30/08/2012
"Os Ultimos Moínhos" em Timor Leste
O meu estimado amigo Joaquim Aristides Ferreira enviou-me hoje este recorte do jornal Terras da Beira. Trata-se de uma noticia onde dão conta da passagem dos meus filmes por terras de Timor Leste. Agradeço ao jornal o interesse mais uma vez demonstrado nos meus trabalhos e da minha equipa assim como agradeço ao amigo Aristides o trabalho de me ter enviado o clipping.
29/08/2012
Veneza arranca com produção portuguesa em competição
O filme "The reluctant fundamentalist", da realizadora Mira Nair, abre hoje o festival de cinema de Veneza, em Itália, que integra na competição oficial a produção "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento, produzido por Paulo Branco.
"The reluctant fundamentalist" é um "thriller" político adaptado do romance homónimo de Mohsin Hamid protagonizado por um homem de origem paquistanesa, que trabalha em Wall Street e se vê enredado nas suas origens enquanto persegue "o sonho americano", refere a sinopse.
O filme conta com as participações de Riz Amed, Kate Hudson, Kiefer Sutherland e Lie Schreiber.
A 69.ª edição do festival de Veneza contará com 18 filmes em competição pelo Leão de Ouro e entre eles está "As linhas de Wellington", da chilena Valeria Sarmiento, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal com um elenco internacional.
O filme, que tem como pano de fundo as invasões francesas em Portugal, tem estreia em Portugal a 04 de outubro e conta no elenco com atores como John Malkovich, Marisa Paredes, Nuno Lopes, Carlotto Cota, Albano Jerónimo, Soraia Chaves, Catherine Deneuve, Michel Piccoli e cerca de cinco mil figurantes.
"As linhas de Wellington" integram a competição oficial de Veneza ao lado de filmes como "The master", de Paul Thomas Anderson, "To the wonder", de Terrence Malick, "Passion", de Brian De Palma, "Something in the Air", de Olivier Assayas, e "Bella Addormentata", de Marco Bellocchio.
Leia o artigo completo: http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2740858&page=-1
28/08/2012
Art & Tur de 24 a 27 de Outubro
“Um dos maiores festivais de filmes de turismo do mundo” vai ocorrer de 24 a 27 de Outubro. Trata-se do Art & Tur, International Tourism Film Festival e é em Portugal mais propriamente em Barcelos. O Festival conta com o Alto Patrocínio de
26/08/2012
Não se nota a crise na festa do avante
‘Não se nota’ a crise na Festa do Avante!A austeridade passa à margem da Festa do Avante!, garantem os comunistas. Na apresentação do evento cultural e político do PCP, os organizadores dizem que o cartaz não é beliscado por constrangimentos financeiros.Continue a ler em:http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=57658#.UDkiTvP7ZvE.mailto
25/08/2012
Dona Cecilia desejo-lhe as rápidas melhoras
24/08/2012
LAGOA COMPRIDA?Assim vai o serviço publico da televisão RTP
No FB oficial da volta a Portugal pode ver-se esta foto com a seguinte identificação: "LAGOA COMPRIDA". Ora, perante isto nada mais há a dizer a não ser que NÃO É A LAGOA COMPRIDA, esta é a barragem do Viriato nas Penhas da Saúde. Já um dia d
22/08/2012
Lanificios.doc. Postos de Venda
Ofereça o filme sobre a indústria dos Lanificios nas regiões de Manteigas, Gouveia e Seia aos seus familiares que trabalharam nesta arte. Uma recordação e um filme para a vida. Há 50 anos, na região da Serra da Estrela prosperava a indústri
Boa Nova é Boa Onda
Última Hora
10/08/2012
"Portugal, O Melhor Destino"
VOTE NAS IMAGENS RELATIVAS AO CONCELHO DE SEIA (LAPA DOS DINHEIROS, SANDOMIL, SEIA, SÃO ROMÃO, VALEZIM) E À SERRA DA ESTRELA (CÂNTARO MAGRO) NA REGIÃO DA BEIRA ALTA DE CARLOS DOBREIRA EM:
http://www.portugalmelhordestino.pt/php_files/showFotos.php?order=Data&zone=Todas&user_name=carlos+dobreira&Submit.x=49&Submit.y=11
*com início a 18 de Julho e termo a 18 de Setembro de 2012
08/08/2012
Só uma medalha numa comitiva de mais de 100 pessoas?
Os atletas olimpicos Portugueses que não conseguissem uma medalha deviam ser obrigados a devolver ao Estado Português os custos com a viagem e com a estadia. Haviam de ver como ganhavam mais medalhas. Um País em crise como está o nosso não se pode dar ao luxo de levar uma comitiva de mais de 100 pessoas para Londres e trazer apenas uma medalha.
07/08/2012
Aos 70 anos, Caetano Veloso ainda é “uma força criativa notável”
A paixão pela música surgiu quando ainda era criança, aprendendo os primeiros acordes no violão com a irmã Maria Bethânia, a quem escolheu o nome, depois de ouvir centenas de vezes a música “Maria Betânia” de Nelson Gonçalves. Nesta época, cantava apenas para entretenimento familiar, porém a vida reservava-lhe palcos maiores.
Em 1967, editou o primeiro álbum, “Domingo”, que mostra uma ligação à bossa nova, mas na contracapa Caetano avisa: “Minha inspiração agora está tendendo para caminhos muito diferentes dos que segui até aqui". Com os músicos Gilberto Gil, João Gilberto, Gal Costa e Tom Zé, de quem se tornou amigo, fundou o movimento tropicalista, rompendo com as tradições da música brasileira.
“Eu organizo o movimento”, canta Caetano na canção-manifesto “Tropicália”, no disco com o mesmo nome. “Foi um grande abanão, uma ‘geleia geral’ como lhe chamou Gilberto Gil”, explica ao PÚBLICO o músico português Sérgio Godinho. "Juntou os sons primitivos, a confusão dos estilos da Bahia e teve no Caetano uma das figuras importantes”, acrescenta.
Em 1969, em plena ditadura militar de Garrastazu Medici, Veloso e Gilberto Gil foram exilados para Londres, onde permaneceram até 1972. A alegria do regresso ao Brasil não passou despercebida a Jorge Ben na canção “Alegria Alegria”, a que Maria Bethânia emprestou a voz e o entusiasmo: "Lá vem o mano, o mano Caetano / Ele vem sorrindo, ele vem cantando / Ele vem feliz pois ele vem voltando".
Foi por volta desta altura que Godinho se cruzou com Caetano pela primeira vez. Anos mais tarde, em 2001, convidou o brasileiro para participar no ábum “Irmão do Meio” e este escolheu cantar “Lisboa que amanhece”. “A canção falava sobre Lisboa, mas o Caetano deu-lhe um tom tão pessoal que a canção parecia dele. Ele tem essa capacidade, não imita ninguém”, recorda.
Sérgio Godinho lembra-se das conversas com Caetano que eram sempre “frutuosas, soltas e naturais”. “E podíamos estar a falar sobre assuntos interessantes ou só a dizer ‘bobagem’”, diz o músico.
Nas décadas de 80 e 90, Caetano Veloso continuou a gravar e a produzir discos, destacando-se "Outras Palavras", "Cores, Nomes", "Uns" , "Velô","Circuladô" ou "Tropicália 2".
Aliou à música o gosto pela literatura e pelo cinema. Editou os livros "Verdade Tropical" (1997), “Letra Só” (2003) e “O mundo não é chato” (2005) e participou nos documentários “Os Doces Bárbaros” (1977) e “Coração Vagabundo” (2009). Em 1986, assinou ainda a realização do filme “Cinema Falado”.
Criou também a banda sonora para filmes como “Fala Com Ela”, de Pedro Almodóvar, ou “Frida”, que o levou a actuar na 75ª Cerimónia de Entrega dos Óscares, em 2003.
Com canções gravadas em português, espanhol, inglês e italiano, foi premiado com 5 Grammys Latinos e considerado pelo jornal americano The New York Times como “um dos maiores compositores do século”.
A fadista portuguesa Ana Moura, habituada a ouvir música brasileira desde criança, não podia estar mais de acordo com esta classificação. “Em miúda ouvia muito Chico Buarque, Milton Nascimento e Caetano Veloso”, conta ao PÚBLICO. “O Caetano é uma referência para mim e uma inspiração, apesar de num estilo diferente”, acrescenta.
06/08/2012
Fotos da exibição do filme LANIFICIOS.DOC no dia 4 de Agosto em S. Romão
05/08/2012
LANIFICIOS.DOC em S.Romão mais uma vez com casa cheia
04/08/2012
Património e as gentes
a falar e o publico a pensar sobre o Mundo Rural/Desertificação, Empreendedorismo e criação de emprego local, comunicação social regional, município e munícipes, património e as gentes. Da minha parte enquanto convidado na qualidade de Realizador de cinema e Técnico de Serviço Social tive a oportunidade de falar sobre os documentários “Os Últimos Moínhos” e “Lanificios.Doc” rodados na região de Gouveia e da Serra da Estrela. Além de mim foram oradores o Deputado Carlos Peixoto, o Ex-Governador Civil Santinho Pacheco, o Ex- Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia Chaves Rosa, o Director do Jornal Noticias de Gouveia Hercilio Ribeiro, e, Nuno Santos pela Câmara Municipal de Gouveia. Da minha parte agradeço uma vez mais o trato recebido pela organização e agradeço ao Municipio de Gouveia todo o apoio que tem dado aos meus projectos ao longo dos vários anos.