31/10/2009

"Os Últimos Moínhos" na RTPn. Passa Sábado dia 31 às 16h30 e Domingo dia 1 às 13h30

O documentário "Os Últimos Moínhos" foi abordado no programa Fotograma da RTPn.Fotograma é um programa televisivo da RTPN dedicado ao cinema de língua portuguesa. Da autoria e apresentado pela jornalista Luísa Sequeira, Fotograma é um magazine semanal que mostra a produção de cinema e vídeo, das curtas às longas-metragens, festivais de cinema, rodagens de filmes, vídeos, documentários e videoclips.Conhecer as obras dos realizadores mais conceituados sem esquecer os jovens criativos, é o objectivo deste programa.
Para ver aos Sábados pelas 16h30 com repetição aos Domingos pelas 13h30.

26/10/2009

O blogue feito pelos seus leitores

Caro Amigo Luis Silva:
Tenho acompanhado por perto as várias actividades e iniciativas, no sentido de levar ao publico o belo documentário “Os Últimos Moinhos”.Tenho que dizer; valeu/vale a pena. Tendo eu, assim como muitos outros,feito parte dos “autores” por isso nos sentimos muito, felizes. Mas,porque todos somos pessoas simples e pouco letrados; nascidos em pequenas aldeias no interior do País , nem sei se o nome “autores” , está de acordo com o que, cada um de nós transmitiu. Eu sei que vivi os primeiros anos da minha vida a caminho do moinho no Vale de Ferreiros, da freguesia de Belver do Alto Alentejo. Adormeci e acordei muitas vezes em cama feita de palha de trigo, ouvindo por perto o ruído das pedras a moer e o barulho suave da água a cair sobre o rodízio. Lembro-me do calor e das trovoadas de Agosto e do frio no Inverno. Hoje, ao recordar esse passado retrato-o nas minhas “obras”, fazendo as reconstituições do que conheci.Recordo os moinhos de água, os fornos de cozer pão, dos lagares de azeite das fontes e de tanta coisa mais. O melhor da minha vida são as recordações da aldeia, das suas gentes, dos usos e costumes. Todos estes anónimos “autores” vivemos e recordamos coisas semelhantes. Um abraço para todos.
Artur Gueifão
Envio fotos do meu ultimo trabalho.Um forno de cozer pão. Peça a entregar a um museu de um concelho do interior, não muito longe da vossa zona.

25/10/2009

Cine´Eco premeia "Os Últimos Moínhos"

Um amador no meio dos maiores profissionais do cinema documental.Na hora do meu filme "Os Últimos Moínhos" ter recebido uma Menção Honrosa atribuida pelo Júri da Lusofonia na XV.ª Edição do Cine´Eco, Festival de Cinema Ambiental, quero agradecer em primeira mão à minha companheira pelo apoio dado ao longo de todo o processo de produção do filme. Quero agradecer também aos Estúdios Fotográficos Foto Correia (Oliveira do Hospital) pelo empréstimo do equipamento desde a câmera de filmar, tripés e outros. Agradeço à minha equipe de produção/realização nas pessoas de: Aristides Ferreira (Assistente de Realização) Carla Sousa (edição e montagem), Bruno Pereira (Locução) e endereçar um agradecimento especial aos personagens/protagonistas deste documentário que percorreu os Concelhos de Gouveia, Seia, Oliveira do Hospital, Coimbra, Viseu, Belver (Alentejo). Por último agradecer o apoio da Junta de Freguesia de Figueiró da Serra, Câmara Municipal de Gouveia, Quinta do Adamastor, José Ferreira e aos jornais: Noticias de Gouveia, Terras da Beira, Nova Guarda, O Interior, A Guarda, Porta da Estrela, Correio da Beira Serra, St.ª Marinha, Diário de Viseu, Diário XXI, Noticias da Covilhã, As Beiras, Diário de Coimbra, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, entre outros. Agradecer à Antena 1 a entrevista no programa "Portugal Português" e à Radio Boa Nova (Oliveira do Hospital) pela divulgação desde a primeira hora. Agradecer a toda a comunicação social que desde muito cedo apoiou o documentário através da sua divulgação. Um agradecimento muito especial ao Júri da Lusofonia que atribuiu a Menção Honrosa e claro ao Director Técnico do Festival, Lauro António pelas palavras de incentivo que não esqueceu de me dar no seu discurso de encerramento dizendo em tom de brincadeira "Jorge Pelicano...prepara-te que o Luis Silva este ano já leva uma Menção Honrosa".
Os números que fazem o documentário:
18 horas de filmagens
1200 Km percorridos
12 localidades filmadas
6 Concelhos retratados
8 personagens entrevistadas
7 meses de gravações
Em rodagem desde Outubro de 2008 as filmagens terminaram em Abril deste ano sendo que a edição e montagem do filme terminou no inicio do mês de Maio. Foram 7 meses de intensa produção. Este documentário pretende retratar a triste realidade de uma arte que além de aproveitar os recursos hídricos e naturais era o sustento de muitas famílias nas regiões do centro e norte do País, assim como em algumas zonas do interior e em algumas regiões do Alentejo. Era uma forma de economia que empregava imensas pessoas mas que hoje em dia teima em desaparecer ao ponto de verificarmos por todos os locais onde andámos a filmar que esta arte está a acabar. O que vimos e registámos na objectiva foram dezenas ou mesmo centenas de moinhos desactivados, cobertos de silvas, abandonados pelo tempo. Os mais novos já não querem saber disto e as leis estão cada vez mais rígidas e afastam os “sobreviventes” de dar continuidade à profissão de moleiros. Os poucos moleiros/as com quem falámos já têm idade avançada e falam-nos com saudade dos tempos em que com os seus burros percorriam quilómetros para levar a farinha aos seus clientes. A maioria dos moinhos existentes nestas regiões da Serra da Estrela e do Alentejo são moinhos de água ou de rodízio. Já na região de Coimbra encontrámos em Penacova moinhos movidos pela força do vento. Este documentário retrata esta arte em Figueiró da Serra, Moinhos da Serra e Folgosinho no Concelho de Gouveia, em Sandomil e Tourais no Concelho de Seia, em S. Gião e Ervedal da Beira no Concelho de Oliveira do Hospital, no Alentejo em Belver e Domingos da Vinha e Viseu principalmente em Vildemoinhos onde fomos encontrar um ecomuseu. Neste filme podemos ouvir depoimentos de gente que desde sempre estiveram ligados aos moinhos de uma forma familiar e profissional, bem como podemos verificar como algumas pessoas se dedicam a manter viva esta profissão através da construção de réplicas de moinhos ou através da sua transformação em museus e mesmo em habitações de turismo rural. Numa sociedade que tanto apregoa a defesa dos recursos naturais e ambientais, será que os vales onde existem moinhos degradados podem vir a ser recuperados e voltarem a fazer parte de uma forma de economia através do seu aproveitamento para o turismo criando também dessa forma novos postos de trabalho e novas zonas de atracção nas regiões do interior? Ou vamos continuar a deixar “morrer” tudo o que é Nacional? Esperamos com este filme que cada espectador no final consiga obter a resposta a esta questão.
FICHA TÉCNICA
Produtor/Realizador:
Luís Silva
Assistente de Realização: Aristides Ferreira
Edição e Montagem: Carla de Sousa
Locução: Bruno Pereira
Fotografia: LS e AF
Banda sonora:
“The perfect day”, autor: Owen Richards, albúm “Wishes”;
“Freedom”, autor: Sina Vodjani, albúm “Welness”;
“Jigue”, autor: Alan Parsons, albúm: “Welness”
Actores: Maria de Jesus (Figueiró da Serra); Rita Cardoso (Figueiró da Serra); Ermelinda dos Prazeres (Figueiró da Serra); Avelino Sousa (Moinhos da Serra); Olinda Pereira (Moinhos da Serra); Artur Gueifão (Domingos da Vinha-Belver); Adelino Tavares (Sandomil); Maria Armanda (Tourais); Firmino Toipa (Vildemoinhos).
Duração: 53´

Documentário de Jorge pelicano conquista 3 grandes Prémios do Cine’Eco, Festival de Seia

O Documentário “Pare, Escute e Olhe”, de Jorge Pelicano foi o grande vencedor do Cine’Eco 2009 – XV Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia ao arrebatar os três principais prémios do Festival. A obra foi distinguida pelo Júri Internacional com o Grande Prémio do Ambiente (Câmara Municipal de Seia) – Campânula de Ouro, que é o prémio maior do Festival. O Júri da Lusofonia atribuiu-lhe também o Grande Prémio da Lusofonia e Campânula de Ouro e o Júri da Juventude, destacou-o com o Prémio Especial da Juventude.

“Pare, Escute, Olhe” é uma viagem por um Portugal profundo e esquecido, conduzida pela voz soberana de um povo inconformado, maior vítima de promessas incumpridas dos que juraram defender a terra. O povo ficou isolado no único distrito do país sem um único quilómetro de auto-estrada.

O Júri Internacional, onde pontuam nomes como os actores Laura Soveral, Ricardo Pereira, Anabela Teixeira, Susana Borges, Silvina Ribeiro e a Directora do Festival de Cinema de Ambiente de Washington, atribuiu os seguintes Prémios:

- Prémio Educação Ambiental - “Morrer na Abundância” de Yougos Avgeropoulos (Grécia)
- Prémio “Água” - “Um Rio Invisível”, de Renata Druck (Brasil)
- Prémio Valorização de Resíduos - “Viver com Vergonha”, de Huaqing Jin (China)
- Prémio “Vida Natural - “A Árvore da Música”, de Otávio Juliano (Brasil)
- Prémio “Polis” - “Em nome da Terra”, de Rita Saldanha (Portugal)
- Prémio Antropologia Ambiental - “A Dádiva da Pachamama”, de Toshifumi Matsushita (Bolivia, Japão)
- Vídeo Não Profissional - “Dá-me um abraço”, de Geert Droppers (Holanda)
- Prémio Camacho Costa - “Não é Grave”, de Sersar Yacine (França)
Prémios Especiais do Júri Internacional:
- “Arrakis”, de Andrea Di Nardo (Itália)
- “Nadar Livremente” de Jennifer Galvin (EUA)
- “O Espírito do porco”, de Chico Faganello, Dauro Veras (Brasil)

O Júri da Lusofonia, constituído pela escritora Brasileira Denise Godoy, o Antropólogo, António Colaço, o cantor e compositor Angolano Mano Ray, a Jornalista Licínia Girão e o Empresário Alberto Toscano atribuiu os seguintes Prémios:

- Grande Prémio da Lusofonia - “Pare, Escute e Olhe”, de Jorge Pelicano (Portugal);

- Prémio Ambiente de Lusofonia – “Direitos dos Animais”, de Pedro Barbosa

Menções Honrosas:
- “Os Últimos Moinhos” de Luís Silva (Seia, Portugal);
- “A Árvore da Música”, de Otavio Juliano
- “Kalunga” de Luís Elias, Pedro Nabuco e Sylvestre Campe

O Júri da Juventude, atribuiu os seguintes Prémios:

Grande Prémio da Juventude: “Pare, Escute e Olhe”, de Jorge Pelicano (Portugal) pela consciencialização social e política, pela questão da macrocefalia e pela magnificência do nível técnico.
Menção Honrosa: “ Arrakis”, Andrea Di Nardo (Itália), pela visão conceptual e poética.

Menção Honrosa: “É proibido respirar”, de Ricky Farina, Pietro Menditto e Diego Fabrício (Itália) pela sensibilização dos malefícios do Consumo desregrado e pelo seu cariz experimental.

Decidiu ainda atribuir o Prémio para o melhor filme de animação a “Peripheria”, de Barelli Barcel (Suiça).

O Júri das Extensões atribuiu os seguintes Prémios:
- Prémio “CineEco em Movimento” – “Milho”, de José Barahona (Portugal);
Menção Honrosa – “Condomínio da Terra – Organizar a Vizinhança Global”, de Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza (Portugal).

