26/09/2010

O blogue feito pelos seus leitores

Na região da Serra da Estrela foi criado este ano o MAIS – Movimento de Apoio á Construção dos Itinerários da Serra da Estrela, cuja escritura se encontra aqui publicada:
http://publicacoes.mj.pt/pt/pesquisa.asp?iNIPC=509422870&sFirma=&dfDistrito=&dfConcelho=&dInicial=&dFinal=&iTipo=0&sCAPTCHA=&pesquisar=Pesquisar&dfConcelhoDesc=
O Movimento tem por objectivo desenvolver iniciativas públicas de apoio á execução dos Itinerários Complementares IC6, IC7 e IC37 da serra da Estrela e lanço uma petição publica com 2729 subscrições, que pode ser vista aqui:
http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2010N1288
As acessibilidades que irão ser criadas por estes IC's são determinantes para o desenvolvimento da região. Sem esses novos eixos, toda uma vasta região entre Coimbra, Viseu, Guarda e Covilhã continuará a sofrer os efeitos da marginalização a que tem sido votada há mais de 30 anos. A importância destas novas vias é crucial do ponto de vista económico, social e determinante para a dinamização do tecido empresarial e do investimento. Não vislumbramos qualquer argumento que possa contrariar esta constatação. Por isso, e numa altura em que está a ser debatido e preparado o Orçamento de Estado para 2010, enviámos já ao 1º Ministro e Grupos Parlamentares uma carta e um pedido de audiência no sentido de se poder incluir estas vias no OE. A difícil situação financeira do país não poderá servir de entrave á execução destas obras, porque também entendemos ser necessário, para fazer funcionar a economia, que se mantenha um mínimo de obras públicas em execução e desta vez, julgamos que este mínimo, será por direito próprio da Serra da Estrela que não tem nesta encosta, nem auto-estradas nem Itinerários Complementares em pleno século XXI. Neste contexto, estamos a pedir a todas as pessoas e instituições que ajudem a colocar esta questão na ordem do dia, para que o assunto de grande urgência e necessidade não se perca mais uma vez no esquecimento. Porque entendemos que é preciso da voz e visibilidade a estes antigos e justos anseios das populações desta região do Interior do país que é constantemente relegada para segundo plano. Entendemos que é hora de colocar esta questão á discussão nacional, para que não seja só o Litoral a beneficiar de grandes obras. por isso, pedimos-lhe a sua colaboração, ajudando a reivindicar.
Enviamos imagem e o endereço do Blogue http://itinerarioserradaestrela.blogspot.com/
onde colocamos toda a informação e pedimos-lhe que reencaminhe este mail para os seus contactos. Contamos com o apoio de todos os amigos da Serra da Estrela na divulgação desta causa, em blogues, sites, redes sociais, etc.
Atentamente
O Movimento MAIS
Mário Jorge Branquinho (Seia) – 96 486 25 21
Pedro Manuel Ribeiro Conde (Seia) – 96 297 53 57
Fernando Tavares Pereira (Carregal do Sal)
Jorge Patrão (Covilhã)
Eduardo Mendes de Brito (Seia)
Artur Abreu (Oliveira do Hospital)
Francisco Rodrigues (Oliveira do Hospital)
João Antas de Barros (Viseu)
Manuel Marques (Nelas)
João Paulo Agra (Gouveia)

Sem comentários: