24/05/2011

Jornadas Filarmónicas do Distrito da Guarda vão decorrer em Seia

Vão decorrer de 24 a 26 de Maio, em Seia, as Jornadas Filarmónicas do Distrito da Guarda.
Estas Jornadas surgem, integradas na Prova de Aptidão Profissional do aluno Daniel Branquinho Pinheiro, que frequenta o 3.º ano do Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão, na Escola Profissional da Serra da Estrela.

Este evento tem como principais objectivos:
• Enaltecer o trabalho das várias Bandas Filarmónicas do Distrito da Guarda;
• Conhecer as principais dificuldades das Bandas Filarmónicas;
• Perspectivar o futuro das Bandas Filarmónicas;
• Trazer a esta região personalidades ligadas ao Mundo Filarmónico para com elas trocar-mos conhecimentos;
• Potenciar o naipe da Percussão na Orquestra de Sopros da região;
• Aperfeiçoar técnicas de interpretação nos percussionistas das Bandas do distrito.

As Jornadas Filarmónicas do Distrito da Guarda terão três momentos essenciais: um workshop de percussão com apresentação final no Auditório da Casa Municipal das Artes de Seia, no dia 25 de Maio pelas 17:30h, e ainda duas palestras tendo como temas “Que futuro para as Bandas Filarmónicas?” e “Bandas Fila
rmónicas Perspectivas culturais”, nos dias 25 de 26 de Maio respectivamente, às 21h no Auditório da Escola Profissional da Serra da Estrela. De salientar os oradores convidados para as palestras. Na primeira teremos o Prof. Paulo Martins, professor no Conservatório de Música de Aveiro, Coordenador artístico do mestrado em direcção de Orquestra de Sopros no Instituto Piaget de Viseu, Director Artístico da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, e da Associação dos Amigos da Branca. No que diz respeito à palestra, que encerrará o evento, terá como oradora a Dr.ª Susana Cruz, da Secção de Música, da Fundação INATEL. O workshop será orientado pelo prof. Aldovino Munguambe, licenciado em Música pela Universidade de Évora, exerce funções na Academia de Música Costa Cabral- Porto e na Escola Profissional da Serra da Estrela.

Além destas actividades decorrerá durante o evento uma Feira do CD filarmónico, com a colaboração da editora AFINAUDIO e uma exposição de percussão da responsabilidade da empresa Egitana Musical. O evento conta com ainda com o apoio da Federação de Bandas do Distrito da Guarda, Município de Seia, do Hotel Eurosol Camelo, do Conservatório de Música de Seia e do portal bandasfilarmonicas.com.

Sem comentários: