21/01/2007

Ambiente - I


Proteger o ambiente é um dever de todos nós
. No entanto, por muito que queiramos, por vezes torna-se dificil cumprir com as regras ambientais e até de cidadania. Vejamos esta imagem:


O que o leitor repara à primeira vista é na quantidade de cartão espalhado pelo chão. Ora, esta situação não é concerteza porque a pessoa que vai reciclar cartão não se queira dar ao trabalho de o colocar dentro do caixote. Esta situação é provocada porque:
1.º - O caixote tem uma entrada muito estreita, o que em enormes quantidades a pessoa que vai reciclar tem de cortar em pedaços pequenos o cartão para este lá caber. Este é um processo que pode levar alguns largos minutos e as pessoas não estão para isso.
2.º - Normalmente este caixote está sempre cheio, dando a ideia que nem sequer é despejado com a regularidade que se exige, o que torna dificil lá colocar mais cartão dentro.
3.º - Este caixote está já desactualizado no tempo. Estes foram os primeiros caixotes de reciclagem que apareceram. Na altura que apareceram, as pessoas ainda não estavam muito bem mentalizadas para estas questões da reciclagem, actualmente, e porque as questões ambientais estão na ordem do dia, as pessoas já recorrem mais a esta prática.

SOLUÇÕES?
Bastante simples.
Colocar caixotes de reciclagem com uma maior abertura, maior capacidade de armazenamento e mais práticos de utilizar. Ah! e já agora despejarem-nos para voltar a encher. O ambiente agradece.

2 comentários:

O Micróbio II disse...

Enfim... é caso para dizer que é necessário promover cursos de sensiblização ambiental para vereadores da câmara e outros, a começar pelo próprio primeiro ministro, ministros e secretários...

Anónimo disse...

e filhos de ministros, filhos de secretários, filhos de vereadores...