29/12/2011

Os meus desejos para 2012

Desejo um Bom Ano 2012. Que seja um ano em que se corrija tudo o que houver para corrigir. Que seja feita justiça contra os que usaram e abusaram dos dinheiros públicos. Que seja um ano moderado e que não cause mais sofrimentos aos Portugueses. Que seja um ano de recuperação económica, social e até mesmo moral. Sinceramente espero que 2012 seja um ano bem melhor que este que está a findar.

Fernando Mendes, um Torroselense à espera de reconhecimento


Fernando Mendes é um dos maiores nomes da história do Sporting Clube de Portugal. Um médio tecnicista, com grande disponibilidade física e capacidade de liderança fantástica que o levou a ser capitão da equipa. Foi nessa função que levantou a Taça das Taças em 1964. Ainda faz parte dos quadros do clube, tendo treinado a equipa principal de futebol nalgumas ocasiões, normalmente em momentos de transição. Como treinador principal foi campeão, fazendo parte do grupo restrito de pessoas que ganharam o Campeonato como jogador e treinador do Sporting. A sua excelente carreira terminou num jogo da seleção após contrair uma lesão grave.
Nascido em Seia, Fernando Mendes ingressou no Sporting com 16 anos. Começou por integrar o plantel sénior na época de 1957/58, disputando apenas cinco jogos no campeonato e um na Taça, mas deu nas vistas pela sua maturidade e capacidade de liderança. O seu jogo de estreia aconteceu no Estádio de Alvalade, a 26 de janeiro de 1958, na 20ª jornada do campeonato (naquela altura eram 26 jornadas), na vitória do Sporting por 6-1 sobre o Torreense. Esse ano acabou com a conquista do título nacional.

Na época seguinte, Fernando Mendes assumiu-se como patrão do meio-campo e fez 22 jogos no campeonato, sempre a excelente nível. Realizou cinco jogos na Taça e quatro na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Num deles marcou o seu único golo na Europa. Foi na derrota caseira do Sporting com o Standard de Liège por 3-2, a contar para a segunda eliminatória.

Na época de 1959/60 estreou-se pela seleção portuguesa, onde contabilizou 21 jogos. Assumiu-se como capitão de equipa do Sporting e realizou 26 jogos no campeonato, marcando o seu único golo na vitória por 2-1 frente à Académica. Na Taça de Portugal fez 10 jogos. Na época seguinte, o Sporting terminou o campeonato em segundo lugar e Fernando Mendes realizou 30 jogos entre campeonato e Taça. Na época de 1961/62, o Sporting foi campeão, tendo jogado 29 encontros. Em 1962/63, uma arreliadora lesão impediu o contributo do capitão do Sporting durante algum tempo, ficando com apenas 16 jogos no campeonato. O clube ressentiu-se e acabou a prova no terceiro lugar, a 10 pontos do Benfica. Contudo, ficou para a história a vitória na Taça de Portugal, pois garantiu o acesso à Taça dos Vencedores das Taças. Chegamos à época histórica de 1963/64, onde o Sporting venceu a Taça das Taças com o capitão Fernando Mendes em grande destaque.

Se no plano interno as coisas não correram muito bem para os “leões”, com novamente um terceiro lugar, na Europa o Sporting alcançou grande sucesso, em que se destaca a maior vitória de sempre de um clube nas competições europeias ao vencer os cipriotas do APOEL por 16-1. Outro jogo histórico ocorreu a 18 de março de 1964. O Sporting tinha perdido por 4-1 em Manchester com o United e na segunda mão, numa noite de sonho, venceu os ingleses por 5-0. Fernando Mendes foi determinante ao incutir nos colegas de equipa confiança, coragem e força de vontade. A finalíssima da competição foi a 15 de maio, em Antuérpia, com o Sporting a vencer o MTK Budapeste por 1-0, fruto do golo de canto direto de João Morais. Foi um dia histórico para o Sporting e para o futebol português. Nesse ano, Fernando Mendes jogou um total de 38 jogos em todas as competições.

Na época seguinte, o Sporting ficou num péssimo quinto lugar, com Fernando Mendes a disputar 25 jogos. A temporada ficou marcada pela infeliz data de 25 de abril de 1965. O jogo Checoslováquia-Portugal, em Bratislava, marcou o princípio do fim da carreira do jogador. Aos 3 minutos, uma entrada assassina destruiu-lhe o joelho direito. Iria recuperar depois de uma época sem jogar, na qual o Sporting se sagrou campeão, mas nunca mais seria o mesmo jogador, apesar da sua disponibilidade e sacrifício na recuperação. Esse título não é contabilizado no seu palmarés por não ter jogado. Regressou na época de 1966/67, jogando apenas 11 vezes e na época seguinte encerrou a carreira muito novo, ao disputar apenas três jogos. O último desafio com a camisola leonina teve lugar na 23ª jornada do campeonato, a 21 de abril de 1968, na vitória do Sporting por 3-0 sobre o Barreirense. No final dessa época, acabava o Fernando Mendes para a prática do futebol, que se tornou treinador. Nesta nova fase, assumiu por três vezes o comando técnico do Sporting, chegando mesmo a ser campeão em 1979/80.


