29/01/2011
Obrigado Seia, Obrigado Bairro da Fisel
27/01/2011
26/01/2011
Video de agradecimento a LORIGA
MANHÃ SUBMERSA EM SEIA dia 27 no cinema
Foi precisamente em Seia, numa esplanada de um primeiro andar do largo central da então vila, ao fim de um dia de Outono de 1974, que Lauro António conheceu pessoalmente Vergílio Ferreira. Nessa esplanada, Lauro António sugeriu a Vergílio Ferreira e a Manuel Guimarães, rodar um documentário sobre o escritor, “Prefácio a Vergílio Ferreira”. Uma introdução rápida, de quinze minutos, à sua vida e obra, tentando recuperar um universo e restituí-lo em imagens”. Mais tarde viria então “Manhã Submersa”, a primeira e mais importante longa-metragem de Lauro António, que resulta da adaptação do romance de Vergílio Ferreira, de 1954. O filme colheu excelente aceitação, e chegou a ser considerado o reencontro do cinema Português com o público. Manhã Submersa”, através da fluidez de narrativa e graças a actuações cénicas exemplares, ainda hoje é recordado pela crítica internacional. Nomeado para vários prémios (inclusive o de Óscar para melhor filme estrangeiro), guardou no palmarés o Grande Momento do Festival de Cannes como momento mais alto. O filme retrata a infância de um jovem e o seu crescimento, na frieza do seminário, onde se vai apercebe do mundo, da repressão, das obrigações silenciosas, da pobreza e da desigualdade, do desejo e do amor. Lauro António permite-nos uma visão capital sobre a luta entre o corpo e o espírito, com vitória do espírito por mutilação do corpo. Agora e desde que dirige em Seia o Cine’eco – Festival de Cinema de Ambiente (1995-2011), Lauro António viaja até à serra, e invariavelmente, percorre com amigos os caminhos dessa rodagem, em Linhares da Beira, onde no inverno impiedoso de 1979 a equipa técnica e os actores se acoitavam da tempestade, do vento, da chuva e da neve que carregavam de lado.Cineteatro da Casa da Cultura de Seia Quinta-Feira 27 de Janeiro, 21:30 Horas
“Manhã Submersa”
Realizador: Lauro António; Intérpretes: Eunice Muñoz, Vergílio Ferreira; Canto e Castro; Jacinto Ramos; Carlos Wallenstein; Adelaide João; Alexandra Prado Coelho; José Camacho Costa; Manuel Cavaco; Género: ficção / drama; Classificação: M/ 12 anos; Duração: 131 minutos
24/01/2011
"Os Últimos Moínhos" em ESPANHA e no BRASIL
23/01/2011
OBRIGADO LORIGA
Mais um dia de filmagens para o documentário sobre os lanificios. Desta vez em Loriga, "A Suiça Portuguesa" onde fomos muito bem recebidos e acompanhados pelos amigos a quem brevemente faremos uma dedicatória através de um pequeno trailler. A arte de bem receber deixa-nos ainda mais forças e determinação para produzirmos e realizarmos um documentário que queremos seja o mais completo sobre esta matéria. Mais uma vez obrigado Zé Fernandes, Tó Loriga e demais amigos que nos acompanharam.16/01/2011
Obrigado ALVOCO DA SERRA
Devido à simpatia das gentes daquela localidade onde ontem andámos a filmar e a recolher depoimentos para o documentário, já não conseguimos ir a Loriga. A beleza natural daquela aldeia serrana e a história que alberga, fez com que andássemos toda a tarde por lá. Fizemos várias entrevistas de ...campo e registámos paisagens naturais unicas no País.14/01/2011
LANIFICIOS. DOC - Saiba onde vamos andar amanhã
Saiba onde vamos andar amanhã através de http://lanificiosdoc.blogspot.com
10/01/2011
08/01/2011
Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Seia realizou jantar dos Reis
No passado dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, a Direcção da Delegação da Cruz Vermelha de Seia realizou um jantar de confraternização entre os elementos da Direcção, voluntários desta organização e amigos. O local onde decorreu o jantar de Reis foi no Restaurante "Tachinho" em Seia. Nas palavras proferidas pela Presidente da Direcção Maria Irene Caetano Ferrão, foi destacado o espirito de solidariedade e voluntariado para missões como o foram o Apoio ao Peregrino, o apoio à Casa de St.ª Isabel, o apoio que está a ser dado ao Solar do Mimo, entre outras organizações, assim como falou sobre os projectos actuais e futuros que a Delegação da Cruz Vermelha ´de Seia quer desenvolver já em 2011. A Cruz Vermelha em Seia já tem um local onde funcionará a Sede, espaço cedido pelo Municipio de Seia, onde pretende desenvolver acções de formação no âmbito da saúde, assim como pretende seja um espaço onde possa armazenar alguns bens como roupa ou ajudas técnicas para apoio a famílias carenciadas. A Delegação da Cruz Vermelha pretende solidificar parcerias com outras organizações de apoio social e saúde.06/01/2011
Novo blogue para ir acompanhando
22/12/2010
17/12/2010
16/12/2010
Morreu o meu Amigo Carlos Pinto Coelho
13/12/2010
O blogue feito pelos seus leitores

Organizado pela Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital em parceria com a Academia de Música "Ohphicina das Artes", cada pessoa que queira assistir a este evento, poderá fazê-lo com uma entrega simbólica de géneros alimentícios à entrada, os quais serão posteriomente direccionados para o Banco de Recursos Sociais do município de Oliveira do Hospital de forma a apoiar as famílias mais carenciadas do nosso Concelho.
