26/05/2014

VIII Encontro de blogues na Serra da Estrela

Decorreu no passado dia 24 de Maio a 8.ª edição do encontro de blogues na Serra da Estrela.
Desta vez e depois de ter passado em edições anteriores por Cabeça, Vide, Loriga, Seia (três vezes), Sabugueiro, foi a vez de Torroselo, Carragosela e Folhadosa receberem esta organização.
Inscreveram-se 25 participantes que diariamente vão divulgando as suas terras através desta plataforma na internet oriundos de Loriga, Cabeça, Vide, Vila Chã, Torroselo, Seia, Figueiró da Serra, Nabais, Gouveia e Viseu que tiveram a oportunidade da parte da manhã em Torroselo de visitar a Capela e o Monumento a N.ª Sr.ª de Fátima, o 1.º monumento à criança em Portugal, a sede da centenária Banda Torroselense Estrela D´Alva onde nos foi oferecido o café e onde os participantes puderam visitar o Museu da colectividade e assistir a parte do ensaio que estava a decorrer. Posteriormente foi a vez da visita à Igreja Matriz N.ª Sr.ª do Rosário padroeira de Torroselo, visita a uma sapataria á moda antiga ainda em funcionamento, visita ao Museu Rural e Etnográfico de Torroselo que já não abria ao público há largos anos, visita ao Pelourinho evocativo da atribuição do foral Manuelino, à Fonte dos Mouros e à Capela de S. Bento. As visitas em Torroselo iniciaram-se pelas 9h30 tendo terminado pelas 12h30.
No decurso das visitas os participantes foram contactando com as pessoas residentes com as quais travavam momentos de alegria e boa disposição dando desta forma “vida” e animação ás ruas da aldeia.
Pelas 12h30 rumámos até Carragosela onde foi servido o almoço que a todos agradou pela boa qualidade da gastronomia e ambiente do restaurante Casas do Terreiro.
Da parte da tarde foi a vez da visita às Pedras do Bom Nome onde os participantes por largos minutos puderam contactar com a natureza e vista única deste miradouro “escondido” sobre o vale do Alva. A admiração foi geral pela beleza natural que encerra a vista lá do alto das Pedras do Bom Nome.
Como não podia deixar de ser, de seguida rumámos à Capela de N.ª Sr.ª da Ribeira em Folhadosa que encerra em si a beleza do seu chão construído todo ele com pedras do rio tornando-a única no País, digna de uma visita por parte de historiadores, arqueólogos, jornalistas e outros profissionais do meio académico. De seguida visitámos já no interior dos terrenos da Fundação Dr. António Vieira, a famosa Charca onde se desenvolvem campeonatos regionais e nacionais de pesca desportiva. Na Fundação tivemos a honra de ser recebidos pelo Sr. Presidente do Conselho de Administração e seus membros bem como pela Directora Técnica que amavelmente nos mostraram as instalações e nos falaram sobre a qualidade dos serviços prestados aos mais idosos e mais carenciados. Registámos um trabalho notável e acima de tudo repleto de afectos dos seus cuidadores para com os seus utentes, trabalho esse digno de ser visto pois a Instituição segundo o seu Presidente orgulha-se de ter sempre a porta aberta a quem os quiser visitar. Ainda na Fundação visitámos a Adega onde é feito o vinho com as uvas produzidas nos terrenos desta Instituição, vinho classificado como vinho do Dão o qual além de ser comercializado serve também como forma de empregar algumas pessoas na quinta da Fundação ao mesmo tempo que permite o desenvolvimento de cursos profissionais ligados à agricultura aproveitando dessa forma os recursos que a terra dá.
Finalizámos o dia do VIII encontro de blogues na Serra da Estrela com um magnífico lanche que a todos agradou seguindo-se a fotografia do grupo pelas 19 horas.
A todos os participantes agradeço a participação pois só com a vossa presença foi possível organizar uma visita a estas aldeias bonitas que tanto têm para mostrar a quem nos visita e por vezes tão fechadas em si próprias se encontram. Agradeço ainda a simpatia e a arte de bem receber a todos os populares que encontrámos pelas ruas pela forma como receberam os nossos “turistas”. Ao Sr. Luís “Mineiro” que vai mantendo a arte da sua sapataria, á D. Lúcia pela forma como se disponibilizou para nos a abrir as portas da Igreja Matriz de Torroselo e à D. Henriqueta por nos abrir as portas da Capela de S. Bento. Não poderia deixar de agradecer a grande amabilidade ao Sr. António e ao Sr. Fernando por nos abrirem as portas da Capela da Sr.ª da Ribeira em Folhadosa, á Direcção da Banda a forma como nos acolheu. Agradeço ainda á União de Freguesias de Torroselo e Folhadosa pela forma como prontamente nos abriram as portas do museu rural e etnográfico em Torroselo.
Como vem sendo hábito e já faz parte da história destes encontros foi ainda nomeado o próximo organizador do encontro de blogues na Serra da Estrela. Desta vez o nomeado foi o Nuno Pinheiro residente em Vila Chã a quem competirá a organização do IX Encontro de blogues na Serra da Estrela no próximo ano.
Por fim agradecer à comunicação social a ajuda na divulgação e promoção destes encontros que têm como principal objectivo dar a conhecer a quem nos visita o nosso património, a nossa gastronomia, as nossas gentes e a nossa cultura existente nas nossas aldeias aqui do Concelho de Seia.
Luís Silva

17/05/2014

O Encontro de blogues nos media. Hoje foi na Radio Boa Nova

E foi assim hoje das 11h ás 12h30 em directo na Radio Boa Nova. Ze Manel Conde Conde o Grande locutor entrevistou Luis Silva, Rita Saraiva eJosé Pinto. Também Pinhas Pinheiro entrou em directo via telefone o que foi uma agradável surpresa no estúdio. Dia 24 de Maio realiza-se então o VIII Encontro de blogues na Serra da Estrela dominado pela história das terras de Torroselo e Folhadosa, o seu património natural e religioso, as suas gentes e as suas tradições para conhecer um pouco melhor dia 24.

16/05/2014

13/05/2014

VIII Encontro de blogues na Serra da Estrela é dia 24 de Maio

Mil e uma razões para visitar Torroselo e Folhadosa. VENHA DESCOBRIR o património, a cultura, a gastronomia e as gentes genuínas Beirãs no próximo dia 24 de Maio.
INSCRIÇÕES ATÉ 20 de Maio para o email: luis.silva.75@gmail.com 

09/05/2014

Faltam 15 dias para o VIII Encontro de Blogues

Faltam 15 dias para o VIII Encontro de Blogues na Serra da Estrela. Hoje mesmo fui tratar da encomenda de uma lembrança para entregar aos participantes. É uma lembrança que levarão do dia a par das muitas fotografias e do alegr
e convívio que vamos ter.