05/01/2008

Há 4 anos atrás os leitores comentavam mais nos blogues do que hoje em dia. Os hábitos mudaram em pouco tempo.

A minha aventura na blogosfera começou no dia 15 de Fevereiro de 2004 com um post intitulado "Sou Português por isso tenho um blog". Nesta altura alojei os meus artigos nos blogs do sapo o que mais tarde me vim a arrepender. Mudei para o blogspot. As razões que estiveram na base da mudança foi a lentidão deste servidor, pois se colocasse determinado número de fotografias já era uma dor de cabeça para abrir a página. Outro dos motivos é que por muitas vezes os leitores queriam deixar comentários e não conseguiam. Eram tempos dificeis na blogosfera e não foi há muito anos atrás que isto acontecia. Apesar destas e outras dificuldades há 4 anos atrás os leitores tinham mais o hábito de comentar do que têm hoje. Cheguei a ter posts com 64 comentários. Este facto fica a dever-se talvez aos poucos cidadãos que tinham um blogue na internet. Também desde esta altura sempre tive por hábito colocar à disposição dos leitores uma radio on line para escutarem enquanto iam lendo. Neste ano a radio era a RUC (Radio Universidade de Coimbra) não só pela qualidade musical que sempre teve como também por lá ter alguns amigos a fazer programas de radio como é o caso do autor do blog "Vidro Azul". Esta e outras análises à blogosfera que farei daqui em diante tenho-as redescoberto com a leitura de todos os posts que escrevi até hoje e que tenho andado a seleccionar para o livro. Até agora já relembrei 231 artigos. A caminhada ainda é longa até à selecção final, mas também não há pressa...
na imagem - o primeiro template do meu blogue. Lembram-se?

3 comentários:

Anónimo disse...

Li o teu artigo porque me chamou a atenção o facto de escreveres que as pessoas cada vez comentam menos...É verdade. Mas tambem e a essência do conteudo dos blogs também se alterou muito...
Hoje em dia mais de 70% de blogs que vou pesquisando pouco me prendem, fala-se muito de sexo, choram-me muitos amores e pouco de diz.

O teu blog vai ficar nos meus favoritos e vou começar a ler alguns dos teus artigos cujo titulo por si só ja me despertaram a curiosidade.
Parabéns!

Anónimo disse...

Li o teu artigo porque me chamou a atenção o facto de escreveres que as pessoas cada vez comentam menos...É verdade. A essência do conteudo dos blogs também se alterou muito...
Hoje em dia mais de 70% de blogs que vou pesquisando pouco me prendem, fala-se muito de sexo, choram-me muitos amores e pouco de diz.

O teu blog vai ficar nos meus favoritos e vou começar a ler alguns dos teus artigos cujo titulo por si só ja me despertaram a curiosidade.
Parabéns!
Jasmin

Anónimo disse...

Talves hoje a falta de comentários se deva a que há quatro anos atrás não existia um Hi5, o msn ainda estava loge de ter o impacto que tem hoje, e a juventude actual só olham para esses locais, esquecendo-se que existe na net locais mais interessantes para participarem.
Diasnet