Contamos com a sua presença e espírito de solidariedade.
Contribua para a Pirâmide de Natal.
10/12/2010
"Os Últimos Moínhos" em Barcelos no Festival Internacional de Turismo

We are pleased to send by this means the certificate of participation of your film at the 3rd edition of ART&TUR - International Tourism Film Festival, held in Barcelos, Portugal on 23 to 26 September 2010. We appreciate your participation and we count on your presence at the 4th edition of ART&TUR.
Best regards,
Hugo Marcos
03/12/2010
02/12/2010
Unidade de Saúde da Misericórdia de Seia uma mais valia para o Concelho
As unidades que prestam este tipo de assistência e que integram a RNCCI podem ser de diferentes tipologias: Convalescença, Média Duração e Reabilitação, Longa Duração e Manutenção e Cuidados Paliativos. É neste contexto que a Santa Casa da Misericórdia de Seia enquadra a criação de uma estrutura para responder cabalmente às inúmeras situações com que se depara o concelho de Seia e a área abrangida pelo Hospital Nossa Senhora da Assunção, hoje integrado na Unidade Local de Saúde da Guarda. A Unidade de Saúde da SCMS passa a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), na seguinte tipologia, de acordo com orientações da ARSC:
Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e ManutençãoCom 42 camas, tem como intuito prestar cuidados a doentes com processos crónicos que apresentam diferentes níveis de dependência e graus de complexidade, que não podem ser prestados no domicílio, com previsibilidade de internamento superior a 90 dias consecutivos. Esta unidade pode ainda proporcionar internamento a doentes com dificuldades de apoio familiar ou cujo principal cuidador tem necessidade de descanso, podendo a duração do respectivo internamento ser inferior a 90 dias, com o limite anual de 90 dias.
Unidade de dia e de promoção de autonomiaUma unidade para a prestação de cuidados integrados de suporte, de promoção de autonomia e apoio social, em regime ambulatório, a pessoas com diferentes níveis de dependência que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.
Clínica de Medicina Física e de ReabilitaçãoVisa a recuperação e a reabilitação global do cidadão com perda de funcionalidade ou em situação de dependência, em qualquer idade, que se encontre afectado na estrutura anatómica ou nas funções psicológica ou fisiológica, com limitação acentuada na possibilidade de tratamento curativo de curta duração, susceptível de correcção, compensação ou manutenção e que necessite de cuidados interdisciplinares de saúde, em regime de dia. Para isso recorrer-se-á à fisioterapia, hidroterapia, etc. A SCMS ao avançar com esta estrutura está a criar condições para poder prestar cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que se encontrem em situação de dependência, visando a recuperação global e promovendo a sua autonomia, melhorando a sua funcionalidade."
30/11/2010
28/11/2010
Banco Alimentar contra a Fome bate novo record. O que foi recolhido em Seia foi direitinho para o banco da Cova da Beira
Decorreu em Seia este fim-de-semana a recolha de alimentos do Banco Alimentar contra a Fome. Ao que parece bateu-se novo record de alimentos recolhidos. Vocês sabem que no Concelho de Seia não fica 1 unico kg de açucar que seja? Tudo vai para o banco da Cova da Beira sito na localidade de Boidobra que apoia a Covilhã, Fundão e Castelo Branco. Ando a enviar há 2 anos consecutivos pedido à Dr.ª Isabel Jonet para que algumas IPSS´s de Seia fossem contempladas. Até agora só me mandou questionários e já lá vão...2 anos.Exposição "Memoria com alma" vai decorrer no Posto de Turismo de Seia em Dezembro
O Posto de Turismo de Seia vai ter em exposição, durante o mês de Dezembro, “Memórias com Alma”, uma mostra fotográfica, reunida por José Cardoso de Pina ao longo dos anos, que conta a história da vila de Loriga no último século. O acervo fotográfico de José Cardoso de Pina, doado à Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga, recorda o que conhecemos, conta a história de uma vila, orgulhosa dos seus vales, das suas ribeiras e de cada pedaço da alta serra, mas conta muito mais… Conta moinhos de água, teares, fábricas, patrões e empregados, mães, pais, avós, manos e tios, camionetas, fontes, emigrantes, famílias, ofícios, tristezas e alegrias. Homens, mulheres, crianças, que cresceram, partiram ou ficaram e que tiveram algo em comum: raramente desistirem de viver os bons e os maus momentos. A forte emigração para o Brasil, de homens, jovens e crianças. A quantidade enorme de gente que não regressou, mas que mesmo assim contribuiu para as famosas fontes de Loriga, sabe-se lá com que sacrifícios, entre muita saudade e amor. A mudança da Monarquia para a República. A 1.ª e a 2.ª Guerra Mundiais. Os loriguenses na Batalha de La Lys e, também nas filas com senhas para os alimentos e as farinhas. Os fornos comunitários ou fardos de lã nas entradas das fábricas. Os miúdos nos poços, nas ribeiras. Os miúdos nas procissões e a disputarem o maior ramo de oliveira no Domingo de Ramos. Imagine-se o cheiro do pão nos fornos e nas padarias, o bater dos teares, as nossas alcunhas, as Janeiras e a nossa fogueira no adro da Igreja. Os casamentos, baptizados, funerais, a 1.ª Comunhão, a Comunhão Solene, o Crisma. O Estado Novo, a Guerra nas Colónias, a emigração para a Europa, a América e a migração para o litoral, Lisboa, Porto, Sacavém e outras mais cidades. O regresso em Agosto para, em São Sebastião e na Nossa Senhora da Guia, lavar a saudade em lágrimas e na alegria do rosto.24/11/2010
22/11/2010
Em Torroselo também está a decorrer a obra integrada no sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento
Em consequência, foram celebrados Contratos de fornecimento de água e de recolha de águas residuais com os Municípios que integravam este sistema, nomeadamente Almeida, Belmonte, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel e Sabugal. Posteriormente, por Despacho Ministerial nº 18133/2003, publicado no DR 219, 2ª Série, de 22 de Setembro de 2003, foi alargada a concessão aos municípios de Aguiar da Beira, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia, abrangidos pela bacia hidrográfica do Mondego Superior.
Estes passam a integrar o sistema com a assinatura do Aditamento ao Contrato de Concessão e respectivos Contratos de Fornecimento e de Recolha, em Dezembro de 2004. A AdZC abrange uma área de 6393,2 km2 correspondente a cerca de 7% do território nacional num território montanhoso, com uma orografia “complexa” e escassamente povoado. A população residente é inferior a 230.000 habitantes, menos de 2,3% da população portuguesa tendo uma densidade populacional da ordem dos 35 Hab/Km2, 1/3 da média nacional. 20/11/2010
18/11/2010
Entrevista com...LAURO ANTÓNIO
LS - Neste ano em que comemora 50 anos de carreira realizou-se a XVI edição do CineEco. Que reflexão faz sobre os filmes enviados a concurso?O blogue feito pelos seus leitores

Para mais informações, consulte http://www.freguesia-oliveiradohospital.pt/"
Cumprimentos.