"Os Últimos Moínhos" recebe Menção Honrosa na categoria LUSOFONIA no CineEco 2009

O meu documentário "Os Últimos Moínhos" recebeu uma Menção Honrosa atribuida pelo Júri da Lusofonia. Brevemente tudo sobre o encerramento do Cine´Eco 2009.Na foto da esq.ª para a direita:
Jorge Pelicano, Lauro António e Luís Silva

20/10/2009

Exposição "Os Últimos Moínhos" de 21 de Outubro a 8 de Novembro em Gouveia. Filme passa em Seia dia 23 no CISE

A exposição fotográfica sobre o filme "Os Últimos Moínhos" vai decorrer na Biblioteca Vergilio Ferreira em Gouveia de 21 de Outubro a 8 de Novembro no horário de 2.ª a sábado entre as 9h e as 18h30. O ciclo do pão encontra-se retratado conjuntamente com a exposição através da mostra de cereais, diversas moagens e livros relacionados com esta temática. No dia 8 de Novembro a exposição encerra neste espaço com o visionamento do documentário no auditório da biblioteca Vergilio Ferreira seguido de tertúlia entre o público e os intervenientes no filme. No âmbito do Cine´Eco informo que o filme vai passar no auditório do CISE no próximo dia 23 pelas 11 horas. Esta é a estreia do documentário em Seia depois da ante-estreia ter sido na Qt.ª do Adamastor e depois do filme ter sido seleccionado para o Festival de cinema de Idanha-a-Nova.

19/10/2009

São precisas medidas para a fixação dos jovens e para a natalidade no Distrito da Guarda

"A desertificação é um fenómeno que nos deve preocupar a todos, pois de nada vale sermos uma cidade forte se não tivermos um distrito consolidado em termos de população para podermos ser competitivos em termos económicos"
continue a ler em:

16/10/2009

O Festival dos Festivais vai começar

Começa este Sábado, dia 17, a 15ª edição do Cine'Eco - Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia, com filmes de manhã à noite no CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela e no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia. Neste Sábado, há dois momentos altos:
Auditório do CISE
10:00H - Conferência "A Cultura como factor de desenvolvimento"
Cineteatro da Casa Municipal da Cultura 21:45H - Abertura oficial do Festival e concerto La vie en Rose Edith Piaff com Sylvie C e seu Quarteto
Toda a informação em http://www.cineeco.org/
Nesta semana, aproveite.
Bom cinema e bom ambiente.
Atentamente
Mário Jorge Branquinho
Organização
* Título da autoria do autor do blogue

14/10/2009

Biblioteca Vergilio Ferreira recebe exposição fotográfica sobre "Os Últimos Moínhos"

A Câmara Municipal de Gouveia através da Biblioteca Vergilio Ferreira vai receber uma exposição de 20 fotografias alusivas ao filme "Os Últimos Moinhos". A exposição será inaugurada no próximo dia 21 de Outubro e estará patente ao público durante um mês. No dia 8 de Novembro pelas 15 horas, o filme será exibido em Gouveia na biblioteca, seguindo-se uma tertúlia com os intervenientes e com o público presente. Para além do referido anteriormente a Autarquia de Gouveia está a estudar a possibilidade do filme passar em todas as escolas do 1.º ciclo de Gouveia e em todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social daquele Concelho. Ao Municipio de Gouveia apresento desde já os meus agradecimentos.

12/10/2009

Autárquicas - Seia 2009

Por parte da coligação PSD-CDS foi uma campanha digna e com respeito pelos adversários politicos. Apresentámos as nossas ideias para todo o Concelho, ouvimos as pessoas e por elas fomos bem recebidos em todo o lado. Vimos muitas situações nas Freguesias que carecem de ser resolvidas. Renovou-se o PSD. Apostou-se na juventude, situação esta tão apregoada pelos politicos e pela sociedade uma vez que se afirma há anos consecutivos que a juventude anda afastada da politica. Aumentámos de 9 para 12 os deputados para a Assembleia Municipal, alcançámos mais 1 vereador perfazendo 3 vereadores contra 4 do PS. Particularmente tenho gosto em afirmar que fizemos história em ganhar a Junta de Vide (para alguns a terra de Almeida Santos) onde nunca nenhuma Junta foi PSD. Ganhámos Torroselo onde há 4 anos nem lista tivemos e alcançámos no total mais 4000 votos que há 4 anos atrás. Para a Junta de Freguesia de Seia elegemos tantos deputados como o PS (6-6) e em S. Romão alcançámos o maior numero de votos desde sempre naquela freguesia. Portanto, daqui a 4 anos há que apresentar o mesmo candidato o Professor Luis Caetano, um lider que com honestidade, seriedade, amizade e grande dignidade conseguiu restituir a credibilidade ao PSD. Um grande abraço aos responsáveis da Comissão Concelhia do PSD pela planificação da campanha e pela forma com que conseguiram envolver tantas e tantas pessoas em torno desta candidatura. Apesar da derrota cá estamos para desejar os parabéns ao Dr. Carlos Filipe Camelo e ao PS desejando com muita sinceridade que façam tudo pelo bem-estar dos municipes, das colectividades e demais Instituições/organizações deste Concelho de todos nós...o nosso Concelho de Seia.

