31/08/2009
Foi uma goleada à moda antiga
8-1Foi o resultado com que o Glorioso bateu o Vitória de Setúbal.
Bom futebol, domínio completo, enfim...fez-nos recordar os bons velhos tempos:)
Bom futebol, domínio completo, enfim...fez-nos recordar os bons velhos tempos:)
Duzentos e Cinquenta (250) Congressistas no próximo fim de semana em Seia
Depois da Universidade de Verão os jovens vão reunir-se em Seia. Trata-se da realização do 1.º Congresso da Interioridade, organizado pela JSD, em Seia, e que contará com a presença de jovens de todo o país. O 1.º Congresso da Interioridade realiza-se nos dias 5 e 6 de Setembro, em Seia. O congresso, dividir-se-á em duas fases distintas: no sábado, os congressistas reunir-se-ão, a partir das 14h, em salas de trabalho para discutir os problemas do interior divididos em 3 grupos de trabalho:
1 - Economia e desenvolvimento
2 - Educação1 - Economia e desenvolvimento
3 - Administração e serviços
Desses grupos de trabalho, sairão conclusões no final desse dia, que serão compiladas pelos relatores de cada grupo - que serão nomeados pelo gabinete de estudos da JSD. E essas conclusões, reunidas num documento final, serão apresentadas pelo presidente da JSD, Pedro Rodrigues, na sessão de encerramento, domingo, às 11h. Segue-se o almoço de encerramento. No sábado a sessão de trabalhos ocorrerá na Sr.ª do Espinheiro e a sessão de Domingo ocorrerá no auditório da Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia, sendo a entrada gratuita.
30/08/2009
Pina Moura apoia Programa Eleitoral do PSD
Marcelo Rebelo de Sousa entende que o apoio dado por Pina Moura ao programa eleitoral do PSD foi "uma boa surpresa". No semanário Expresso, o antigo Ministro das Finanças (no Governo de António Guterres) elogiou o projecto social-democrata, apontando também críticas às opções eleitorais do secretário-geral socialista, José Sócrates.
Continue a ler em:
29/08/2009
EU VOU CONTRIBUIR
Este é um e-mail diferente!
Este é um caso real, num País onde o Estado parece preferir dar dinheiro a criminosos
do que ajudar uma família desesperada em salvar o seu filho.
Essa criança é o Dinis, que podem conhecer aqui: http://dinis.webnode.com/
Envio este mail, porque toda a ajuda será certamente bem vinda, nem que seja o equivalente a um maço de tabaco. As pequenas ajudas podem fazer a diferença.BPN - NIB: 0079 0000 36471370101 46
N.º de Conta: 36471370.10.001
IBAN: PT50007900003647137010146
Eu já ajudei e como acredito que vocês também o vão fazer, envio este e-mail.
Enviado pelo meu amigo: Rui Dias
27/08/2009
Portugal...um País para os ricos?
Muitos têm sido os emigrantes com quem tenho falado este ano. Dos diversos assuntos abordados não deixa de ser curioso que todos mas mesmo todos (Suiça, Luxemburgo, França etc.) se queixam que o custo de vida em Portugal está altissimo, nomeadamente os bens de primeira necessidade, os combustiveis, tudo. A carga fiscal em tudo é das mais altas da Europa o que nos faz pensar que afinal vivemos num País para ricos e afinal somos dos mais pobres da Europa em salários, em iliteracia, em suma...em TUDO.
26/08/2009
Fim da crise só daqui a quatro anos
Quatro anos. É o prazo definido pelo Nobel da Economia Joseph Stiglitz para o mundo recuperar por completo da recessão actual. Em entrevista à revista francesa Challenges, o economista desvalorizou também os primeiros sinais de retoma, considerando-os uma "ilusão".
continue a ler:
25/08/2009
Marca Nacional
O nome "Os Últimos Moínhos" e a imagem do filme são a partir de hoje uma Marca Nacional. O filme foi hoje registado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Quer isto dizer que a partir de hoje ninguém ou nenhuma outra produção (filmes, livros, e outras) poderão utilizar este nome ou imagens do filme sem o consentimento do seu autor.