Nuno Oliveira
13/11/2010
Festival ibérico de música em Seia
Já estão abertas as inscrições para o 14º Festival Ibérico “Música Jovem”, que terá lugar a 4 de Dezembro em São Romão (Seia). A iniciativa é organizada pela Casa da Juventude Dª Ana Nogueira. Podem concorrer todos os autores, compositores e intérpretes amadores, de Portugal e Espanha, com idades compreendidas entre 15 e 35 anos, sendo que as músicas a concurso terão de ser inéditas, interpretadas em português, inglês ou espanhol. Os concorrentes podem apresentar até três canções, com o tempo máximo de 3m50s, que deverão ser interpretadas ao vivo, podendo eventualmente utilizar “play-back” instrumental parcial. Haverá prémios de participação para todos os concorrentes e para a melhor música, interpretação/letra, bem como os prémios do público e simpatia. As inscrições terminam dia 17 (quarta-feira) e podem ser enviadas por correio (Largo do Patronato Nº 7 - 6270-283 São Romão) ou e-mail (cjansr@gmail). Mais informações na Casa da Juventude Dª Ana Nogueira pelo 238/083035; 91/4460985; 96/7115776; 96/2366705 e 96/4869928, pelo email cjan@netvisao.pt ou cjansr@gmail.com. 11/11/2010
Missão Pijaminha
São necessários (principalmente) pijamas para as crianças que estão no IPO a fazer tratamentos de quimioterapia. Após os tratamentos, os pijamas ficam muito sujos e gastam-se rapidamente. Esta ideia surgiu há dois anos e hoje já é chamada *Movimento Pijaminha* pelo sucesso que têm tido os esforços conseguidos! As necessidades existentes passam pela falta de pijamas, pantufas, chinelos, meias, robes e fatos de treino. Para todos, a vida não está fácil, mas dentro das possibilidades de cada um, há sempre espaço para participar, comprando ou obtendo junto de amigos e familiares agasalhos que já não sirvam às suas crianças. No ano passado foram entregues 76 pijamas e o IPO ficou muito satisfeito com esta dádiva. Este ano vamos repetir a façanha e, se possível, ultrapassar este número.NOTA - Caso entendam podem fazer-me chegar o vestuário pretendido pelo IPO e no dia 20 de Dezembro quem quiser pode ir comigo entregá-lo ao IPO a Coimbra.
10/11/2010
09/11/2010
Sociedade do Teleférico da Torre elegeu novos órgãos sociais
Teleférico, semelhante aos existentes nalgumas zonas da Europa, terá uma extensão de três quilómetros, entre os 1200 e os 1980 metros de altitude, estimando-se que possa transportar 4000 pessoas por hora.
Presidente da Câmara Municipal de Seia preside ao conselho de administração da sociedade do teleférico da torre. Carlos Filipe Camelo, Presidente da Câmara Municipal de Seia (CMS), foi eleito, no Sábado passado, presidente do Conselho de Administração da sociedade “Teleférico da Torre – Turismo e Lazer, SA”, entidade constituída em 2005 com o objectivo de construir o teleférico entre Alvoco da Serra e a torre, ponto mais alto da serra da Estrela. O novo conselho de administração é constituído, para além de Carlos Filipe Camelo, por Jorge Brito, vereador da CMS, o presidente da Junta de Freguesia de Alvoco, José Carlos David e João Cabalhanas, na qualidade de vogais, e pelas Juntas de Freguesia de Loriga, Cabeça e Teixeira, a presidir a Assembleia da sociedade. Naquela que foi a primeira reunião, os novos órgãos sociais decidiram proceder à alteração da sede social da empresa do teleférico, deslocalizando-a para Seia. Trata-se da primeira medida, de outras que se seguirão, com a pretensão de incutir uma nova dinâmica no processo do Teleférico, um "sonho antigo" para a vertente norte da serra, fulcral para a região. O futuro Teleférico, orçado em mais de 5 milhões de euros, é visto como um meio importante para o desenvolvimento da serra, pela comodidade, rapidez e diminuição da poluição que afecta cada vez mais a zona da Torre, evitando a circulação excessiva de automóveis, mas também como um forte contributo para o aumento de visitantes à serra, o que por sua vez permitirá incrementar o crescimento turístico na região norte do concelho de Seia. De acordo com um estudo, divulgado em Setembro de 2004, a instalação de um sistema mecânico de transporte de turistas, por telecabine ou teleférico, semelhante aos existentes nalgumas zonas da Europa, terá uma extensão de três quilómetros, entre os 1200 e os 1980 metros de altitude, estimando-se que possa transportar 4000 pessoas por hora.

Visite o blogue oficial em:




