28/12/2012

Ora aqui está mais uma boa noticia em tempos de más noticias

GNR entrega roupa a crianças

É mais uma iniciativa do Tenente Coronel Cunha Rasteiro que já nos habituou ao longo dos anos a grandes acções de solidariedade por parte da GNR.

Quatro instituições sociais da Guarda de apoio a crianças e jovens desfavorecidos receberam ontem mais 500 artigos contrafeitos apreendidos pelo Comando Distrital da GNR, a somar aos 3500 que já haviam sido doados este ano.

A GNR da Guarda informa que em 2011 foram apreendidas 30 mil peças de vestuário no valor de um milhão de euros. Este ano o número baixou para 10 mil artigos, avaliados em 400 mil euros. Parte das peças foram ontem doadas à Casa da Sagrada Família e Outeiro de S. Miguel, na Guarda, à Associação Sócio-terapêutica de Almeida e à Santa Casa da Misericórdia de Celorico da Beira.

O tenente-coronel Cunha Rasteiro explicou que foram entregues às instituições "calças, camisas, sapatos e botas que a guarda apreendeu por crime de contrafacção". A maioria dos artigos foi apreendida na feira de Vilar Formoso.

O que diz quem recebeu a roupa:
"É uma dádiva muito importante. Destruí-la [a roupa] acho que é um crime, tendo em conta a crise que há. Estamos agradecidos e que continuem a fazer doações deste género, porque ajudam muito as instituições", disse à Lusa Encarnação Freitas, da Casa da Sagrada Família, que apoia 20 crianças e jovens com idades entre 07 e 26 anos.
Manuel Pinheiro, da ASTA, de Almeida, que apoia 36 jovens com deficiência mental, disse que a iniciativa dos tribunais e da GNR "é de louvar".
O responsável reconheceu tratar-se de "uma excelente prenda de Natal e de Ano Novo" para os utentes da instituição.
"Era um crime deitar isto fora. Dá imenso jeito", observou Ascenção Santos, do Outeiro de S. Miguel, instituição que acolhe 37 rapazes com idades entre 8 e 21 anos.

 

Record impressionante


A mensagem de passos Coelho no facebook tem batido todos os records de comentários.Impressionante o alcance das suas palavras.

08/12/2012

Programa VALORIZAR tem como objectivo combater o despovoamento do interior

Governo aprovou hoje o "Programa Valorizar", que tem como objetivo combater o despovoamento do interior do país, através de incentivos ao investimento e à atividade produtiva, no valor de 256 milhões de euros.
 Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, disse que este programa resulta da reprogramação dos fundos europeus e de uma linha do Banco Europeu de Investimento (BEI).
Do seu valor total de 256 milhões de euros, 40 milhões de euros são recursos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 200 milhões de euros do BEI, havendo ainda 15 milhões de euros de entidades privadas, referiu Almeida Henriques.
Dessas verbas, 38,5 milhões de euros serão aplicados num "sistema de incentivos de apoio local a microempresas" e 200 milhões de euros numa "linha de financiamento para apoio à realização de projetos de base produtiva", que envolve verbas do BEI e um protocolo com a banca, adiantou.
O "Programa Valorizar" prevê ainda um princípio de "mérito regional na seleção dos projetos candidatos aos sistemas de incentivos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)", com "discriminação positiva" dos projetos localizados em territórios de baixa densidade populacional.
A criação de "redes nacionais de parcerias territoriais de apoio ao desenvolvimento económico e social de base local" e de um "prémio para o desenvolvimento regional" são outras medidas do "Programa Valorizar".

De acordo com o comunicado com Conselho de Ministros, este programa consiste num "conjunto de políticas de estímulo à atividade económica produtiva de base regional e local, que favoreça o crescimento económico sustentável, a competitividade e o emprego e o investimento empresarial numa lógica de coesão territorial, num horizonte temporal convergente com o novo período de programação dos instrumentos comunitários", de 2014 a 2020.
 Almeida Henriques sustentou que se trata de "uma autêntica mudança de paradigma" no combate ao despovoamento do interior, depois da aposta na criação de infraestruturas.
 "O resultado está à vista. Há, de facto, hoje territórios, concelhos, com boas infraestruturas criadas onde faltam as pessoas. Porquê? Porque não houve capacidade para criar valor nesses mesmos territórios, para fixar as pessoas. Este programa visa exatamente dar resposta a essa questão", afirmou.

Radio Boa Nova visita as instalações da RTP

RADIO BOA NOVA de Oliveira do Hospital está com uma dinâmica extraordinária. Desta vez a Rádio Boa Nova vai participar no programa da RDP Internacional amanhã domingo, dia 9 de Dezembro. A equipa da Rádio Boa Nova vai visitar as instalações da Rádio Televisão de Portugal (RTP) com o seu Director de Programas da RDP Internacional MÁRIO MARQUES. Vão também participar no Programa ABRAÇO DE DOMINGO da RDP INTERNACIONAL com FERNANDO FERREIRA. Saiba mais em: http://www.radioboanova.com/

04/12/2012

Banco dos Medicamentos já entregou 515 embalagens a idosos mais carenciados


A Iniciativa arrancou oficialmente no dia 1 de dezembro. O Banco dos Medicamentos entregou desde sábado, dia de arranque oficial do portal, 515 embalagens a idosos carenciados, 11 por cento dos pedidos efetuados pelas instituições sociais, anunciou hoje fonte governamental. Desde sábado, foram doadas ao Banco de Medicamentos 11.305 embalagens de fármacos. As instituições sociais encomendaram 4.552 e os laboratórios já entregaram 515.

O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, adiantou que, em janeiro, o portal vai disponibilizar produtos de higiene pessoal e conforto para idosos à guarda de instituições sociais.

Marco António Costa falava em Lisboa, durante o balanço dos primeiros quatro dias de funcionamento do Banco do Medicamentos, plataforma na Internet na qual as empresas farmacêuticas doam fármacos às instituições sociais, que posteriormente os distribuem pelos idosos com mais baixos recursos financeiros.

No portal estão registadas, até à data, 19 empresas farmacêuticas e 57 instituições sociais, a maioria misericórdias.

