30/12/2007

Eu não conheço nenhum hotel na Serra da Estrela

Você conhece?Eu conheço 1 hotel em Seia, 1 hotel em Gouveia e 2 hoteis na Covilhã.
Na Serra da Estrela não conheço nenhum hotel.

4 comentários:

O Micróbio II disse...

Mas há por aí espalhadas umas quantas casas de "turismo de habitação" muito boas... eu posso aconselhar umas quantas.

LS disse...

Porque é que não se faz um hotel próximo das pistas de ski? Vejam o exemplo da Suiça...

ljma disse...

Lamento discordar do ls mas, na minha opinião, o pior que temos feito na Serra resulta exactamente desse argumento "veja-se como é na Suiça". A Serra não é os Alpes, nem nunca o será, por mais que façamos. Dizer que podemos ter aqui qualquer coisa parecida com o que existe na Suiça é como dizer-se que é possível fazer no Mar do Norte praia como se faz no Mediterrânio. Assim como nenhum escandinavo concordaria que se estragasse um fjord construindo nele uma estância balnear como a de St Tropez (coisa evidentemente impossível), também eu não concordo que se estrague a nossa serra nela tentando sonhos igualmente impossíveis. Já temos na Torre uma estânciazita de esqui. Já é mais (muito mais) do que o que se justifica. Estragar e artificializar ainda mais, acho que não.

Mas não sou contra o turismo na Serra. Só não concordo é que se continue a colar esse turismo a uma coisa que temos cada vez menos: a neve (e não é este nevãozito que me faz esquecer os nevões do passado, não é este nevãozito que que se compara com os que já este ano presenciei nos Alpes, nevões esses como nós não temos, nem nunca tivémos).

Devemos desenvolver o turismo sem artificializar ainda mais a Serra. Quereremos mesmo atirar com os turistas para a Torre?! Ficar a vê-los passar, apenas? E as infraestruturas necessárias, nomeadamente esgotos? E a viabilidade do hotel (nomeadamente no Verão, época baixa na Serra, ao contrário do que se passa noutras montanhas) não obrigará à instalação de outros serviços lá em cima (comércio, diversões, etc)? Não, acho que o coração da Serra já está estragado QB. Convençamos mas é os turistas a explorar os nossos vales, as nossas localidades. A maravilharem-se com as nossas paisagens, ambiente, cultura e património. A permanecerem cá durante semanas, saltitando de terra em terra. De carro uns, mas outros a pé, de cavalo, em bicicleta. Se é possível no Gerês e nos Açores (para não ir mais longe), porque é que não o será aqui?

Cumprimentos e votos de um excelente ano 2008!
José Amoreira

Anónimo disse...

Existe um hotel na Serra sim senhor!!! Seus incultos. Penhas da Saúde é Seea da Estrela e existe lá um hotel chamado Hotel Serra da Estrela, a 5 km da torre!!!