28/03/2011

FALECEU o Presidente da Junta de Freguesia de Seia

O presidente da Junta de Freguesia de Seia, Alberto José Camelo Figueiredo, faleceu hoje vítima de doença prolongada. O autarca, de 60 anos, que geria os destinos da Junta da sede do Concelho desde o ano de 2001, estava internado há três semanas no Hospital da Guarda e era irmão do Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo.
in: http://portadaestrela.com

Cabeça, Freguesia do Concelho de Seia, recebe dia 16 o XI Encontro de Grupos de Cantares da Amenta das Almas


A concentração realiza-se no Largo da Malhada, junto à Igreja, no centro da povoação de Cabeça. Do programa consta a actuação de cada grupo em separado e o encerramento com todos os grupos em simultâneo interpretando "a Mãe Dolorosa".

Estamos determinados em não deixar morrer esta tradição, para que não desapareça o que resta da cultura e dos costumes genuínos dos nossos antepassados. Entendemos que estes Encontros estimulam a responsabilidade de todos. Não basta cantar separadamente na aldeia, na vila ou na cidade de cada um. Estes Encontros mostram que as nossas terras estão vivas, projectando-as culturalmente.

Com todo o gosto, vamos realizar o XI Encontro. Os grupos de Seia, Carragozela, Vila Cova e Loriga já estão convocados. Tudo faremos para receber os Grupos condignamente. Esperamos que ninguém falte. Agradecemos confirmação até ao próximo dia 1 de Abril.

Acompanhe tudo sobre o Encontro em: http://cabecaweb.blogspot.com/

27/03/2011

O 1º Filme a cores da Câmara Municipal de Lisboa

1947-. ESTAVAMOS NO RESCALDO DA VITÓRIA DOS ALIADOS E NA DERROTA DOS NAZIS E FASCISTAS. SALAZAR, EM DIFICULDADES, RESPONDE À SUA MANEIRA. LOPES RIBEIRO E LEITÃO DE BARROS, INTELECTUAIS DO REGIME,DESENHARAM, COM RIGOR, O SENTIDO ÚLTIMO DO REGIME..O Cortejo Histórico de Lisboa, 1947 - 1º Filme a cores da Câmara Municipal de Lisboa.

Na tribuna, além de Carmona (PR) e Salazar(PM) estava EVA PERON

O Cortejo Histórico de Lisboa em 1947 (CML) from Gonçalo Ramos Ferreira on Vimeo.


Angolano investe 10 milhões de euros em Gouveia em projecto de agro-turismo

Chama-se Mãe d`Água, é o mais recente projecto agro-turístico em Gouveia, um hotel rural com capacidade para 10 quartos, a que se juntam uma queijaria e uma adega. Luís Gonçalves, cidadão angolano, promotor deste projecto na cidade beirã, revelou que será um investimento de 10 milhões de euros. Em declarações proferidas aos meios de comunicação, queixou-se da demasiada burocracia em Portugal para implantar um projecto desta envergadura. De reaçar que este hotel está numa àrea de cerca de 52 hectares envolvendo as freguesias de Vinhó e S. Julião. O projecto passa ainda por produzir azeite e vinhos de qualidade para mercados nórdicos.

in - http://ojornaloherminio.blogspot.com/

Teaser das filmagens do dia na Covilhã

Aniversário da RADIO BOA NOVA. 25 anos

Fui hoje ao jantar de aniversário dos 25 anos da Radio Boa Nova. Uma festa muito bem organizada onde estiveram presentes 150 pessoas e dois convidados muito especias. Carlos Daniel da RTP e Fernando Alves da TSF. Ambos proferiram palavras á altura das comemorações e encheram-me o ego só de os ouvir. Parabéns á Radio Boa Nova e a toda a sua equipe. Visite o site emhttp://radioboanova.com/

24/03/2011

HORA DO PLANETA 2011. 26 de Março às 20H30.

Apagar as luzes por uma hora - a Hora do Planeta - é, não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas. A Hora do Planeta 2011 leva esta acção simbólica ainda mais longe e desafia-o a lembrar-se do planeta e das suas necessidades todas as horas do ano. Marque já na sua agenda: HORA DO PLANETA 2011, a 26 de Março de 2011, às 20H30.

Porquê apagar as luzes?

Antes de mais há que ter consciência que este apagar de luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas. A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.