A Praia Fluvial de Avô, passou a ter a partir deste fim-de-semana bandeira de Praia Acessível, Praia Para Todos.
A Praia Fluvial de Avô, passou a ter a partir deste fim-de-semana bandeira de Praia Acessível, Praia Para Todos. A bandeira de Praia Acessível/Praia Para Todos foi içada este Domingo, passando a ser uma praia acessível para todos mas com principal importância para os portadores de deficiência. É para já a única no concelho e das poucas praias fluviais do distrito e merecer esta distinção por parte do Instituto Nacional de Reabilitação. Segundo Aristides Gonçalves, Presidente da Junta de Avô, “ isto é fruto de um trabalho conjunto entre autarquia e Junta de freguesia, depois da realização das obras necessárias e posterior candidatura”. Também o Presidente da Câmara Municipal Prof. Mário Alves, destacou a importância desta praia dar agora condições para que todos, mesmo todos, possam usufruir deste espaço”. Acrescentou ainda que “ é objectivo também candidatar futuramente outras praias do concelho a este galardão”. Durante a tarde decorreu a Animação das Praias Fluviais que a Boa Nova tem vindo a realizar, com a participação dos Grupos Cotovias de Alvôco e da Tuna Penalvense com a presença de muita gente, embora alguns a preferirem os banhos.
in - www.radioboanova.com
E no Concelho de Seia?
Quantas praias fluviais são acessiveis para TODOS?
Quantas têm bandeira azul?
Responda o leitor se souber...
23/08/2009
SACANAS SEM LEI
No primeiro ano da ocupação de França pelos alemães, Shosanna Dreyfus testemunha a execução da sua família pela mão do Coronel Nazi Hans Landa. Shosanna escapa por pouco, fugindo para Paris onde falsifica uma nova identidade como proprietária e operadora de um cinema. Noutro local da Europa, o Tenente Aldo Raine organiza um grupo de judeus americanos, soldados, para executar investidas rápidas e chocantes de retribuição. Conhecidos pelos seus inimigos como "os sacanas", o bando de Raine une-se à actriz e agente infiltrada alemã Bridget von Hammersmark numa missão para destruir os lideres do Terceiro Reich. O destino de todos eles converge sob um letreiro de cinema, onde Shosanna está determinada em criar o seu próprio plano de vingança...
Realização:
Quentin Tarantino
Interpretação:
Brad Pitt,
Mike Myers,
Samuel L. Jackson,
Samm Levine,
Eli Roth,
Diane Kruger
Argumento:
Quentin Tarantino
Quentin Tarantino
Interpretação:
Brad Pitt,
Mike Myers,
Samuel L. Jackson,
Samm Levine,
Eli Roth,
Diane Kruger
Argumento:
Quentin Tarantino
TRAILER do filme:
Subida do desemprego vai entupir centros de emprego?
Não há empregos. Procura-se e não se encontra. Para os jovens, sucedem-se os contratos a prazo que nunca se transformam em mais. Os adultos vivem entre um emprego barato e a reforma ainda longe. "Velho demais para trabalhar, mas novo demais para a reforma", repete-se aos desempregados com mais de 40 anos.A sensação de cair no desemprego começa a ser vivida por cada vez mais pessoas. Os dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que o emprego está a retrair-se desde o terceiro trimestre de 2008, mas caiu a pique desde o início de 2009. E continua. Num ano, perderam-se mais de 150 mil postos de trabalho.
Continue a ler Aqui
Tony Carreira levou milhares de pessoas a Oliveira do Hospital
Fui hoje pela primeira vez assistir a um concerto de Tony Carreira aqui na vizinha e amiga cidade de Oliveira do Hospital. O Parque do Mandanelho (com capacidade para 20.000 px) foi pequeno para acolher as milhares de pessoas que ali se deslocaram de todo o País para verem ao vivo o cantor e a sua banda. Segundo fonte próxima os alojamentos existentes no Concelho encontravam-se esgotados. O comércio da restauração não teve "mãos a medir" para servir tantos visitantes. No final era unanime a satisfação de quem ali se deslocou. PARABÉNS AO MUNICIPIO DE OLIVEIRA DO HOSPITAL e aos seus parceiros pela organização e pelas iniciativas que vai desenvolvendo ao longo de todo o Verão.
21/08/2009
A defender as cores do Concelho de Seia desde sempre e em diversas áreas
Sempre tive um passado ligado ao desporto, nomeadamente ao futebol. Iniciei a minha carreira nos infantis do S. Romão no campeonato nacional, onde defrontei equipas como o FCPorto, o Sporting, o Benfica e outras de renome. Nessa altura com apenas 11 anos de idade, era guarda-redes. Passado esse tempo e até à carreira nos juniores do União Desportiva de Seia, fiz parte da equipa de futebol de 5 da escola secundária de Seia, onde obtive 2 titulos de campeão distrital e um de campeão nacional. Já com os meus 17 anos ingressei nos juniores do Seia, na altura treinados pelo Terencio que é o pai de Cicero, jogador que o Braga vendeu ao Dinamo de Moscovo no passado ano. Hoje descobri esta fotografia nos meus arquivos e vou agora fazer um teste à minha memória a ver se ainda me lembro do nome de todos os meus colegas. Então cá vai: Em cima da esquerda para a direita: João Paulo, Terencio, Chico "massagista", Bruno, Gomes, Nelson, José Miguel, José António, Marcelino, Fernando.
Em baixo da esquerda para a direita: Pedro, Miguel "rebuçados", Jorge, Filipe, Pescadinha, Carlos, Nuno, Luis Silva "Peixe".
Em baixo da esquerda para a direita: Pedro, Miguel "rebuçados", Jorge, Filipe, Pescadinha, Carlos, Nuno, Luis Silva "Peixe".
20/08/2009
SAVING LUNA de Suzanne Chisholm and Michael Parfit
Este é mais um documentário que vai estar no Festival onde os "Ultimos Moinhos" também vão marcar presença já em Setembro. De referir que este filme já ganhou 22 "international awards".
Moínhos da Serra da Estrela "falados" em todo o País
No seguimento das noticias que vão saindo na comunicação social relativamente ao documentário "Os últimos moínhos", encomendei um estudo (cliping) à CISION que é nada mais nada menos líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social. Esta empresa além de outros estudos, avalia a imagem e reputação dos projectos através dos conteúdos mediáticos e do seu reflexo na opinião pública.
Os resultados apurados são os seguintes:
::OS ÚLTIMOS MOINHOSOS ÚLTIMOS MOINHOS
Moinhos portugueses - Forças do desenvolvimento rural Eles foram durante gerações elemento intrínseco à paisagem portuguesa, às economias locais.In Café Portugal.net- 21-06-2009
Figueiró da Serra assistiu à ante-estreia de "Os Últimos Moinhos" Realizou-se no passado sábado, dia 30 de Maio, a ante-estreia do filme/documentário "Os Últimos Moinhos".In Porta da Estrela.com- 12-06-2009
«Os Últimos Moinhos» antestreia em Figueiró da Serra In Terras da Beira- 11-06-2009
Luís Silva Entrevista a Luís Silva, realizador do documentário "Os últimos moinhos".In Antena 1 - Portugal em Directo- 03-06-2009
Documentário sobre moinhos exibido em Figueiró da Serra In Nova Guarda- 03-06-2009
«Os últimos moinhos»: Retrato de uma arte em vias de extinção O documentário Os últimos moinhos revela a realidade dos moinhos nacionais, uma arte que tem vindo a ser abandonada.In Café Portugal.net- 01-06-2009
«Os últimos moinhos»: Retrato de uma arte em vias de extinção O documentário Os últimos moinhos revela a realidade dos moinhos nacionais, uma arte que tem vindo a ser abandonada.In Café Portugal.net- 30-05-2009
Documentário retrata "Os últimos moinhos" In Diário de Coimbra- 30-05-2009
Propostas culturais Propostas culturais: - peça "Onde Vamos Morar, na Guarda; - 31º aniversário do grupo típico de Ançã; - termina amanhã a exposição patente na Biblioteca Municipal D.In Antena 1 - Portugal em Directo- 29-05-2009
Figueiró da Serra recebe antestreia de "Os últimos moinhos" 29-05-2009 16:47 O documentário "Os últimos moinhos", realizado por Luís Silva, vai ser exibido amanhã, em antestreia, na Quinta do Adamastor, pelas 14h00, em Figueiró da Serra, concelho de Gouveia.In Porta da Estrela.com- 29-05-2009
Os últimos moinhos em antestreia In Diário As Beiras- 27-05-2009
Propostas culturais Propostas culturais: - Jazz ao Centro, em Coimbra; - exposição no Posto de Turismo de Seia; - semana cultural em São Romão; - Feira do Livro e do Brinquedo, em Seia; - 3ª Mostra Gastronómica do Sabugueiro; - ciclo Trofaut, no espaço Fnac em Coimbra; - festival de música de Alcobaça; - 10º festival de teatro jovem em Viseu; - IV Encontro de Comunicação e Design Multimédia, na ESEC.In Antena 1 - Portugal em Directo- 26-05-2009
Apresentação de documentário "Os últimos moinhos" Gouveia Está marcada para as 14.In Jornal A Guarda.com- 25-05-2009
Moinhos da Região Centro imortalizados em documentário In Diário de Viseu- 15-05-2009
Luís Silva apresenta o documentário "Os Últimos Moínhos" Comemorou-se no passado dia 7 de Abril o Dia Nacional dos Moínhos.In Porta da Estrela.com- 09-04-2009
Dia Nacional dos Moinhos Hoje assinala-se o Dia Nacional dos Moinhos, daqui a pouco vamos a Oliveira de Azeméis para uma entrevista sobre esta temática.In Antena 1 - Portugal em Directo- 07-04-2009
Documentário "Os últimos moinhos" com rodagem na zona de Viseu In Diário de Viseu- 06-02-2009
Moinhos em vias de extinção In Correio da Manhã - Domingo- 01-02-2009
Viagem pelos blogues do Concelho
Começo esta rubrica com a indicação para um dos blogues existentes em Loriga, terra de muito boa gente onde tenho imensos amigos e que visito com alguma regularidade. Aconselho a visita ao blogue e claro à nossa "Suiça Portuguesa".
19/08/2009
GLORIOSO esta 6.ª feira em Oliveira do Hospital
"Realiza-se esta Sexta-feira, 21 de Agosto, pelas 20h30mn, no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital um encontro de Futsal entre as equipas séniores masculinas do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (F.C.O.H.) e do Tri-Campeão Nacional, Sport Lisboa e Benfica. Depois do sucesso de há um ano, a equipa do Benfica regressa novamente a Oliveira do Hospital para abrilhantar a apresentação da equipa oliveirense para a época 2009/2010.Ricardinho, um dos melhores jogadores do mundo, Pedro Costa, Bebé, Gonçalo Dias, Arnaldo, Zé Maria, César Paulo e as mais recentes aquisições Joel Queirós e Davi farão parte da equipa do Benfica que se apresentará a jogo.Como tal, é este um jogo que não deve perder."
18/08/2009
Up - Altamente
A NÃO PERDER...
Depois de se estrear na realização com o filme "Monstros e Companhia", vencedor do Óscar de melhor canção original em 2002 (e nomeado para melhor filme de animação), o criativo Pete Docter regressa com uma nova comédia de aventuras, concebida igualmente pelos estúdios de animação Disney/Pixar. Carl Fredricksen (voz de Edward Asner), um viúvo de 78 anos, é um vendedor de balões reformado prestes a realizar o sonho da sua vida e fazer voar a sua casa com milhares de balões para explorar as florestas da América do Sul. Mas, sem dar por isso, leva consigo um viajante clandestino: Russel (Jordan Nagai), um delicioso explorador de 8 anos, que leu todos os livros que havia para ler e sabe tudo o que há para saber sobre a Natureza, e que é o maior pesadelo de Carl. Sem alternativa possível, Carl resigna-se e juntos viverão muitas aventuras na floresta Amazónica. "Up" abriu o 62.º Festival de Cinema de Cannes, sendo a primeira animação na História a ter esse privilégio.