Perfil

• Nome: Fernando Mamede Mendes

• Posição: Médio centro

• Nasceu a 15 de julho de 1937 em Seia (Torroselo)

• Títulos no Sporting: 2 Campeonatos Nacionais (1957/58, 1961/62), 1 Taça de Portugal (1962/63) e 1 Taça das Taças (1963/64)

• 21 Internacionalizações por Portugal

_____________

Arlindo Marques

21/12/2011

LANIFICIOS.DOC

Tradução para Inglês concluída. As falas todas juntas deram 12 páginas A4 em tamanho de letra 12. Agora...é a vez de legendar o filme. Ao Bill Silva o meu agradecimento pelo empenho, trabalho e dedicação em prol do filme. Informo os seguidores do documentário que a próxima exibição será no dia 10 de Janeiro pelas 15 horas na Escola Superior de Turismo de Seia para uma turma de Marketing Turístico.

19/12/2011

entrevista para o programa "Vidas ao Lado" passa 4.ª feira

Para ouvir a ENTREVISTA que dei á jornalista Teresa Gonçalves da Radio Altitude sintonize 90.9 FM e oiça o programa Vidas ao lado na 4-ª feira pelas 10h45;
Repete aos sábados ás 11h30
ou em podcast em:http://altitude.altitude.fm/page/podcasts-2

15/12/2011

David Fidalgo autor da banda sonora do documentário LANIFICIOS.DOC orientou o concerto de Natal pelo ensemble de guitarras

Concerto de Natal pelo Ensemble de Guitarras que decorreu na noite de 10 de Dezembro no auditório da Casa Municipal da Cultura em Seia. Veja aqui 3 temas.
CANÇÃO DO MAR

MEDLEY CARLOS DO CARMO

LET IT SNOW

13/12/2011

"VIDAS AO LADO"


Brevemente um pouco da minha vida desde a infância, passando pelos estudos, pelo trabalho e claro está pelo cinema. Para ouvir brevemente a entrevista que dei á jornalista Teresa Gonçalves para o seu programa «Vidas ao Lado» um programa da radio altitude (a radio mais ouvida da região da Guarda, Covilhã e Castelo Branco) que procura histórias admiráveis e causas tocantes, na arte e na voz de discretos protagonistas.

12/12/2011

Algumas frases escritas por alguns peticionários relativamente á criação do Museu dos Lanificos e dos texteis em Seia:

"Apoio esta iniciativa e, oxalá, ela se concretize. Mas, com a situação que o país vive vai ser difícil." António Luis Madeira.


"Para a nossa cidade e importante este museu. Os lanificios fizeram parte da nossa vida durante tanto tempo. No museu podemos recordar!!!" Sofia Marisa Almeida


"É UMA FORMA DE HOMENAGEAR AQUELES QUE CONSTRUIRAM A NOSSA BEIRA SERRA, COM SUOR, LAGRIMAS , ESFORÇO, TENACIDADE E ALEGRIA MAS TAMBÉM COM TRISTEZA, QUE UM DIA , MERCÊ DA EVOLUÇÃO TECNOLOGICA, DOS TEMPOS E DA CRISE MAS TAMBÉM DE ALGHUMA CONCORRÊNCIA POR VEZES DESLEAL E ABERTURAS QUE ACABARAM EM COLAPSOS" José Levy Domingos


"Acho muito interessante pois foi a vida dos Senenses durante decadas." Cristina Carvalho
"Servirá para guardar a memória de gerações que partiram e deram o que melhor tinham de si a uma nobre profissão, pela sua família, pela sua gente e pela nossa Serra." João Teófilo Lages Moura de Pina Carreira


"Acho muito bom, deveria haver muitas iniciativas destas para no futuro se poder conhecer parte do presente". Joaquim Aristides Ferreira

ASSINE VOCÊ TAMBÉM EM: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N17426

01/12/2011

SEIA QUER UM MUSEU VIVO DOS LANIFÍCIOS E DOS TÊXTEIS

Petição para a criação de um Museu Vivo dos Lanifícios e dos Têxteis em Seia.

Destinatário: Secretário de Estado da Cultura.

Devido á importância social e económica que representou a indústria dos Lanifícios para o Concelho de Seia era importante a criação de um MUSEU VIVO dos Lanifícios e dos Têxteis como forma de homenagear os milhares de trabalhadores, empresários e demais figuras ligadas a esta indústria no nosso Concelho. Se concordar com a ideia lançada por Eduardo Brito no filme LANIFICIOS.DOC assine a petição.

Para ASSINAR CLIQUE NESTE LINK:

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N17426