09/10/2009

SIM AO CONCELHO DE SEIA

Dia 11 de Outubro VOTE PPD/PSD-CDS/PP. Vote LUIS CAETANO

SIM A SEIA É CUIDAR DO PATRIMÓNIO
SIM A SEIA É RECUPERAR
SIM A SEIA É INCENTIVAR

Devolver o Património às suas Gentes
Fazer um inventário do património edificado, identificando aquele que necessite requalificação.
Criar um Plano Arquitectónico Municipal
Que defina cores, arquitecturas e alturas máximas para edificações novas, rua a rua, diferenciando as zonas típicas das não típicas e dando apoio técnico aos munícipes em obras de recuperação.
Reordenar, Requalificar e Recuperar o que é Típico
As aldeias, vilas e bairros típicos da cidade, devolvendo-lhes a sua identidade, distinguindo as zonas habitacionais das zonas de serviços e lazer.
Incentivar a Construção de Habitações Ecológicas no Concelho
Apoio técnico na elaboração dos projectos e aplicações de energias renováveis e redução das taxas e licenças de construção.
Apoiar os Jovens na Construção da Primeira Habitação Própria
Redução para metade das taxas e licenças de construção.
Criar Acessos e Mobilidade para todos
Rever todas as passadeiras e entradas de edifícios públicos, com a execução do rebaixamento ou nivelamento para deficientes. Alargar os passeios e reduzir a velocidade dos automóveis em zonas específicas.
Criar uma Nova Centralidade para Seia
Requalificar o espaço da feira, do pavilhão desportivo, do parque e do anfiteatro, criando um espaço público de convívio inter-geracional, com o aumento da mancha verde da cidade, com a criação de novos espaços de estacionamento, garantindo a manutenção da feira no mesmo local, mas em novos moldes de organização.
Criar um PDM de Futuro
Todas estas medidas serão devidamente enquadradas num PDM de nova geração, que traga modernidade, sustentabilidade económica e ambiental para o Concelho.

SIM A SEIA É MAIS BEM-ESTAR
SIM A SEIA É UMA VIDA MELHOR
SIM A SEIA É MAIS SAÚDE

Recuperar a Saúde
Requalificar o Centro de Saúde e exigir a recuperação das valências perdidas pelo Hospital de Seia.
Criar uma Rede Móvel de Cuidados de Saúde
Para levar a saúde aos centros rurais mais distantes e apoiar mais os idosos com a colaboração das Juntas de Freguesia e dos Centros de Apoio Social.
Gerir melhor a Saúde
Alargaremos e interligaremos as redes de apoio já existentes com as Juntas de Freguesia e as IPSS.

SIM A SEIA É MAIS CULTURA
SIM A SEIA É MAIS DESPORTO
SIM A SEIA É MAIS FAIR PLAY

Unir a Cultura ao Desporto e à Educação
Interligar a Cultura, o Desporto e a Educação de forma a potenciar um trabalho conjunto em benefício do Concelho.
Apoiar justamente as Colectividades
Um apoio justo e transparente com base no trabalho realizado.
Criar novos Equipamentos Desportivos
Respondendo adequadamente às necessidades desportivas do Concelho.
Criar uma Residência de Estudantes
Para os jovens das freguesias mais distantes da sede do Concelho.
Alargar e Promover a oferta Cultural da Câmara
Enriquecimento da programação cultural, tornando-a mais coerente e transparente.
Operacionalizar o Conselho Municipal da Educação
Para que este seja o verdadeiro órgão coordenador da política educativa concelhia.
Alargar o horário do “Vai e Vem”
Até às 19.30h, para servir o comércio e os serviços.

