A visita começou em Casal do Rei onde o Dr. João Orlindo autentico conhecedor dos temas tratados nos começou por mostrar um lagar de azeite pertencente ao Parque Natural da Serra da Estrela o qual se encontra praticamente intacto com todos os engenhos necessários em bom estado no entanto chama-se a atenção para o telhado o qual deve ser arranjado pois corre o risco de ruir com o tempo devido ao desgaste dos caibros.
É uma relíquia que ali se encontra no Casal do Rei envolta de uma paisagem natural única. Ao lado encontra-se um moinho de rodizio também ele recuperado e mantido pelos habitantes que se interessam por manter vivas as tradições ancestrais. Ainda no Casal do Rei visitámos e tomámos café na sede da Comissão de melhoramentos. Dali seguimos destino rumo a Vide onde fizemos uma visita guiada pela parte mais antiga da localidade e onde nos foi explicado pelo Dr. João Orlindo certos pormenores arquitetónicos ali existentes. Também em Vide visitámos um lagar de azeite, visualizámos alguns aspectos e pormenores da construção das casas de xisto, ficámos a saber até que havia escadarias á saída das casas construídas por forma a dali mesmo se poderem montar os cavalos.
Ainda em Vide visitámos um moinho recuperado e mantido por alguns carolas da população, moinho que se encontra em pleno funcionamento. Por volta da uma da tarde fomos então almoçar ao restaurante Guarda Rios na Barriosa situado junto ao Poço da Broca local onde se vê uma cascata de água de uma beleza única e impar na nossa região como se pode atestar pelas fotografias e pelo vídeo do encontro de blogues feito pelo Sr. Manuel Dias.
No final do almoço o anfitrião deste ano o Sr. Manuel Dias tomou da palavra para anunciar o próximo encontro tendo decidido que desta vez caberia a organização ao Sr. José Pinto autor do blogue da Cabeça, a 1.ª Freguesia LED em Portugal que está a ser alvo de uma requalificação fora de série e que merece ser visitada por qualquer turista que goste da natureza, das tradições e das gentes beirãs.
1 comentário:
É uma descrição muito objectiva do Encontro, revelando grande poder de síntese do autor, com fotos elucidativas muito bonitas. Obrigado pelas referências que me faz.
Achei graça aos versos. Não lhe conhecia essa faceta, Dr. Luis. Gostei.
(J Pinto)
Enviar um comentário