O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social destacou a "grande utilidade" da iniciativa, que envolveu a parceria da Segurança Social, da indústria farmacêutica e das misericórdias.

O funcionamento do Banco de Medicamentos pressupõe que os mais idosos possam ter medicamentos gratuitos, através das doações feitas diretamente pelas empresas farmacêuticas às instituições sociais que disponham de serviços médicos e farmacêuticos.

Trata-se de medicamentos e produtos de saúde com prazo de validade não inferior a seis meses, mas que estão em perfeitas condições de segurança e qualidade para serem utilizados pelos utentes das instituições que mais precisam.

Cabe à União das Misericórdias Portuguesas identificar e certificar as instituições que vão beneficiar do projeto e verificar se os pedidos de medicamentos são adequados às necessidades dos idosos.

À autoridade nacional do medicamento (Infarmed) compete a gestão do portal, garantindo a segurança do processo da dádiva dos fármacos.

De acordo com o Programa de Emergência Social, o Governo estima conseguir distribuir entre 30 mil a 35 mil embalagens de medicamentos, salvaguardando que a medida será sempre fiscalizada.

4 de dezembro de 2012

03/12/2012

Neste Natal OFEREÇA UM FILME



NESTE NATAL OFEREÇA o filme sobre a indústria dos Lanificios nas regiões de Manteigas, Gouveia e Seia aos seus familiares que trabalharam nesta arte. Uma recordação e um filme para a vida. Há 50 anos, na região da Serra da Estrela prosperava a indústria dos lanifícios. «Respirava-se tranquilidade ao nível de empregos e de futuro». Hoje, o cenário captado pela câmara é diferente: fábricas abandonadas, máquinas obsoletas e uma região deprimida, onde a pouca indústria que subsiste é «assolada» pelos produtos asiáticos que entram no país a preços baixíssimos. Para saber mais sobre este filme leia em:http://www.cafeportugal.net/pages/noticias_artigo.aspx?id=4642

30/11/2012

Para quem acha que a Serra da Estrela é só neve então já pode vir visitá-la

Para quem acha que a Serra da Estrela é só neve então já pode vir visitá-la é que neste momento está a cair um grande nevão. Adivinha-se um fim de semana em cheio. Sejam Bem Vindos à Serra da Estrela.

27/11/2012

No próximo dia 1 de Dezembro o jornal Porta da Estrela vai comemorar 35 anos de publicações


No próximo dia 1 de Dezembro o jornal Porta da Estrela vai comemorar 35 anos de publicações. Assumindo-se ao longo destes anos como um jornal libertino, solidário, social, politico e imparcial, este órgão de comunicação social de Seia merece-nos o maior respeito e admiração pela forma como faz o seu dever, ou seja, faz noticias, dá noticias, partilha opiniões, levanta questões, coloca duvidas, em suma...INFORMA de forma ISENTA e tem conquistado cada vez mais os leitores da sociedade Senense. Enquanto leitor assíduo e assinante com os pagamentos em dia faço votos que o PE faça mais 35 anos sempre na senda da verdadeira noticia e do esclarecimento cabal do que por cá se vai fazendo e vão fazendo. PARABÉNS ao seu Director e colaboradores.

http://www.portadaestrela.com

O concelho de Seia no álbum candidato a maior álbum fotográfico no mundo

O Passatempo, "Portugal, O Melhor Destino", uma iniciativa promovida pela Dreambooks (marca registada pela empresa LFM Corporate) entre Julho e Setembro de 2012,  pretendeu "promover o país como um destino turístico de excelência, através de imagens captadas pelos habitantes do próprio país" e criar o "maior álbum fotográfico do mundo". Neste passatempo foram candidatas várias imagens do concelho de Seia e da Serra da Estrela.
Destacam-se 10 registos fotográficos da autoria de Carlos Dobreira*, e que fazem parte do álbum fotográfico, candidato a maior álbum fotográfico do mundo pelo Guiness World Records. As imagens seleccionadas retratam as freguesias de Loriga (Praia Fluvial), Valezim (Roda hidráulica de lagar), Vila Cova à Coelheira (Ponte romana), Sandomil (Rio Alva, Praia Fluvial e Ponte romana), São Romão (Monumentos evocativos do Pastor e da Roda hidráulica e Cabeça da Velha), Seia (Igreja da Misericórdia e Capela de São Pedro) e Serra da Estrela (Torre).
O álbum está exposto na cidade do Porto, entre os dias 23 de Novembro e 9 de Dezembro de 2012, no Centro Português de Fotografia, junto ao Jardim da Cordoaria.

Saber mais:
Maior álbum de fotografias do mundo no Porto até Dezembro
http://porto24.pt/vida/23112012/maior-album-de-fotografias-do-mundo-no-porto-ate-dezembro/

Veja o álbum digital "Portugal, O Melhor Destino"
http://www.portugalmelhordestino.pt/album/

26/11/2012

Resposta do Canal Panda à petição

A RESPOSTA DO CANAL PANDA chegou hoje por e´mail: "olá boa tarde Luis iremos ter boas noticias em breve pois estamos a estudar a possibilidade de levar o Panda e os Caricas a varias auditórios por Portugal. daremos muito em breve, noticias 
sobre este assunto.
cumprimentos
canal Panda"
Como se pode calcular trata-se de uma resposta politicamente correcta perante um facto que é evidente que foi uma grande falha da promoção e programação deste festival. Dessa forma para que realmente o espectáculo chegue ao interior do País temos de continuar a divulgar a petição junto dos nossos contactos e continuar a assinar. O próximo passo é divulgar a petição junto da RFM que é quem divulga o espectáculo.


