28/02/2010
Vendaval estendeu-se ao estádio do mar
27/02/2010
Região da Serra da Estrela altamente fustigada pelo CICLONE. Há já quem fale em catástrofe
As ribeiras viraram rios
Aristides Ferreira enviou algumas fotografias de uma ribeira em Figueiró da Serra onde há umas semanas atrás se atravessava de uma margem à outra sem qualquer problema. Hoje, era impossivel fazê-lo devido à força da água provocada pela enorme precipitação que se abateu sobre a localidade.
25/02/2010
Made in Portugal
recebido via mail
24/02/2010
ÚLTIMA HORA - Furacão categoria 1, SÁBADO no Continente. Poderá ser considerada a TEMPESTADE DA DÉCADA e/ou dos últimos 30/35 anos
Agrupamento de Escolas Brás Garcia de Mascarenhas organiza Sarau Cultural “Ajudar a Madeira”
in - http://radioboanova.com/
22/02/2010
Um exemplo do reaproveitamento de moínhos degradados
19/02/2010
"Os Últimos Moínhos". DVD à venda
Após o devido registo, já se encontra à venda o DVD do documentário "Os Últimos Moínhos". Neste momento o filme já pode ser adquirido no Museu do Pão, Posto de Turismo, Intermarché e no Café Tutti Fruti em Seia, no Posto de Turismo em Gouveia e nos Estúdios Fotográficos Foto Correia em Oliveira do Hospital. Numa segunda fase, o filme pode ser adquirido na Quinta do Crestelo, assim como no hipermercado Modelo em Viseu e em Coimbra. O preço de Venda ao público (PVP) é de 10 euros.
17/02/2010
Comunicado de Última Hora
16/02/2010
Tendas da Mongólia no Vale do Rossim
15/02/2010
O blogue feito pelos seus leitores
O blogue feito pelos seus leitores
Levam o Braga ao colo
Com situações destas é óbvio que querem prejudicar o Benfica.
14/02/2010
Dia de S. Valentim
Este ano o meu coração bate por duas pessoas. A minha Martinha e o meu filhote/a. É na companhia deles que encontro a minha tranquilidade e felicidade. FELIZ DIA DOS NAMORADOS para todos.
Petição a Favor da Concretização das Novas Estradas (IC’s 6, 7 e 37) na Serra da Estrela
Petição a Favor da Concretização das Novas Estradas (IC’s 6, 7 e 37) na Serra da Estrela - Queremos Mais Desenvolvimento da Serra da Estrela A decisão do Governo em suspender a concretização da Concessão de Estradas da Serra da Estrela, que inclui a execução dos IC6, IC7 e IC37, é uma “machadada” nas expectativas de desenvolvimento do Interior do País e em especial para os que residem nesta região da Serra da Estrela. Porque que todos os cidadãos têm a responsabilidade de participar nas decisões que lhe dizem respeito, é criado este movimento que se centra nas preocupações com o desenvolvimento do Interior, mas fundamentalmente, e neste momento, pela defesa da concretização das Vias IC’s 6, 7, e 37, essenciais ao desenvolvimento da Beira e Serra da Estrela. Consideramos a suspensão da concretização dos IC’s 6, 7, 37 como uma medida fortemente injusta, precipitada, que vem defraudar expectativas e adiar a resposta aos problemas de acessibilidade e de desenvolvimento desta Região. Independentemente da acção do governo, dos partidos e de outros organismos da administração local, entende-se que a sociedade civil não pode ficar de braços cruzados e aceitar de ânimo leve esta decisão. Este movimento, que se inicia com esta petição, terá como objectivo atrair todos cidadãos para o debate e para a realização de acções de reivindicação para a execução dos referidos traçados, a programar nos próximos tempos. Com a ajuda de todos, haverá força suficiente para repor a justiça no desenvolvimento da Serra da Estrela e assim conseguir a solidariedade e a discriminação positiva constantemente propalada e tão pouco praticada. Chegou a altura de dizer basta a esta forma de canalizar os fundos públicos apenas para os grandes centros, em detrimento dos povos do Interior do país. Serra da Estrela, Fevereiro de 2010
Aproveitando a visibilidade que a Feira do Queijo de Seia proporcionou, nomeadamente com a presença do Ministro da Administração Interna, o movimento levou a efeito algumas acções nomeadamente a colocação de uma tarja bem visivel junto à Estátua de Afonso Costa na principal artéria de circulação da cidade de Seia. Essa atitude levou a que hoje, domingo, a noticia tenha saído em quase toda a imprensa nacional através da agência Lusa. Porque este movimento deve merecer o apoio de todos os que se interessam pelo desenvolvimento da nossa região da Serra da Estrela, deixo aqui publicamente os meus parabéns aos autores deste movimento pelas iniciativas que estão a levar a efeito, no entanto, deixo também a mensagem para que continuem a encontrar soluções para que esta onda continue bem viva e não a deixem "morrer na praia", agora que acabou a Feira do Queijo.
ASSINE A PETIÇÃO EM: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N1288
Consulte o blog: http://www.itinerarioserradaestrela.blogspot.com/
REACÇÕES PÚBLICAS:
Na última edição do Jornal Porta da Estrela podem ler-se os seguintes textos
PS «enganou» os senenses e «prejudica» o Concelho
A Comissão Política do PSD de Seia reagiu, em comunicado, à decisão do Governo em suspender a concessão rodoviária da Serra da Estrela. O documento refere que o Partido Socialista «enganou» os senenses e que o anúncio «prejudica» o concelho porque «os nossos governantes e o Partido Socialista local, com as faustosas apresentações e farta propaganda, fizeram-nos crer que era desta que iríamos ter as acessibilidades a Viseu e ao Litoral».Salientam que em 2008, no Dia da Cidade, enquanto Eduardo Brito dizia ser «um acontecimento histórico», Paulo Campos, o Secretário Adjunto das Obras Públicas, anunciava «ter chegado a hora da Beira Serra» e que, um ano depois, na inauguração da variante, e mais tarde, em plena campanha autárquica de Outubro, o PS, através da sua candidatura autárquica e de Paulo Campos, «afirmava publicamente estarem aprovadas as estradas, com a abertura dos concursos para a execução dos IC´s. Esta era uma arma demasiado importante para as campanhas eleitorais de 2009», sublinham os sociais-democratas.Passados cinco meses após o despacho do Governo, referem que «palavras leva-as o vento» e face à situação económica do país, tendo o Governo que escolher entre avançar com o TGV e a terceira auto-estrada Lisboa-Porto ou avançar com as concessões rodoviárias do interior, «o PS escolheu o TGV e a 3ª auto-estrada, prejudicando o interior».«A esta atitude nós prometemos luta. Apesar das adversidades nós não deixaremos de lutar, não desistiremos, não nos resignaremos, pois já é tempo de os políticos, todos os políticos, darem ao interior aquilo que nós merecemos», refere a Comissão Política, que adianta também que «esta é a hora de nos unirmos, como fizemos na luta pelo hospital, arregaçando as mangas, agregando forças e vontades de todos os quadrantes políticos e sociais. Temos que ser capazes de fazer ouvir a nossa voz e dizer basta a este tipo de discriminação. Nós temos o direito à igualdade de oportunidades. Está na hora de os senenses, com cargos políticos de relevo, exigirem que seja reposta a justiça para a nossa terra, o que exigiremos».Criticam o facto de as opções do Governo «continuarem a privilegiar o TGV de passageiros e o Litoral em detrimento do Interior, acentuando a sua desertificação e complicando a vida aos que cá vivem», sublinhando que o país «pagará com grandes custos estas opções», questionando «porque é que o Governo não suspende o TGV e a terceira auto-estrada Lisboa-Porto, e dá ao interior de Portugal os acessos condignos que nós merecemos».
No mesmo Jornal, na edição de 10.02.2010, Alcides Henriques diz:
Estradas não há. E agora?
Ouvimos, meios incrédulos, a declaração do Senhor Ministro das Finanças a dizer que não vai haver novas Estradas.A rede da Serra da Estrela que se destinava a servir Seia e ligava esta cidade ao IC6, IC7 e a Viseu foi cancelada e não se sabe se o não terá sido definitivamente. É revoltante!Esta questão permite dizer que revolta e que o Governo com esta decisão contribuirá ainda mais para a decadência económica que arrasta uma maior desertificação deste Concelho e naturalmente também dos outros.A falta de Estradas é um dos factores de atraso. As que temos vêm do tempo dos Reis.Seia para a Serra da Estrela é o terceiro destino turístico do País e nem isso sensibiliza os políticos que desenvolveram, de forma desequilibrada, a rede de comunicações. Veja-se o que acontece no Norte do País ou mesmo com a vizinha Covilhã. Aqui até há Estradas em excesso.Esta decisão injusta devia motivar uma acção de enérgico protesto encabeçado pelas forças políticas de Seia e Oliveira do Hospital.Os responsáveis do Concelho que pactuaram ou foram, demasiadamente, tolerantes com as promessas sucessivamente adiadas, têm aqui a resposta cabal à sua fraca participação e até competência para a resolução da maior reivindicação da região. Não souberam exigir quando era tempo e afirmar-se como se impunha. Prestaram, por isso, um mau serviço à Comunidade que representam.Uma nota ainda vai dirigida ao Senhor Secretário de Estado que não cumpriu com o que publicamente assegurou. Prometeu o concurso das Estradas IC, para o ano 2008 e o seu início da construção antes das eleições de Outubro.Faltou a este compromisso.Perante as pessoas de Oliveira e Seia há uma falta à palavra prometida. A Estrada é uma necessidade que ninguém devia desconhecer e tão simplesmente resolver.De que serviu a tão divulgada Portaria de Agosto de 2009? Porque somos tratados, pelos Governos de todas as cores, com tanta desconsideração?Há que perceber a razão. Mas há que a contrariar.Uma grande missão tem o actual Presidente da Câmara cujo desafio de afirmação do Concelho tem em mãos a que tem de dar resposta conveniente.É nestas alturas que temos de mostrar do que somos capazes.
E o leitor? O que pensa sobre este assunto?
O que é uma petição? Devemos assinar?
Continue a ler em:
13/02/2010
Frankie Chavez...vai dar que falar
11/02/2010
A capa da polémica
O blogue feito pelos seus leitores
09/02/2010
João Carreira viu a sua indignação compensada. O jornal Expresso actualizou a infografia
http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-inverno-na-serra-da-estrela=f562216
Na foto João Carreira na apresentação do livro de Pedro Passos Coelho
08/02/2010
João Carreira indignado com o jornal Expresso
A Infografia sobre a Serra da Estrela na última Edição do "Expresso"
Caros Amigos, (Texto igual às mensagens enviadas a Henrique Monteiro e Jaime Figueiredo) Que tristeza senti, por não ter visto Loriga na infografia que fez na última edição do 'Expresso'...nem sequer mencionou que as pistas de ski ( as únicas em Portugal) estão em Loriga. Estranhei, igualmente, que convidasse as pessoas a voltarem para trás até ao Sabugueiro, mas nada sobre a mais alta vila de Portugal e a que está mais perto da Torre. Quanto ao seu trabalho, admiro imenso...por isso, estranhar ainda mais... Posto isto - e já que tanto desconhece sobre a Serra da Estrela -, deixo aqui agumas imagens sobre Loriga e alguns 'links' para colmatar o seu vazio.
http://www.panoramio.com/user/875188?with_photo_id=28001627/
http://lorigasuicaportuguesa.blogspot.com/
http://joaoamaro-fotografia.blogspot.com/
http://www.bvloriga.pt/
http://sol.sapo.pt/blogs/joaocarreira/default.aspx
Com estima, admiração e bastante lamento, João Carreira
O blogue feito pelos seus leitores
CINE-TEATRO AVENIDA CASTELO BRANCO
21H30 TERÇA, 9 FEVEREIRO
07/02/2010
05/02/2010
Jornal St.ª Marinha na vanguarda da informação/comunicação
04/02/2010
Quais são para si os principais motivos desta crise Nacional?
PORTUGAL PRECISA DE UMA FISCALIZAÇÃO DE ALTO A BAIXO.