


O debate será na Sede da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, Solar da Redondinha.
A caminhada é aberta a toda a população, sendo a totalidade do valor pago pelos participantes, entregue à Sociedade Recreativa e Musical Loriguense.
Foi hoje a sepultar com 88 anos de idade a ultima referência da fotografia Senense. SERAFIM CORREIA descendente de família de fotógrafos com tradição há mais de um século na sociedade senense e até no País. SERAFIM CORREIA será singelamente homenageado no filme LANIFICIOS.DOC pois foi o fotógrafo oficial que registou as fotografias e os momentos do Almirante Américo Tomás na altura Presidente da Republica, quando veio a Seia inaugurar a FISEL. DEUS dê PAZ à sua Alma.
Fica aqui uma reportagem sobre SERAFIM CORREIA publicada no Jornal Porta da Estrela na sua edição de 30-10-2004 quando foi homenageado pelo Rotary Club de Seia:
http://www.portadaestrela.com/index.asp?idEdicao=125&id=5770&idSeccao=1096&Action=noticia
Comentários no facebook:
Rui Sousa Dias Sem duvida a grande referência da fotografia no nosso Concelho.
Desconhecia o ocorrido, pelo que deixo aqui os meus sentidos pêsames aos seus familiares.
Paulo Figueiredo RIP... Seia ficou mais pobre...
Bruno Miranda Tens toda a razão Paulo! Pena não ter podido estar presente no seu último adeus. Acho que Seia empobreceu imenso...
Abraço para toda a família!
Teaser das filmagens nas estações de Nelas e Gouveia-Gare
saiba mais em: http://lanificiosdoc.blogspot.com/




Vai nascer um novo movimento no Concelho de Seia. Vai chamar-se MCFTPRM (movimento dos campos de futebol transformados em pistas de radiomodelismo). A ideia é juntar amigos que gostem desta modalidade todos os domingos de manhã num qualquer campo de futebol das Freguesias do Concelho de Seia e partilhar uns voos ou umas corridas de carros telecomandados. Vais aderir?
A 5ª Edição do BTT Trilhos do Marco vai proporcionar aos participantes um percurso renovado com de cerca de 40km e uma dificuldade(técnica/física) média. Os acompanhantes não foram esquecidos e propomos uma pequena caminhada acessível a toda a família em zona de montanha. A concentração dos participantes será junto ao pavilhão gimnodesportivo Bernardino Coutinho, onde funcionará o secretariado que abrirá por voltadas 7h30m. Regularizadas as inscrições, partirão para o arranque simbólico no Estádio Municipal pelas 9h da manhã, junto ao pórtico sinalizador. Os acompanhantes terão um pequeno briefing logo após apartida e sairão de autocarro em direcção aos vários pontos deinteresse. As inscrições serão limitadas a 400 participantes. A data limite de inscrição é de 21 de Março. O preço será de 15 Euros, com direito pontos de reforço alimentar durante o percurso, seguro para todos os participantes, os habituais brindes variados e no final convidamos os participantes a almoçar. O valor da inscrição sem almoço é de 10Euros.
Foi precisamente em Seia, numa esplanada de um primeiro andar do largo central da então vila, ao fim de um dia de Outono de 1974, que Lauro António conheceu pessoalmente Vergílio Ferreira. Nessa esplanada, Lauro António sugeriu a Vergílio Ferreira e a Manuel Guimarães, rodar um documentário sobre o escritor, “Prefácio a Vergílio Ferreira”. Uma introdução rápida, de quinze minutos, à sua vida e obra, tentando recuperar um universo e restituí-lo em imagens”. Mais tarde viria então “Manhã Submersa”, a primeira e mais importante longa-metragem de Lauro António, que resulta da adaptação do romance de Vergílio Ferreira, de 1954. O filme colheu excelente aceitação, e chegou a ser considerado o reencontro do cinema Português com o público. Manhã Submersa”, através da fluidez de narrativa e graças a actuações cénicas exemplares, ainda hoje é recordado pela crítica internacional. Nomeado para vários prémios (inclusive o de Óscar para melhor filme estrangeiro), guardou no palmarés o Grande Momento do Festival de Cannes como momento mais alto. O filme retrata a infância de um jovem e o seu crescimento, na frieza do seminário, onde se vai apercebe do mundo, da repressão, das obrigações silenciosas, da pobreza e da desigualdade, do desejo e do amor. Lauro António permite-nos uma visão capital sobre a luta entre o corpo e o espírito, com vitória do espírito por mutilação do corpo. Agora e desde que dirige em Seia o Cine’eco – Festival de Cinema de Ambiente (1995-2011), Lauro António viaja até à serra, e invariavelmente, percorre com amigos os caminhos dessa rodagem, em Linhares da Beira, onde no inverno impiedoso de 1979 a equipa técnica e os actores se acoitavam da tempestade, do vento, da chuva e da neve que carregavam de lado.
Mais um dia de filmagens para o documentário sobre os lanificios. Desta vez em Loriga, "A Suiça Portuguesa" onde fomos muito bem recebidos e acompanhados pelos amigos a quem brevemente faremos uma dedicatória através de um pequeno trailler. A arte de bem receber deixa-nos ainda mais forças e determinação para produzirmos e realizarmos um documentário que queremos seja o mais completo sobre esta matéria. Mais uma vez obrigado Zé Fernandes, Tó Loriga e demais amigos que nos acompanharam.
Devido à simpatia das gentes daquela localidade onde ontem andámos a filmar e a recolher depoimentos para o documentário, já não conseguimos ir a Loriga. A beleza natural daquela aldeia serrana e a história que alberga, fez com que andássemos toda a tarde por lá. Fizemos várias entrevistas de ...campo e registámos paisagens naturais unicas no País.
No passado dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, a Direcção da Delegação da Cruz Vermelha de Seia realizou um jantar de confraternização entre os elementos da Direcção, voluntários desta organização e amigos. O local onde decorreu o jantar de Reis foi no Restaurante "Tachinho" em Seia. Nas palavras proferidas pela Presidente da Direcção Maria Irene Caetano Ferrão, foi destacado o espirito de solidariedade e voluntariado para missões como o foram o Apoio ao Peregrino, o apoio à Casa de St.ª Isabel, o apoio que está a ser dado ao Solar do Mimo, entre outras organizações, assim como falou sobre os projectos actuais e futuros que a Delegação da Cruz Vermelha ´de Seia quer desenvolver já em 2011. A Cruz Vermelha em Seia já tem um local onde funcionará a Sede, espaço cedido pelo Municipio de Seia, onde pretende desenvolver acções de formação no âmbito da saúde, assim como pretende seja um espaço onde possa armazenar alguns bens como roupa ou ajudas técnicas para apoio a famílias carenciadas. A Delegação da Cruz Vermelha pretende solidificar parcerias com outras organizações de apoio social e saúde.

As unidades que prestam este tipo de assistência e que integram a RNCCI podem ser de diferentes tipologias: Convalescença, Média Duração e Reabilitação, Longa Duração e Manutenção e Cuidados Paliativos. É neste contexto que a Santa Casa da Misericórdia de Seia enquadra a criação de uma estrutura para responder cabalmente às inúmeras situações com que se depara o concelho de Seia e a área abrangida pelo Hospital Nossa Senhora da Assunção, hoje integrado na Unidade Local de Saúde da Guarda. A Unidade de Saúde da SCMS passa a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), na seguinte tipologia, de acordo com orientações da ARSC:
Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção
Unidade de dia e de promoção de autonomia
Clínica de Medicina Física e de Reabilitação