17/07/2013

VII Encontro de Blogues na Serra da Estrela. Foi no dia 13 e correu muito bem

Decorreu no passado dia 13 de Julho na aldeia de Cabeça, o VII Encontro de blogues na Serra da Estrela. A organização este ano esteve sob a responsabilidade de José Pinto autor do blogue cabecaweb.blogspot.com. Verifica-se a cada ano que passa que a fasquia por parte de quem organiza está cada vez mais elevada. Mais que um simples encontro esta comemoração acaba por ser uma aprendizagem, um aument...o do conhecimento sobre a história patrimonial que temos nas nossas terras. José Pinto este ano escolheu o tema das “Alminhas de Cabeça” tendo ensinado bem a lição sobre os materiais usados, a explicação das imagens dos azulejos e principalmente o motivo pelo qual existem estes monumentos. Fundamentou a sua explicação em passagens bíblicas e históricas. Apesar do tema ser este ainda houve tempo para passearmos pelas bonitas ruas da aldeia de Cabeça onde pudemos verificar a forma como tem sido harmonizada a localidade à riqueza maior existente que é o xisto e a natureza verdejante envolvente que a tornam única. Visitámos ainda dois museus, um rural e outro têxtil, museus muito bem formosentados de iniciativa privada que abrem as suas portas quando há visitas de turistas à localidade participando também dessa forma na divulgação dos hábitos e costumes daquela aldeia. No local e também de iniciativa privada pudemos observar casas em xisto em miniatura feitas por um artista local. A parte religiosa é outra mais-valia nesta aldeia composta pela Igreja Matriz e por duas capelas. Antes do almoço visitámos as instalações do CATIC onde decorreu também uma explicação e comparação entre as alminhas de Cabeça e algumas existentes em Seia e onde foram colocadas algumas questões pertinentes que se prendem com a criação de um roteiro das alminhas do Concelho de Seia entre outras questões. No final foi servido no CATIC um almoço tradicional que a todos deliciou. Participaram no encontro Nuno Pinheiro (Vila Chã), Manuel Dias (Vide), Jorge Branquinho (Sabugueiro), Zé Fernandes (Loriga), Tó Amaro e Tó Lajes também de Loriga, além de mim (Torroselo) e do organizador José Pinto (Cabeça).
Há 3 anos foi em Loriga, o ano passado em Vide, este ano na Cabeça.
Para o próximo ano fui eleito pela maioria para organizar em Torroselo, tarefa a qual aceitei e que muito gosto terei de falar e mostrar a história de Torroselo que também é muito rica, precisa de ser divulgada e esta é uma boa forma de o fazer, no entanto a realidade é completamente diferente destas aldeias de montanha e isso mesmo iremos descobrir com muito gosto em 2014.
Uma palavra de agradecimento muito especial ao José Pinto pela magnifica organização, pela forma como preparou o tema, pela disponibilidade que sempre tem para divulgar a sua terra de forma voluntária, pelo seu saber, pela sua educação e acima de tudo pela sua amizade.
Obrigado José . Foi Brilhante.

 NOTA: Brevemente colocarei um vídeo sobre o evento.
 
 
 
 

1 comentário:

* J Pinto disse...

Agradecendo este comentário tão simpático do dr Luis, quero dizer que foi um prazer para mim organizar este encontro de blogues em Cabeça, minha terra natal. Fiz o meu melhor, mas se algum mérito houve, partilho-o com todos vocês, participantes neste evento, incluindo o grupo de moradores da Cabeça que connosco colaboraram. O que houve, afinal, foi uma partilha de saberes e um bom convívio. Limitei-me a fazer um guião! Assim, foi fácil! Eu sozinho, estava tramado! Grande abraço.