VEJA O TRAILLER
16/08/2009
15/08/2009
BARRIOSA CONVIDA
"Na freguesia de Vide no Concelho de Seia, existe uma das mais maravilhosas aldeias daquela região, a Barriosa, não só pelas suas paisagens, zona balnear, mas tambem pelas suas famosas festas em honra de Santo António que se realiza no 3º Domingo de Agosto, e este ano começou a partir de hoje dia 13 a já famosa festa que se prolongará até Segunda Feira dia 17, pelo que durante estes dias teremos diáriamente aqui no Portal das Beiras, fotos e videos dos festejos".
Texto retirado de: http://www.portalbeiras.com/
Sr. Manuel daqui lhe envio um grande abraço para si e família, assim como desejo votos que a festa corra pelo melhor. Brevemente irei aí à Barriosa e à Vide. Já agora devo dizer-lhe que o St.º António fica muito bem com esse tom de fundo alaranjado:) BOA FESTA...
Roteiro GOURMET do Concelho de Seia
"Elaborado pelo Curso Técnico de Informação e Animação Turística.IDAT - Instituto para o Desenvolvimento da Actividade Turística.Este roteiro, que veêm na imagem a capa, foi apresentado o mês passado.Foram convidados todos os autarcas do concelho e dos concelhos vizinhos, entre outras individualidades e empresas da região.Está muito bem elaborado.Faz referência a vários produtos tradicionais da Serra da Estrela, assim como às empresas que os produzem.Começa em Seia, Loriga, Pedras Lavradas, Barriosa, S. Romão, Arrifana, Quinta da Bica, Quinta de Saes e finalmente Vila Chã.Em todos estes locais, pode provar, os mais variados produtos regionais, produzidos no nosso concelho.Só é pena o Municipio, não estar presente nem querer saber deste pequeno grande contibuto para a nossa Serra da Estrela. Este roteiro, ficaria muito bem ao lado dos folhetos existentes no posto de turismo.É por deixar, "escapar", estes pequenos nadas, que não conseguimos aproveitar tudo o que a Serra nos dá."
14/08/2009
HÁ CADA VEZ MAIS DESEMPREGO. PORTUGAL ESTÁ A BATER NO FUNDO. É URGENTE DEITAR A MÃO A ESTE FLAGELO
A taxa de desemprego voltou a subir em Portugal no 2º trimestre de 2009 e atingiu os 9,1%. Os dados foram divulgados há instantes pelo Instituto Nacional de Estatística. Em relação ao ano passado, a taxa de desemprego subiu 1,8%. Já em relação ao trimestre anterior, foi registado um aumento de 0,2%. A população desempregada foi estimada em 507,7 mil indivíduos, o que se traduz num crescimento de 23,9% em relação aos dados de 2008 e de 2,4% em relação ao trimestre anterior. O número de empregados diminuiu 2,9%, quando comparado com o mesmo trimestre de 2008, e 0,4%, relativamente ao trimestre anterior.
Este valor fica acima das previsões do Governo para o conjunto do ano (8,8 por cento).
Este valor fica acima das previsões do Governo para o conjunto do ano (8,8 por cento).
10/08/2009
Viseu - Feira de São Mateus 2009 (Antevisão com Jorge Carvalho)
Começa a 14 de Agosto a edição 617 da Feira de S. Mateus. Em entrevista à DÃO TV, Jorge Carvalho, Director da Expovis, fala-nos um pouco sobre o certame, que atrai milhares de pessoas a Viseu.link para a entrevista:
08/08/2009
Mais um torneio mais um troféu
Não é qualquer equipe que ganha ao colossal AC MILAN.
PARABÉNS BENFICA, OBRIGADO EUSÉBIO.
Morreu RAUL SOLNADO
A direcção clínica do hospital Santa Maria confirmou, esta manhã, a morte do actor Raul Solnado, na sequência de um quadro clínico cardio-vascular «muito complicado». O actor faleceu aos 79 anos.
