30/01/2014

VIII Encontro de blogues na Serra da Estrela

Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a ...eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".O termo "blogosfera" pode ser qualificado. Pode-se falar da "blogosfera lusófona", da "blogosfera de esquerda" etc. O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenómeno social.

Na Serra da Estrela há já 7 anos a esta parte um grupo de bloguers tem vindo a organizar encontros anuais, encontros esses que contam com a participação de pessoas de todo o País que gostam de cultura, musica, poesia e das artes em particular. Os encontros já foram realizados em Seia, Sabugueiro, Loriga, Vide, Cabeça e este ano fui eu o nomeado/eleito para organizar o VIII Encontro que marquei precisamente para o dia da comemoração dos 500 anos do foral de Torroselo. BREVEMENTE divulgarei o programa e a forma como se podem inscrever.
 

29/01/2014

Solidariedade e Social(dariedade)

Há projectos que são de facto de solidariedade. São praticados diariamente com o único interesse de ajudar o próximo. Outros há que são projectos de solidariedade para a comunicação social. Entre ambos há grandes diferenças...

15/01/2014

CONVERSAS - 6.ª Feira com João Pedro Alves

O meu convidado do programa CONVERSAS da próxima 6.ª feira com repetição no Domingo é João Pedro Alves vocalista da Banda INcesto. Uma entrevista para ouvir em 100.2 FM ou através da net em www.radioboanova.com. É a RBN a apoiar e a divulgar a juventude da nossa região. A NÃO PERDER às 14 horas!!!

10/01/2014

Parabéns Tintin

Tintin, o famoso repórter belga que protagonizou centenas de páginas de aventuras de banda desenhada, cumpre hoje 85 anos, desde que se apresentou a 10 de Janeiro de 1929 no suplemento juvenil Le Petit Vingtième.Acompanha...do pelo fox terrier Milu, Tintin é considerado uma das mais populares personagens de banda desenhada, criada pelo belga George Remi (Hergé).Na estreia, Tintin é apresentado como um jovem jornalista do Petit Vingtiéme, enviado à antiga União Soviética, onde se envolve em várias cenas de pancadaria.A partir daí, Hergé colocou Tintin em aventuras no Oriente, no oeste americano, no mar, em terra e no espaço – numa ida à Lua – em mais de 20 álbuns como “A estrela misteriosa”, “Tintin no Tibete”, “Tintin no Congo” e “As sete bolas de cristal”, traduzidos em 77 línguas e que venderam mais de 230 milhões de exemplares em todo o mundo.O álbum “Os charutos do Faraó”, publicado em 1934 pela Casterman, cumpre agora 80 anos e a editora irá assinalar a efeméride com uma série de novidades, entre as quais o livro “Secrets des Cigares du pharaon”, que revela a evolução do desenho de Hergé.

Hergé morreu em 1983, aos 76 anos, deixando incompleto “Tintin e Alpha-Art“.

No ano passado, a Casterman e a empresa Moulinsart anunciaram que vão publicar, até 2052, um novo livro protagonizado por Tintin, para evitar que os direitos da obra de Hergé caiam no domínio público.As 24 aventuras de banda desenhada de Tintin, o repórter belga mais famoso do mundo, estão editadas em Portugal pela ASA.Os realizadores Steven Spielberg e Peter Jackson mergulharam na obra de Hergé e estrearam em 2011 o filme “As aventuras de Tintin: O segredo do Licorne”, estando a preparar uma segunda produção.
 
LUSA

09/01/2014

CONVERSAS a partir de amanhã na Radio Boa Nova

VÃO COMEÇAR.
Amanhã (6.ª Feira) o inicio das "minhas" entrevistas na Radio Boa Nova inseridas na rubrica "Conversas". O meu primeiro entrevistado é David Fidalgo. A entrevista passa às 14horas em 100.2 FM e em www.radioboanova.com e repete Domingo à mesma hora.

08/01/2014

O meu novo projecto

"SABORES da Serra da Estrela".
Trata-se de um documentário que aborda a vida dos pastores, a beleza da Serra da Estrela e das montanhas e o nosso "ouro" o queijo e requeijão da Serra da Estrela.
A Realização e Edição são da minha autoria e a musica é da banda Senense Acoustic Myth.
Fica o cartaz e um pequeno trailler.

05/01/2014

MORREU O "KING"


Eusébio morreu. Eusébio da Silva Ferreira, antigo futebolista do Benfica, morreu na madrugada de domingo em Lisboa, disse à Lusa fonte do clube.
A mesma fonte adiantou que Eusébio, 71 anos, morreu às 4h30, vítima de paragem cardiorespiratória. Nos últimos anos, o símbolo do Benfica esteve várias vezes internado.
O corpo do antigo futebolista deverá ser transportado ainda este domingo para o Estádio da Luz.
Nascido a 25 de Janeiro de 1942 na então Loutenço Marques, hoje Maputo, Eusébio tornou-se o maior símbolo do futebol português. Vindo de Moçambique, chegou ao clube de Lisboa no Inverno de 1960. Foi nessa década que o “Pantera Negra” mais brilhou nos relvados, no Benfica e ao serviço da selecção de Portugal, no Mundial de 1966, onde foi o melhor marcador.
Sete vezes melhor goleador do campeonato português (1963/64, 64/65, 65/66, 66/67, 67/68, 69/70 e 72/73), duas vezes melhor marcador europeu (1967/68 e 72/73), Eusébio foi uma vez eleito melhor futebolista europeu mas é considerado um dos maiores futebolistas mundiais de todos dos tempos.
Foi 11 vezes campeão nacional pelo Benfica - alinhando em 294 jogos, nos quais marcou 316 golos -, ganhou cinco Taças de Portugal, foi campeão europeu em 1961/62 e finalista da Taça dos Campeões em 1962/63 e 67/68.
Jogou no Benfica até 1975, tendo depois actuado ainda em clubes da América do Norte, no Beira Mar e no União de Tomar – esta última uma breve experiência que durou até Março de 1978, após o que regressou aos EUA para tentar uma efémera experiência no futebol indoor.
Participou em 64 jogos da selecção de Portugal, pela qual se estreou em 8 de Outubro de 1961.
No Mundial de 1966, em Inglaterra, em que Portugal foi o  terceiro classificado, venceu o troféu destinado ao melhor marcador da prova, com nove golos, e foi considerado o melhor jogador da competição.
Ficou célebre a sua actuação no jogo com a Coreia do Norte, dos quartos-de-final desse mundial, em que marcou quatro golos, contribuindo decisivamente para a vitória de Portugal a por 5-3, depois ter estado a perder por 0-3. "Foi o meu dia", recordou mais tarde,quando, no Mundial de 2010, na África do Sul, a equipa portuguesa voltou a defrontar a asiática.
Fonte - Publico