, a indústria têxtil que foi definhando, empresas que não se fixam em terrenos agrestes e longínquos. São as explicações de Carlos Filipe Figueiredo, presidente da Câmara Municipal de Seia, para que a região da serra da Estrela seja a mais pobre do País, com um nível de vida reduzido a, praticamente, metade do europeu - 52,1% - e três vezes inferior ao da Grande Lisboa. Os níveis da capital portuguesa são comparáveis aos da Irlanda. Já a serra da Estrela está mais próxima da Bulgária, que tem o nível de vida mais baixo dos 27 Estados membros. Seia é a maior das três autarquias da região da serra da Estrela. "São concelhos que, na década de 60 e 70, foram muito fustigados no contexto da emigração. Seia e Gouveia viviam da mini-indústria, o têxtil, e muitas empresas encerraram após o 25 de Abril. Alguns funcionários criaram os seus postos de trabalho e outros tiveram de emigrar. Entre os censos de 2001 e 2011, Seia perdeu 12,4% da população, tendo atualmente 25 mil habitantes. Se não houver incentivo à fixação de empresas, estes concelhos não conseguirão resistir à drenagem demográfica", prevê Carlos Figueiredo. Garante que as autarquias, "cada uma à sua maneira", estão a tomar medidas para tornar "o território atrativo para viver, visitar e investir". Seia aposta no património cultural e ambiental, apresentando-se como "um concelho para quatro estações". No contexto europeu, Alentejo, Centro, Norte e Açores comparavam-se em 2009 com as regiões do Leste, da Grécia, do Sul da Itália e da Estremadura espanhola. Apenas a Grande Lisboa e a Madeira superavam a média europeia, o que a ilha deve ao turismo e às obras públicas.

Video do Encontro de blogues em Cabeça (Seia)


 
Mais uma vez ficou provado que a "nossa missão" é a defesa, salvaguarda e divulgação do património em tudo o que ele representa (monumentos, pessoas, tradições, gastronomia).
Os museus,a moeda de 1720, as capelas, a Igreja, as Alminhas, o artesanato, isto e muito mais para ver no video de 18 min. do VII encontro de blogues que decorreu na aldeia de Cabeça.

17/07/2013

VII Encontro de Blogues na Serra da Estrela. Foi no dia 13 e correu muito bem

Decorreu no passado dia 13 de Julho na aldeia de Cabeça, o VII Encontro de blogues na Serra da Estrela. A organização este ano esteve sob a responsabilidade de José Pinto autor do blogue cabecaweb.blogspot.com. Verifica-se a cada ano que passa que a fasquia por parte de quem organiza está cada vez mais elevada. Mais que um simples encontro esta comemoração acaba por ser uma aprendizagem, um aument...o do conhecimento sobre a história patrimonial que temos nas nossas terras. José Pinto este ano escolheu o tema das “Alminhas de Cabeça” tendo ensinado bem a lição sobre os materiais usados, a explicação das imagens dos azulejos e principalmente o motivo pelo qual existem estes monumentos. Fundamentou a sua explicação em passagens bíblicas e históricas. Apesar do tema ser este ainda houve tempo para passearmos pelas bonitas ruas da aldeia de Cabeça onde pudemos verificar a forma como tem sido harmonizada a localidade à riqueza maior existente que é o xisto e a natureza verdejante envolvente que a tornam única. Visitámos ainda dois museus, um rural e outro têxtil, museus muito bem formosentados de iniciativa privada que abrem as suas portas quando há visitas de turistas à localidade participando também dessa forma na divulgação dos hábitos e costumes daquela aldeia. No local e também de iniciativa privada pudemos observar casas em xisto em miniatura feitas por um artista local. A parte religiosa é outra mais-valia nesta aldeia composta pela Igreja Matriz e por duas capelas. Antes do almoço visitámos as instalações do CATIC onde decorreu também uma explicação e comparação entre as alminhas de Cabeça e algumas existentes em Seia e onde foram colocadas algumas questões pertinentes que se prendem com a criação de um roteiro das alminhas do Concelho de Seia entre outras questões. No final foi servido no CATIC um almoço tradicional que a todos deliciou. Participaram no encontro Nuno Pinheiro (Vila Chã), Manuel Dias (Vide), Jorge Branquinho (Sabugueiro), Zé Fernandes (Loriga), Tó Amaro e Tó Lajes também de Loriga, além de mim (Torroselo) e do organizador José Pinto (Cabeça).
Há 3 anos foi em Loriga, o ano passado em Vide, este ano na Cabeça.
Para o próximo ano fui eleito pela maioria para organizar em Torroselo, tarefa a qual aceitei e que muito gosto terei de falar e mostrar a história de Torroselo que também é muito rica, precisa de ser divulgada e esta é uma boa forma de o fazer, no entanto a realidade é completamente diferente destas aldeias de montanha e isso mesmo iremos descobrir com muito gosto em 2014.
Uma palavra de agradecimento muito especial ao José Pinto pela magnifica organização, pela forma como preparou o tema, pela disponibilidade que sempre tem para divulgar a sua terra de forma voluntária, pelo seu saber, pela sua educação e acima de tudo pela sua amizade.
Obrigado José . Foi Brilhante.

 NOTA: Brevemente colocarei um vídeo sobre o evento.
 
 
 
 

02/07/2013

Para ouvir no dia 6 de Julho a partir das 11 horas em 100.2 FM ou www.radioboanova.com

No dia 6 de Julho a convite da Radio Boa Nova vou estar em entrevista na qualidade de autor do blogue Oceano das Palavras na companhia de José Pinto, autor do blogue cabecaweb.blogspot.com e Nuno Pinhas Pinheiro, autor do blogue blogue-do-...pinhas.blogspot.com. A uma semana antes do VII Encontro de Blogues na Serra da Estrela que vai decorrer na localidade de Cabeça estes 3 autores vão explicar os seus motivos, as suas convicções e quais os objetivos que pretendem alcançar através da blogosfera. A entrevista será em Directo a partir das 11 horas no programa Manhãs de Sábado da Radio Boa Nova em Oliveira do Hospital e será conduzida pelo Ze Manel Conde Conde que nesse dia fará a emissão. A entrevista pode ser ouvida através da sintonia 100.2 FM ou através da net em www.radioboanova.comVer mais