A "HISTÓRIA DA SUA VIDA" CONTADA À SUA MANEIRA
19.10.1929/08.08.2009
07/08/2009
Desertificação: Portugal morto ou outro olhar do interior
Oleiros é um dos concelhos mais envelhecidos do país e da Europa. Terá cerca de 100 jovens para 400 idosos, segundo a especialista em Geografia Humana, Fernanda Cravidão, que aponta como casos idênticos Vila de Rei, Mação e Alcoutim. Para a professora da Universidade de Coimbra, uma escola reconvertida em capela mortuária representa «o Portugal morto materializado». «Tem essa carga simbólica. As escolas já estão a servir para centros de idosos, agora morgue é o fim da linha», exclama a especialista, com trabalho desenvolvido na área da geografia da morte. Porém, considera que se dramatiza demasiado e que a solução passa por olhar para o interior de outra forma, tirando «partido daquilo que temos». «Aquele discurso de povoar o interior, subsídios para casais e coisas desse tipo, é tudo muito bem intencionado, mas não resulta. A mobilidade do interior para o litoral é desde sempre. Esse é um discurso perdido», afirma. «Tentar levar para lá a população que saiu é contra-natura» Para Fernanda Cravidão, pretender levar para os concelhos do interior os índices demográficos de há 20 ou 30 anos é «uma utopia». «O mundo rural deve ser encarado de outra forma hoje, como espaço de lazer, turismo de cargas brandas e agricultura biológica», exemplificou, defendendo que as crianças devem ser levadas das escolas das cidades para saberem o que é um pinheiro e como se cultivam as batatas. «Tentar levar para lá a população que saiu é contra-natura», diz, referindo-se ao desenvolvimento de uma sociedade industrializada, consumista e globalizada, que não está disposta a abdicar de um modo de vida onde tudo é de acesso fácil. «O censo de 2011 o que nos vai mostrar é uma diminuição da população e julgo que também vai mostrar que continuam a desaparecer pequenas aldeias em favor da capitalização de muitas sedes de concelho», antecipa.
E as causas do despovoamento? No mesmo sentido, antevê um envelhecimento cada vez maior, «sobretudo nesses concelhos: Oleiros, Mação, Sertã e um aumento das sedes de concelho devido a um efeito de sucção das áreas à volta». «Oleiros, sede de concelho, poderá ter perdido menos habitantes ou estabilizado nos últimos anos, mas à custa de uma certa sucção das áreas envolventes. Terá lugares que terão menos 50 por cento da população», indica. As causas do despovoamento são remotas. Dificilmente um país de reduzidas dimensões e fracos recursos passaria incólume por uma vaga de emigração para a Europa e uma guerra colonial, a que se sobrepôs uma mobilidade para o litoral, nos anos 60, que ainda não parou. Concelho perdeu 14 por cento da população A criação de universidades e institutos politécnicos no interior do país, a seguir ao 25 de Abril, travou um pouco a perda de população em Castelo Branco, Covilhã, Vila Real, Montalegre, Viseu e Bragança, bem como o regresso de pessoas das ex-colónias. A investigadora admite que, tal como os outros, o concelho de Oleiros terá perdido população desde os anos 50/60. «Tudo leva a crer que a população no concelho seja menor em 2009 do que em 2001», refere, acrescentando: «Esses concelhos perdem população, não porque as pessoas se vão embora - porque já não há gente para sair -, mas porque os idosos morrem.» Em 2001, o concelho tinha 6.677 habitantes. A estimativa publicada em Março de 2008 apontava para 6.552. Entre 1991 e 2001, perdeu 14 por cento da população (mais de mil pessoas). No mesmo período, os concelhos que registaram maiores perdas foram São Vicente (19,5 por cento), Boticas (19,1), Penamacor (18,0), Alcoutim e Montalegre (17,5), Gavião e Vila Velha de Ródão (17,4), Carrazeda de Ansiães (17,2), Vinhais (16,4), Meda, Almeida e Mação (16,1), Castanheira de Pêra (16,0) e Vimioso (15,9), segundo dados cedidos à Lusa pelo professor João Luís Fernandes, da Universidade de Coimbra.
in - http://diario.iol.pt/sociedade/desertificacao-interior-idosos-oleiros-envelhecimento-tvi24/1053099-4071.html
E as causas do despovoamento? No mesmo sentido, antevê um envelhecimento cada vez maior, «sobretudo nesses concelhos: Oleiros, Mação, Sertã e um aumento das sedes de concelho devido a um efeito de sucção das áreas à volta». «Oleiros, sede de concelho, poderá ter perdido menos habitantes ou estabilizado nos últimos anos, mas à custa de uma certa sucção das áreas envolventes. Terá lugares que terão menos 50 por cento da população», indica. As causas do despovoamento são remotas. Dificilmente um país de reduzidas dimensões e fracos recursos passaria incólume por uma vaga de emigração para a Europa e uma guerra colonial, a que se sobrepôs uma mobilidade para o litoral, nos anos 60, que ainda não parou. Concelho perdeu 14 por cento da população A criação de universidades e institutos politécnicos no interior do país, a seguir ao 25 de Abril, travou um pouco a perda de população em Castelo Branco, Covilhã, Vila Real, Montalegre, Viseu e Bragança, bem como o regresso de pessoas das ex-colónias. A investigadora admite que, tal como os outros, o concelho de Oleiros terá perdido população desde os anos 50/60. «Tudo leva a crer que a população no concelho seja menor em 2009 do que em 2001», refere, acrescentando: «Esses concelhos perdem população, não porque as pessoas se vão embora - porque já não há gente para sair -, mas porque os idosos morrem.» Em 2001, o concelho tinha 6.677 habitantes. A estimativa publicada em Março de 2008 apontava para 6.552. Entre 1991 e 2001, perdeu 14 por cento da população (mais de mil pessoas). No mesmo período, os concelhos que registaram maiores perdas foram São Vicente (19,5 por cento), Boticas (19,1), Penamacor (18,0), Alcoutim e Montalegre (17,5), Gavião e Vila Velha de Ródão (17,4), Carrazeda de Ansiães (17,2), Vinhais (16,4), Meda, Almeida e Mação (16,1), Castanheira de Pêra (16,0) e Vimioso (15,9), segundo dados cedidos à Lusa pelo professor João Luís Fernandes, da Universidade de Coimbra.
in - http://diario.iol.pt/sociedade/desertificacao-interior-idosos-oleiros-envelhecimento-tvi24/1053099-4071.html
Imagens únicas do 1.º de Maio de 1974 em Almada
A conversa surgiu espontaneamente ao jantar.
Estava eu com um grupo de 12 pessoas entre crianças, jovens e adultos quando de repente o "amigo" Gabriel Quaresma me começou a falar do seu gosto pela fotografia e pelo video. Este homem faz a manutenção da televisão on line http://www.sultv.tv/ e mantem os sites http://www.cibersul.org/ e http://www.cibersul.info/ . Há imensas curiosidades que podemos observar nos seus sites que são ao mesmo tempo autenticos arquivos da história.
Aconselho uma visita aos mesmos e deixo-vos o link com um filme com fotografias e video inéditas do 1.º de Maio de 1974 em Almada para ver em: http://213.228.151.16/sultv/25abril.html
05/08/2009
Estou a concorrer com filmes deste género
Isto é mais que um sonho.
Deixo-vos um exemplo dos filmes que estão a concurso:
Deixo-vos um exemplo dos filmes que estão a concurso:
WILD BALKANS BY MICHAEL SHLAMBERGER
is a journey of discovery deep into the earth of Europe , to some of of its best guarded secrets. The landscape is still untouched and in it are wild animals that have all but vanished from the rest of Europe...
ou então este:
tHE fUTURE OF fOOD By Deborah Koons Gracia - Canadá
E mais este:
BARAKA
04/08/2009
02/08/2009
MUSEU DO PÃO. Exposição temporária sobre moínhos de Portugal
Está a decorrer no espaço exterior do Museu do Pão uma exposição sobre moínhos em Portugal. Desde moinhos de vento passando pelos moinhos de água e rodizio podemos ver em fotografias gigantes vários exemplares que existem no nosso País. Curioso...que não existe nenhum do Distrito da Guarda. Vale a pena a visita à exposição e claro, ao Museu do Pão.
Subscrever:
Mensagens (Atom)