Assim, apagar as luzes:

  • É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo acções de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas;
  • É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
  • É um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.

Em 2010, e após três anos de edição, a Hora do Planeta obteve a maior participação voluntária de sempre. Atingiu um recorde de 128 países e territórios, dos quais 24 cidades e duas vilas portuguesas, que se juntaram nesta exibição global a favor do planeta.

Edifícios e monumentos icónicos de todo o mundo (da Ásia ao Pacífico passando pela Europa e África e ainda Américas) ficaram às escuras para iluminar esta ideia. Pessoas de todo o mundo e de todas as esferas da vida social desligaram em uníssono as luzes e uniram-se nesta celebração e contemplação da única coisa que temos em comum: o Planeta Terra.

Portugal junta-se pelo terceiro ano consecutivo a este movimento, que este ano desafia todos a um compromisso que “Vá Além Desta Hora Na Luta Contra as Alterações Climáticas”, apelando a que, quando as luzes forem novamente acesas, reflicta sobre o que pode fazer para ajudar a marcar a diferença.

HORA DO PLANETA 2011
Sábado, 26 de Março

Apague as luzes e ilumine esta ideia por um Planeta Vivo.
Vá além desta hora na luta contra as alterações climáticas!

SAIBA MAIS EM: http://www.wwf.pt/

22/03/2011

MORREU ARTUR AGOSTINHO

Artur Fernandes Agostinho morreu esta terça-feira. O jornalista tinha 90 anos. Jornalista desportivo, locutor de rádio, apresentador de televisão e actor, Artur Fernandes Agostinho nasceu a 25 de Dezembro de 1920, em Lisboa.O premiado actor português participou nos filmes Cais do Sodré (1946), O Leão da Estrela (1947), Capas Negras (1947), Cantiga da Rua (1950), Sonhar é Fácil (1951), O Tarzan do 5.ºEsquerdo (1958), Dois Dias no Paraíso (1958), O Testamento do Senhor Napumoceno (1997), A Sombra dos Abutres (1998) e Perfeito Coração (2009).Em Dezembro, foi agraciado por Cavaco Silva com a Comenda da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém.Artur Agostinho apresentou o primeiro concurso da televisão portuguesa, o "Quem Sabe, Sabe", e participou em programas como "O Senhor que se Segue", "No Tempo Em Que Você Nasceu" e "Curto-Circuito" e ainda nas séries e telenovelas.Fez também parte do departamento desportivo da Rádio Renascença, nos anos 80 do Século XX, depois de ter sido um dos mais brilhantes relatores desportivos de sempre aos microfones da Emissora Nacional de Radiodifusão.Foi proprietário de uma agência de publicidade, a Sonarte, e jornalista. Dirigiu o diário desportivo Record, entre 1963 e 1974, tendo regressado ao jornal como colunista e patrono do prémio destinado a premiar o desportista do ano, em 2005. Entretanto, foi também director do Jornal do Sporting.

19/03/2011

BANDA SONORA PARA O DOCUMENTÁRIO já tem um voluntário

Já temos um voluntário.
David Fidalgo, natural de Paranhos da Beira voluntariou-se para fazer a banda sonora do Documentário. Cumpre-se assim mais uma missão que é o filme ser produzido e realizado por gente beirã. Desde o realizador, passando pela voz-off, pela jornalista, pelo reporter fotográfico e pela musica, todos são da região.
Siga o site de David Fidalgo em: http://www.myspace.com/damaropt/music
VEJA UM VIDEO DE DAVID FIDALGO EM ACTUAÇÃO:

18/03/2011

CONEXÃO estreia na RTP 1

Minissérie baseada numa reportagem dum jornalista da RTP, que revela as ligações de narcotráfico entre o Norte de Portugal e a Galiza, é exibida este fim de semana.

BANDA SONORA DO DOCUMENTÁRIO LANIFICIOS.DOC. PARTICIPE

LANÇO AQUI O DESAFIO a quem queira fazer a banda sonora do filme LANIFICIOS.DOC que está aberta essa possibilidade. Para tal basta enviar um e´mail para lanificiosdoc@gmail.com para trocarmos umas impressões. FAÇA PARTE DESTE PROJECTO e colabore. A sua música pode chegar a vários pontos do País e do Estrangeiro através do filme.

acompanhe o filme em:http://lanificiosdoc.blogspot.com/


15/03/2011

"O documentário não tem cumprido com o seu papel de intervenção política"

O documentário não tem cumprido com o seu papel de intervenção política e é «urgente» relembrar a sua «força», numa altura de «grande conturbação política e social», frisa a programadora da mostra Panorama, apresentado hoje.

Em declarações à agência Lusa, Inês Sapeta Dias antecipou um pouco do Panorama - 5ª Mostra do Documentário Português, que vai decorrer de 1 a 10 de Abril e cujo programa foi apresentado hoje no Cinema São Jorge, em Lisboa, onde decorrerá o evento.

«Os documentários, e o cinema em geral, são cada vez menos politizados, menos assumidos», lamenta a programadora, vincando que este é «o ano certo» para se fazer a pergunta de fundo do Panorama deste ano – «Como se relaciona o documentário português com o mundo de hoje?» –, até «pelo que se está a viver neste momento, a nível social, em Portugal». O documentário, realça, «não tem mantido» uma intervenção política e, portanto, é «urgente relembrar que o documentário tem, pode ter, esse papel», porque é «nos momentos de grande conturbação política e social» que «o documentário se torna o género cinematográfico por excelência», sustenta Inês Sapeta Dias. A organização do Panorama considera que «é urgente perguntar ao documentário que armas tem e que armas utiliza para alterar e questionar o mundo onde aparece». Na programação central da mostra estão previstas algumas estreias, nomeadamente «Emboscada por Dez Lados», de Vítor Jorge Alves (2010), «Golden Dawn», de Salomé Lamas (2010), «IP3», de José Costa Barbosa (2010), «A Banana do Pico», de Luís Bicudo (2010), e «Cátia Sofia», de Miguel Clara Vasconcelos (2010). Já a rubrica «Percursos no Documentário Português» propõe a revisitação do cinema no pós-Abril, durante o PREC (Processo Revolucionário Em Curso), período em que há um cinema «em cima do momento de mudança». «São filmes feitos muito a quente, em que se sente uma urgência enorme, não só de tratar o que está a acontecer, de ir para a rua filmar os vários acontecimentos, (…) mas também de querer ser acontecimento, querer acompanhar e ser mudança. São filmes muito implicados politicamente e interventivos, que querem não só documentar, mas também alterar o rumo das coisas», analisa Inês Sapeta Dias. A preocupação dos documentaristas daquela época não está em «servir uma ideia de ficção, muito facilmente controlável por uma ideologia ou por um Estado», mas em «filmar a realidade e isso ser, para eles, uma forma de resistência e de intervenção». A sessão de abertura caberá a «Cenas da Luta de Classes em Portugal», de Philip Spinelli e Robert Kramer (1976), e ao longo da mostra estão previstos vários debates com os realizadores.

Conheça toda a programação em www.panorama.org.pt.

O Sr. Zé é que sabe

Com o elevado preço e com a falta de combustível no País, qualquer dia fazemos como o Sr. Zé. Passamos a andar de cavalo, até porque a palha está mais barata que o gasóleo e é um meio de transporte que não é tão poluente:) O bolso e o ambiente agradecem.

Um abraço para si amigo Zé:)))

O Regresso dos Estrumpfes

Antes conhecíamo-los como Estrumpfes, agora preparam-se para chegar aos ecrãs de todo o mundo como Smurfs, em cruzamento de imagem real e animação por computador. O trailer mais completo acaba de chegar à internet.

Na Idade Média, o pérfido feiticeiro Gargamel (Hank Azaria) e o seu gato Azrael descobrem a aldeia dos diminutos seres azuis conhecidos como Smurfs e perseguem-nos até à floresta. Um deles entra numa caverna proibida e alguns dos outros Smurfs seguem-nos, contra os avisos do mais velho e sábio de todos. Como a lua está azul, surge um portal mágico na caverna que os transporta até Nova Iorque na actualidade, seguidos por Gargamel. Os Smurfs acabam por refugiar-se com um casal (Neil Patrick Harris e Jayma Mays) e tentam encontrar uma forma de regressar à sua aldeia antes de Gargamel os encontrar.

Raja Gosnell, realizador de filmes como «Chihuahua de Beverly Hills», «Todos ao Monte» e «O Agente Disfarçado») é o responsável por esta adaptação ao cinema da incontornável série de BD «Os Estrumpfes», que cruzará animação com imagem real e que adoptará agora em Portugal o nome pela qual é conhecida nos EUA, os Smurfs. Gosnell já tem experiência nesse campo, tendo assinado os dois filmes protagonizados por Scooby-Doo, que assentavam no mesmo princípio.