25/11/2012

Petição em favor da igualdade de oportunidades das crianças do interior do País

Caros amigos/as vamos lá assinar a petição. O vosso contributo pode ser fundamental para podermos criar as mesmas condições ás crianças do interior do País em relação às crianças que vivem nos grandes centros urbanos. 
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N32305

22/11/2012

O piloto Senense Mário Patrão vai participar no DAKAR 2013

«O meu maior desafio é conseguir preparar e terminar o Rali Dakar 2013» Leia aqui a entrevista dada ao jornal "O Interior": http://www.ointerior.pt/noticia.asp
?idEdicao=680&id=37542&idSeccao=8886&Action=noticia

21/11/2012

Subscreva a Petição "as crianças do interior do País também devem ter o direito de ver o festival panda e os caricas"

Caros amigos/as acabei de criar uma petição e o vosso contributo pode ser fundamental para podermos criar as mesmas condições ás crianças do interior do País em relação às crianças que vivem nos grandes centros urbanos. O FESTIVAL PANDA E OS CARICAS vão percorrer 4 localidades a saber: Gondomar, Guimarães, Lisboa e Évora. O Panda e os Caricas vão dar a conhecer ao vivo as suas muitas canções junto do seu público preferido, as crianças. No palco, vão morar no Bairro do Panda e encantar os seus espetadores mais pequenos com canções divertidas como a “Dança do Arco”, o “Baile Olímpico”, imitando a “Sou Uma Taça” e a saltar com o “Um Elefante”. As crianças do interior do País não vão ter oportunidade de ver este espetaculo. Com esta petição pode ser que consigamos fazer alguma pressão e trazer o festival para uma localidade do interior (Coimbra, Guarda, Viseu, Covilhã ou outra). ACEDA AQUI À PETIÇÃO: http://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N32305

20/11/2012

TERRA DOS SONHOS 2012

Pelo quinto ano consecutivo, a Quinta do Castelo em Santa Maria da Feira abre as portas para a Terra dos Sonhos, de 6 a 30 de dezembro. Depois do sucesso de 2011 e de mais de 45 Mil pessoas terem passado por cá, a 5ª edição promete cumprir as expectativas dos nossos visitantes. Mais diversão, mais atividades em família, workshops e muitas personagens surpresa que nunca, até agora, tinham visitado a Terra dos Sonhos! Com produção conjunta da Feira Viva e da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, o melhor do imaginário infantil e do Natal é recriado em mais de 10 áreas temáticas, 6 espaços de diversão e 4 companhias de animação circulante, distribuídos por plataformas com espectáculos de marionetas, musicais, teatros de grande formato e muito mais. São mais de 150 pessoas envolvidas nesta grande produção, entre atores, figurantes, staff, técnicos, voluntários e organização. A Terra dos Sonhos acrescenta uma novidade ao projeto de envolvimento da cidade com o evento que, para lá da reedição do concurso "Montra de Sonhos", dedicada a todas as vertentes do comércio local, em 2012 inspira a participação de Santa Maria da Feira nos Fins de Semana Gastronómicos, iniciativa da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte na qual o município participa pelo 3º ano consecutivo. Assim, no primeiro fim-de-semana de Dezembro, os 15 restaurantes aderentes disponibilizarão na sua ementa o "Menu Terra dos Sonhos", muito colorido e divertido, baseado num conceito de alimentação saudável não perdendo o aspeto apetitoso, direcionado ao turista de palmo e meio! Fica o convite para que os restaurantes mantenham a oferta deste menu durante todo o mês de Dezembro. A Terra dos Sonhos é um evento concebido num espaço único e edílico, transformado num parque temático de Natal onde as mais encantadoras e mágicas personagens são resgatadas ao passado dos contos e fábulas, ao presente das histórias com os olhos postos no futuro dos desejos mais sinceros de todos os que acreditam na magia! Personagens como a Capuchinho Vermelho, a Fada Piri e o Menino Tomé, a Princesa dos Mares e os audazes Piratas, os duendes trapalhões, o Pai Natal e as suas Renas, a Bailarina e o Soldadinho, todos estarão na Terra dos Sonhos para trazerem alegria e felicidade aos corações de pequerruchos e crescidos! Esperamos por si! Venha sonhar connosco! De 6 a 30 de Dezembro! www.terradosonhos.com

15/11/2012

Ideias aceitam-se

Ando à procura de uma nova ideia cinematográfica. Faz-me falta criar mais uma história. Aceitam-se sugestões...mas de preferência que não tenham a ver com crise. Andamos todos fartos disto não é?

14/11/2012

A lei de ouro do comportamento é a tolerancia mutua


Devido ao que aconteceu hoje em frente à Assembleia da República só me apetece partilhar o filme de Gandhi, aquele que disse um dia "A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos." Vale a pena perderem uns minutos da vossa vida e verem este filme sobre a NÃO VIOLÊNCIA.

07/11/2012

CERVAS INFORMA

Workshop de Recuperaçã​o de Animais Silvestres + Saída de Campo de Cogumelos Silvestres + Workshop de Aves Invernante​s
PRÓXIMAS ACTIVIDADES:
Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres, 14ª Edição
Gouveia/Seia. 7 a 9 de Dezembro de 2012
Saída de Campo: Introdução à Identificação de Cogumelos Silvestres
Gouveia/Serra da Estrela. 11 de Novembro de 2012
Workshop: Aves Invernantes da Serra da Estrela, 3ª Edição
Seia/Serra da Estrela. 15 e 16 de Dezembro de 2012
Toda a informação em www.aldeia.org

06/11/2012

ARISTIDES DE SOUSA MENDES - O CONSUL DE BORDÉUS estreia dia 8

O filme sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes estreia dia 8 de Novembro. Há 5 anos atrás fiz este pequeno video sobre ASM e passado este tempo o video já conta com 40 likes, 54 comentários ao mais alto nível e 12787 visualizações.
Em vésperas da estreia do filme fica para recordação o meu video sobre este grande homem:


Recomendo a leitura do blogue: http://amigosdesousamendes.blogspot.pt/

05/11/2012

Na maior parte das vezes NADA e raramente TUDO

Ás vezes a nossa região tem destas coisas. Dia 11 Domingo é o Festival das Sopas em S.Paio (Gouveia) e nesse mesmo dia é a Feira do Porco e enchido em Meruge (Oliveira do Hospital). Se na maior parte dos fins de semana não há nada noutros há tudo.

03/11/2012

pé de nabo com 80 cm...é obra


 Depois da abóbora com 65 kg e depois de ter lançado o concurso a maior couve de Natal em Torroselo, hoje é a vez de vos deixar com um pé de nabo com 80 cm. Esta obra de arte foi cultivada pelo amigo Joaquim Aristides Ferreira em Figueiró da Serra.

