29/07/2011

LANIFICIOS.DOC finalizado

LANIFICIOS.DOC. Já tenho o filme final. Está simplesmente BRILHANTE. Excelente trabalho de BILL SILVA na pós-produção. Falta apenas ultimar uns pormenores no entanto o Bill Silva foi hoje internado devido a um problema de saúde e para ele deixo aqui votos de rápidas melhoras.

27/07/2011

CineEco - Festival de Cinema Ambiental regressa com estrutura renovada

O CineEco está de volta para a sua 17ª edição, um regresso assinalado por uma nova etapa na sua existência. O Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela é organizado pela Câmara e pela Empresa Municipal de Cultura e Recreio de Seia e, a partir deste ano, é feito em co-produção com a associação Zero em Comportamento (organizadora do IndieLisboa), apresentando-se totalmente reestruturado. Depois de ter sido percursor na área do cinema ambiental, o CineEco apresenta uma estrutura renovada, apostando numa linha de programação diferente, distribuída por novas secções, novas categorias de júris e prémios.

O festival terá um site totalmente modificado e uma página de facebook mais activa e dinâmica, de forma a disponibilizar toda a informação aos seus espectadores.

O CineEco tem como principal objectivo a divulgação de valores naturais e ecológicos, através
do cinema e actividades culturais, abordando temáticas tão actuais como as da biodiversidade, sustentabilidade, energias renováveis, requalificação urbana, alimentação biológica ou compromissos ambientais, sempre numa perspectiva abrangente.

O festival pretende dar a descobrir um conjunto de cerca de 60 longas e curtas metragens, repartidas entre várias secções: Competição Internacional, que integra longas e curtas metragens de ficção, animação, documentário ou experimentais, acabadas no próprio ano ou no ano anterior à realização do festival; Competição Lusófona, curtas e longas metragens provenientes de paises lusófonos (Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), de ficção, animação, documentário ou experimentais, acabadas no próprio ano ou no ano anterior à realização do festival; Panorama, uma secção que mostra alguns dos melhores filmes do ano do cinema mundial; Secção infanto-juvenil, que é composta por filmes dedicados aos mais novos, com sessões para escolas e famílias; Sessões especiais, que poderão incluir antestreias, filmes-concerto, entre outros e haverá ainda um ciclo dedicado ao Ano Internacional da Floresta.

Local de descoberta e de reflexão, o CineEco apresenta, também, a par da programação de cinema, um conjunto de actividades paralelas, como é o caso de masterclasses, workshops e conferências sobre temas relacionados com o ambiente e o cinema.

As inscrições de filmes já se encontram abertas e decorrem até dia 15 de Agosto.

A 17ª edição do CineEco decorre entre 8 e 15 de Outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela.

Comunicado de imprensa

21/07/2011

Sai da frente Guedes que até a barraca abana



PARABÉNS GENTE DE SEIA

Um excelente trabalho de som e imagem produzido por GENTE DE SEIA. Parabéns aos produtores e á banda de Cury e Tó Zé, "The CURIMAKERS".

MINI-SAIA DEIXA BALOCAS (VIDE) SEM A SANTA MISSA. NO FINAL FOI SÓ MEIO ESTRAGO PORQUE O BAILE NÃO FOI SUSPENSO


Tudo aconteceu porque no cartaz das festas incluia uma fotografia da actuação de bailarinas de...MINI-SAIA. O pároco José Martinho não terá gostado do que viu e suspendeu a celebração da Santa Missa no entanto não se suspendeu o baile. Foi só meio estrago.

19/07/2011

Ciclos e festivais de música, teatro e cinema no Outono

Será promovido um festival denominado "Tricilo", terá lugar mais uma edição do ciclo de música contemporânea -- Síntese - e ainda um festival de música coral.A programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG) para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, vai incluir "vários ciclos e festivais" de música, teatro e cinema, anunciou na sexta-feira a direção. Segundo Américo Rodrigues, diretor artístico do TMG, que hoje apresentou a programação em conferência de imprensa, será promovido um festival denominado "Tricilo" (no âmbito da Rede 5 Sentidos), terá lugar mais uma
edição do ciclo de música contemporânea -- Síntese - e irá decorrer um festival de música coral. A programação também inclui, nos dias 18, 19 e 20 de novembro, a segunda edição dos "Encontros Cinematográficos", que reunirão cineastas, cinéfilos e programadores. "É um balão de ensaio para um dia termos um ciclo de cinema na Guarda", admitiu. Para 09 de setembro está agendado um espetáculo por um grupo da Mongólia, denominado Hulan Zund, que integra música, circo, dança e poesia.
Ainda na música, a 11 de Novembro terá lugar um espetáculo pelos monges tibetianos Tashi Lhunpo, que segundo aquele responsável "vêm da Índia e apresentam um espetáculo com músicas e danças tradicionais do Tibete". "É a primeira vez que na Guarda se realiza um concerto deste tipo de música", observou. Américo Rodrigues anunciou, ainda que, no plano musical, Carlos Mendes estará na Guarda no dia 15 de outubro, a cantora Áurea, a 22, e o cantor sírio Omar Souleyman, a 17 de dezembro.

17/07/2011

LANIFICIOS.doc

LANIFICIOS.doc. Mais uma semana e está pronto. Estou realizado com mais esta produção/realização.Grande trabalho de BILL SILVA na pós-produção. Sem apoios, com enormes despesas, mas acima de tudo é mais uma obra que ficará perpetuamente lembrada para as actuais e próximas gerações. UM FILME SOCIAL? Sem duvida e isso é o que mais me agrada, juntar a parte social ao cinema.

16/07/2011

Freguesias de Seia sem centros de saúde. Câmara procura contratar quatro médicos para colmatar a falta de pessoal

Os Centros de Saúde de onze freguesias do concelho de Seia foram encerrados por falta de médicos. A medida que deveria ser apenas para o tempo de férias poderá ser definitiva, diz a Administração de Saúde da Guarda.

Quem não se conforma com o encerramento e a falta de explicações são as aldeias isoladas e muito distantes dos centros que permanecem abertos, como é o caso de Alvôco da Serra. Isto porque há mais de 30 anos que a população tem acesso a um médico de família local.

Em clima de contenção de custos, a autarquia de Seia teme que esta medida apresentada como provisória passe a ser efectiva. O encerramento dos centros de saúde foi anunciado com quatro dias de antecedência e as autoridades dizem que esta decisão é inevitável.

A câmara de Seia procura agora contratar quatro médicos para colmatar a falta de pessoal.

in: http://diario.iol.pt/aa---videos---sociedade/seia-centros-de-saude-tvi24/1266513-5795.html

14/07/2011

II CAMPUS DE FÉRIAS pegaógico da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital

Realiza-se entre os próximos dias 22 de Agosto e 2 de Setembro o "II CAMPUS DE FÉRIAS Pedagógico".Depois do sucesso da primeira edição na qual participaram 50 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e em que cerca de uma dezena foram encaminhadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social. com o intuito principal das integrar socialmente, cabe-nos agora reeditar este evento que em tudo beneficia e permite ser mais uma alternativa à ocupação dos tempos livres de algumas crianças desta freguesia e concelho. A equipa de coordenação deste "II CAMPUS DE FÉRIAS Pedagógico" irá mais uma vez apresentar uma planificação diversificada em várias áreas e com conteúdos pedagógicos bem definidos. As inscrições, que são limitadas, têm o seu início a 16 de Julho. Promove este evento a Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital em parceria com o Município e o Crédito Agrícola de Oliveira do Hospital e com a colaboração de várias entidades e instituições.
Para mais informações dirija-se à sede da Junta de Freguesia ou ao seu stand na ExpOH ou consulte o nosso site em
http://freguesia-oliveiradohospital.pt
Cumprimentos.
Nuno Oliveira – Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital

12/07/2011

Super Mário foi patrão em Vila Verde

Foto-Montagem - Luis Silva e Miguel Batista (2006)

Super Mário foi Patrão em Vila Verde. Em colaboração com o Municipio de Seia o piloto campeão nacional Mário Patrão organizou o 1º Troféu Estrelas de Seia. O evento decorreu na Pista de Vila Verde, freguesia de Tourais, e contou com a participação de cerca de 80 pilotos de motos e quads. Eram milhares de pessoas que se deslocaram Domingo á pista para ver os pilotos e as provas no seu melhor. PARABÉNS. Seia precisa é disto.
BREVEMENTE O VIDEO

11/07/2011

LANIFICIOS.doc está quase a chegar...

Decorre a bom ritmo a pós-produção do documentário LANIFICIOS.doc
40 min. do filme já estão praticamente feitos com uma qualidade que vai fazer admirar muita gente. O assunto é de uma enorme responsabilidade e a história tem de ficar bem contada para a tornar memorável e o mais rigorosa possivel. Talvez mais 15 dias a 3 semanas tenhamos o tão ambicionado filme pronto. Nessa altura chamarei a equipe para analisar e posteriormente começar a caminhada pelos festivais de cinema nacionais e internacionais.

06/07/2011

11 dos 18 postos de saúde do Concelho de Seia encerraram ontem

A decisão, que foi justificada com a falta de médicos,
afecta cerca de três mil pessoas

POSTOS DE SAÚDE QUE ENCERRARAM NO CONCELHO DE SEIA: Alvoco da Serra, Sazes da Beira, Girabolhos, Valezim, Santa Eulália, Travancinha, Lajes, Sameice, Vila Verde, Teixeira e Santa Marinha.

LLoyd Cole em Oliveira do Hospital

No âmbito da ExpOH 2011 que se realiza de 16 a 24 de Julho em OLIVEIRA DO HOSPITAL, a edição deste ano conta com a presença do cantor britânico LLOYD COLE.Um concerto a não perder, dia 24 de JULHO, domingo, pelas 22 horas. Entrada 2,5€ (dois euros e cinquenta cêntimos).ExpOH um evento a visitar. Exposições, espectáculos, gastronomia...
Saiba muito mais em: http://expoh.org/

05/07/2011

Presidente da Câmara Municipal de Seia participa no documentário LANIFICIOS.doc

Hoje foi dia de entrevistar o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Seia, Dr. Carlos Filipe Camelo. Fica o meu agradecimento pela forma como nos recebeu e pela magnifica entrevista que deu.

04/07/2011

ULS Guarda encerra Extensão de Saúde Alvoco

A partir de hoje a Extensão de Saúde de Alvoco da Serra está encerrada ao público por ordens da Unidade Local de Saúde da Guarda. A ordem de encerramento apanhou toda a população desprevenida. Nem sequer a Junta de Freguesia e mesmo a Câmara Municipal foi informada. A ideia, ao que parece, éconcentrar os utentes da Freguesia em Loriga mas até agora ninguém foi informado disso. O problema é como é que as pessoas se deslocam até "ao médico mais próximo" quando o sistema de transportes públicos é como toda a gente sabe. O Posto de Saúde, conforme a foto documenta, era velhinho mas era uma mais-valia para a população cada vez mais envelhecida e sem meios próprios para se deslocar, seja a Loriga (caso lá haja médico) ou a Seia, onde também acontece muitas vezes não haver médicos para a Consulta Aberta. Lá terão que ir ao Hospital, que é isso que a administraçãoo da ULS quer para assim cobrar taxas mais altas!

in - facebook Jornalista José Manel - Porta da Estrela

01/07/2011

LORIGA TEM OURO

A Quercus – Associação de Conservação da Natureza - distinguiu a 1 Junho a praia fluvial em Loriga como Praia de Qualidade Ouro. Com esta distinção a associação ambiental pretende realçar as garantias de uma praia que, ao longo de cinco anos, apresentou sistematicamente boa qualidade.

