12/04/2010

Morreu Nascimento Rodrigues

A Nação está mais pobre.
O antigo Provedor de Justiça morreu esta noite, com 69 anos. Cavaco lembra a “elevada estatura moral” de Nascimento Rodrigues. O conselheiro de estado foi vítima de complicações cardíacas derivadas de enfisema pulmonar, avança o 'Expresso'. O Presidente da República, Cavaco Silva, já veio prestar homenagem ao antigo Provedor de Justiça e conselheiro de Estado. "Lamento profundamente o falecimento do Dr. Henrique Nascimento Rodrigues, jurista eminente e homem público que se destacou, em todas as funções que exerceu, pela sua elevada estatura moral, pela dedicação à causa pública e pelos relevantes serviços que prestou ao País, designadamente em defesa dos valores da democracia e dos direitos fundamentais dos cidadãos", pode ler-se num comunicado publicado no 'site' da Presidência. Nascimento Rodrigues foi deputado à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral de Lisboa, tendo presidido à Comissão Parlamentar do Trabalho (1979-1980). Ministro do Trabalho do VII Governo Constitucional, foi também consultor da Organização Internacional do Trabalho, dirigiu o Gabinete de Cooperação com África do Ministério do Trabalho e representou o VII Governo na Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho. Em 1992 foi eleito, pela Assembleia da República, presidente do Conselho Económico e Social, cargo que exerceu até 1996. Foi eleito, em 2000, Provedor de Justiça, pela Assembleia da República, e reeleito em 2004, cargo a que renunciou no dia 3 de Junho de 2009.
DEUS DÊ PAZ À SUA ALMA.
ATÉ SEMPRE PRIMO HENRIQUE!
* Post-scriptum: Um dos últimos e´mails que enviei ao meu primo foi no dia 30 de Janeiro deste ano e na altura ele dizia-me que também tinha vontade de criar um blogue, agora que se encontrava reformado.

3 comentários:

Cagido disse...

As minhas sentidas condolências.
Paz à sua alma e que Deus o receba no seu reino de amor e alegria.

Anónimo disse...

Aqui presto homenagem ao Dr. Nascimento Rodrigues. Figura grada do meu partido, sempre foi estimado pela sua amizade, integridade, competência e integridade que pôs sempre em tudo.
Sinto-me sem dúvida mais pobre e que Deus o acolha.

Ana Luísa Rodrigues

LS disse...

Afinal através do meu tio Luis Alves Martins, primo direito do primo Henrique, fiquei a saber que o primo Henrique afinal chegou a criar um blogue pessoal o qual já dei uma vista de olhos. Ao meu tio Luis bem-haja pela informação.