05/02/2008

Compreender o aparecimento do leite e posteriormente dos seus derivados - I

O leite é o mais importante alimento de origem animal consumido pelo homem. A exigência na produção de leite é a de produzir um leite de alta qualidade com uma composição que corresponda á expectativa do consumidor.
PARTE 1 - A ORDENHA
Por sua vez, a ordenha é a parte central da actividade podendo optimizar a capacidade de produção e garantir a qualidade do leite. A ordenha não é somente um processo de drenagem do leite. É um momento que envolve vários mecanismos fisiológicos responsáveis por estimular o organismo da ovelha a produzir leite, influenciando a capacidade produtiva do animal, a composição do leite, a sua capacidade de ingerir alimentos e logicamente a saúde do animal. A possibilidade de interacção dos aspectos biológicos do animal direccionados para a produção de leite de alta qualidade com produtividade é responsabilidade específica das técnicas de ordenha e da sua rotina.

1 comentário:

Mac Adame disse...

Ui, que esta até me deixou mal disposto! Sim senhor, o leite é importante e devemos bebê-lo e tudo. Mas... pode ser de vaca? E ultrapasteurizado e ultra-homogeneizado e, no máximo, meio-gordo?