A Escola Superior de Turismo e Telecomunicações de Seia, onde lecciono, está a organizar uma palestra/seminário sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no dia 29 de Maio, integrado num grande evento denominado Odiseia, já divulgado o ano passado no meu blog: http://legumesalteados.blogspot.com/2007/05/odiseia-77.html
Nesse sentido, dada a importância actual da blogosfera como ferramenta de comunicação, pareceu-me importante reflectir sobre esta temática. Mais do que um encontro e convívio, creio poder ser interessante a troca de ideias entre bloggers e profissionais que previnem o crime informático ou que zelam pela segurança dos internautas. É nesse sentido que vos estou a contactar, pois gostaria de lançar o desafio de partilharem a vossa experiência com todos os presentes. Além disso, podem ficar a conhecer este grande evento denominado Odiseia, que vai para a 4ª edição e cujo programa do ano passado poderão aqui visitar: http://www.estt.ipg.pt/odiseia77/programa.asp
Esta ideia embrionária de integrar a temática dos blogs neste evento apenas fará sentido se tiver a vossa adesão. Fico na expectativa das vossas respostas e opiniões.
Cumprimentos
Romeu Lopes
Romeu Lopes





















Percorremos durante alguns minutos cerca de 7 km´s até que chegámos ao local onde nas décadas de 10 a 50 se encontrava um dos principais filões de produção de volfrâmio com o objectivo de ser enviado para a Alemanha Nazi para servir Hitler nas suas aspirações e desejos de Guerra. Foi em Figueiró da Serra, durante a Segunda Guerra Mundial, que os alemães organizaram o seu centro de exploração mineira de volfrâmio, minério rico que captavam em múltiplas minas abertas nos montes, para utilizarem depois no fabrico de armas e munições, com vista ao seu endurecimento e maior resistência bélica.
Aqui, trabalharam cerca de 1000 pessoas vindas de todo o concelho de Gouveia. Naquilo que hoje não passa de destroços, foi em tempos uma autêntica vila onde não faltavam cantinas, supermercados, dormitórios, escritórios, postos médicos e outras condições bastante avançadas para a época.
Actualmente o número de viúvas com idades compreendidas entre os 60 e 80 anos é enorme na região de Gouveia fruto da morte prematura dos homens provocada pela silicose provinda do trabalho das minas.
Hoje sobram os vestígios daquela “vila” transformada numa vila fantasma mas que não deixa de ter a sua beleza e sobretudo a sua história. Dali, mais propriamente do lugar da Boiça, Liebhman comunicava via rádio com Hitler informando-o diariamente da produção.
Fiquei surpreendido com o que ali vi e prometi ao meu “guia” que a recolha de informações e o devido tratamento destas situações merece ser feito de forma mais aprofundada tendo-lhe prometido que ali vou voltar novamente com outros meios de registo da situação porque não posso aceitar que se deixem morrer as memórias daquele sitio que um dia foi um dos maiores filões da I.ª e II.ª Guerra Mundial mas que ao mesmo tempo foi também um dos locais na região de Gouveia onde predominou o emprego daquela gente que ainda hoje existe e a quem nunca ninguém prestou a devida atenção e a merecida homenagem.