Quercus apresenta a listagem das
286 praias com qualidade de ouro
* 92% das praias com qualidade excelente de acordo com a nova legislação
* Qualidade da água continua pior nas águas interiores
No início do principal período de época balnear, que teve lugar no passado dia 1 de Junho, e tal como todos os anos tem sido efectuado, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza faz um balanço e perspectiva da qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial, disponibilizada pelo Instituto da Água através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Existem novas regras relativas à qualidade da água das praias, estabelecidas pela Directiva 2006/7/CE de 15 de Fevereiro de 2006 relativa à gestão da qualidade das águas balneares, que foi transposta pela Decreto-Lei nº 135/2009, de 3 de Junho. De acordo com a legislação, cada uma das praias, com excepção das novas zonas balneares, foi classificada atendendo às análises dos últimos anos. Assim, em 2011 existem em Portugal, 515 zonas balneares (432 costeiras e 83 interiores): 447 excelentes (92%), 32 boas, 7 aceitáveis e uma má. Há mais 22 novas praias (15 costeiras e 7 interiores) do que em 2010.

Quercus alerta utentes para duração da época balnear e novo tipo de informação relativa à qualidade da água presente nas praias

A 1 de Junho, do total de 515 zonas balneares, 248 praias iniciaram a época balnear; 202 abrirão a 15 de Junho. Tendo em conta a cada vez maior diversidade de períodos de funcionamento das praias enquanto zonas balneares, a Quercus sugere que os utentes verifiquem as datas na legislação ou na Internet, através do sítio snirh.pt.

À semelhança do que já sucedeu no ano passado face à nova legislação sobre qualidade da água nas praias, agora apenas surgirá a indicação de que a água está “própria” ou “imprópria” para banhos.

Qualidade é pior nas praias interiores apesar da única zona balnear má ser costeira

A Quercus considera que continua a existir alguma vulnerabilidade à poluição, principalmente nas águas interiores, nomeadamente no que diz respeito às falhas no saneamento básico e aos problemas de gestão da bacia hidrográfica, os quais estarão na origem das análises más, sendo que em muitos dos casos continua a não ser possível identificar uma causa evidente. Note-se que, enquanto 95% das praias costeiras ou de transição têm classificação “excelente”, no que respeita às águas interiores essa percentagem desce para 75%. Verificaram-se também 20% de praias interiores “aceitáveis”, enquanto apenas 4% das praias costeiras obtiveram essa classificação. Porém, a única praia que recebeu a classificação de “má” foi a praia de “Castelo do Queijo” no Porto.

Convém lembrar que na época balnear passada (2010), 52 zonas balneares foram desclassificadas por diversas razões, com destaque para a má qualidade da água.

Quercus identifica 286 praias com qualidade de ouro em Portugal – mais 17 que no ano anterior; 12 são praias interiores

/A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza resolveu seleccionar todas as praias que em Portugal tiveram sempre qualidade de água classificada como boa entre 2006 e 2009 e classificada como excelente em 2010, com análises sempre excelentes ao longo da época balnear de 2010. Note-se que, desde 2010, a melhor classificação da qualidade da água das zonas balneares é “excelente”, ao contrário da designação anteriormente em vigor de “boa”, de acordo com a legislação europeia e nacional.

Esta avaliação efectuada pela Quercus é muito mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspecto em específico. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária.

O objectivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade, e que portanto, em nosso entender, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear (dados consultados através do sítio snirh.pt). Ficam de fora desta lista as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior a excelente.

Em comparação com 2010, há mais 17 praias com qualidade de ouro, num total de 286 das 515 zonas balneares.

O concelho com maior número de praias com qualidade da água de ouro é Albufeira (com 18 zonas balneares), seguido de Almada e Vila Nova de Gaia (15), Torres Vedras e Vila do Bispo (10). O concelho com maior número de praias interiores com qualidade de ouro é Proença-a-Nova com duas praias. Os dados detalhados são apresentados nas páginas seguintes.

Lisboa, 1 de Junho de 2011

A Direcção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza