Coordenador do Telejornal da RTP.
http://cheiroapolvora.blogs.sapo.pt
http://cheiroapolvora.blogs.sapo.pt
O prédio em ruínas frente à escola Secundária de Seia, para além de constituir um perigo para a segurança das pessoas, porque pode cair, como caiu o outro ao lado, está a constituir um verdadeiro atentado à dignidade das pessoas. É que é para ali que “fogem” muitos alunos nos intervalos das aulas para fumarem, uma vez que não é permitido fumar dentro da escola. Às vezes chegam a fazer fila em grandes correrias para “esfumaçar”. Passo ali todos os dias a caminho de casa e sei o que isto é. Há inclusivamente um grupo de alunos que no âmbito de uma disciplina ou projecto da escola terá feito um pequeno filme sobre o mundo da droga e o cenário escolhido foi mesmo aquele!Quem quiser confirmar é só entrar, para verificar verdadeiros cenários dantescos e tenebrosos a fazer lembrar o submundo droga. E andamos nós aqui a fazer campanhas e projectos contra a droga! E estão os pais em casa descansados. Bem sei que a situação pode ser complicada, dado que o proprietário daquele monstro não é pessoa fácil, e só está metido em encrencas, mas alguma coisa tem de ser feita, porque tudo tem remédio.
Pouco passava da uma da manhã de hoje quando um casal foi morto a tiro de caçadeira numa residencia em Moreira, concelho de Nelas, distrito de Viseu. As vitimas de 31 e 48 anos, atingidas à queima roupa tiveram morte imediata. O alegado autor dos disparos, ex-marido da vítima, levou em seguida os seus 4 filhos à sogra, mãe da vitima, deixou-lhes 50 euros e entregou-se depois à GNR. As crianças têm idades compreendidas entre um ano e meio e 11 anos. O alegado homicida, de 37 anos, não ofereceu qualquer resistência física e tem colaborado com a policia. O caso foi entregue à Polícia Judiciária que fára agora as investigações necessárias. O suspeito será hoje ouvido no Tribunal de Nelas. O alegado autor dos disparos e a ex-mulher, assassinada ao lado do actual companheiro, estavam divorciados, de papel assinado, há três semanas, ao fim de 15 anos de casamento.

Já está on line a reportagem televisiva sobre o Cine´Eco.
O documentário "Em Construção" (Under Construction), do realizador Zhenchen Liu, foi o grande vencedor do Cine'Eco 2008, XIV Festival Internacional de Cinema de Ambiente de Seia. Zhenchen Liu Nasceu em Xangai, China em 1976. Formou-se na School of Fine Art de Xangai e trabalha como freelancer em França e na China. "Os planificadores urbanos decidiram derrubar partes da antiga cidade de Xangai para renovar a cidade. Todos os anos mais de cem mil famílias são forçadas a abandonar as suas casas e a mudarem-se para edifícios nos limites da cidade. "Em Construção" é uma visão bi – e tri – dimensional das áreas habitacionais de Xangai, agora destruídas".O Júri das Extensões atribuiu o Prémio "Cine'Eco em Movimento" ao documentário -"Desertos em Movimento - Europa", de Ingo Herbst, (Alemanha, 2007); e as seguintes Menções Honrosas:
"O Fantasma do colectivo", de Abi Feijó e "Em Construção", de Zhenchen Liu
No dia em que a XIV edição do Cine´Eco chega ao fim, a DÃO TV, canal televisivo on line da região, esteve em Seia durante toda a manhã a recolher entrevistas sobre o Cine´Eco, peça que irá para o "ar" brevemente. Foram entrevistados Carlos Teófilo membro da organização do festival, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Seia Eduardo Brito e o Director Técnico do Festival de cinema, Lauro António. Foi a minha estreia televisiva na qualidade de entrevistador. Não deixe de ver aqui ou no site oficial da DÃO TV (http://www.daotv.pt/) o balanço desta edição do único festival de cinema de ambiente em Portugal.
No âmbito da candidatura do filme "Centenário da Banda de Torroselo" que foi seleccionado para a competição Lusofonia no festival de cinema Cine´Eco, criei recentemente o blogue onde explico as minhas motivações e outros pormenores de interesse cultural relacionados com esta colectividade que comemora este ano o seu centenário. Fica o link para que façam a vossa visita: http://www.centenariobandatorroselo.blogspot.com/
O Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Delgado Ubach Chaves Rosa, vai estar em Seia no próximo dia 25 de Outubro, onde presidirá à inauguração das instalações do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Situado na quinta do Carvalhal, o CISE apresenta um conjunto de equipamentos didácticos e científicos focalizados para a descoberta da serra da Estrela. Unidade única em toda a região, nesta infra-estrutura do Município de Seia é possível alicerçar o conhecimento empírico oferecido pela descoberta natural da serra, com as bases científicas e fenómenos que a natureza não revela ao olho humano. Para além da cerimónia de inauguração, agendada para as 17:00h, a visita do Secretário de Estado passa também pela sua participação no encerramento da Conferência “Territórios de Baixa Densidade”, a qual terá lugar por volta das 17:30h. A conferência decorre durante todo o dia, no Auditório do CISE, e contará com um primeiro painel na parte da manhã, moderado pela socióloga Luísa Schmidt. Nele intervirão o Dr. Eugénio Sequeira, Agrónomo e Presidente da Liga Portuguesa para a Protecção da Natureza; o Eng.º. Neves Carvalho, Director de Ambiente e Sustentabilidade da EDP e o Dr. Fernando Braga, da Faculdade de Ciências e Administração de Pernambuco (Brasil) – "City Marketing", Empresarialismo Turístico e Desenvolvimento Sustentável (o caso do Município de Tamandaré). O painel da parte da tarde, moderado pelo Prof. Doutor Manuel Salgado, da Escola Superior de Turismo e Hotelaria, contará com a presença do Eng.º Lemos Santos e Dr.ª Teresa Vieira, que farão a apresentação do PROVERE SERRA DA ESTRELA; do Eng.º Armando Carvalho, do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, que falará do PROVERE BY NATURE e do Eng.º Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo. As inscrições para participação nesta conferência são gratuitas e encontram-se abertas a todos os interessados na Câmara Municipal de Seia (telefone: 238 310 235) e CISE. O Secretário de Estado também presidirá a cerimónia que encerrará mais uma edição da Cine’Eco, estando programado o seu início para as 21:30h.
"Em 2005, o Cine Eco batera todos os records de participação: mais de quatrocentas obras concorreram, cerca de quatro dezenas e meia de países enviaram títulos, desde o Irão ao Chile, da Índia os Estados Unidos, da Estónia a África do Sul, passando por quase toda a Europa. Em 2006 voltámos a andar pelos mesmos números e, em 2007, chegámos às 432 obras e apresentámos títulos de mais de vinte países. Em 2008 os records voltaram a ser batidos, mais de cinco centenas de obras (512, para ser preciso) foram visionadas, provenientes de mais de cinquenta países. Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bielo-Rússia, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, EUA, França, Grécia, Holanda, Hungria, Índia, Inglaterra, Irão, Israel, Itália, Letónia, Malásia, Moçambique, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suiça, Somália e Ucrânia são os países de que iremos ver algumas obras."
Metade da verba do maior templo do distrito já foi paga com donativos dos fiéis.
Depois de ter tomado uma decisão sobre o numero de Delegados ao Congresso Distrital e de o ter comunicado ás secçoes ; eis que a COC "Comissão Organizadora do Congresso", sem se conhecer a razão ou razões , aumenta , quase para o dobro o numero de Delegados. Com esta decisão , a COC, dá mais um importante contributo para limitar, condicionar , quem sabe até inviabilizar o aparecimento de outras candidaturas, quer a Presidente , quer a Delegados ao Congresso, para além daquela que quase se pretende designar de oficial. Lamenta-se, profundamente, que camaradas que desempenham importantes funçoes politicas no DISTRITO, em vez de ajudarem a criar condições para fomentar o debate e a discussão, em torno dos problemas que afectam e preocupam as pessoas e procurar soluçoes para eles, tudo façam para o evitar. ENGANAM-SE ESSES CAMARADAS, POIS ESCONDER OS PROBLEMAS NÃO OS RESOLVE. Finalmente, quero garantir aos Socialistas da Guarda, que mesmo no meio de imensos condicionalismos politicos e administrativos, irei até ao fim com a minha candidatura. O DISTRITO DA GUARDA TEM QUE SER DIGNIFICADO, CUSTE O QUE CUSTAR E O NÍVEL DE EXIGENCIA E AMBIÇAO TEM QUE SUBIR,JAMAIS PODE FICAR CIRCUNSCRITO A UMA MERA DISTRIBUIÇAO DE CARGOS.
Até ao dia de hoje (Dia 1 de Outubro, Dia do Idoso) e até esta hora (19h09) contrariamente ao esperado e falado em reunião no Municipio no passado dia 29 de Setembro, o Gabinete de comunicação da Câmara ainda não fez chegar a nota à imprensa sobre a realização da Festa dos Idosos do Concelho de Seia no próximo dia 4 de Outubro em Tourais. Foi-nos informado que a noticia já está no site da CMS no entanto isso por si não chega até porque muito provavelmente o meu blogue tem mais visitas diárias que o site referido. A desigualdade de tratamento relativo a tantas noticias que são enviadas pelo gabinete de comunicação para os órgãos de comunicação social da região, algumas delas menos importantes que esta, merece da minha parte enquanto um dos membros da organização uma chamada de atenção até porque não é isso o mais importante neste evento mas sim o respeito que os idosos devem merecer a todas as entidades em geral e a todos nós em particular. Não queremos ser tratados nem mais nem menos que os outros, apenas exigimos Igualdade de tratamento noticioso até porque a própria Câmara é um dos membros da organização.