01/11/2012

"As Linhas de Wellington" em exibição dia 2 de Nov. em Folgosinho

"As Linhas de Wellington" em exibição amanhã pelas 21h no Salão de Festas de Folgosinho. Filme rodado na freguesia do concelho de Gouveia, com produção de Paulo Branco e nos principais papeis, Jonh Malkovic Raul Ruiz e Catherine Deneuve.

28/10/2012

Segundo os leitores do site, FALTA DE MEIOS esteve na origem da grande área ardida no incendio do Vale do Alva


Em Setembro enquanto deflagrava o incendio que consumiu milhares de hectares nesta região da Serra da Estrela mais propriamente a área geográfica conhecida como Vale do Alva coloquei uma sondagem no site oficial de Torroselo para tentar perceber qual ou quais os motivos que estariam na base desta catástofre, opiniões consumadas em votação pelos leitores nas hipóteses colocadas na mesma. Assim sendo ficam aqui os resultados da sondagem que curiosamente a maioria dos votos aponta para a FALTA DOS MEIOS como a principal causa da grande área ardida o que deixa antever que a população entende que se tivessem havido mais meios de combate ao incendio o problema podia não ter sido tão grande.

26/10/2012

CARTA ABERTA A LUIS FILIPE VIEIRA


Nesta hora em que V. Exc.ª acaba de ganhar as eleições mais concorridas de sempre da história do Benfica com um total de votos acima dos 80% em relação ao outro candidato, venho por este meio informá-lo que estarei atento à sua "governação", principalmente no que eiz repeito à vitória no campeonato nacional que decorre neste momento, à vitória na taça de Portugal
 e à passagem aos oitavos de final da liga dos Campeões. Caso nenhum destes objectivos se concretize V. Exc.ª não reunirá as condições para continuar à frente dos destinos do Glorioso que não vive de palavras nem de ataques pessoais mas sim de vitórias, sendo que de vitórias temos nós benfiquistas muita sede. O resultado foi claro e inequivoco mas pode ser temporário. Caro LFV muito sinceramente espero que cumpra o mandato dos 4 anos pois é bom sinal, é sinal de vitórias e muitas. FORÇA BENFICA.

23/10/2012

REDE DE ALDEIAS DE MONTANHA LANÇA ACTIVIDADE INOVADORA NA SERRA DA ESTRELA, UM DESAFIO DE TRÊS DIAS DE PLENA AVENTURA

As Aldeias de Montanha e o Município de Seia vão promover um Evento de Geocaching, nos próximos dias 2, 3 e 4 de novembro, em plena Serra da Estrela, em particular naquelas que são as verdadeiras Aldeias de Montanha: Sabugueiro, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, Loriga, Cabeça, Alvoco da Serra, Teixeira e Vide.Por entre as paisagens magníficas destas nove Aldeias, os geocachers terão o desafio de encontrar cerca de 100 caches. Trata-se do maior Evento de Geocaching jamais realizado na Serra da Estrela, que conta com um programa repleto de atividades complementares e muito atractivas:
- Tertúlia,
- Caminhada pedagógica de Geocaching em Loriga, 
- Jantar-festa com música ao vivo,
- Workshop de geocaching em Cabeça,
- Noite das Caçoilas no Sabugueiro,
- Actividade de limpeza ecológica,
- Mostra de artesanato,
- Almoço-convívio em Alvoco da Serra com a atuação do Balancé da Cabeça,
- Entre muitos outros.
Em plena serra da Estrela, encontramos, nos vales do sudoeste, surpreendentes paisagens culturais com o seu epicentro nas inexploradas Aldeias de Montanha, portas esplêndidas para conhecer os meandros da mais impactante serra portuguesa, origem de milenares ecossistemas tradicionais que geraram riquezas inestimáveis e hoje aguardam generosamente pela sua visita. Um verdadeiro tesouro por descobrir.
É a inultrapassável gastronomia de montanha, a beleza dos trilhos serranos, a água cristalina que salta por entre o granito e o xisto, as artes e os ofícios tradicionais peculiares de uma riquíssima tradição silvo-agro-pastoril. Castros, gravuras pré-históricas, estradas e pontes romanas transportam-nos às eras míticas dos nossos antepassados Lusitanos e à transumância milenar dos pastores.

VISITE o Site oficial do Evento:

13/10/2012

Abóbora com 60 Kg em torroselo


Há-as de todo o género e feitio. Há-as grandes, médias e pequenas. Redondas, em losango, e até mesmo espalmadas e compridas. Pode dizer-se que podem ser à vontade do freguês, mas esta abóbora que vemos neste video feito hoje de manhã por mim, mostra-nos uma vez mais o NOSSO CAMPEÃO DAS ABÓBORAS todo contente a mostrar a sua maior abóbora deste ano. Nada mais nada menos que 60 KG de abóbora. Foi criada uma vez mais em Torroselo pelo nosso amigo Joaquim também conhecido como Charles.

11/10/2012

No ano em que comemora o 10.º aniversário o OP dá origem a um programa de radio

A Direcção da Radio Boa Nova concordou com o projecto apresentado e deu luz verde para avançar já a partir do próximo mês de Novembro.
Oceano das Palavras vai dar origem a um programa de radio, claro está na renovadíssima Radio Boa Nova em 100.2 FM em Oliveira do Hospital. Será um programa de entrevistas a pessoas da região que mantêm vivos os seus blogues e dessa forma divulgam o que de melhor se vai fazendo nas suas terras.
Cultura, musica, artes, e muito mais para partilhar com o vasto auditório de ouvintes que a RBN tem espalhados pelo País e pelo Mundo.
As vivencias, as tradições, a musica popular, tudo isto e muito mais para ouvir brevemente na http://www.radioboanova.com
Todas as semanas 1 convidado, 4 convidados por mês, 48 CONVIDADOS POR ANO.