SIM A SEIA É DEFENDER A NOSSA TERRA
SIM A SEIA É CULTIVAR A NOSSA TERRA
SIM A SEIA É CRIAR MAIS VALOR NA NOSSA TERRA
Defender a Terra e Quem a Trabalha
Defender a nossa agricultura, como actividade principal ou complemento de subsistência, defender o património rural, o cooperativismo, os produtos regionais, a agro-pecuária e a agro-indústria.

SIM A SEIA É AMAR A NOSSA TERRA
É este o compromisso com os munícipes que eu e a minha equipa assumimos. Acreditamos que as nossas ideias e os nossos projectos são capazes de resolver os problemas do Concelho.
São capazes de gerar emprego, investimento, turismo, saúde e bem-estar para todos. São capazes de conduzir o Concelho de Seia rumo ao futuro.
Um futuro positivo. Um futuro afirmativo. Um futuro onde todos digam Sim.

SIM A SEIA É ACREDITAR NA MUDANÇA
SIM A SEIA É TER VONTADE DE VENCER
SIM A SEIA É O FUTURO DO CONCELHO

DIA 11 DE OUTUBRO, DIGA SIM A SEIA.
VOTE LUÍS CAETANO

08/10/2009

Continue a ler o Contrato do PPD/PSD-CDS/PP com os Municipes

SIM A SEIA É CRIAR BOM AMBIENTE
SIM A SEIA É PRESERVAR A NATUREZA
SIM A SEIA É CONSTRUIR UM ECO-CONCELHO

Implementar Pequenas Unidades de Compostagem
Para tratamento de resíduos orgânicos de todo o Concelho, que permitam criar um adubo natural para ser utilizado na agricultura, nas florestas e nos jardins.
Implementar um Sistema Gratuito de Distribuição de Contentores de Compostagem
Dinamizando massivamente a separação de resíduos.
Dinamizar as Freguesias através das Juntas
Desafiar cada uma das Juntas de Freguesia, em parceria com as populações, a proporem um projecto ambiental na sua área de intervenção, articulando patrocínios com empresas e instituições.
Criar Jardins e Parques Florestais Temáticos no Concelho
Dinamizados pelo CISE em parceria com as entidades competentes e as escolas do Concelho.
Criar um Programa Integrado de Apoio aos Produtores de Queijo
Que procure eliminar a poluição sobre as linhas de água do Concelho e que promova a reutilização do soro e das lamas geradas nos tratamentos.
Ter um Município mais amigo do ambiente
Renovação integral e progressiva da frota do Município para viaturas amigas do ambiente.

SIM A SEIA É CUIDAR DA NOSSA ÁGUA
SIM A SEIA É APROVEITAR A NOSSA ÁGUA


Reabilitar todos os Fontanários e Chafarizes do Concelho.
Sem excepção.
Renegociar os Tarifários
Renegociar com as Águas do Zêzere e Côa o tarifário para o Concelho de Seia, reduzindo os custos para os munícipes.
Dinamizar a nossa Água
Criar condições para a produção de uma nova água engarrafada sob uma marca que obrigatoriamente identifique o Concelho de Seia.
Optimizar e Divulgar a nossa Água
Identificar todas as nascentes e linhas de água do Concelho, para as promover e potenciar em benefício das populações.
Recuperar o Rio Seia
Requalificar o Rio Seia potenciando o seu aproveitamento.
Diminuir a Poluição da nossa Água
Gradualmente, eliminar as ligações entre os colectores de águas residuais domésticas e os colectores de águas pluviais, minimizando a poluição nas linhas de água e o mau escoamento durante os períodos de chuvas fortes.
Acabar com o Desperdício de Água
Aproveitar as águas residuais das ETAR, canalizando-as para regas públicas.

SIM A SEIA É PROMOVER O TURISMO
SIM A SEIA É SER UM CONCELHO ATRACTIVO
SIM A SEIA É MOSTRAR AO PAÍS E AO MUNDO O QUE VALEMOS


Reposicionar a Empresa Municipal de Cultura e Recreio
Alargando a sua competência à área do turismo, de modo a potenciar todos os equipamentos sob a sua responsabilidade e liderar a gestão e o planeamento turístico do Concelho de Seia.
Criar um Plano de Desenvolvimento Estratégico do Turismo no Concelho
Que fomente parcerias com diferentes entidades, revitalizando o Concelho enquanto potencial turístico e destacando-o no panorama turístico da Serra da Estrela.
Criar Novos Caminhos para o Turismo
Rotas de vilas e aldeias, actividades de turismo de montanha e parques de campismo.
Defender os interesses do Concelho na Região de Turismo
Participação activa e determinada nas decisões do Pólo de Desenvolvimento Turístico.
Criar um Portal Turístico
Com acções de promoção e divulgação da restauração, hotelaria, diversão, cultura, desporto e património do Concelho.
Participar de verdade nos Certames e Feiras de Turismo
Ter uma atitude profissional na promoção do Concelho, captando turistas e investidores.
Reformular a FIAGRIS e as Feiras Temáticas
Com prioridade para os nossos produtores e representativas de todos os sectores de actividade do Concelho.
continue a ler em: http://www.simaseia.com/contrato.html

07/10/2009

Continue a ler o CONTRATO DO PSD/CDS COM OS MUNICIPES

SIM A SEIA É CUIDAR DOS MUNÍCIPES
SIM A SEIA É IGUALDADE SOCIAL
Criar a figura do Provedor do Munícipe
Aproximando o Município das pessoas defendendo a Coesão Social.
Criar o Gabinete de Atendimento ao Munícipe
Proporcionando o atendimento diário dos munícipes.
Criar um Programa de Gestão da Qualidade dos Serviços Municipais
Com formação contínua dos colaboradores municipais, para garantir a qualidade dos serviços.
Reforçar a Requalificação da Habitação
Para pessoas carenciadas.
Apostar na Qualificação do Município
Dos equipamentos públicos e sociais.
Promover a gestão integrada
Da rede de apoio social das IPSS, em articulação com o Hospital de Seia.
Criar um Centro Cívico
Para reunir o saber dos mais velhos, combatendo a solidão das pessoas, ao qual daremos o nome de “Ponto de Encontro”.
Criar um Campo de Férias
Para as crianças e jovens do Concelho, a funcionar durante os meses de Julho e Agosto.

Continue a ler em:
http://simaseia.com/contrato.html

06/10/2009

Leia o CONTRATO DO PPD/PSD/CDS-PP COM OS MUNICIPES

SIM A SEIA
UM PROJECTO, UMA AMBIÇÃO, UM FUTURO.
SIM A SEIA É MAIS EMPREGO,
SIM A SEIA É MAIS INVESTIMENTO,
SIM A SEIA É MAIS RIQUEZA.
Implementar a marca “SEIA”
Afirmação e promoção da marca “SEIA”, símbolo forte de todos os produtos e serviços associados ao Concelho.
Criar um Conselho Consultivo Económico-Social
Agregador de todas as forças produtivas do Concelho na definição de um rumo.
Criar a “Casa do Empreendedor”
Um pólo de microempresas, na zona industrial da Vila-Chã, para dar mais oportunidades aos empresários.
Criar uma Entidade Gestora para todos os Parques Industriais
Para potenciar a gestão integrada dos mesmos, trazendo benefícios a todas as empresas que ali se instalem.
Definir a Área de Produção Industrial de Queijo da Serra da Estrela
À qual se agregue um sistema integrado de tratamento e um pólo de investigação e desenvolvimento.
Criar uma Bolsa de Oferta e Procura de Emprego
Em parceria com o Instituto de Emprego, vamos criar uma Bolsa que facilite o encontro de quem procura e de quem oferece emprego no Concelho de Seia.
Criar um Programa de Estágios Curriculares e Profissionais
Para alunos do ensino profissional e superior, em serviços a criar pela Empresa Municipal.
Criar o “Projecto Animar”
Para o comércio e restauração, aumentando a atractividade com concursos gastronómicos e animação de rua.
Reforçar a Mobilidade Interna do Concelho
Melhorando e reforçando as ligações inter-freguesias.
Defender os Acessos à Serra da Estrela
Vamos exigir ao governo a construção dos acessos à Serra da Estrela (IC6, IC7 e IC37), tornando o Concelho num ponto central da região.
Continue a ler em: http://simaseia.com/contrato.html