06/10/2007

Há 160 espécies de aves no Parque Natural da Serra da Estrela

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), no âmbito do Dia Mundial de observação de aves promoveu uma saída de campo no Parque Natural da Serra da Estrela.
Na foto: alguns participantes em observação de aves junto à anta de Rio Torto
A Serra da Estrela possui um elevado número de habitats o que determina a ocorrência de uma significativa diversidade de espécies animais incluindo aves.
Na foto: ninhos de aves migratórias feitos nos "mourros"
Na área do Parque Natural foram já identificadas cerca de 160 espécies diferentes de aves, das quais aproximadamente 100 são nidificantes. Algumas espécies como a cegonha-preta, o falcão peregrino ou a gralha de bico vermelho apresentam um estatuto de conservação prioritário.
Na foto: aspecto de uma charca onde podemos encontrar galinholas de água e garças
Nesta saída de campo realizada hoje tivemos a oportunidade de ver 38 espécies de aves diferentes, das quais saliento o pato real a águia d´asa redonda, o pica-pau malhado, o melro d´água, a toutinegra dos valados, o corvo, o bico-de-lacre, a pêga azul e o pintarrôxo, entre outros. O dia começou bem cedo, antes das 9h com saída do CISE em veículo de 16 lugares da Câmara Municipal de Seia que foi lotado, seguindo-se atrás da viatura mais um jipe particular.
Na foto: almoço no Vale do Rossim
O percurso teve a primeira paragem no aerodromo de Pinhanços seguindo-se Rio Torto onde pudemos observar várias charcas onde habitam garças e galinholas de água, seguimos por Gouveia em direcção ao Vale do Rossim onde almoçámos ao ar livre. O café foi no Sabugueiro onde aproveitámos para ver o espectáculo magnífico que o melro d´água proporcionou com os seus mergulhos. Do Sabugueiro fomos em direcção ao ponto mais alto da Estrela para vermos as gralhas pretas e os melros das rochas.
Na foto: Oenanthe oenanthe (Chasco-cinzento)
A chegada ao CISE ocorreu pelas 16 horas. Neste dia estima-se que cerca de 100.000 pessoas em todo o mundo tenham realizado uma actividade neste género.
Na foto: participantes em observação de aves na Torre
Das várias iniciativas previstas pelo CISE será feita em Novembro uma saída de campo para observação de cogumelos, em Janeiro está prevista uma caminhada na neve e a plantação de carvalhos em área ardida. Ainda este mês de Outubro o CISE vai levar a efeito um curso de formação em fotografia ambiental.

Sem comentários: