08/02/2010

João Carreira indignado com o jornal Expresso

Através do facebook do João Carreira, ilustre advogado a residir em Lisboa mas, natural e amigo da sua terra natal, Loriga, fui encontrar a seguinte chamada de atenção:
A Infografia sobre a Serra da Estrela na última Edição do "Expresso"
Caros Amigos, (Texto igual às mensagens enviadas a Henrique Monteiro e Jaime Figueiredo) Que tristeza senti, por não ter visto Loriga na infografia que fez na última edição do 'Expresso'...nem sequer mencionou que as pistas de ski ( as únicas em Portugal) estão em Loriga. Estranhei, igualmente, que convidasse as pessoas a voltarem para trás até ao Sabugueiro, mas nada sobre a mais alta vila de Portugal e a que está mais perto da Torre. Quanto ao seu trabalho, admiro imenso...por isso, estranhar ainda mais... Posto isto - e já que tanto desconhece sobre a Serra da Estrela -, deixo aqui agumas imagens sobre Loriga e alguns 'links' para colmatar o seu vazio.
http://www.flickr.com/photos/joaocarreira/sets/72157611114834225/
http://www.panoramio.com/user/875188?with_photo_id=28001627/
http://lorigasuicaportuguesa.blogspot.com/
http://joaoamaro-fotografia.blogspot.com/
http://www.bvloriga.pt/
http://sol.sapo.pt/blogs/joaocarreira/default.aspx
Com estima, admiração e bastante lamento, João Carreira


4 comentários:

João Carreira disse...

Caro Luís Silva,

Hoje estava no dentista e um (esse sim...) ilustre advogado transmontano da capital, facebookiano, que tinha comentado a minha nota, ligou para o telemóvel, pois queria mostrar as minhas fotografias a umas pessoas. Bem, ele escreveu "joão carreira loriga" no Google e veio ter ao seu simpático Oceano onde encontrou este texto.
Muito Obrigado pela notoriedade, embora eu goste mais de ser conhecido na família e entre os amigos, onde o encaixo (embora lamentavelmente só ainda nos conhecemos via internet...); e é curioso que tem aqui uma fotografia comigo e com o Pedro Passos Coelho.
Deixe ainda que acrescente duas pequenas notas:
1.ª De momento, por incompatibilidade profissional não exerço Direito;
2.ª A infografia já está actualizada, pela enorme simpatia dos jornalistas visados na nota e com algumas fotografias minhas.
Podendo ser consultada em:
http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-inverno-na-serra-da-estrela=f562216

Um Muito Obrigado Grande e um Forte Abraço,

João

Anónimo disse...

Meus caros amigos deixem-se de protagonismos em primeira pessoa, os primeiros ecos desta indignação vieram do blog "bombeirospontopt", este sim foi quem deu o pontapé de saída com a primeira indignação (pudemos presenciar isso no seu blog) e no meio de uma outra vem a do "pintogonçalves". Se o João Carreira fez ou não algo para que este facto fosse resolvido, no físico da página web não se vê tal nome nos comentários do Expresso como todos podem constactar no link a seguir:

http://aeiou.expresso.pt/grafico-animado-inverno-na-serra-da-estrela=f562216

O blog dos bombeiros foi quem denunciou a questão no dia 7 de fevereiro e os restantes movimentos seguem-se depois deste dia, porque será?

Também eu era generoso e grande com a boa atitude e altura dos outros... caros amigos sejamos coerentes é que histórias da carochinha vêem-se muitas e por isso veja-se, Jaime Figueiredo, autor do trabalho do Expresso responde às indignações do bombeirospontopt e do pintogonçalves e explica os motivos que os levaram apresentar o trabalho incompleto e deixou a informação publicamente que iria ser posta a informação faltosa, como foi feito.

João Carreira disse...

Caro Anónimo,

Eu tive o cuidado de salientar o papel do(s) anónimo(s) bombeiropontopt e de Pinto Gonçalves. Foram também enviadas cartas ao 'Expresso', cujo o teor o Director do Expresso Henrique Monteiro, simpaticamente me enviou cópia. Uma das cartas foi escrita pela Dr.a Margarida Reis, pessoa de relevo e sempre interessada na divulgação de Loriga e da Confraria da Broa e do Bolo Negro de Loriga.
O que aqui escrevi foi para uma pessoa que considero amiga e que embora ainda não conheça, tem tido por mim e por todos, uma estima e uma amizade que deve (no minímo) ser agradecida.
Se me conhece minimamente, saberá que não sou de protagonismos, o único refere-se a Loriga. Não o peço e menos o mereço, sou apenas um entre muitos (que deveriam ser mais...), mas em tudo o que faço coloco o meu nome e responsabilizo-me por tal, doa o que doer. Se me conhecer minimamente, saberá que sou do género timidozinho-chato, mas gosto da terra onde passei a infância e o protoganomismo que tenha ou venha a ter pouco me importam, pois para quem eu queria ser importante e ficasse feliz, já jaz no cemitério de Loriga. Esses, são os meus ascendentes.
Para os vivos, se eu sou importante ou não, conta naturalmente pela amizade e pelo carinho, mas importa-me mais que os vivos sejam importantes para mim. Compreenda que eu só falo mal dos meus amigos e aos outros não os conheço, sendo que muitos escondem-se no anonimato e raramente merecem resposta.
Finalmente, compreenda uma coisa: nunca fui vaidoso e no dia em que o for deixarei de evoluir; deixarei de me sentir vivo.

Já agora sobre o assunto, leia a minha opinião em:
http://sol.sapo.pt/blogs/joaocarreira/archive/2010/02/11/Dia-11-de-Fevereiro-de-2010-_2D00_-SOL-de-_2200_Ser_E100_-ainda-o-PS-o-basti_E300_o-da-Democracia_3F002200_.aspx#comments


Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

João Carreira disse...

P.S.: Tenha a certeza que não foi só por minha causa. Mas, se consultar o FaceBook, verá que nos amigos de "João T. Carreira", constam Henrique Monteiro e Jaime Figueiredo. Eu aos amigos, muitas vezes ligo-lhes para o telemóvel...
Se reparar eu partilhar com os amigos do Facebook...e só alguns. Não preciso de publicidade. Apenas informei o Dr.Pinto Gonçalves e o meu amigo e bombeiro de Loriga, Pedro Silva, nos blogs dos referidos.
Pense um pouco nisso...

Com os melhores cumprimentos,

João Carreira