18/02/2011

A Casa do Penedo - os Flinstones à portuguesa, em Cabeceiras de Basto, Serra de Fafe

Dois anos depois a residência estava feita. Não se trata de uma instalação ou de um hotel temático, uma vez que é utilizada pela família como local de férias. Porém, ultimamente tem atraído a atenção dos fãs de arquitectura e design de todo o mundo.
Blogues e fóruns, na sua maioria não portugueses, têm divulgado as fotos desta casa. Em Outubro passado um canal da televisão portuguesa dedicou-lhe uma reportagem. À primeira vista a casa nem parece real; parece mais uma habitação dos Flinstones.
Mas está perfeitamente integrada na paisagem natural. Por fora é toda feita de pedra, salvo as janelas tortas e o telhado. Por dentro, a mobília, as escadas e os corrimões feitos de troncos completam o aspecto rústico. Os vidros são à prova de bala, a porta é de aço e o sofá pesa 350 quilos, pois é feito em betão e madeira de eucalipto.
Nos últimos meses, tornou-se comum os habitantes da região verem desfilar os turistas que procuram a Casa de Pedra. O proprietário, Vítor Rodrigues, já não habita a casa que aos domingos é visitada por dezenas de pessoas. Apesar do interesse que desperta pelo mundo fora, tem sofrido actos de vandalismo que põem em causa a sua conservação.
Se visitar o Norte, não deixe de conhecer a Casa do Penedo.

3 comentários:

Nuno Pinheiro disse...

Na nossa Serra da Estrela penso existir uma casa idêntica ou parecida, segundo me disseram, Casa do Juiz. Não é de acesso fácil. O ano passado era para lá ir a pé, mas não houve oportunidade.
Mas deste ano, não passa.
Até logo...

Anónimo disse...

Não me parece que se situe em Cabeceiras de Basto. Essa informação está errada, ou é Fafe ou Cabeceiras de Basto...

Latas disse...

essa caca é ilegal porque nesse sitio não se pode construir