 

06/10/2012

OP comemora 10 anos de existência

No ano em que comemora os 10 anos de existência, o blogue OP vai "dar o salto" e brevemente promete uma novidade a todos os seus leitores e seguidores. Inicialmente, ou seja, em 2002 o blogue intitulava-se "o blogue de luis silva" e estava alojado no sapo que foi a sua primeira casa. Já dois anos mais tarde e com o mesmo nome mudava-se para o blogspot mantendo o seu nome inicial e posteriormente vem dar origem ao OCEANO DAS PALAVRAS. Tudo isto e já lá vão 10 anos. Agora é tempo de passar a outra fase. Sendo um dos primeiros blogues a existir em Portugal merece ser divulgado de outra forma e todos esperamos que isso venha a acontecer. Uma nova forma de comunicar que se espera traga até nós quem nestes utimos 10 anos acompanhou o blogue, criou os seus blogues também e nos venham através do novo meio de comunicação falar um pouco sobre a sua história de vida na blogosfera e na internet. Até lá aguardem e ficarão a saber brevemente do que estou a falar...

29/09/2012

As noticias que marcaram a semana para ouvir Sábados e Domingos na Radio Boa Nova


As noticias que marcaram a semana na radio boa nova. Álvaro Herdade, Presidente da Fundação Aurélio Amaro Diniz fala sobre os cortes anunciados pelo Governo para aquela Entidade de Saúde de Oliveira do Hospital, Sérgio Figueiredo, Director Cientifico do Museu do Pão que comemorou esta semana 10 anos fala-nos sobre este espaço cultural reconhecido a nível nacional e internacional, entre outros temas e assuntos que marcaram esta semana, para ouvir Sábado e Domingo pelas 13 horas na rubrica destaques da semana noticiosa da RBN pela Jornalista Marta Correia. Estas e outras noticias para ouvir sintonizando 100.2 FM ou através da net em http://www.radioboanova.com/

26/09/2012

ARTUR GUEIFÃO. "Da pedra à obra"

ARTUR GUEIFÃO. "Da pedra à obra". Recomendo a visita ao site deste autodidata que tive o privilégio de conhecer e que passa o seu tempo a fazer miniaturas de monumentos em pedra rústica. Artur Gueifão residente em Belver (Alentejo) participou no meu filme "Os Ultimos Moinhos" e fez uma réplica de um moinho de agua que ofereceu ao museu rural de Figueiró da Serra, mas o amigo Artur não faz só moinhos. Veja tudo o que ele faz através do seu site oficial: http://www.arturgueifao.com/

25/09/2012

Será Seia uma cidade acessivel a todos?

Para responder a esta questão nada melhor que ver este video feito pelos professores e alunos turma do 8 E da Escola Guilherme Correia Carvalho em Seia. EXCELENTE TRABALHO. Parabéns.

24/09/2012

Portugal tem o melhor filme de turismo do mundo


O filme “A Beleza da Simplicidade”, que promove as paisagens, monumentos e cultura portugueses, voltou a ser distinguido em festivais internacionais, agora na Sérvia e em Cannes, anunciou no Domingo, dia 23, o Turismo de Portugal.O trabalho promocional foi premiado com grau ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia da Sérvia - “SILAFEST 2012”, na categoria Melhor Filme de Turismo. O filme foi também um dos distinguidos no Festival Cannes Corporate Media & TV Awards 2012, um dos mais representativos eventos de filmes corporativos em todo o mundo, acrescenta a informação. A cor do troféu (branco, ouro, prata ou preto) será divulgada a 18 de Outubro, em Cannes, de um total de 666 participantes a concurso, de 35 países de todo o mundo. 
A produção do Turismo de Portugal já tinha sido premiada com uma medalha de ouro no “Tourfilm Riga” 2012, categoria Filme Comercial, na Letónia, e com medalha de prata no “World Best Films Awards”, categoria Curta-Metragem, em Nova Iorque. “O filme mostra um país que se distingue pela diversidade paisagística e monumental, pela cultura, pela modernidade e pelas inúmeras experiências que proporciona”, explica o Turismo de Portugal. A música é da responsabilidade de Nuno Maló, músico português radicado em Los Angeles, com uma carreira internacional na área publicitária e na indústria cinematográfica de Hollywood, acrescenta.

23/09/2012

"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário"
Albert Einstein

Isto sim é de preocupar. "Pólo Norte vai descongelar totalmente no verão de 2016"


O gelo do Pólo Norte vai derreter totalmente durante o verão de 2016, segundo Peter Wadhams, um especialista em gelo marinho. Wadhams qualifica este fenómeno de "desastre global", mas recorda que já tinha avisado para o perigo.
Peter Wadhams é um dos principais especialistas do mundo em gelo marinho e afirmou, em entrevista ao jornal "The Guardian", que, durante o verão de 2016, todo o gelo que existir no Ártico vai derreter.
O investigador defende que, para tentar inventer este "desastre global", é necessário fazer muito mais do que tem sido feito. Já não basta planear medidas para travar as alterações climáticas, é preciso "analisar urgentemente outras vias de travar o aquecimento global, como as soluções da geoengenharia propostas até agora".
Wadhams é responsável por um projeto que analisa a espessura do gelo no ártico com recurso a submarinos que conseguem navegar por baixo das placas de gelo. O perito recorda que, durante anos, avisou que este fenómeno poderia acontecer.
"Previ [o colapso do gelo marinho durante os meses de verão] durante anos. A causa é o aquecimento global: devido ao clima, houve menos formação de gelo durante o inverno e mais degelo no verão", explica.
Assim, no verão de 2016, Wadhams prevê que o processo de degelo do Pólo Norte culminará e os glaciares atualmente existentes não vão ser mais do que água. O investigador previne que será um acontecimento "terrível" para todo o planeta.
"A água aquece e derrete o 'permafrost', que liberta enormes quantidades de metano, um poderoso gás de efeito de estufa", afirma Peter Wadhams .

21/09/2012

As noticias da nossa região para ouvir em 100.2 FM


Paulo Hortensio, Presidente da Associação de Bombeiros de Seia, António Duarte, Presidente da Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital, entre outros, para ouvir Sábado e Domingo pelas 13 horas na rubrica destaques da semana noticiosa da RBN pela Jornalista Marta Correia. A ajuda aos Bombeiros de Côja, II Troféu estrelas de Seia organizado por Mário Patrão e outras noticias.Já sabem sintonizem 100.2 FM ou através da net em www.radioboanova.com

20/09/2012

Afinal a culpa dos incendios pode ser dos...jornalistas


Tenho ouvido criticas por parte de pessoas que exercem cargos de grandes responsabilidades em relação aos jornalistas no que se refere aos trabalhos que têm feito sobre os incendios que lavraram nas ultimas semanas em Portugal e mais concretamente na nossa região. "Não sabem o que escrevem", " não se informam antes de dar as noticias", etc,etc,etc. Provavelmente haverá jornalistas que de facto não procuram fontes crediveis para dar as informações, mas também os há que as procuram e nestë caso dos incendios a fonte credivel mais procurada é o site oficial da autoridade para a protecção civil esse mesmo site que no dia 4 de Setembro dava como extinto o fogo que lavrava no concelho de Seia e eu da minha varanda a vê-lo a subir de Vila Cova para Valezim. O jornalismo de hoje não é como nos tempos antigos, é feito por gente com conhecimentos e nesta questão então dos incendios acho que não há nenhum ou nenhuma a arriscar dar informações erradas. Lá que se diga que as autoridades que deviam actuar na limpeza e prevenção não actuam é uma coisa e todos sabemos que é verdade, outra coisa é tentar tapar o sol com a peneira, mas enfim haverá sempre quem mesmo tendo de frente as evidencias queira fazer ver que estas não o são.

Cortes na burocracia dão mais 254 milhões à acção social

O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, anunciou hoje que os cortes, em 2012, nas despesas com burocracias e administração do Estado permitiram transferir mais 254 milhões de euros para a verba da ação social.
"Num tempo difícil, num tempo em que é difícil fazer escolhas e os recursos são limitados, que optamos por restringir de forma muito significativa as despesas com a burocracia, os custos com a administração do próprio Estado para podermos dar um pouco mais: mais 16 por cento, mais 254 milhões de euros para a verba da ação social orçada para este ano, que é a verba que serve, exatamente, para responder às famílias e para responder às instituições", disse.
O ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, discursava hoje durante a abertura do X Congresso Internacional das Misericórdias, que até sábado decorre no Porto e em Vila Nova de Gaia, tendo substituído na sessão solene o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que estava previsto até hoje no programa oficial do evento.
Pedro Mota Soares disse ainda saber "das dificuldades que hoje as instituições sociais atravessam" e de "como é importante trabalhar para lhes dar sustentabilidade".
"É importante que tenhamos a noção de que o Estado, por si só, não conseguirá chegar a todas as situações mas se o Estado tiver a capacidade de estabelecer parcerias, se o Estado tiver a humildade de pedir ajuda a quem nasceu para ajudar os próximos, então aí a resposta social pode ser inovadora, a resposta social pode mesmo marcar um novo paradigma e uma nova mudança. É isso que estamos empenhados em fazer", sublinhou.
O ministro da tutela defendeu ainda que "o papel de um Estado responsável é reconhecer e aproveitar a presença e a atividade das misericórdias" e "reconhecer que a ação social é melhor, que a ação social é muito mais eficaz quando é feita em parceria".
"Reconhecer uma nova ação social, solidária e única, que se reinventa diariamente, com novas respostas para os novos problemas, com novas exigências para as novas dificuldades. Para que isso aconteça, é essencial que os decisores políticos também procurem conhecer a realidade, que os decisores políticos tenham a mesma proximidade que as instituições sociais e as misericórdias têm aos problemas", enfatizou.
Lusa / SOL

18/09/2012

Rir é o melhor remédio

Em Palaçoulo não há desemprego. Autarca convida governantes a aprender a gerir

“Deviam vir aprender a governar bem".
Aldeia de Miranda do Douro aposta no empreendedorismo como chave do sucesso.
Na Junta de Freguesia de Palaçoulo, em Miranda do Douro, a população diz que sabe governar-se e desafia os políticos portugueses a tirarem ali uma formação na arte de bem gerir. “Acho que o dinheiro público deve ser gerido com muito mais atenção do que o nosso próprio dinheiro. Por isso, digo que deveriam vir aqui a Palaçoulo e tirar uma lição sobre como bem governar”, convida o presidente, Manuel Gonçalves, também empresário. Palaçoulo tem pouco mais de 550 habitantes, mas criou um dinamismo comercial reconhecido em todo o país, tendo superado o isolamento a partir dos seus próprios recursos. “Vive-se aqui, ao nível industrial, um dinamismo que acho que é um pouco diferente de todo o nosso poder político e governamental. Nós estamos a gerir o dinheiro das nossas empresas”, indica o autarca. Diz-se, por isso, na aldeia, que os Governantes só têm a ganhar se aprenderem com os empresários locais. As unidades industriais são quase todas exportadoras e contribuem para o desenvolvimento do país.

Por Olímpia Mairos

Estudo da Universidade do Minho conclui que as mudanças da TSU terão impacto negativo no emprego

Os professores da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho não acreditam que as alterações nas contribuições das empresas e dos trabalhadores para a Segurança Social tenham um efeito positivo na questão do desemprego. Muito pelo contrário. Estas mudanças não deverão ter impacto a curto-prazo, levando, no entanto, a uma redução mais de 30.000 empregos a longo-prazo. E, no desemprego de longa-duração, as perspectivas também não são animadoras.As conclusões fazem parte do estudo "Emprego e TSU: O impacto no emprego das alterações nas contribuições dos trabalhadores e das empresas", onde os docentes e economistas contrariam a visão do Governo quanto ao impacto no mercado de trabalho decorrentes das mudanças da Taxa Social Única (TSU) para os trabalhadores e empresas no emprego, anunciada por Passos Coelho há pouco mais de uma semana."De acordo com o modelo empírico estimado, as alterações dos descontos para a Segurança Social levam a que se perca cerca de 33.000 empregos. Considerando um intervalo de confiança de 95%, os nossos resultados sugerem que a perda de empregos pode ser na ordem dos 68.000", aponta o estudo. Na melhor das hipóteses, estas alterações deverão conduzir à criação de 1.000 postos de trabalho.Por outro lado, no desemprego de longa duração (55% do desemprego total em 2010), o impacto da descida das contribuições das empresas é "estatisticamente não significativo", enquanto o aumento da TSU para os trabalhadores irá "traduzir-se num aumento do peso dos desempregados de longa duração".Tudo isto num cenário de redução de emprego acompanhada por um abandono dos trabalhadores do mercado de trabalho. "A subida da TSU para os trabalhadores tem um impacto negativo assinalável na população activa. Tal efeito pode dever-se, por exemplo, à redução do salário líquido que leva ao abandono do mercado de trabalho (via emigração, por exemplo)", sublinham os especialistas.O estudo foi realizado por Luis Aguiar-Conraria, Fernando Alexandre, Joao Cerejeira e Miguel Portela, da Universidade do Minho, e por Pedro Bação, da Universidade de Coimbra.

17/09/2012

Nem tudo vai mal

SONAE investe 52 milhões em inovação.

A Sonae investiu 52 milhões de euros em inovação, investigação e desenvolvimento nos seus negócios de retalho.
O "Livro de Inovação 2011", que acaba de ser lançado, relata que os mais de 30 mil colaboradores das áreas de retalho da Sonae "envolveram-se na geração de ideias e em projectos de inovação", numa estratégia de "open innovation" que envolveu também a comunidade, universidades e centros de investigação. O investimento permitiu a criação de novos produtos e serviços, novos processos, "acções muito distintivas de activação de marca e de responsabilidade social e uma adaptação contínua à realidade do mercado através de alterações organizacionais", sublinha.

AUTOEUROPA negoceia aumentos

Os funcionários e a administração da Autoeuropa começaram na semana passada as negociações de um novo acordo laboral para vigorar nos próximos dois anos. O coordenador da comissão de Trabalhadores da fábrica, António Chora, adiantou ao SOL que o caderno reivindicativo inclui subidas salariais 1,5% acima da inflação prevista para o próximo ano.

O valor preciso da proposta ainda não é conhecido – será definido tendo em conta as projecções do Orçamento do Estado (OE) para 2013, a 15 de Outubro –, mas reflecte a pretensão dos trabalhadores conseguirem repor o poder de compra perdido nos anos mais recentes.

Nas últimas negociações, em 2010, os trabalhadores da Autoeuropa acordaram com a empresa aumentos de 3,9% para o biénio seguinte. Mas a inflação registada nos dois anos superou esse valor: 3,65% em 2011 e 3,3% até Julho deste ano.

TSU entra nas negociações

As negociações deste ano têm a particularidade de ocorrerem num momento em que são já conhecidas as medidas do OE2013 que terão impacto na fábrica, nomeadamente a redução da Taxa Social Única (TSU) para empregadores.

Chora refere que a medida «não vai criar qualquer emprego» na unidade da Volkswagen em Palmela, uma vez que as perspectivas de produção estão a ser revistas em baixa. Para Outubro, foram marcados quatro novos dias de paragem de produção – os chamados down days –, o que eleva para 27 o total deste ano.

O responsável admite, porém, que a medida pode ajudar a manter postos de trabalho, caso haja uma redução adicional das perspectivas de produção para 2013. «Os nossos cálculos indicam que a redução da TSU seja equivalente a 180 a 200 salários médios», revela Chora.

joao.madeira@sol.pt

11/09/2012

Haveremos de voltar a ser a AMAZÓNIA DE PORTUGAL

Muito se tem escrito sobre os incêndios, nomeadamente sobre a tragédia que se abateu sobre a nossa terra, o centro de uma paisagem, até há pouco, lindissima. Provavelmente ainda haverá muitas coisas por dizer. Umas que bem podem ficar na intenção e outras que, pela sua importância devem ser publicadas, assim haja coragem dos seus autores. Mas... ardeu está queimado! É tempo de reparar o que é reparável e o que houver capacidade económica para o fazer. Mas é tempo também de aproveitar a janela de oportunidade para voltar Torroselo, definitivamente, para uma riqueza de onde tem andado arredado, salvo pequenas mas boas excecões: o rio Alva. Vegetação ardida, deixa de haver desculpa das "silvas e mato" para que não se trilhem, de novo os "caminhosdaribeiradalva", seja no aproveitamento a curto/médio prazo das potencialidades turisticas do rio que dá o nome às nossas instituições, seja no aproveitamento dos férteis, embora dificeis, terrenos da encosta do Alva para compor a economia doméstica dos habitantes da nossa aldeia, já que para a economia nacional não há vale do Alva que nos valha.
Torroselo nunca foi terra de gente que desiste: pode cair mas levanta-se de imediato: deixo um apelo às forças vivas da nossa terra para que apoiem quem quiser aproveitar esta janela de oportunidade.
Incêndios sempre houve: uns mais sinistros e destruidores que outros mas haveremos de voltar a ser a "Amazónia de Portugal", desta vez com mais e melhores acessos ao rio Alva, com mais gente na encosta que dá de tudo: bom vinho, boa fruta, legumes e cereais.
Abandonar a encosta que tem sol do nascer ao ocaso seria dar mais satisfação a quem por descuido ou maldade cometeu a sacanice criminosa de atear o sinistro que se abateu sobre a nossa terra.
Nota: se aqui me referi em especial à encosta do Alva, as minhas palavras servem para toda a área ardida, sem menosprezo por qualquer espaço, por diminuto que seja .
Saudações Torroselenses e beirãs para todos!
Zé Luis Baptista

09/09/2012

Por meia dúzia de trocos Águeda é noticia internacional

Com muito pouco dinheiro Águeda é noticia internacional devido à decoração das ruas com chapéus de chuva coloridos. Aqui fica um exemplo que com pouco se pode fazer muito. Por vezes pode não haver dinheiro mas não será por isso que devem faltar as ideias.



E depois do incêndio?

23 anos depois o "inferno" voltou a Torroselo. Deixo-vos um pequeno video composto de fotos e videos gravado em vários locais de Torroselo e que nos mostram a destruição que aconteceu por aqui.

07/09/2012

Radio Boa Nova continua a inovar


Nem tudo são más noticias. Informo os meus verdadeiros amigos e amigas que a partir desta semana a minha esposa Marta Correia iniciou as suas funções de jornalista na radio boa nova em Oliveira do Hospital. A partir de ontem já iniciou o relato da parte informativa. Boa Sorte nesta sua nova caminhada nesta radio histórica da nossa região. http://www.radioboanova.com/

Blogue "parado" devido aos incêndios em Torroselo e no Vale do Alva

Caros leitores e amigos informo que a parte informativa do blogue esteve "parada" devido aos incêndios que deflagraram no vale do alva em geral e em Torroselo onde moro em particular. Na noite de domingo para 2.ª feira tive o fogo colado à porta de casa e graças ao esforço dos populares conseguiu-se evitar um mal maior. Agradeço a todos que andaram por aqui, aos meus vizinhos e não só que nos ajudaram e nos têm ajudado nos dias subsequentes quando há reacendimentos como foi o caso até ao dia de ontem e que logo nos vêm ajudar. Agradeço muito especialmente também ao corpo da GNR que nestes dias e noites têm passado por cá a toda a hora e que nos fazem sentir mais seguros.
Informo os meus conterraneos que podem saber tudo sobre os incendios na nossa terra através do site http://torroselo.webnode.pt/

02/09/2012

Por falar em boas práticas


Sistema de partilha de bicicleta de Águeda é case study europeu

O projecto de bicicletas eléctricas de utilização gratuita de Águeda foi escolhido como caso de estudo pelo Pacto dos Autarcas, um movimento europeu que envolve mais de quatro mil cidades e que tem como grande objectivo reduzir as emissões de dióxido de carbono na União Europeia em 20% até 2020. As dez bicicletas que fazem parte do projecto beÁgueda foram utilizadas por 150 pessoas no seu primeiro ano de funcionamento. “Tínhamos mais quatro bicicletas novas e mandei colocá-las nos parques para dar resposta à procura, que está a ser muito grande. Parece-nos que vamos ter de aumentar ainda mais [o número de bicicletas]”, explicou à Lusa o presidente da Câmara de Águeda, Gil Nadais. Com a ajuda de este projecto – entre outros – Águeda já conseguiu reduzir em 20% as emissões de gases com efeito de estufa. Para 2020, a cidade pretende reduzir ainda 33% das emissões. De acordo com o Menos Um Carro, o Pacto dos Autarcas refere que o impacto deste sistema de partilha de bicicletas é “considerável.” “Há menos carros nas estradas, um ar mais limpo, menos poluição sonora e um incentivo à mobilidade e ao desenvolvimento económico”. Ainda segundo o Pacto dos Autarcas, e com a ajuda deste projecto, Águeda poderá vir a ser considerada a “primeira cidade inteligente portuguesa”.

Águeda foi a primeira cidade portuguesa a aderir ao Pacto dos Autarcas, em 2008.

30/08/2012

"Os Ultimos Moínhos" em Timor Leste


O meu estimado amigo Joaquim Aristides Ferreira enviou-me hoje este recorte do jornal Terras da Beira. Trata-se de uma noticia onde dão conta da passagem dos meus filmes por terras de Timor Leste. Agradeço ao jornal o interesse mais uma vez demonstrado nos meus trabalhos e da minha equipa assim como agradeço ao amigo Aristides o trabalho de me ter enviado o clipping.

29/08/2012

Veneza arranca com produção portuguesa em competição

O filme "The reluctant fundamentalist", da realizadora Mira Nair, abre hoje o festival de cinema de Veneza, em Itália, que integra na competição oficial a produção "As linhas de Wellington", de Valeria Sarmiento, produzido por Paulo Branco.

"The reluctant fundamentalist" é um "thriller" político adaptado do romance homónimo de Mohsin Hamid protagonizado por um homem de origem paquistanesa, que trabalha em Wall Street e se vê enredado nas suas origens enquanto persegue "o sonho americano", refere a sinopse.

O filme conta com as participações de Riz Amed, Kate Hudson, Kiefer Sutherland e Lie Schreiber.

A 69.ª edição do festival de Veneza contará com 18 filmes em competição pelo Leão de Ouro e entre eles está "As linhas de Wellington", da chilena Valeria Sarmiento, produzido por Paulo Branco e rodado em Portugal com um elenco internacional.

O filme, que tem como pano de fundo as invasões francesas em Portugal, tem estreia em Portugal a 04 de outubro e conta no elenco com atores como John Malkovich, Marisa Paredes, Nuno Lopes, Carlotto Cota, Albano Jerónimo, Soraia Chaves, Catherine Deneuve, Michel Piccoli e cerca de cinco mil figurantes.

"As linhas de Wellington" integram a competição oficial de Veneza ao lado de filmes como "The master", de Paul Thomas Anderson, "To the wonder", de Terrence Malick, "Passion", de Brian De Palma, "Something in the Air", de Olivier Assayas, e "Bella Addormentata", de Marco Bellocchio.

Leia o artigo completo: http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=2740858&page=-1

28/08/2012

Art & Tur de 24 a 27 de Outubro


“Um dos maiores festivais de filmes de turismo do mundo” vai ocorrer de 24 a 27 de Outubro. Trata-se do Art & Tur, International Tourism Film Festival e é em Portugal mais propriamente em Barcelos. O Festival conta com o Alto Patrocínio de
Sua Exc. Sr. Presidente da Republica e tem um elevado reconhecimento internacional. LANIFICIOS.DOC está inscrito e eu lá marcarei presença. Recordo que o meu anterior documentário "Os Últimos Moinhos" foi seleccionado para este festival em 2009. Saiba tudo em: http://www.aptur.net/artetur/

26/08/2012

Não se nota a crise na festa do avante


‘Não se nota’ a crise na Festa do Avante!A austeridade passa à margem da Festa do Avante!, garantem os comunistas. Na apresentação do evento cultural e político do PCP, os organizadores dizem que o cartaz não é beliscado por constrangimentos financeiros.Continue a ler em:http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=57658#.UDkiTvP7ZvE.mailto