08/11/2010

Cinanima arranca hoje com «O Mágico», de Sylvain Chomet

Mais de oito horas de animação dos quatro cantos do mundo preenchem a competição internacional da 34ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, que abre hoje em Espinho «O Mágico», de Sylvain Chomet.Desenvolvimento
Foram mais de 700 os filmes propostos à competição oficial da 34ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que arranca hoje, 8 de Novembro e se prolonga até domingo, dia 14, centralizado no Centro Multimeios de Espinho.
Acabaram por ser escolhidos 71 filmes para a selecção principal, de um total de 28 países de quatro continentes, integrando zonas de produção tão pouco conhecida como Irão, Cuba, Nova Zelândia, Israel ou Colômbia. As nações mais representadas são, como tem sido habitual, a França e o Reino Unido, com 15 filmes seleccionados cada, mas foi Portugal quem mais surpreendeu, ao conseguir colocar cinco fitas na corrida ao prémio principal. Entre elas contam-se algumas das mais esperadas do ano, como «Viagem a Cabo Verde» e «Dodu, o Rapaz de Cartão», de José Miguel Ribeiro, e «Os Olhos do Farol», o regresso à realização de Pedro Serrazina mais de uma década após o muito premiado «Estória do Gato e da Lua». «Afonso Henriques, o Pequeno Rei», de Pedro Lino, e ainda «Conservar», do Colectivo de Jovens de Portimão. O filme de abertura será «O Mágico», a mais recente longa-metragem de Sylvain Chomet, o cineasta que maravilhou o mundo com «Belleville Rendez-vous», e é baseado num argumento nunca filmado de Jacques Tati. O realizador seria também um dos júris do festival este ano, mas acaba de cancelar a vinda por problemas de saúde. O Cinanima é considerado um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, um dos únicos cujo vencedor o classifica automaticamente para a nomeação ao Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação. Na edição deste ano, haverá também sessões especiais dedicadas ao «Cinema de Animação e o Jazz», «Os Finalistas do Cartoon d’Or 2010» e ainda três sessões sobre a produção nórdica. Tendo em conta que o festival é, informalmente, o grande pólo de encontro anual de todos os profissionais e apaixonados pelo cinema de animação em Portugal, este ano o certame voltará a ser palco da iniciativa designada «Caminhos para a Animação Portuguesa», um debate aberto a todos, que visa criar um documento estratégico para apresentar ao Governo sobre o estado actual, as potencialidades e o posicionamento do cinema português de animação.
Luís Salvado - 08-11-2010 11:00

Sem comentários: