25/04/2014

VIII Encontro de Blogues na Serra da Estrela prevê uma visita às ALMINHAS de Folhadosa únicas no País em termos de arte esculpida.

Porquê visitar as diversas ALMINHAS de Folhadosa? Porque são únicas tal como mostra esta fotografia. Reparem que toda ela foi esculpida e trabalhada resultando numa autentica obra de arte. Por outro lado, além da beleza que são as ALMINHAS de Folhadosa, também quero que os meus amigos lucrem de indulgências. Acredita-se que os fiéis ao visitarem um oratório público para sufragar os defuntos, lucram de Indulgências. 
As ALMINHAS Definem-se por pequenos nichos embutidos nas paredes de casas, muros ou em estruturas autónomas. Localizam-se nas encruzilhadas, bermas dos caminhos, pontes, de forma a lembrar ao caminhante a necessidade de orar por aqueles que já partiram desta vida, num piedoso exercício de sufrágio pelas almas do Purgatório. Esta forma de culto tem como objectivo dar-lhes alívio do suplício do fogo. A origem destes monumentos de fé enquadra-se no movimento da Contra – Reforma, a partir do século XVI, reafirmando a crença no Purgatório como estado temporal de purificação da alma, traduzindo-se numa representação simbólica e diversificada do Purgatório e das almas, recorrendo à figura de Cristo crucificado como redentor e Salvador da Humanidade,ao arcanjo S. Miguel símbolo da Justiça divina e que pesa os pecados e a outros santos considerados protectores. Acredita-se que os fiéis ao visitarem um oratório público para sufragar os defuntos, lucram de Indulgências.

Sem comentários: