29/03/2014

Encontro de Blogues na Serra da Estrela, edição de 2014 realiza-se em Torroselo e Folhadosa a 24 de Maio

Há já 8 anos seguidos que a Serra da Estrela acolhe o encontro de blogues.
Nas edições anteriores o encontro já se realizou algumas vezes em Seia, Sabugueiro, Loriga, Vide e Cabeça. Todos os anos os encontros têm sido bastante frutuosos do ponto de vista cultural e da dinâmica turística. Conhecemos melhor a cultura e o património das nossas terras, divulgam-se através da internet e demais comunicação social, degusta-se a gastronomia beirã e acima de tudo debate-se o estado actual das redes sociais, as novas ferramentas à disposição dos cibernautas e novas formas de divulgação turística das nossas aldeias. Debatem-se os problemas existentes, apontam-se soluções e novos caminhos para inverter as dificuldades da interioridade.
Este ano as localidades escolhidas foram Torroselo e Folhadosa.
Dessa forma o programa em Torroselo será da parte da manhã com as seguintes visitas:
Visita à Capela de S. João
Visita à Igreja Matriz
Visita ao Museu Rural e etnográfico de Torroselo
Visita à Fonte dos Mouros e Pelourinho
Visita à Capela de S. Bento
- Quanto ao ALMOÇO falta confirmar o local
Da parte da tarde visitaremos os seguintes locais em Folhadosa:
Visita às Pedras de Bom Nome
Visita às “Alminhas” de Folhadosa
Visita às Caves da Fundação António Vieira, seguida de lanche na Fundação.
Como se pode constatar adivinha-se um dia muito bem passado.
As inscrições estão abertas até ao dia 14 de Maio e podem ser efectuadas para o email: luis.silva.75@gmail.com indicando o n.º de pessoas a inscrever, nome e localidade.
Qualquer questão a colocarem deve ser colocada para o mesmo email.
Até lá um grande abraço.

24/03/2014

Guarda sede em 2014 das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Presidente da República designou cidade da Guarda sede em 2014 das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
O Presidente da República assinou hoje um despacho designando a cidade da Guarda como sede, no ano de 2014, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

09/03/2014

Uma frase muito sábia

Tendo em conta os ultimos acontecimentos partilho aqui uma frase muito sábia retirada do face da minha querida Vice-Reitora da Universidade de Coimbra Dr.ª Helena Freitas.

“O prazer pode apoiar-se sobre a ilusão, mas a felicidade repousa sobre a realidade.”
                                                                                                      Nicolas Chamfort

08/03/2014

500 postos de trabalho aqui ao lado em Nelas

Ora aqui está uma boa noticia que saíu no jornal do centro. Vai ser em NELAS. Podia ser em Seia mas é em Nelas aqui ao lado bem pertinho.

03/03/2014

As pessoas ou defendem uma posição concreta daquilo que querem fazer sob o ponto de vista da evolução social ou votam contra o que defendem

Emigração e imigração. Casas fechadas. População envelhecida. Desertificação ou perda gradual e constante de população. Estas são características presentes no dia-a-dia do nosso Concelho e da região da Guarda e do interior. Contra isto acho que ninguém tem nada a dizer. É outra verdade que o algodão não deixa enganar. É preciso pensar alguns investimentos sociais e acima de tudo é preciso que haja palavra de quem defende uma estratégia há mais de 2 anos, uma estratégia de sustentabilidade e de promoção do emprego mas que na hora H vote contra o que se defende. As pessoas ou defendem uma posição concreta daquilo que querem fazer sob o ponto de vista da evolução social ou votam contra o que defendem. Se a opção for a ultima não vale a pena andarmos aqui a aconselhar quem não quer ser aconselhado.

Feira do queijo de Seia. Ao fim de 8 anos...fez-se luz

Ando há 8 anos a dizer que a feira do queijo de Seia deveria realizar-se também ao domingo. Primeiro porque muita gente trabalha aos sábados e segundo porque o turista do autocarro vem ao Domingo. Finalmente...fez-se luz.

http://oceanodepalavras.blogspot.pt/2006/02/se-feira-fosse-no-domingo-o-queijo.html

"Se a feira fosse no domingo, o queijo esgotava

Realiza-se no próximo sábado, dia 25 de Fevereiro, a Feira anual do queijo de Seia. Numa altura em que se fala sobre a pouca oferta de diversões que os turistas encontram na nossa cidade aos domingos, talvez fosse bom começarem a pensar em realizar nos próximos anos, a Feira do queijo aos domingos. É que para além de se juntarem milhares de pessoas ao evento que tanto trabalho dá a organizar, concerteza seria uma mais valia para quem vende que poderia lucrar o dobro do que lucrará aos sábados e a nossa Feira do queijo seria vista e apreciada por milhares de turistas...
Pensem nesta ideia."
20/02/2006

A selfie do momento