Criados pelo belga Peyo em 1958, os «Schtroumpfs» são um povo de seres pequeninos e azuis, que surgiram numa história da série de BD medieval «Johan et Pirlouit» («João e Pirulito» em Portugal), mas rapidamente se autonomizariam na sua própria colecção. O sucesso foi, desde logo, esmagador, e trouxe atrás de si uma imensidão de produtos derivados, incluindo uma série de animação produzida nos EUA pelo estúdio Hanna-Barbera, que, estreada em 1981 e com um total de nove temporadas, imortalizaria os Smurfs no imaginário norte-americano.

«Os Smurfs» estreia nos EUA a 3 Agosto de 2011 e em Portugal a 11 do mesmo mês.

in: http://cinema.sapo.pt

09/03/2011

Vinho, mel e artesanato

São as riquezas da nossa região a par do azeite, do pão, do queijo, dos enchidos, enfim, somos uma região bastante rica ao nível dos recursos agrícolas, temos é de os saber aproveitar pois temos aqui muito para dar a quem nos visita.

04/03/2011

Inauguração de Exposição em Oliveira do Hospital,dia 8 de Março


saiba mais em:

FEIRA DE ARTE. ESCOLAS DE SEIA


Feira de Arte:
“Arte: O Único Sentido”

Local: Escola Secundária de Seia
Data: 12/03/2011
Organização: Turma do 12º Ano de Artes Visuais
...Intervenientes: Turma e convidados (participantes)
Público: População em geral
Hora: Das 11:00h - 18:00h - 21:30h
Workshops – Inscrições limitadas, 20 inscrições por workshop
Podem ser realizadas por e-mail através de artesvisuais12E@hotmail.com, basta enviar o nome e os workshops em que pretende participar.
Programa:
11:00h – Abertura da feira
11:30h – Workshop de Escultura e Workshop de Fotografia
12:30h – Actuação do Rancho Folclórico da Casa de Santa Isabel
13:00h – Pausa para almoço com serviço de restauração e actuação da Tuna da Escola Superior de Turismo
15:00h – Workshop de Música Electroacústica e Workshop de Literatura
16:00h – Actuação do Grupo de Ginástica de São Romão
16:30h – Workshop de Dança e Workshop de Pintura
18:00h – Encerramento da feira
Serviço de bar, realização de quermesse e venda de produtos artesanais e não só no decorrer da feira.

21:30h – Encerramento do Projecto com o Espectáculo “Arte: O Único Sentido”
Com o objectivo de abrir portas à sociedade para a arte, os alunos do 12º ano de Artes Visuais da Escola Secundária de Seia, proporcionam-lhe uma viagem sonora e visual ao mundo artístico.
No decorrer do mesmo, poderão assistir a actuações como dança, música, teatro, entre outros.
A Arte espera por si.
Participe e colabore.

01/03/2011

IV Encontro de blogues na Serra da Estrela. Debate "A blogosfera vs facebook"; caminhada entre socalcos e moínhos e...muito mais

Depois de 2 encontros em Seia e outro no Sabugueiro chega agora a vez de Loriga que é provavelmente a Freguesia onde existem mais utilizadores de blogues e FB no Concelho de Seia.
O Programa é o que consta no cartaz.
O debate será na Sede da Sociedade Recreativa e Musical Loriguense, Solar da Redondinha.
O valor a pagar relativo ao almoço, será comunicado alguns dias antes do dia 4 de Junho, para que seja efectuada a transferência e assim confirmar a inscrição de cada participante, podendo levar acompanhantes, devendo para o efeito fazer a inscrição com o mesmo "nome" do blog/facebook, na ficha de inscrição. A visita à padaria é só para os participantes e acompanhantes do encontro. Os internautas, não pagam a participação na caminhada, a não ser que pretendam ajudar a instituição.

A caminhada é aberta a toda a população, sendo a totalidade do valor pago pelos participantes, entregue à Sociedade Recreativa e Musical Loriguense.
Link p/ mais pormenores sobre a caminhada.
Inscrições para a caminhada: lanificios.doc@gmail.com.
Referir apenas 1º e ultimo nome, localidade e mail de contacto, para comunicar a forma de pagamento.